Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 7 of 7
  • Guia de produção de conteúdos digitais acessíveis
    Publication . Francisco, Manuela; Sousa, Norberto
    A utilização das TIC está presente em qualquer instituição de ensino, desde o pré-escolar ao pós-graduado. Seja em contexto administrativo ou em sala de aula, a disponibilização de conteúdos digitais no seio da comunidade escolar e universitária é uma prática comum. A maioria das pessoas utiliza as aplicações mais comuns do Microsoft Office (WORD, POWERPOINT, EXCEL) ou do Open-Office (WRITER, IMPRESS, CALC) disponibilizando os ficheiros em formato DOC/ ODT, PPT/ ODP, XLS/ ODS ou PDF, sem ter a noção que estes podem não estar acessíveis a todos. Neste sentido, este guia pretende colmatar uma lacuna nesta matéria, na língua portuguesa, apresentando-se como uma referência/ ferramenta de trabalho orientadora na produção de conteúdos e difusão do conhecimento. Além das principais regras para a produção de documentos em formatos mais comuns, são também apresentadas sugestões de procedimentos que visam facilitar a navegação e compreensão da informação, em particular por parte de pessoas cegas.
  • Inclusão e acessibilidade em ação : diferentes percursos, um rumo
    Publication . Mangas, Catarina; Freire, Carla; Francisco, Manuela
    “Inclusão e Acessibilidade em Ação: Diferentes percursos, um rumo” é a primeira publicação do Centro de Investigação Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT) e tem como principal objetivo contribuir para a divulgação científica de práticas e estudos realizados nas áreas da inclusão e acessibilidade. Pretendese, desta forma, partilhar conhecimento com todos os interessados nestas temáticas, assumindo os artigos, aqui incluídos, como uma fonte de reflexão para ações futuras (...)
  • Livro de Resumos Partilha de Práticas 2019: 3T´s - Teachers Teaching Teachers: Politécnico de Leiria
    Publication . Pereira, Isabel; Ramalho, Sónia; Alexandre, Marta Filipe; Lopes, Maria de São Pedro; Kowalski, Maria; Magueta, Lúcia; Sousa, Jenny; Oliveira, Paulo; Lobão, Catarina; Serrano, Luis
    Desde o ano letivo 2012/2013, o Politécnico de Leiria organiza um evento anual que visa a partilha de boas práticas promovidas pelos seus docentes, nos vários ciclos de ensino. Inicialmente, foi dado destaque às práticas pedagógicas decorrentes do regime a distância. Contudo, como os ciclos de formação significam mudança, melhoramento e abrangência, no ano letivo de 2015/2016, foram organizadas, em colaboração com os Conselhos Pedagógicos das cinco escolas, as Jornadas Pedagógicas que visam promover a partilha de experiências e a reflexão em torno das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes, em ambos os regimes de ensino – presencial e a distância. Em 2018/2019, foi lançado o desafio de criar um livro de resumos das práticas partilhadas no evento, intitulado “3T´s - Teachers Teaching Teachers”, para uma maior disseminação da qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido na nossa instituição. Em cada partilha estão histórias e reflexões que cada docente escolheu apresentar, evidenciando dimensões pedagógicas, científicas, metodológicas, organizacionais, relacionais e pessoais. Neste documento estão compilados, apenas, os resumos submetidos pelos docentes, em formulário próprio, não constando todas as práticas partilhadas no evento. Se em cada uma das Jornadas Pedagógicas os momentos de partilha acabam, ficam disponíveis, para cada docente, ferramentas para explorar e construir novas formas de ensinar e de fazer aprender.
  • Livro de Resumos VI Jornadas Pedagógicas 2021: 3T´s - Teachers Teaching Teachers: Politécnico Leiria
    Publication . Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Pedro, Sónia; Francisco, Manuela; Rodrigues, Carina
    As VI Jornadas Pedagógicas do Politécnico de Leiria, organizadas pela Presidência e pelos Conselhos Pedagógicos das cinco escolas, deram continuidade a uma prática de encontro e de partilha do que vamos fazendo ao longo do ano letivo. Em 2020-2021, realizaram-se online e o tema agregador foram as competências digitais dos professores do ensino superior – antes, durante e depois do ensino online de emergência. As Jornadas Pedagógicas do Politécnico de Leiria são já um espaço consolidado de partilha e de construção de pontes e de apoio à formação; um espaço em que se dá voz aos professores e, nesta edição, também aos estudantes. São feitas da diversidade de quem nelas participa e, na nossa perspetiva, são também um olhar positivo sobre o trabalho pedagógico que se realiza, apesar das adversidades.
  • Livro de Resumos V Jornadas Pedagógicas “3T´s - Teachers Teaching Teachers”
    Publication . Pereira, Isabel; Francisco, Manuela; Rodrigues, Carina
    As Jornadas Pedagógicas de 2020 foram um espaço onde se partilharam dificuldades, decisões, dúvidas, inseguranças, com o propósito de formação e de construção de redes colaborativas entre professores. A sua organização resultou da parceria entre a presidência e os conselhos pedagógicos e integrou sessões de partilha de experiências pedagógicas, oficinas de formação, uma palestra proferida por Sofia Sá (IST) sobre “Instructor Immediacy na relação aluno/docente” e ainda dois painéis de discussão com os diretores e presidentes dos pedagógicos das cinco escolas.
  • MOOC as a way to raise inclusion awareness in society: Portuguese case study
    Publication . Francisco, Manuela; Filipe, Luís; Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Sousa, Célia; Mangas, Catarina; Seco, Graça; Alves, Sandra; Coelho, Renato; Sousa, Joana
    The inclusion of people with some kind of limitation or disability in different daily contexts has been one of the mottoes of our modern society, as a result of the changes experienced over the last decades. Education is a clear example of these contexts and institutions must support students with special educational needs (SEN). This support includes physical and digital accessibility, interaction with peers, teachers and staff, adapted contents, Sign Language support, and diverse teaching and evaluation tools and pedagogies. This knowledge and experience existing in educational institutions must be shared within society, promoting awareness about inclusion and increasing the knowledge about concepts and good practices. Enhancing the potential of distance learning and the experience of Polytechnic of Leiria services in the SEN area, 18 short courses were developed in a MOOC format, under the designation of "Inclusion Cycle in 59 minutes and a few seconds”. The main goals of these courses were to sensitize a large number of people to the correct use of terminology, legislation and standards in the SEN and inclusion area; to improve knowledge about different profiles and different strategies for intervention and interaction. Based on the data obtained through LMS analytics, evaluation quizzes, surveys and certificates issued, it was analysed the effectiveness of the format and methodology adopted and the satisfaction of the participants who attended these courses.
  • Livro de Resumos VII Jornadas Pedagógicas 2022: 3T´s - Teachers Teaching Teachers: Politécnico de Leiria
    Publication . Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Pedro, Sónia; Francisco, Manuela; Rodrigues, Carina
    Este livro reúne parte das vivências e partilhas que aconteceram durante as VII Jornadas Pedagógicas do Politécnico de Leiria, realizadas online, nos dias 5 e 6 de julho de 2022. A organização deste espaço de partilha, de reflexão e de aprendizagem resultou da colaboração entre a Presidência, os Conselhos Pedagógicos, os professores e dinamizadores das oficinas de formação. O trabalho da equipa da Unidade de Ensino a Distância (UED) tem de se enaltecer porque, de forma profissional, sustentada e com qualidade, tem assegurado toda a logística da formação e do apoio pedagógico. O brio, a eficácia e a presença discreta são um bálsamo quando se quer que tudo funcione, minimizando a falha.