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Advisor(s)
Abstract(s)
Os MOOCs (Massive Online Open Courses), cursos online abertos e dirigidos a um público global, surgiram
pela primeira vez em 2007, em contexto universitário. Estes cursos caracterizam-se por serem massivos, abertos,
online e terem características de formação, uma vez que deve existir um professor-tutor, data de início e término
do curso e sistema de avaliação. Este novo modelo de ensino online atingiu o pico da sua popularidade em 2011,
quando dois cursos da Universidade de Stanford atingiram os 90.000 inscritos e os 160.000 inscritos. Tendo
surgido em contexto académico, este novo modelo educativo apresenta-se como uma oportunidade para as
Bibliotecas do ensino superior no âmbito da formação de utilizadores. Este artigo pretende descrever a
experiência dos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria na criação e gestão de dois
MOOCS: “E-books nas Bibliotecas de ensino superior” e “Direitos de Autor e Repositórios Institucionais”.
Description
Keywords
Bibliotecas do ensino superior Formação do utilizador Ensino à distância MOOCs
Citation
In: Congresso Nacional BAD,12, Évora, 2015