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  • Livro de Resumos Partilha de Práticas 2019: 3T´s - Teachers Teaching Teachers: Politécnico de Leiria
    Publication . Pereira, Isabel; Ramalho, Sónia; Alexandre, Marta Filipe; Lopes, Maria de São Pedro; Kowalski, Maria; Magueta, Lúcia; Sousa, Jenny; Oliveira, Paulo; Lobão, Catarina; Serrano, Luis
    Desde o ano letivo 2012/2013, o Politécnico de Leiria organiza um evento anual que visa a partilha de boas práticas promovidas pelos seus docentes, nos vários ciclos de ensino. Inicialmente, foi dado destaque às práticas pedagógicas decorrentes do regime a distância. Contudo, como os ciclos de formação significam mudança, melhoramento e abrangência, no ano letivo de 2015/2016, foram organizadas, em colaboração com os Conselhos Pedagógicos das cinco escolas, as Jornadas Pedagógicas que visam promover a partilha de experiências e a reflexão em torno das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos docentes, em ambos os regimes de ensino – presencial e a distância. Em 2018/2019, foi lançado o desafio de criar um livro de resumos das práticas partilhadas no evento, intitulado “3T´s - Teachers Teaching Teachers”, para uma maior disseminação da qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido na nossa instituição. Em cada partilha estão histórias e reflexões que cada docente escolheu apresentar, evidenciando dimensões pedagógicas, científicas, metodológicas, organizacionais, relacionais e pessoais. Neste documento estão compilados, apenas, os resumos submetidos pelos docentes, em formulário próprio, não constando todas as práticas partilhadas no evento. Se em cada uma das Jornadas Pedagógicas os momentos de partilha acabam, ficam disponíveis, para cada docente, ferramentas para explorar e construir novas formas de ensinar e de fazer aprender.
  • Determinantes na transição para a parentalidade
    Publication . Henriques, Carolina; Santos, Maria dos; Caceiro, Elisa; Ramalho, Sónia
    CONTEXTO: A transição para a parentalidade requer mudanças cognitivas, afetivas e comportamentais. A puérpera está dependente de vários fatores que poderão facilitar ou difcultar a transição para a maternidade, uma vez que o puerpério é um período bastante propício à existência de alterações psicoemocionais. OBJETIVO(S): Neste estudo, os objetivos passaram por procurar conhecer as características sociodemográfcas e obstétricas das puérperas internadas em serviços de Obstetrícia; Determinar o nível de alterações psicoemocionais percecionado pelas puérperas internadas em serviços de obstetrícia e Verifcar a relação entre o nível de alterações psicoemocionais e algumas caraterísticas sociodemográfcas e obstétricas das puérperas internadas em serviços de obstetrícia. METODOLOGIA: Estudo descritivo – correlacional. Aplicação de um questionário relativo aos dados sociodemográ!cos e obstétricos, e Escala de Avaliação de Alterações Psicoemocionais do Puerpério (EAPP) a uma amostra não probabilística de 194 mulheres puérperas internadas. RESULTADOS: A média de idades das participantes foi de 29 anos, maioritariamente eram casadas e possuíam o ensino secundário. A maioria destas puérperas desejaram e planearam a sua gravidez, tendo realizado um parto eutócico. O nível de alterações psicoemocionais nestas mulheres revelou-se baixo. Evidenciou-se que fatores como a frequência de aulas de preparação para o parto, o tipo de parto e o número de partos anteriores infuenciam o nível de alterações psicoemocionais. CONCLUSÕES: Ao estudarmos as alterações psicoemocionais que se podem desenvolver durante o período puerperal, concluímos que a grande maioria das mulheres puérperas revelou níveis de alterações psicoemocionais baixos, no entanto, pensamos ser fundamental debruçarmo-nos sobre os fatores que parecem infuenciar o mesmo, nomeadamente a frequência de cursos de preparação para o parto.
  • Amamantamiento : sentimientos y vivencias experimentados por la madre
    Publication . Ramalho, Sónia
    A segurança, a protecção e a regulação emocional são muito importantes na construção da relação mãe-bebé. O aconselhamento individual no pós-parto deve ser fornecido por profissionais de saúde bem treinados para poderem identificar e activamente solucionar as dificuldades e necessidades particulares de cada um. O presente estudo que seguiu a metodologia quantitativa, de natureza descritiva, e onde se procedeu à aplicação de entrevistas, observação participante e questionários, procurou dar resposta à grande questão que orienta toda a pesquisa: Quais as vivências e sentimentos experienciados pela mãe na relação que estabelece com o bebé na amamentação? Teve como objectivos: descrever as vivências e os sentimentos experienciados pela mãe na relação com o bebé na amamentação; compreender os conteúdos fantasmáticos, ansiedades, medos e fantasias que emergem na mãe na relação com o bebé na amamentação. Desenvolveu-se num primeiro momento, no período de Março a Agosto de 2009, numa amostra de 793 díades mãe-bebé do Serviço de Obstetrícia do Hospital Santo André, EPE de Leiria, seleccionadas por conveniência durante o internamento na maternidade, onde se detectaram 44 puérperas com antecedentes de perturbação do humor e perturbação de ansiedade as quais foram alvo de nova intervenção aos 4 meses pós-parto. Podemos concluir, nas observações foi detectada muita dificuldade por parte das mães em estabelecer uma relação que corresponda às necessidades e solicitações do bebé (13% ignora as solicitações) e a maioria refere temor de incapacidade de cuidar bem do bebé. E nas entrevistas no internamento as mães verbalizaram angústias, medos e sentimentos. Na comparação dos dados obtidos nos dois momentos que as mães no internamento, fazem uma avaliação mais positiva da amamentação, ao nível do estilo de vida e imagem corporal, do que aos 4 meses de idade do bebé. O afecto materno que as mães evidenciam aos 4 meses de idade do bebé não é significativamente influenciado pela avaliação da amamentação ou pela auto-estima que evidenciam no internamento.
