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Authors
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Abstract(s)
Neste artigo pretendemos dar conta das principais conclusões da investigação que produzimos no
âmbito de um Doutoramento em ciências sociais que teve como objeto de estudo os processos de
comunicação e a sua influência na redefinição da identidade de um agrupamento de escolas em
contexto de mudança.
Pretendemos discutir o reforço e a diversificação do investimento na comunicação por parte das
instituições educativas como consequência da ‘nova gestão pública’. O argumento é o de que
prosseguindo ideais de ‘qualidade’ e ‘eficácia’, as escolas têm procurado reforçar o diálogo com os
seus ‘públicos’, apostando na comunicação organizacional como parte integrante de uma estratégia
empreendedora, que lhes tem vindo a conferir uma nova identidade coletiva unificada.
Como as pressões exercidas sobre as instituições educativas estão longe de ser unívocas, os sistemas
de comunicação produzidos têm-se revelado híbridos e complexos, transformando-se em contextos
mediadores da mudança. Eles têm-se assumido como o locus de produção de novas identidades
porque a comunicação constitui o ponto de convergência entre as diferentes políticas educativas e as
práticas localmente adotadas na sequência de um processo de interpretação criativa das diferentes
pressões. É este o sentido com que afirmamos que a comunicação se constitui numa meta-ideia ao
serviço da ‘qualidade’, ainda que esta possa ser perspetivada a partir do ideal burocrático da
organização, do ideal profissional ou do ideal empreendedor.
Description
Keywords
Comunicação organizacional Nova Gestão Pública Identidade coletiva Ensino básico Mudança
Citation
Faria, Susana. Comunicação organizacional e identidade coletiva – a comunicação como uma meta-ideia, Trabalho apresentado em VII Congresso da APS – Sociedade: crise e reconfigurações, In Atas do VII Congresso da APS – Sociedade: crise e reconfigurações. Porto, 2012.