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- Perceção das fontes de valor da marca TAP Portugal na perspetiva dos seus clientesPublication . Fonseca, Júlia; Nunes, Sara
- Gestão de Destinos TurísticosPublication . Almeida, Paulo; Oliveira, Verónica Nobre de; Carvalho, Mário; Coelho, Júlio; Almeida, Nuno; Almeida, Anabela Elias; Fonseca, Júlia Fragoso; Eurico, Sofia; Viana, Ana Sofia; Almeida, António Sérgio Araújo de
- Manual de boas práticas e sustentabilidade no turismoPublication . Almeida, Paulo; Eurico, Sofia; Almeida, Sérgio; Oliveira, Fernanda; Jorge, João Paulo; Ramos, Dulcineia; Oliveira, Verónica; Simões, Ana Raquel; Borges, Patrícia; Malheiros, Cátia; Caetano, Marta; Amorim, Daniela; Viana, Ana Sofia; Coelho, Júlio; Sousa, Ana Elisa; Lourenço, Paulo; Rafael, Célia; Almeida, Nuno; Fonseca, Júlia; Schön, Michael; Martins, Rui; Dias, Francisco; Cardoso, Lucília; Mendes, Alexandra; Bento, Carla; Elias-Almeida, Anabela; Varela, Luciana; Varela, Jorge; Santos, Luís Lima; Gomes, Conceição; Brasão, Inês; Baptista, Pedro
- Plano Estratégico para o Turismo Sustentável 20.30: Município de Porto de MósPublication . Ramos, Dulcineia; Dias, Francisco; Fonseca, Júlia Fragoso; Rodrigues, Susana Cristina Serrano FernandesO livro “Plano Estratégico para o Turismo Sustentável 20.30 do Município de Porto de Mós” é um instrumento de gestão territorial concebido para o turismo de Porto de Mós, da autoria de uma equipa de investigadores do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação do Politécnico de Leiria (CITUR-Leiria). Contudo, a sua concetualização resulta de um trabalho colaborativo e sistemático em que os protagonistas principais foram os atores locais: autarcas, empresários, dirigentes associativos e comunidade local. E, tal como a elaboração deste Plano Estratégico é fruto de um trabalho colaborativo, também a sua implementação prática e monitorização do seu grau de sucesso, nos termos preconizados no presente livro, terão necessariamente que se pautar por metodologias de trabalho colaborativo e em rede, que consubstanciam, em última instância, as premissas essenciais do desenvolvimento sustentável, designadamente: a inclusividade, o uso inteligente dos recursos endógenos do concelho, a partilha dos benefícios, a minimização de eventuais impactes negativos e, necessariamente também, a qualidade e competitividade dos produtos turísticos. Só deste modo será possível criar uma imagem positiva do destino Porto de Mós, consolidando a sua marca e garantindo um elevado padrão de satisfação e lealdade dos turistas e visitantes.
- Study of the satisfaction of the tourists in the accommodation of the tourist destination PenichePublication . Santos, Inês; Fonseca, Júlia; Ramos, DulcineiaThis article concerns the analysis of the satisfaction about tourism accommodation in Peniche destination. The main concern is about the trust between costumer and business, the word of mouth between clients and, the most important factor, the loyalty with a specific lodging, affects the business itself. Therefore, this study contributes in the development and practice of the most important factor in tourism, the client satisfaction. In this sense and based on information collected through faceto-face questionnaires, where the final sample was 175 respondents (tourists staying at least one night in the municipality of Peniche), an empirical study was carried out in order to obtain the desired results research. The main conclusions obtained allow us to confirm the positive influence of satisfaction on the formation of loyalty to accommodation, on the word of mouth recommendation and, finally, on the creation of trust.
- O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminarPublication . Laia, Ana; Campos, Filipa; Fonseca, JúliaObjetivo: Com este trabalho tentou perceber-se a utilidade e pertinência da existência dos programas de fidelização (PF / PF’s) na hotelaria e os desafios que os mesmos enfrentam, nomeadamente a forma como deverão ser revistos e adaptados à nova geração Millennials. Metodologia: Do ponto de vista metodológico, o presente trabalho tem caráter exploratório; foi elaborada uma revisão da literatura baseada numa análise documental, obras escritas, artigos científicos e web-sites direcionados à hotelaria que permitiram uma comparação dos PF´s de 5 cadeias hoteleiras existente em Portugal. Limitações: A pesquisa efetuada trata-se de uma pesquisa preliminar de caráter exploratório que, no futuro, poderá ser desenvolvida. Originalidade: Vários autores comentam a utilidade e pertinência dos programas de fidelização na hotelaria, no entanto, são fundamentais para aumentar a receita dos hotéis e estimular o retorno dos clientes. O seu surgimento provocou uma transformação no mercado do turismo e a ideia inicial era a de presentear hóspedes fiéis com vantagens através da acumulação de pontos. Contudo, os mesmos enfrentam desafios constantes, sendo que o principal, de acordo com a pesquisa, é saber até que ponto os programas existentes terão de ser revistos na sua estrutura mais tradicional, de forma a que se possam adaptar à geração Millennials (Pinto,2018; Teixeira, 2018). Resultados: Da comparação feita aos programas de fidelização das 5 maiores cadeias hoteleiras a operar em Portugal, concluiu-se que se começa a assistir a uma readaptação dos benefícios que estes PF’s oferecem aos seus clientes, de modo a conseguir alcançar a geração Millennials.
- Análise da relação entre o programa de fidelização TAP Victoria e a fidelidade dos seus membrosPublication . Fonseca, Júlia; Nunes, Sara