Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

“Direitos Humanos e Educação”: teoria e práxis em contexto educativo – relato de uma experiência no Ensino Superior em Portugal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
42_-_Artigo_Susana_e_Jenny_1_jun_2023.pdf407.51 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Educar para os direitos humanos e para a cidadania constitui o propósito central da unidade curricular de Direitos Humanos e Educação, inserida no 1.º ano da Licenciatura em Educação Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal. Pretende-se promover o conhecimento do que são os direitos humanos, do seu significado, dos valores e princípios enformadores, dos principais instrumentos jurídicos que os proclamam e protegem, bem como da sua importância e incidência em contextos genéricos e específicos, neste particular: contextos educativos e sociais. Visa-se contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres, em diálogo e no respeito pelos outros. Pretende-se, neste texto, discorrer sobre a teoria e a práxis na lecionação da unidade curricular de Direitos Humanos e Educação, com especial enfoque no respetivo processo de ensino-aprendizagem.

Description

Keywords

Direitos Humanos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Educação

Citation

Monteiro, S. S.; Sousa, J. “Direitos Humanos e Educação”: teoria e práxis em contexto educativo – relato de uma experiência no Ensino Superior em Portugal. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, pp. 1–21, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21328.0427

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue