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- Epistemologia e metodologia em mediação e ciências sociaisPublication . Faria, Susana; Vieira, Ricardo
- As linhas com que se cosem as pertenças da imprensa regionalPublication . Faria, Susana; Agostinho, Paulo
- 9.º ano : e agora? Um olhar sociológico sobre o processo de decisão à saída do 9.º anoPublication . Faria, Susana; Silva, Pedro de Carvalho daEsta investigação incide sobre o processo de decisão dos alunos relativamente à construção de um projecto vocacional à saída do 9o ano, sendo aquele encarado como um importante momento na construção da sua identidade pessoal e social. Reconhecendo a construção de um projecto vocacional como produto de constrangimentos sociais vários, aqui se reflecte sobre as diferentes formas como podem articular-se as influências da família, do meio, do grupo de pares, do percurso escolar e dos serviços de Orientação Escolar e Profissional. Daqui resulta um conjunto de diferentes formas de conduzir o processo de decisão, o qual não deixa de se relacionar com a problemática da reprodução social e cultural. O trabalho empírico desenvolveu-se em três escolas de meios distintos, nas quais encontramos três modelos de orientação escolar e profissional. Usámos instrumentos de recolha de dados tão diversificados como observação e notas de campo, análise documental, questionários e entrevistas, junto de alunos, pais e professores. Foi assim possível constatar a influência da origem social no processo de tomada de decisão, bem como a articulação dos níveis macro, meso e microssociológico em tal processo. Por um lado, pelo proporcionar de experiências diversificadas favoráveis à exploração e ao investimento num projecto vocacional. Por outro, pela clivagem detectada na forma como é percepcionado o sucesso escolar obtido durante a escolaridade obrigatória, uma clivagem sociológica que a escola parece não conseguir combater, já que é nos meios mais desfavorecidos que os recursos são mais escassos, nomeadamente no que diz respeito a mecanismos de orientação escolar e profissional. Por outro lado ainda, por percebermos como as políticas educativas (nível macro) regulam muitas políticas de escola (nível meso).
- As TIC : redes isomórficas e tendências burocratizantesPublication . Faria, SusanaA partir de um estudo de caso, reflecte-se sobre a possibilidade de o investimento nas TIC, ainda que inscrito no ideal empreendedor de organização, poder vir a perpetuar algumas práticas burocráticas no ensino básico. O argumento é o de que sob a égide da ‘qualidade’ e modernização das instituições educativas os agrupamentos de escolas têm vindo a ser alvo de reconfigurações que passam pelas criação de sistemas de comunicação híbridos e extremamente complexos, que nem sempre rompem com o paradigma burocrático e transmissivo. Tal parece dever-se ao reforço dos mecanismos de controlo típicos da nova gestão pública, mas também a um processo de ‘standardização’ que decorre da partilha de materiais entre docentes, configurando um isomorfismo que parece situar-se a meio caminho entre o isomorfismo mimético e o isomorfismo normativo. O resultado poderá ser, então, a criação de redes isomórficas intra e inter organizacionais que, numa lógica securizante, podem pôr em causa as potencialidades das redes educativas. Desenvolvida no âmbito de uma tese de doutoramento sobre comunicação organizacional e identidade colectiva em contexto escolar, esta reflexão resulta da observação do quotidiano de um agrupamento de escolas e dos testemunhos nela recolhidos ao longo de três anos.
- A prática da investigação no estudo da interculturalidadePublication . Marques, José Carlos; Faria, Susana; Silva, Pedro; Vieira, Ricardo; Lopes, Sara
- Comunicação organizacional e identidade coletiva : a comunicação como uma meta-ideiaPublication . Faria, SusanaNeste artigo pretendemos dar conta das principais conclusões da investigação que produzimos no âmbito de um Doutoramento em ciências sociais que teve como objeto de estudo os processos de comunicação e a sua influência na redefinição da identidade de um agrupamento de escolas em contexto de mudança. Pretendemos discutir o reforço e a diversificação do investimento na comunicação por parte das instituições educativas como consequência da ‘nova gestão pública’. O argumento é o de que prosseguindo ideais de ‘qualidade’ e ‘eficácia’, as escolas têm procurado reforçar o diálogo com os seus ‘públicos’, apostando na comunicação organizacional como parte integrante de uma estratégia empreendedora, que lhes tem vindo a conferir uma nova identidade coletiva unificada. Como as pressões exercidas sobre as instituições educativas estão longe de ser unívocas, os sistemas de comunicação produzidos têm-se revelado híbridos e complexos, transformando-se em contextos mediadores da mudança. Eles têm-se assumido como o locus de produção de novas identidades porque a comunicação constitui o ponto de convergência entre as diferentes políticas educativas e as práticas localmente adotadas na sequência de um processo de interpretação criativa das diferentes pressões. É este o sentido com que afirmamos que a comunicação se constitui numa meta-ideia ao serviço da ‘qualidade’, ainda que esta possa ser perspetivada a partir do ideal burocrático da organização, do ideal profissional ou do ideal empreendedor.
