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- EmoçÔes, Artes e Intervenção - Abordagens Colaborativas e Participação em Espaços EducativosPublication . Sousa, Jenny; Santos, Maria JoĂŁo; Magueta, LĂșcia; Lopes, Maria de SĂŁo Pedro; Brites, Leonel
- O papel da intervenção e animação artĂsticas no desenvolvimento individual e coletivoPublication . Magueta, LĂșcia; Sousa, Jenny; Milhano, Sandrina; Sousa, Jenny - D718-1B53-F947; Mangas, Catarina Frade
- Crianças ao Palco relatĂłrio tĂ©cnico de avaliação do projetoPublication . Milhano, Sandrina Diniz Fernandes; Sousa, Jenny; Magueta, LĂșcia; Lopes, Sara
- As TIC na prĂĄtica da expressĂŁo plĂĄstica no 1.Âș Ciclo do Ensino BĂĄsicoPublication . Magueta, LĂșciaO uso de computadores portĂĄteis pessoais por alunos do 1Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico tem vindo a constituir-se como um desafio em relação Ă integração pedagĂłgica das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Ă, por isso, de extrema importĂąncia que se conheçam as novas abordagens ao currĂculo e as prĂĄticas em curso neste contexto. O presente artigo salienta algumas das potencialidades das TIC relativamente ao desenvolvimento da ĂĄrea de ExpressĂŁo e Educação PlĂĄstica, atravĂ©s de dados recolhidos no contexto de uma turma do 1Âș Ciclo do Ensino BĂĄsico. A caracterização das experiĂȘncias vivenciadas pelos alunos, do papel do professor e dos diferentes produtos obtidos sĂŁo os eixos que estruturam a anĂĄlise efectuada e ilustram formas de concretização da prĂĄtica da expressĂŁo plĂĄstica utilizando as TIC.
- Livro de atas da 4.ÂȘ ConferĂȘncia Internacional EmoçÔes, Artes e Intervenção: Abordagens colaborativas e participação em espaços educativosPublication . Sousa, Jenny; Santos, Maria JoĂŁo; Magueta, LĂșcia; Lopes, Maria de SĂŁo Pedro; Brites, LeonelA Escola Superior de Educação e CiĂȘncias Sociais do PolitĂ©cnico de Leiria tem o prazer de apresentar a 4.ÂȘ Edição da ConferĂȘncia Internacional EmoçÔes, Artes e Intervenção, este ano com um enfoque especial nas abordagens colaborativas e participação em espaços educativos. Esta 4.ÂȘ edição da ConferĂȘncia Internacional EmoçÔes, Arte e Intervenção assume-se novamente como um espaço de investigação, reflexĂŁo e divulgação. Conta com a par ticipação de especialistas de diferentes ĂĄreas disciplinares que partilham e refletem sobre pensamento emocional, a sua relação com a arte, e as mĂșltiplas dimensĂ”es de uma intervenção socioeducativa que considera a participação do indivĂduo. Assim, procura-se conhecer e divulgar processos libertadores das potencialidades ex pressivas, interpretativas e reconfiguradoras das prĂĄticas de intervenção e dos novos Ăąmbitos operativos que se apoiam numa pedagogia participativa. No contexto atual, as abordagens colaborativas e a participação ganham importĂąncia como metodologias de intervenção social, educativa e cultural, e materializam-se em projetos de desenvol vimento da comunidade para maximizar a participação dos diversos destinatĂĄrios, tor nando-se lugares de aprendizagem ativa, de encontro e de convivĂȘncia cidadĂŁ. Valoriza-se, portanto, uma perspetiva multidisciplinar, potenciadora de sinergias de matĂ©rias cientĂficas ou reflexivas, que impulsionem a discussĂŁo e a construção do co nhecimento acerca do pensamento emocional e o seu papel na ação humana e no de senvolvimento de comportamentos promotores da adoção de estratĂ©gias que estimu lem a participação.
