Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar

Use this identifier to reference this record.

Authors

Advisor(s)

Abstract(s)

Objetivo: Com este trabalho tentou perceber-se a utilidade e pertinência da existência dos programas de fidelização (PF / PF’s) na hotelaria e os desafios que os mesmos enfrentam, nomeadamente a forma como deverão ser revistos e adaptados à nova geração Millennials. Metodologia: Do ponto de vista metodológico, o presente trabalho tem caráter exploratório; foi elaborada uma revisão da literatura baseada numa análise documental, obras escritas, artigos científicos e web-sites direcionados à hotelaria que permitiram uma comparação dos PF´s de 5 cadeias hoteleiras existente em Portugal. Limitações: A pesquisa efetuada trata-se de uma pesquisa preliminar de caráter exploratório que, no futuro, poderá ser desenvolvida. Originalidade: Vários autores comentam a utilidade e pertinência dos programas de fidelização na hotelaria, no entanto, são fundamentais para aumentar a receita dos hotéis e estimular o retorno dos clientes. O seu surgimento provocou uma transformação no mercado do turismo e a ideia inicial era a de presentear hóspedes fiéis com vantagens através da acumulação de pontos. Contudo, os mesmos enfrentam desafios constantes, sendo que o principal, de acordo com a pesquisa, é saber até que ponto os programas existentes terão de ser revistos na sua estrutura mais tradicional, de forma a que se possam adaptar à geração Millennials (Pinto,2018; Teixeira, 2018). Resultados: Da comparação feita aos programas de fidelização das 5 maiores cadeias hoteleiras a operar em Portugal, concluiu-se que se começa a assistir a uma readaptação dos benefícios que estes PF’s oferecem aos seus clientes, de modo a conseguir alcançar a geração Millennials.

Description

Keywords

Fidelizar Geração Millennials Hóspedes Hotelaria Marketing relacional Programas de fidelização

Citation

Laia, A., Campos, F., & Fonseca, J. (2020). O futuro dos programas de fidelização na hotelaria em Portugal: Um estudo preliminar. European Journal of Applied Business Management, 6(1), 90-104.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISAG - European Business School

CC License