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  • Cross-sectional study showed psychosocial variables, gender and family involvement played an important role in an adolescent weight management programme
    Publication . Prioste, Ana; Fonseca, Helena; Sousa, Pedro Miguel Lopes; Gaspar, Pedro; Machado, Maria do Céu
    Aim: This study aimed to investigate the psychosocial gains perceived by overweightadolescents attending a 12-week weight management programme and to analyse gender-specific differences. Methods: A quantitative cross-sectional study was conducted with a sample of 70overweight adolescents aged between 12 and 18 (52.9% girls), evaluated at baseline andat week 12 using anthropometric measurements and self-reported questionnaires. Weanalysed gender-specific differences related to body self-esteem, social life, relationshipswith their family, physical comfort, health responsibility, perceived benefits of theintervention, self-efficacy and adherence. We further investigated whether the variables atweek 12 would predict changes in their body mass index. Results: While weight had a greater impact on the body self-esteem of girls, both atbaseline and week 12, boys reported higher self-efficacy and adherence as well as agreater perception of the benefits of the intervention at week 12. The body mass indexchange was positively associated with body self-esteem, relationships within the family andself-efficacy and adherence. Conclusion: Gender specifics and the role of psychosocial variables must be taken intoaccount during weight management programmes for adolescents, and it is important toinclude the family throughout the entire process.
  • Efectividade da educação para a saúde nas práticas e comportamentos dos adolescentes
    Publication . Cravo, Lídia Faria; Gaspar, Pedro; Dixe, Maria dos Anjos; Gomes, José Carlos; Teixeira, Maria José
    Os jovens têm merecido particular atenção, no contexto do estudo das práticas e comportamentos determinantes de saúde, devido ao facto de este ser um grupo etário onde nas últimas décadas não se têm verificado melhorias nas taxas de mortalidade e morbilidade (Lee e Tsang, 2004), de integrarem nos seus estilos de vida muitas práticas e comportamentos responsáveis pela maioria das actuais doenças crónicas e diminuição da qualidade de vida (European Commission, 2003; Ministério da Saúde, 2004). São igualmente um grupo em que uma saúde pobre pode ter a longo prazo efeitos muito negativos (WHO, 2001; Gabhainn, 2004; Pereira et al, 2005). Capacitar os indivíduos para identificarem os seus problemas e necessidades, utilizarem adequadamente os seus recursos, e promoverem uma vida saudável, implica esforços conjuntos dos vários agentes da promoção da saúde. A forma como os jovens se comportam, acedem à informação de saúde, e o impacto que esta tem nas suas práticas e comportamentos constitui uma questão de interesse fulcral.
  • Análise do impacto da e-terapia enquanto estratégia de promoção de saúde em adolescentes obesos
    Publication . Sousa, Pedro Miguel Lopes; Gaspar, Pedro; Fonseca, Helena
    A obesidade na adolescência atingiu proporções epidémicas, sendo urgente encontrar estratégias efetivas de prevenção e tratamento, e recursos apropriados que induzam a mudança no individuo, família e comunidade. Um estudo nacional revelou uma prevalência de excesso de peso de 31% na população infanto-juvenil, salientando a urgência da intervenção precoce. Além da prevenção é fundamental apostar no tratamento efetivo dos jovens que apresentam peso excessivo, porque a obesidade adolescente: a) tem um impacto signi cativo na saúde física e psicossocial; b) é um fator de risco para a obesidade e mortalidade na idade adulta; e d) é uma ameaça major para o aumento sustentado da esperança de vida. Este estudo parte da premissa que proporcionar um melhor tratamento requer: a) contacto mais extenso e frequente com a equipa de tratamento e b) utilização de outros canais de comunicação e de tecnologias mais interativas com os adolescentes e suas famílias. Os componentes nucleares dos programas de tratamento (alimentação, exercício e estratégias comportamentais) não têm conseguido obter a adesão pretendida. A solução poderá passar por estratégias mais interativas e dinâmicas, sobretudo para crianças e adolescentes. Neste contexto convém destacar o papel da e-saúde na prevenção e redução da obesidade pediátrica, em virtude da ubiquidade da tecnologia na vida dos jovens. Este projeto explora as potencialidades da e-terapia assente no modelo de gestão de caso, no âmbito da mudança cognitivo-comportamental em adolescentes obesos,promovendo o envolvimento familiar no processo terapêutico. Consideramos que a inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) permite otimizar os recursos e maximizar o impacto, em complementaridade com as abordagens convencionais, o que se tem revelado vantajoso e efetivo em diversos estudos internacionais, mas que ainda não foi testado no contexto nacional. O objetivo principal deste projeto consiste no desenvolvimento, implementação e avaliação