- A utilização de narrativas autobiogrĂĄïŹcas na construção de conhecimentos didĂĄticos sobre expressĂŁo plĂĄsticaPublication . Magueta, LĂșciaA comunicação e artigo apresentarĂŁo um estudo que incidiu sobre a realização de narrativas autobiogrĂĄïŹcas enquanto experiĂȘncia educativa no contexto da formação em Educação BĂĄsica. O estudo efetuado teve como objetivo perceber que conhecimentos didĂĄticos sobre a prĂĄtica da expressĂŁo plĂĄstica emergem quando os estudantes â futuros educadores e professores â recordam experiĂȘncias vividas enquanto crianças nos primeiros anos de escolaridade e as descrevem em narrativas. Assim sendo, a recolha de dados realizou-se nos momentos iniciais de uma unidade curricular de didĂĄtica das expressĂ”es e consistiu na produção de narrativas autobiogrĂĄïŹcas, de carĂĄter memorialĂstico. Esta recolha constituiu-se tambĂ©m como forma de avaliação diagnĂłstica, essencial para delinear um processo de formação sobre metodologias de ensino nas ĂĄreas artĂsticas. A investigação seguiu uma metodologia de estudo de caso, tendo os dados recolhidos sido tratados atravĂ©s da anĂĄlise de conteĂșdo. Os resultados evidenciaram que, para os professores em formação, as memĂłrias da expressĂŁo plĂĄstica vivida enquanto alunos se traduzem em «experiĂȘncias positivas» e «experiĂȘncias negativas». O debate em torno das narrativas produzidas permitiu analisar as experiĂȘncias relatadas, mobilizando e construindo novos conhecimentos didĂĄticos. VeriïŹcou-se que as narrativas autobiogrĂĄïŹcas contribuĂram para a formação sobre metodologias da expressĂŁo plĂĄstica, pois as experiĂȘncias dos estudantes foram recordadas e ressigniïŹcadas, tendo sido os principais contributos: a identiïŹcação de tipos de prĂĄticas que sĂŁo facilitadoras e de outras que, pelo contrĂĄrio, sĂŁo inibidoras da expressĂŁo atravĂ©s da linguagem plĂĄstica; a caraterização de diferentes modos de atuação do professor face a especiïŹcidades das experiĂȘncias com a expressĂŁo plĂĄstica; a compreensĂŁo da importĂąncia da diversiïŹcação de estratĂ©gias de ensino no Ăąmbito da expressĂŁo plĂĄstica. Esta investigação permitiu tambĂ©m reïŹetir sobre a importĂąncia da utilização de narrativas autobiogrĂĄïŹcas enquanto instrumento de pesquisa sobre o desenvolvimento proïŹssional dos professores.
- Educação artĂstica no ensino superior â cenĂĄrios pedagĂłgicos durante e apĂłs a pandemiaPublication . Magueta, LĂșcia; Sousa, Jenny; Milhano, SandrinaEste texto apresenta um conjunto de prĂĄticas de formação para a educação artĂstica ocorridas num contexto de ensino superior, partindo de um estudo de caso. SĂŁo abordados conceitos relativos Ă edu cação artĂstica e Ă sua importĂąncia para o desenvolvimento pessoal e social do indivĂduo e descritos âcenĂĄrios pedagĂłgicosâ de um contexto de formação de profissionais que atuam em diferentes espa ços educativos, sociais, artĂsticos e culturais. AtravĂ©s de uma abordagem interpretativa, procura-se contribuir para o conhecimento sobre inovação pedagĂłgica relativa a prĂĄticas ocorridas em tempo de pandemia e em tempo de regresso ao cotidiano acadĂȘmico.
