Loading...
10 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 10
- Processo de registo e depósito de dissertações no Politécnico de LeiriaPublication . Pereira, Alexandra; Correia, Dulce; Sousa, João; Lila, Pedro; Marcos, Rosa; Martiniano, SusanaA presente apresentação pretende descrever o processo de implementação do registo no Renates e depósito no Repositório IC-Online das dissertações de mestrado aprovadas no Instituto Politécnico de Leiria, na sequência da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 115/2013 de 7 de agosto. Após uma fase inicial de planeamento que envolveu vários serviços do Politécnico de Leiria, foi aprovado e implementado um processo de workflow que permitiu a agilização de todo o trabalho. Dois anos depois, o balanço deste processo é bastante positivo, uma vez que em três Escolas Superiores o trabalho retrospetivo se encontra totalmente concluído e, nas duas restantes, se prevê que fique concluído até final de 2018.
- Livros sobre rodas: o empréstimo intercampus nas Bibliotecas do IPLPublication . Correia, Dulce; Marcos, Rosa
- Partilha e cooperação no acesso à informação científica: a participação do Instituto Politécnico de Leiria no projeto RCAAPPublication . Correia, Dulce; Marcos, Rosa
- A Utilização das redes sociais em Bibliotecas do Ensino Superior PúblicoPublication . Marcos, Rosa Maria Silva; Freire, Carla Sofia CostaNos últimos anos o desenvolvimento tecnológico facilitou o acesso ao conhecimento e à informação, com o desenvolvimento da Web 2.0 a transformar os consumidores em produtores de informação. Neste novo ambiente digital, as redes sociais afirmaram-se como plataformas privilegiadas para a criação e partilha da informação por parte destes utilizadores. Esta nova realidade veio alterar a forma como as empresas e instituições, nomeadamente as bibliotecas de ensino superior, comunicam com os seus públicos. O presente estudo, que surge neste âmbito, tem como objetivo principal a caracterização da utilização das redes sociais pelas bibliotecas do ensino superior público português. Para a concretização deste objetivo, optou-se por realizar um estudo exploratório-descritivo, recorrendo a uma metodologia mista, que combina métodos quantitativos e métodos qualitativos. Assim, numa primeira fase, foi aplicado um inquérito por questionário aos profissionais da informação a trabalhar em bibliotecas do ensino superior público em Portugal e, numa segunda fase, com o objetivo de aprofundar os resultados obtidos com o inquérito, foram ainda realizadas entrevistas junto destes profissionais. Os resultados do estudo apontam para uma utilização das redes sociais por parte das bibliotecas de ensino superior sobretudo para divulgar e promover os seus serviços e recursos. A vertente mais social destas plataformas parece não estar a ser explorada pelas bibliotecas, uma vez que a produção de conteúdos que incentivem a participação e o diálogo com os utilizadores é algo a que a grande maioria das bibliotecas não recorre.
- Os MOOCs ao Serviço da Formação do Utilizador nas Bibliotecas do Ensino Superior : a experiência do Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Francisco, Claudina; Francisco, Isabel; Marcos, Rosa; Silva, RuiOs MOOCs (Massive Online Open Courses), cursos online abertos e dirigidos a um público global, surgiram pela primeira vez em 2007, em contexto universitário. Estes cursos caracterizam-se por serem massivos, abertos, online e terem características de formação, uma vez que deve existir um professor-tutor, data de início e término do curso e sistema de avaliação. Este novo modelo de ensino online atingiu o pico da sua popularidade em 2011, quando dois cursos da Universidade de Stanford atingiram os 90.000 inscritos e os 160.000 inscritos. Tendo surgido em contexto académico, este novo modelo educativo apresenta-se como uma oportunidade para as Bibliotecas do ensino superior no âmbito da formação de utilizadores. Este artigo pretende descrever a experiência dos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria na criação e gestão de dois MOOCS: “E-books nas Bibliotecas de ensino superior” e “Direitos de Autor e Repositórios Institucionais”.
- IC-Online história de um repositório institucionalPublication . Correia, Dulce; Marcos, Rosa
- Plataforma web: referências bibliográficas e citaçõesPublication . Costa, Sandro; Correia, Dulce; Gonçalves, Liliana; Marcos, RosaA plataforma «Referências Bibliográficas e citações» disponibilizada pelas Bibliotecas (DSD) e pela Unidade de Ensino a Distância (UED) do Politécnico de Leiria é uma ferramenta criada de raiz com o propósito de apoiar os estudantes do Instituto de forma direta mas também estudantes de outras instituições que sentem dificuldades na produção de trabalhos científicos, nas referências bibliográficas e nas citações. Este motor de pesquisa permite aos estudantes procurar especificamente por palavras-chave o que pretendem referenciar e ou citar e encontrar a melhor forma de o fazer, assim como exemplos concretos criados pelas Bibliotecas do Instituto. Mediante a criação de uma conta pessoal, esta plataforma permite aos alunos guardar o histórico de pesquisas, os favoritos e as notas.