de um programa de tratamento de obesidade na adolescência, baseado na e-terapia e assente na metodologia de gestão de caso. Este projeto visa promover competências de gestão do peso, conhecimentos de saúde, adoção de estilos de vida saudáveis através do contacto aumentado e interativo entre adolescente, família e equipa clínica, com re exos na adesão terapêutica e qualidade de vida. A população em estudo será constituída pelos adolescentes com um IMC superior ou igual ao percentil 95, idade entre os 12-18 anos e acesso à internet pelo menos 1 vez por semana, que frequentem a Consulta de Obesidade Pediátrica do HSM (critérios de inclusão). Constituirão critérios de exclusão a presença de dé ces cognitivos graves, incapacidade de comunicação por escrito e gravidez. Serão necessários três estudos distintos mas complementares: E1-diagnóstico de situação, E2-avaliação da usabilidade da plataforma; E3-avaliação da efetividade. De salientar a importância do estudo 3 para os objetivos delineados, um ensaio clínico com grupo de controlo (tratamento standard) e grupo experimental que terá acesso adicional ao programa de intervenção e-terapêutico (Next.Step). A plataforma e-terapêutica inclui valências como: auto-monitorização (peso, estilo de vida, adesão terapêutica, qualidade de vida), recursos educativos (vídeos, folhetos, histórias, manuais, dietas, links, sugestões), módulos interativos (Resolução de problemas, Quizzes, jogos didáticos, concursos), ferramentas de suporte (Deinição de objetivos pessoais, percurso evolutivo, mensagens personalizadas) e suporte social (Fóruns de discussão e chats com colegas e com proossionais de saúde). Os benefícios principais serão: redução do z-score do IMC e aumento da adesão terapêutica, qualidade de vida (relacionada com o peso) e pelo de estilo de vida saudável. A avaliação positiva da efetividade irá fomentar a inclusão das TIC no tratamento, perspetivando-se uma redução dos custos a médio/longo prazo, redução dos índices de abandono do tratamento e melhoria da satisfação dos clientes face aos cuidados
  • Tuberculose Pulmonar bacilífera: o internamento compulsivo como medida de controlo da disseminação da doença?
    Publication . Gaspar, Pedro
    A Tuberculose pulmonar é um grave problema social e um grande desafio para a saúde pública. Em 2003 foram registados cerca de 3 mil novos casos em Portugal. A identificação dos casos, o início precoce e rigoroso de tratamento farmacológico, e medidas que visem a protecção das pessoas que convivem com o doente são medidas fundamentais para o controlo desta doença. O facto de serem os grupos de maior risco (toxicodependentes, marginais e prostitutas) aqueles que mais dificilmente aderem aos longos programas terapêuticos e menos respeitam as regras de isolamento, conduziu à proposta, em Abril deste ano, de alteração da Constituição Portuguesa no sentido de permitir o internamento compulsivo nestes casos. Esta proposta não reuniu consenso. Tanto a comunidade médica como a jurídica parecem estar divididas, mas o mesmo não se passa em relação às associações que tradicionalmente lutam contra a discriminação dos toxicodependentes, dos seropositivos de VIH e doentes com SIDA, que se manifestam contra. A opinião da população em geral está por determinar, contudo, uma amostra de 58 indivíduos residentes na cidade de Leiria revelou ser maioritariamente (70,7%) a favor do internamento compulsivo, apesar de concordarem (84,5%) que isso poderia afastar ainda mais os grupos de risco do controlo dos serviços de saúde.
  • Controlled trial of an Internet-based intervention for overweight teens (Next.Step): effectiveness analysis
    Publication . Sousa, Pedro Miguel Lopes; Fonseca, Helena; Gaspar, Pedro; Gaspar, Filomena
    Adolescent obesity is a major health problem. The need for effective adolescent weight management programs is of high clinical and public health relevance. This study evaluates the effectiveness of an e-therapeutic platform (Next.Step), aiming to promote weight management skills and the adoption of health-promoting lifestyles. This nonrandomized clinical trial with control group uses a sample of 94 adolescents who attended a paediatric obesity clinic. The experimental group was invited to access the platform Next.Step during 24 weeks, in addition to the standard treatment program. The control group followed the standard treatment protocol and joined a waiting list. Overall, the outcomes of the e-therapeutic program were not substantially better than those obtained with a traditional kind of intervention despite the intervention being associated with an improved health responsibility score (d = 0.51; p = 0.014). Several predictors of the Next.Step effectiveness were found. Conclusion: Although the e-therapeutic program led to a significant increase in health responsibility, inconclusive results were found regarding the program effectiveness compared to the standard multidisciplinary intervention. The lack of significant differences between groups may be due to the reduced rates of program adherence and the high dropout rate.