- Livro de Resumos Partilha de PrĂĄticas 2019: 3TÂŽs - Teachers Teaching Teachers: PolitĂ©cnico de LeiriaPublication . Pereira, Isabel; Ramalho, SĂłnia; Alexandre, Marta Filipe; Lopes, Maria de SĂŁo Pedro; Kowalski, Maria; Magueta, LĂșcia; Sousa, Jenny; Oliveira, Paulo; LobĂŁo, Catarina; Serrano, LuisDesde o ano letivo 2012/2013, o PolitĂ©cnico de Leiria organiza um evento anual que visa a partilha de boas prĂĄticas promovidas pelos seus docentes, nos vĂĄrios ciclos de ensino. Inicialmente, foi dado destaque Ă s prĂĄticas pedagĂłgicas decorrentes do regime a distĂąncia. Contudo, como os ciclos de formação significam mudança, melhoramento e abrangĂȘncia, no ano letivo de 2015/2016, foram organizadas, em colaboração com os Conselhos PedagĂłgicos das cinco escolas, as Jornadas PedagĂłgicas que visam promover a partilha de experiĂȘncias e a reflexĂŁo em torno das prĂĄticas pedagĂłgicas desenvolvidas pelos docentes, em ambos os regimes de ensino â presencial e a distĂąncia. Em 2018/2019, foi lançado o desafio de criar um livro de resumos das prĂĄticas partilhadas no evento, intitulado â3TÂŽs - Teachers Teaching Teachersâ, para uma maior disseminação da qualidade do trabalho pedagĂłgico desenvolvido na nossa instituição. Em cada partilha estĂŁo histĂłrias e reflexĂ”es que cada docente escolheu apresentar, evidenciando dimensĂ”es pedagĂłgicas, cientĂficas, metodolĂłgicas, organizacionais, relacionais e pessoais. Neste documento estĂŁo compilados, apenas, os resumos submetidos pelos docentes, em formulĂĄrio prĂłprio, nĂŁo constando todas as prĂĄticas partilhadas no evento. Se em cada uma das Jornadas PedagĂłgicas os momentos de partilha acabam, ficam disponĂveis, para cada docente, ferramentas para explorar e construir novas formas de ensinar e de fazer aprender.
- Ensino e aprendizagem em Educação BĂĄsica: analisar e (re)pensar processos pedagĂłgicos em Educação a DistĂąnciaPublication . Magueta, LĂșciaAssegurar a qualidade das experiĂȘncias de formação Ă© uma preocupação da coordenação do curso de Educação BĂĄsica, oferecido na modalidade de Educação a DistĂąncia (EaD), um curso da formação inicial de professores da Escola Superior de Educação e CiĂȘncias Sociais do Instituto PolitĂ©cnico de Leiria (ESECS/ IPL), em Portugal. Para tal, a reflexĂŁo em torno dos processos pedagĂłgicos em EaD incide sobre o seu funcionamento em mĂșltiplas perspetivas. Nesta reflexĂŁo nĂŁo dissociamos o ensino e a aprendizagem, mas consideramos a sua mĂștua articulação e a sua concretização prĂĄtica atravĂ©s do uso das tecnologias. As inovaçÔes tecnolĂłgicas que surgem e o que podem significar em termos de inovaçÔes pedagĂłgicas em EaD colocam-nos o desafio de (re)pensar as opçÔes metodolĂłgicas e de investigar sobre as prĂĄticas no nosso contexto.
- A expressĂŁo artĂstica na formação de profissionais de intervenção social â uma experiĂȘncia de autorretrato realizada na oficina de artes visuaisPublication . Magueta, LĂșcia Grave; Sousa, JennyEste artigo apresenta uma experiĂȘncia educativa realizada com um grupo de estudantes do ensino superior, em Portugal, no contexto da disciplina Oficina de Artes PlĂĄsticas. SĂŁo descritos os quatro momentos de uma experiĂȘncia de autorretrato realizada por futuros profissionais que terĂŁo como ĂĄrea de atuação as comunidades e a promoção de atividades para diferentes pĂșblicos. Esta experiĂȘncia foi estudada relativamente ao processo criativo vivenciado, Ă sua importĂąncia como forma de desenvolvimento individual e coletivo e tambĂ©m relativamente ao contributo que trouxe para a formação profissional.