Browsing by Issue Date, starting with "2010-04"
Now showing 1 - 10 of 20
Results Per Page
Sort Options
- Esse desejo de ver claro...Publication . Cabau, Philip; Gonçalves, Maria MadalenaO universo curricular das formações na nossa Escola constitui um diversificado painel de matérias. A sua função é proporcionar aos alunos uma experimentação, pedagogicamente contextualizada, das ferramentas que lhes permitirão, um dia, trabalhar autonomamente na área profissional onde embarcarem. Nesse vasto painel, fundamentado, em grande parte, por conteúdos de natureza visual, o Desenho ocupa um lugar transversal. Uma análise dos currículos pedagógicos das áreas em questão – tanto aqui como em outras escolas – revela uma aparentemente consensualidade no que respeita à importância do desenho nas diferentes formações. Os conteúdos do Desenho, ou melhor, aquilo que eles proporcionam nesse quadro de aprendizagens, são considerados, inquestionavelmente, essenciais. Em menor ou maior grau, com incidências mais finas nesta ou naquela questão, dir-se-ia que o Desenho cumpre funções comuns a todos os cursos. Pois não implicarão todos eles conteúdos visuais, apesar das distâncias mais ou menos evidentes? A Aula Aberta anterior já abordou esta temática, partindo do pressuposto dessa unidade do desenho como um lugar partilhado. A partir do (enunciado do) Exercício de Desenho, efectuou-se então uma espécie de cartografia do território do desenho comum ao Design e às Artes Plásticas (no que diz respeito ao trabalho em ambiente pedagógico, apresentado como enunciado e exercício). Desta vez, gostaria de avançar a hipótese contrária e tentar identificar aquilo que, na prática do desenho como no seu ensino, conforma um território claramente disjuntivo entre ambos. Isto tem directamente a ver com a formulação que figura no título da nossa aula comum: o “desejo de ver claro...”. O contexto onde esta expressão se manifesta com maior evidência é o Projecto ou, mais exactamente, o papel do desenho no processo de ‘ver claro’ do Projecto. Nesse sentido, pretendo aqui lançar algumas suposições, suspeições e perguntas, para as quais não tenho respostas definidas ou definitivas. Concretamente: o que persegue o desenho das Artes Plásticas que é distinto do desenho do Design? E, alternativamente, que trata o desenho do Design que é diferente do desenho das Artes Plásticas?
- Ut pictura thesisPublication . Mendonça, Guilherme; Gonçalves, Maria MadalenaEm "Como se faz uma tese em ciências humanas", Umberto Eco dá-nos conta de um novo enquadramento das teses enquanto preparação para a investigação, por oposição ao enquadramento tradicional em relação ao qual a tese era o culminar de uma vida de reflexão. A tese enquanto começo, e não enquanto fim, é também o produto de uma democratização que, como refere Eco, tem que ser acessível àqueles que não são a minoria privilegiada, com os recursos financeiros e o tempo suficientes para uma investigação. Como tantos outros, tinha a secreta desconfiança de que, com efeito, o que se tinha passado com as teses de doutoramento era um decréscimo na qualidade das mesmas como resultado de critérios políticos e da necessária competitividade das universidades. Essa suposição também foi instrumental na minha curiosidade pelas mudanças históricas no paradigma de tese. A proposta de tese com que iniciei o meu doutoramento pressupunha a construção paralela de uma reflexão teórica e de um trabalho criativo. Sendo um dos privilegiados que pode dedicar-se a um doutoramento a tempo inteiro (com os necessários riscos que isso implica), permiti-me o estudo de um certo número de teses como forma de chegar a um entendimento transversal das expectativas num trabalho de investigação - a um sentir da especificidade e dimensão de uma tese, em complemento com a dimensão técnica. Esse trabalho, que me tomou alguns meses de leitura diversificada, acabou por se transformar numa reflexão sobre a natureza do trabalho académico e criativo que viria a resultar na minha segunda sessão de Aulas Abertas para o PAR.