  • Quanto custa a não formação em feridas crónicas?
    Publication . Gaspar, Pedro; Ojeda, Jordi; Monguet, Joseph; Costa, João; Costa, Rogério
    Elevadas taxas de prevalência e incidência de feridas crónicas representam elevados custos económicos para doentes, famílias, serviços de saúde e sociedade em geral. A formação adequada dos profissionais de saúde pode ter impacto muito positivo na redução dos custos. As Tecnologias da Informação e da Comunicação desempenham papel de grande relevo neste desígnio.
  • Os enfermeiros enquanto agentes de educação para a saúde: validação da escala de práticas e comportamentos de educação para a saúde
    Publication . Bernardino, Ana; Machado, Cátia; Alves, Elsa; Rebouço, Helder; Pedro, Renata; Gaspar, Pedro
    Apresentamos o estudo da validade e fidelidade da Escala de Práticas e Comportamentos de Educação para a Saúde (EPCEPS). Neste estudo exploratório, quantitativo e transversal utilizou-se uma amostra não probabilística, acidental, de 301 enfermeiros (38 homens e 263 mulheres) que trabalhavam em instituições de saúde (198 em Hospitais e 103 em Centros de Saúde) no Distrito de Leiria, em Setembro de 2007. A média de idades foi de 37,49 anos (s=8,60) e do tempo de exercício profissional foi de 13,98 anos (s=8,27). A EPCEPS é constituída por sete factores, que explicam 71,85% da variância total. Todos os itens têm uma saturação superior a 0,465 e não se verificam correlações simultâneas com dois factores em que a distância entre ambos os valores seja inferior a 0,1. O coeficiente de Cronbach (=0,939) indicou uma boa consistência interna dos itens na avaliação do construto. Conclui-se que a estrutura da escala é pertinente e a sua utilização é uma possibilidade para desenvolver o conhecimento das práticas e comportamentos de Educação para a Saúde mais frequentemente adoptados pelos enfermeiros, auxiliando a reflexão sobre as formas de planear e executar acções de desenvolvimento de competências específicas.
  • O Milénio de Gutenberg: do desenvolvimento da imprensa à popularização da ciência
    Publication . Gaspar, Pedro
    A comunicação escrita assume um papel fundamental no desenvolvimento e na divulgação do conhecimento científico. Os meios de comunicação em geral cresceram a um ritmo muito elevado, e atingem na actualidade uma grande capacidade de armazenamento, alta velocidade de comunicação e transformação eficiente de dados, flexibilidade e acessibilidade à informação (de que a Internet é o elemento mais emblemático). Mas foi o desenvolvimento da imprensa o momento chave neste processo. A Revolução Científica iniciada na Europa nos finais do séc.XVI e início do séc.XVII reforçou o papel da imprensa no desenvolvimento e divulgação da ciência, mesmo que ainda não se possa, neste período, falar numa democratização do conhecimento científico. Actualmente conceitos como literacia científica e ciência como cultura alicerçam os seus princípios na democratização da divulgação do conhecimento científico, de que a comunicação escrita, em qualquer dos seus formatos, é um vector imprescindível.
  • Impacto da formação profissional contínua nos custos do tratamento de feridas crónicas
    Publication . Gaspar, Pedro; Monguet, Joseph; Ojeda, Jordi; Costa, João; Costa, Rogério
    Nos contextos da prestação de cuidados de saúde, os avanços da ciência e da tecnologia rapidamente desactualizam as competências específicas adquiridas nas escolas. Os erros clínicos, más práticas e performances deficientes, frequentemente associadas ao défice de formação, para além dos prejuízos clínicos, imputam enorme carga económica aos custos da saúde. No investimento em formação, mais do que saber quanto se gasta, importa saber quanto se pode poupar tornando mais competentes os profissionais de saúde. Com o objectivo geral de desenvolver um modelo de estimação dos custos da não formação, construímos e validamos (1) casos clínicos virtuais de pessoas com feridas crónicas, (2) modelo matemático para estimação dos Custos Óptimos (baseados nas decisões clínicas óptimas) e (3) simulador de tomada de decisão para construir as matrizes de Custos da Acção (baseados nas decisões terapêuticas registadas no simulador). Desenvolvemos um estudo analítico transversal numa amostra não aleatória de 78 enfermeiros com diferentes níveis de formação e experiência no tratamento de feridas crónicas. Nos resultados reunimos evidência empírica de que os custos do tratamento são mais elevados entre os profissionais que não frequentaram formação acreditada específica, e de que os custos tendem a baixar à medida que o número de horas de formação sobe.