  • Gravidez de alto risco: Perceção das gestantes sobre as necessidades de saúde e práticas de cuidados da equipa de enfermagem
    Publication . Mendes, Mónica; Henriques, Carolina; Ramalho, Sónia
    Introdução: A gravidez de alto risco é um fenómeno multidimensional que exige uma compreensão dos significados atribuídos pelas mulheres às suas necessidades de saúde, bem como as ações e recursos dos serviços sobre sua experiência de gerar um filho em situação de risco. Objetivos: mediante a questão de investigação, qual o significado dado pelas mulheres com gravidez de alto risco, às suas necessidades de saúde e às práticas de cuidados de enfermagem recebidos durante o período pré-natal? Tivemos como objetivo geral compreender o significado dado pelas mulheres com gravidez de alto risco às suas necessidades de saúde e às práticas de cuidados da equipa de enfermagem recebidos durante o período pré-Natal. Métodos: estudo de carácter qualitativo a 10 grávidasde alto risco que frequentaram o serviço de pré-Natal do Centro de Saúde da Fazenda, Cabo Verde. Para análise dos dados recorremos aos pressupostos conceptuais de Laurence Bardin. Resultados: os principais achados deste estudo revelam que a gravidez de alto risco acarreta para a mulher um conjunto de alterações de ordem físicas, psicológicas, sociais e emocionais que muitas das vezes provocam uma ambivalência de sentimentos conotadas como medo e insegurança de um desfecho desfavorável, mas também como alegria e esperança para a mulher. Conclusões: este estudo possibilita ao enfermeiro ter um conhecimento acerca das experiências vividas pelas mulheres e com isso melhorar a sua prática assistencial uma vez que cada mulher é única e se posiciona de forma diferente perante a situação de risco dependendo dos fatores/vulnerabilidades que a envolve.
  • Health Needs and Nursing Care Practices for High-Risk Pregnant Women
    Publication . Mendes, Mónica; Henriques, Carolina; Ramalho, Sónia
    Goal: Our general objective was to understand the meaning given by women with high-risk pregnancies to their health needs and the nursing team’s care practices received during the pre-natal period. Method: Qualitative study of 10 high-risk pregnant women who attended the prenatal service at a Health Center in ``Cabo Verde``. To analyze the data, we used Laurence Bardin’s conceptual assumptions. Results: The main findings reveal that high-risk pregnancy causes women a set of physical, psychological, social and emotional changes that often cause ambivalence of feelings, uncertainty in the future and specific needs in terms of child care. nursing. Conclusion: This study allows nurses to have knowledge about the experiences lived by these women and thus improve their care practice since each woman is unique and positions herself differently in the face of the risk situation depending on the factors/vulnerabilities that the involves. Implications for practice: It will be possible to list foci of attention for nursing practice with a view to developing nursing diagnoses and nursing interventions that target the person being cared for.
  • Adolescent gender identity and sexual orientation: a school-based correlational study
    Publication . Cordeiro, Ana Catarina Lobo Maurício; Da Mota, Ana João Dinis; Barros, Teresa Madalena Kraus Brincheiro Hüttel; Ramalho, Sónia; Gordo, Clementina Maria Gomes de Oliveira; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Moleiro, Pascoal
    Adolescents are increasingly encouraged to freely express their sexuality. The purpose of this study was to compare non-cisgender adolescents with cisgender/heterosexual adolescents and those who have an undefined gender identity and/or sexual orientation, on their future prospects, emotional state, sexuality, risk behaviors, and their perception of health care and its accessibility. Adolescents who identify as non-cisgender/heterosexual seem to have higher future aspirations, however, they have a more unstable emotional state, higher risky behaviors, and fear being prejudiced by health care professionals. The undefined group appears to be undefined about their sexuality and future aspirations, while reporting less risky behaviors.
  • Guia de Apoio ao Voluntariado do Instituto Politécnico de Leiria
    Publication . Vieira, Ana Maria de Sousa Neves; Henriques, Carolina Miguel da Graça; Frade, Patrícia Carina Domingues; Ramalho, Sónia Sónia Isabel Horta Salvo Moreira de Almeida
    Com a consciência dos enormes desafios que hoje o mundo nos coloca, estarmos atentos às necessidades do outro e procurando dar-lhes resposta, constitui, só por si, um elevado compromisso social e de perceção coletiva, permitindo-nos ainda amplificar a nossa compreensão das desigualdades existentes na sociedade. A prática do voluntariado é uma componente importante na construção desta sociedade, pelo que importa dinamizar as ações de voluntariado e incentivar a apresentação de propostas para a realização de ações desta natureza. O Guia de Apoio ao Voluntariado do Instituto Politécnico de Leiria pretende ser um manual de ajuda a uma prática cívica de todos no bem-estar da nossa comunidade.