- Using new media technologies in dance improvisation classesPublication . Jurgens, Stephan; Gonçalves, Maria MadalenaEvery creation system has its technologies, which consist of methods, techniques and tools. The same holds true for Dance Improvisation. When choreographer William Forsythe presented his CD-Rom “Improvisation Technologies” to the public in 1997, a shift in paradigms became apparent: instead of focusing on the material aspects of technology (hardware and software), he emphasised the conceptual plane. The use of the term “technology” in combination with “improvisation” may sound provocative for those who see the arts and science as opposite and incompatible areas of human endeavour. But for others this combination expresses an interesting conceptual and collaborative approach to creation. In my own work as a choreographer and as a teacher, New Media technologies offer powerful and stimulating tools for rehearsal, creation and performance processes. Beyond the utilitarian value of these technologies I have been very inspired by the conceptual work that led to their development. In this article I will re ect upon technologies for Dance Improvisation, and present the Dance Lab as a format to experiment both with the material and conceptual aspects of technologies.
- Estratégias de coping no exercício da parentalidade e a sua relação com os factos sociodemográficosPublication . Lopes, Saudade; Catarino, Helena; Dixe, Maria dos AnjosNo desenvolvimento do papel parental as respostas às situações difíceis e indutoras de stress integram características pessoais e ambientais. Objectivo: Identificar estratégias de coping no exercício da parentalidade e se diferem em função de variáveis sociodemográficas. Método: Estudo correlacional com uma amostra acidental de 75 cuidadores de crianças até 3 anos de idade. A informação, recolhida por questionário, foi agrupada em estratégias focalizadas no problema, na emoção e procura de suporte. Resultados: Foram referidas 136 acções por 72 cuidadores; 41 recorreram a apoio (profissionais de saúde e familiar); 25 adoptaram estratégias focalizadas no problema e 20 adoptaram estratégias focalizadas na emoção (autocontrolo e o dar tempo para a resolução). Pais de filho único adoptam mais estratégias de procura de suporte (U=499,000; p=0,017). Residentes na cidade adoptam menos a estratégia de procura de suporte dos que vivem na vila e na aldeia (X2=6,140; p=0,046). Pais empregados procuram mais suporte (U=292,500; p=0,044) e tendem a ter mais estratégias focalizadas na emoção (U=329,00; p=0,086). Nas situações ocorridas a partir dos 12 meses da criança há mais procura de suporte (X2=5,773; p=0,056). Conclusões: Os profissionais são um recurso de coping para os pais. Há necessidade de preparar os pais e família para um coping proactivo.
- Sobre o natural e o actorPublication . Tavares, Margarida; Gonçalves, Maria MadalenaNeste artigo, procura-se reflectir sobre o conceito de natural quando aplicado ao trabalho do actor. Parte-se de quatro relevantes textos da dramaturgia ocidental, a saber: Hamlet, de Shakespeare; Crítica da ‘Escola das mulheres’ e O improviso de Versalhes, de Molière; e O teatro cómico, de Goldoni.
- A Displacement-Based Design Approach for Seismic Retrofitting of RC FRames with Steel BracesPublication . Sousa, RomainThe introduction in Europe of the new regulation for seismic design will impose stricter performance requirements for building structures. This will result in a significant number of existing reinforced concrete structures having inadequate seismic resistance and therefore requiring intervention. One of the possible retrofitting options is the application of steel braces. However, this approach is not widely used due to the lack of seismic regulation in this field. The main goal of this work is the development of a fast and reliable design method that can promote the retrofitting of reinforced concrete frames with steel braces. In the last years, the scientific community has demonstrated that seismic design based in displacements is more adequate and rigorous that the traditional based in forces. Focused in obtaining the fundamental parameters for the application of this new method, it has been realized static and dynamic non-linear analysis in reinforced concrete structures strengthened with concentric steel braces. The results enable the definition of parameters such as displacement profiles, yielding displacements and target displacements among others. Based on the obtained results, it is proposed a displacement based method that enable, in a simple way, to design the retrofitting system so that the hybrid structure presents adequate seismic behaviour.
