Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As TIC : redes isomórficas e tendências burocratizantes

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A partir de um estudo de caso, reflecte-se sobre a possibilidade de o investimento nas TIC, ainda que inscrito no ideal empreendedor de organização, poder vir a perpetuar algumas práticas burocráticas no ensino básico. O argumento é o de que sob a égide da ‘qualidade’ e modernização das instituições educativas os agrupamentos de escolas têm vindo a ser alvo de reconfigurações que passam pelas criação de sistemas de comunicação híbridos e extremamente complexos, que nem sempre rompem com o paradigma burocrático e transmissivo. Tal parece dever-se ao reforço dos mecanismos de controlo típicos da nova gestão pública, mas também a um processo de ‘standardização’ que decorre da partilha de materiais entre docentes, configurando um isomorfismo que parece situar-se a meio caminho entre o isomorfismo mimético e o isomorfismo normativo. O resultado poderá ser, então, a criação de redes isomórficas intra e inter organizacionais que, numa lógica securizante, podem pôr em causa as potencialidades das redes educativas. Desenvolvida no âmbito de uma tese de doutoramento sobre comunicação organizacional e identidade colectiva em contexto escolar, esta reflexão resulta da observação do quotidiano de um agrupamento de escolas e dos testemunhos nela recolhidos ao longo de três anos.

Description

Comunicação apresentada no I Encontro Internacional Tic e Educação: Inovação Curricular com TIC, que decorreu em Lisboa em 2010

Keywords

Comunicação organizacional Nova gestão pública Ideal empreededor de organização

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto da Educaçâo da Universidade de Lisboa

CC License