  • Realidade aumentada em educação projeto de e-Learning aplicado na área da saúde
    Publication . Jorge, Nelson Ribeiro; Morgado, Lina; Gaspar, Pedro
    A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite que um objeto (imago) virtual computadorizado seja sobreposto direta ou indiretamente num ambiente real e em tempo real (Azuma, 1997; Zhou, Duh, & Billinghurst, 2008). Trata-se de uma variante da Realidade Virtual que utiliza também objetos virtuais, mas que difere desta na medida em que a RA é uma realidade mista que combina o mundo real com objetos virtuais, enquanto a RV imerge o utilizador por completo num ambiente virtual criado por computador. Assim, a RA suplementa a realidade em vez de a substituir, fazendo a ponte entre o mundo real e virtual de uma forma perfeita (Chang, G., Morreale, P. & Medicherla, P., 2010). São já conhecidas várias experiências de utilização da RA (Azuma, 1997; Azuma et al, 2001) em áreas como a publicidade, turismo, jogos, design do produto, arquitetura, aviação, indústria automóvel, medicina e educação. No ensino encontramos experiências educativas em contextos tão diversos como a matemática e a geograIa. Na área da saúde encontramos aplicações educacionais de RA para a prática, planeamento e gestão de procedimentos de saúde. A RA surge assim como uma nova tecnologia com potencial para o ensino, permitindo a manipulação de objetos virtuais no mundo real de forma imersiva, colmatando até o carácter prático muitas vezes dissociado do e-Learning. O foco deste projeto é precisamente a integração da RA numa ferramenta de e-Learning, nomeadamente numa plataforma virtual na área da saúde. O e-Learning na área da saúde integra um conceito mais abrangente denominado e-Health que, segundo a Declaração Ministerial de Bruxelas, refere-se à utilização das modernas tecnologias de informação e comunicação como resposta às necessidades dos cidadãos, dos doentes, dos pro ssionais de saúde, das instituições de saúde e das políticas de saúde (eHealth, 2003). O uso da tecnologia tem permitido criar ambientes e pacientes virtuais e simular práticas para ajudar os formandos na área da saúde a desenvolverem habilidades e conhecimentos (Hogan et al. 2007; Lewis et al. 2005). Estas simulações são técnicas educativas que permitem atividades interativas e por vezes imersivas, pela recriação de experiências clínicas sem exporem os doentes aos riscos (Maran & Glavin, 2003), e permitemao formando repetir um número in nito de vezes uma manobra até se assegurar da sua correta realização, antes de a praticar em situação real (Rey et al. 2006). É neste sentido que surge a RA como tecnologia que, aliada ao diagnóstico e tratamento de feridas crónicas, poderá permitir um diagnóstico imersivo e mais pormenorizado das feridas, podendo trazer benefícios para o desenvolvimento de competências no ensino da enfermagem. Assim, acreditamos que, ao nível educacional, esta tecnologia pode enriquecer o ambiente de aprendizagem, possibilitando a realização de técnicas e procedimentos que facilitem o desenvolvimento e a aquisição de competências na área do diagnóstico e tratamento de feridas crónicas. O presente projeto pretende utilizar a RA no ensino da enfermagem, simulando a resolução de casos clínicos práticos utilizando objetos digitais imersos no mundo real. O projeto será suportado pela plataforma e-fer, desenvolvida por um grupo de investigadores do Instituto Politécnico de Leiria, a que será acrescentada uma componente de RA em casos clínicos que possam bene ciar desta integração. A plataforma e-fer recai sobre o tratamento de feridas crónicas por se tratar de uma situa- ção patológica com elevada incidência e prevalência em todo o mundo e representar uma elevada carga económica para os doentes e seus familiares, para as instituições de saúde, para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral (Gaspar, 2010). Assim, o objeto de estudo deste projeto centra-se nos efeitos da RA, num ambiente virtual de aprendizagem, na tomada de decisão relativamente ao diagnóstico e tratamento de feridas crónicas.