- Fazer mais e melhor com os mesmos recursos : o projecto de reorganização das Bibliotecas do Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Correia, Dulce; Marcos, RosaNo contexto da reorganização dos serviços das várias Escolas Superiores pertencentes ao Instituto Politécnico de Leiria (IPL), superiormente considerou-se que, com base no então recente exemplo da integração bem-sucedida das Bibliotecas da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e da Escola Superior de Saúde, esse esforço poder-se-ia estender às Bibliotecas das restantes Escolas Superiores e, assim, rentabilizar-se-iam esforços, recursos humanos e materiais. Iniciou-se então um processo de reorganização com vista a essa rentabilização de recursos.
- Processo de registo e depósito de dissertações no Politécnico de LeiriaPublication . Marcos, Rosa; Pereira, Alexandra; Correia, Dulce; Sousa, João; Ferreira, Maria João; Lila, Pedro; Martiniano, SusanaO presente artigo pretende descrever o processo de implementação do registo no Renates e depósito no Repositório IC-Online das dissertações de mestrado aprovadas no Instituto Politécnico de Leiria, na sequência da entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 115/2013 de 7 de agosto. Após uma fase inicial de planeamento que envolveu vários serviços do Politécnico de Leiria, foi aprovado e implementado um processo de workflow que permitiu a agilização de todo o trabalho. Dois anos depois, o balanço deste processo é bastante positivo, uma vez que em três Escolas Superiores o trabalho retrospetivo se encontra totalmente concluído e, nas duas restantes, se prevê que fique concluído até final de 2018.
- Bibliotecas do Ensino Superior : inovar para envolverPublication . Correia, Dulce; Gonçalves, Liliana; Marcos, Rosa; Moreira, FranciscoAs Bibliotecas, nomeadamente as de ensino superior, têm que acompanhar as constantes mudanças tecnológicas, económicas e sociais que se vão operando no meio que as envolve, sobretudo ao nível do seu público-alvo, sob pena de morrerem lentamente. Uma Biblioteca que se encontra ao serviço de comunidades que lidam por natureza com a inovação e o empreendedorismo não pode alhear-se dessa realidade e tem que investir em novos procedimentos e novos serviços, adequados ao público-alvo que pretende atrair e envolver. As Bibliotecas do Instituto Politécnico de Leiria perseguem esse objetivo e, sempre que possível, apostam em procedimentos e novos serviços com o objetivo de envolver colaboradores e atrair o público que procuram servir. O Sistema de Identificação Digital utilizando a tecnologia RFID, a utilização do cartão do cidadão como cartão de leitor e a Estante Digital são exemplos disso. No âmbito do projeto de requalificação da Biblioteca Campus 3 (Escola Superior de Artes e Design da Caldas da Rainha do Instituto Politécnico de Leiria), financiado pelo QREN, foram adquiridos diversos equipamentos com a tecnologia RFID, com vista à implementação desta tecnologia quer na circulação e empréstimo, quer na inventariação das obras. Assim, este sistema efetua a inventariação automatizada das obras, permitindo saber com exatidão quantas estão desaparecidas ou arrumadas fora do lugar. Esta tecnologia, integrada com o software de gestão de bibliotecas, permite ainda emprestar e devolver vários itens em simultâneo em vez de os passar individualmente pelo leitor ótico, procedendo também em simultâneo à desativação das etiquetas no empréstimo e à ativação na devolução. Outra inovação instituída por estes serviços foi a utilização do Cartão de Cidadão, enquanto cartão de leitor. Com o apoio dos técnicos dos Serviços de Informática, foi desenvolvida uma aplicação para que o Cartão do Cidadão passasse a ser usado como cartão de leitor das Bibliotecas do IPLeiria, permitindo, desta forma, tornar as atividades de circulação e empréstimo mais ágeis e rápidas. Por outro lado, uma vez que estes serviços deixaram de emitir cartões de leitor, este processo veio também permitir uma redução de custos. Para além das tecnologias atrás referidas, que permitiram uma agilização dos movimentos nos balcões de atendimento, foi também introduzida outra inovação na área da divulgação e promoção do fundo documental: a Estante Digital. Este novo serviço pretende ir ao encontro dos novos nativos digitais, que querem a informação à distância de um clique. Assim, às estantes convencionais juntam-se agora estantes digitais, com códigos QR que os conduzem, através dos dispositivos móveis, a conteúdos digitais dos mais variados temas e áreas.