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Advisor(s)
Abstract(s)
Educar para os direitos humanos e para a cidadania constitui o propósito central da unidade
curricular de Direitos Humanos e Educação, inserida no 1.º ano da Licenciatura em Educação Social da
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal.
Pretende-se promover o conhecimento do que são os direitos humanos, do seu significado, dos valores e
princípios enformadores, dos principais instrumentos jurídicos que os proclamam e protegem, bem como
da sua importância e incidência em contextos genéricos e específicos, neste particular: contextos educativos
e sociais. Visa-se contribuir para a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem
e exercem os seus direitos e deveres, em diálogo e no respeito pelos outros. Pretende-se, neste texto,
discorrer sobre a teoria e a práxis na lecionação da unidade curricular de Direitos Humanos e Educação,
com especial enfoque no respetivo processo de ensino-aprendizagem.
Description
Keywords
Direitos Humanos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Educação
Citation
Monteiro, S. S.; Sousa, J. “Direitos Humanos e Educação”: teoria e práxis em contexto educativo – relato de uma experiência no Ensino Superior em Portugal. Práxis Educativa, [S. l.], v. 18, pp. 1–21, 2023. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.18.21328.0427