- A comunicação ao serviço da 'qualidade' : uma meta-ideiaPublication . Faria, SusanaO reforço e a diversificação do investimento na comunicação por parte das instituições educativas serão discutidos neste artigo como uma das consequências da nova gestão pública. Tendo em vista a ‘qualidade’ e a ‘eficácia’ das suas prestações, as escolas têm procurado tornar-se mais dialogantes, assumindo a aposta na comunicação organizacional como parte integrante de uma estratégia empreendedora, que lhes tem vindo a conferir uma nova identidade colectiva, unificada em torno dos valores neo-liberais. Não obstante, os sistemas de comunicação criados são mais complexos do que se poderia supor. Revelando a influência de pressões híbridas, estes sistemas transformaram-se num contexto mediador da mudança, embutido em novas concepções de escola e nos novos mandatos para a educação (assim legitimados interna e externamente), surgindo, ao mesmo tempo, como o locus de produção de novas identidades. Tal acontece porque a comunicação Parece constituir o ponto de convergência entre as diferentes políticas educativas e as práticas localmente adoptadas na sequência de um processo de interpretação criativa das diferentes pressões. É este o sentido com que afirmamos que a comunicação se constitui numa meta-ideia ao serviço da ‘qualidade’, ainda que, como argumenta Stensaker (2004) esta possa ser perspectivada a partir do ideal burocrático da organização (como sinónimo de eficiência administrativa), do ideal profissional (centrada no processo de ensino-aprendizagem) ou do ideal empreendedor (valorizando a capacidade de resposta às solicitações do mercado). Os dados empíricos que sustentaram o nosso estudo, recolhidos no âmbito de um projecto de doutoramento, resultaram da observação do quotidiano de um agrupamento de escolas do ensino básico e dos testemunhos recolhidos, ao longo de três anos, na respectiva comunidade educativa. Os resultados obtidos apontam para a centralidade dos processos de comunicação na transformação induzida pela nova gestão pública e para o desenvolvimento de uma matriz discursiva bilinguista, que procura harmonizar os imperativos de ‘mercado’ com o discurso pedagógico e com modelos burocrático-profissionais de organização.
- Comunicação organizacional e identidade colectiva num agrupamento de escolasPublication . Faria, SusanaO reforço e a diversificação do investimento na comunicação por parte das instituições educativas são discutidos neste estudo como uma das consequências da nova gestão pública. Tendo em vista a ‘qualidade’ e a ‘eficácia’ das suas prestações, as escolas têm procurado tornar-se mais dialogantes, assumindo a aposta na comunicação organizacional como parte integrante de uma estratégia empreendedora, que lhes tem vindo a conferir uma nova identidade colectiva unificada em torno dos valores neoliberais. Não obstante, os sistemas de comunicação criados são mais complexos do que se poderia supor. Revelando a influência de pressões híbridas, estes sistemas transformaram-se num contexto mediador da mudança embutido em novas concepções de escola e dos novos mandatos para a educação (assim legitimados interna e externamente), surgindo, ao mesmo tempo, como o locus de produção de novas identidades. Tal acontece porque a comunicação constitui o ponto de convergência entre as diferentes políticas educativas e as práticas localmente adoptadas na sequência de um processo de interpretação criativa das diferentes pressões. É este o sentido com que afirmamos que a comunicação se constitui numa meta-ideia ao serviço da ‘qualidade’, ainda que esta possa ser perspectivada a partir do ideal burocrático da organização (como sinónimo de eficiência administrativa), do ideal profissional (centrada no processo de ensino-aprendizagem) ou do ideal empreendedor (valorizando a capacidade de resposta às solicitações do mercado). Os dados empíricos, que sustentaram o nosso estudo, resultaram da observação do quotidiano de um agrupamento de escolas do ensino básico e dos testemunhos recolhidos, ao longo de três anos, nesta comunidade educativa. Recorrendo ao estudo de caso como estratégia de investigação enveredámos inicialmente, num contexto de descoberta, pela realização de observações ‘desarmadas e naturais’. Usámos, posteriormente, a análise documental, a entrevista e o questionário na recolha de informação complementar, o que, mediante o cruzamento de métodos de análise qualitativa e quantitativa, nos permitiu tirar partido da triangulação dos dados. Os resultados obtidos apontam para a centralidade dos processos de comunicação na transformação induzida pela nova gestão pública e para o desenvolvimento de uma matriz discursiva bilinguista, que procura harmonizar os imperativos de ‘mercado’ com o discurso pedagógico e com modelos burocrático-profissionais de organização.
- Families, schools and the image communication in the education marketPublication . Faria, Susana
- Relações Humanas e Comunicação Organizacional: um olhar sobre o regime a distânciaPublication . Monteiro, Susana Sardinha; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dos; Faria, Susana