- Competências pessoais e sociais dos estudantes do ensino superiorPublication . Dixe, Maria dos Anjos; Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Catarino, Helena; Ventura, Maria Clara Amado Apóstolo; Loreto, Dionísia da Costa; Carrasqueira, Nuno Filipe; Caetano, Cátia Costa; Nóbrega, Eduarda BeatrizIntroduction and aims: In order to contribute to the students’ global and harmonious development seems vital to promote various personal and social skills. In this way, the aims of this study are to evaluate the personal and social skills of students in higher education and determine if the age and gender are predictive of the personal and social skills. Methodology: This correlational study was carried out on a sample of 284 students, 79.0% (226) are female and 18.9% (54) males with a mean age of 21.8 (SD = 4.3) and mostly single (93.7%). During 2009, they were administered a questionnaire comprising four instruments: Demographic data, Global Self-Esteem Evaluation Scale, Cooperation Assessment and I Resilient Evaluation (Jardim & Pereira, 2006). For the collection of data it was requested the authorization to the higher schools’ chairman and the respondents’ informed consent. Results: The results evidence that students on average have a good self-esteem (mean = 30.3, SD = 4.2) desire to work cooperatively (mean = 35.4, SD = 4.0) and good ability to develop knowledge, attitudes and skills to prevent, minimize or overcome the harmful effects of crises and adversity (mean = 58.3, SD = 5.2). There were no statistically significant differences between the various skills and the students’ age and gender.
- Famílias com e sem filhos autistas : funcionalidade, estratégias de coping familiar e bem-estar pessoalPublication . Dixe, Maria dos Anjos; Marques, Mário HenriqueIntroduction and aims: Autism is considered a neurodevelopmental disorder with severe implications in behavior, communication and social interaction. The aim of this study was to determine the family's functioning, emotional states, coping strategies used by parents and life satisfaction among parents of children diagnosed with and without autism spectrum disorder (ASD). Methodology: A cross sectional co-relational study was conducted. The convenience sample for this study was composed by 50 parents of children with ASD and 44 parents of children without ASD. The instrument of data collection was composed by sociodemographic data, FACES III (Olson, Portner & Lavee, 1985); EDAS 21 (Pais-Ribeiro, Honrado & Leal, 2004), F-COPES de (McCubbin, Olson, & Larsen, 1987) and IBP (Pais-Ribeiro & Cummin 2008). Results The results didn’t evidence statistical significant differences between both sample (parents with and without children with autism) on the level of stress, anxiety, depression, personnel wellbeing and coping strategies (p>0,05). Families with children without autism report better levels of cohesion and adaptability than families with children with autism (p<0,05). Conclusions: We expect that a family with a child with autism would function differently than families without such children. However, the results of this study suggest that there are few differences between the types of families in this sample and a normative sample.
- Práticas do desenho em design : dinâmicas do desenhoPublication . Poeiras, Fernando; Gonçalves, Maria MadalenaApresentamos, para enquadrar o tema da “dinâmica do desenho”, uma breve sinopse do caminho percorrido sobre as pragmáticas e a experimentação no desenho (do design de produto). Esta recapitulação é necessária para enquadrar o tema, mas também para sistematizar, tornando mais claro o problema que é objecto desta reflexão e os conceitos empregues.
- Modos de representação no teatro e no cinema. O teatro mostra (e depois conta) e o cinema conta (e depois mostra). Ou é o contrário?Publication . Gonçalves, Maria Madalena; Gonçalves, Maria MadalenaMostrar e contar são modos de representar o mundo que aqui vão ser analisados em dois lugares onde a relação se revela problemática: o teatro e o cinema. O subtítulo deste texto - “O teatro mostra (e depois conta) e o cinema conta (e depois mostra), seguido da interrogação “Ou é o contrário?”- procura justamente enunciar essa dificuldade nestas duas áreas específicas de produção artística.