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- DuvidĆ”rio: 100 dĆŗvidas da LĆngua PortuguesaPublication . Ferreira, Paula Cristina; Jorge, NoĆ©miaO DuvidĆ”rio: 100 dĆŗvidas da lĆngua portuguesa Ć© um eābook que resulta de um projeto que surgiu no inĆcio do ano acadĆ©mico 2020ā2021 para dar resposta Ć s dĆŗvidas que os estudantes de 1.Āŗ ano, dos cursos de ServiƧo Social (2020) e de Educação BĆ”sica (2019 e 2020), da Escola Superior de Educação e CiĆŖncias Sociais, do PolitĆ©cnico de Leiria, sentiam.
- Afinal, o que Ć© uma apresentação oral?Publication . Jorge, NoĆ©mia de Oliveira; Carreira, InĆŖsA apresentação oral Ć© um gĆ©nero de texto que, pode convocar outros gĆ©neros textuais (por exemplo, a sĆntese, a apreciação crĆtica ou o texto de opiniĆ£oā¦), e implicar a ativação de diferentes capacidades de linguagem (narrar, argumentar, exporā¦), no Ć¢mbito do āoral formalā. Depois de sintetizarmos as principais caracterĆsticas da apresentação oral (a nĆvel temĆ”tico-estrutural, linguĆstico e extralinguĆstico), apresentamos uma proposta de modelo didĆ”tico deste gĆ©nero, destinada ao 5.Āŗ ano de escolaridade e orientada para o desenvolvimento de trĆŖs capacidades de linguagem distintas, no Ć¢mbito da disciplina de PortuguĆŖs: exposição, reconto e tomada de posição (cf. Aprendizagens Essenciais de PortuguĆŖs ā 5.Āŗ ano).
- O funcionamento discursivo dos textos de contracapa da "Coleção Vampiro"Publication . Jorge, Noémia de OliveiraThe present article presents a comprehensive study on the discursive functioning of the detective novels back cover texts of the Coleção Vampiro (CV), published every month in Portugal between 1947 and 2008. From a descriptive and linguistic perspective which assumes the discourse types (Bronckart 1997, 2008) as a category of analysis, they are analysed the back cover texts of 104 volumes from the CV (14,6% of the collection), adopting a mixed methodology which integrates both quantitative and qualitative methods. It is concluded that, in the first part of the collection, the book cover texts present a predominantly expositive dimension as well as a strong implication of both the speaker and the receiver, which contributes to the dissemination and popularization of the detective novel genre. In the second part, the texts present a predominantly narrative dimension and they are marked by the erasure of the speaker and the receiver, corresponding almost entirely to the synopsis of the detective novel in question
- Ler e apreciar um texto poĆ©tico: relato de uma experiĆŖncia de E@D no 2.Āŗ Ciclo do Ensino BĆ”sicoPublication . Jorge, NoĆ©mia de Oliveira; Sousa, Maria Vitória de; Viegas, FilomenaApresenta-se, neste artigo, o relato de uma experiĆŖncia de Ensino realizada com uma turma de 6.Āŗ ano de escolaridade (2.Āŗ Ciclo do Ensino BĆ”sico), centrada na leitura e apreciação do texto poĆ©tico āLĆ”grima de pretaā, de António GedeĆ£o. Trata-se de uma sequĆŖncia desenvolvida em aulas sĆncronas, estruturada em duas etapas, a primeira focada na compreensĆ£o do poema, a segunda, no relacionamento do poema com outras formas de manifestação artĆstica de e na produção textual como modo de construção de conhecimento, compartilhamento de sentidos e expressĆ£o de mundividĆŖncias pessoais.
- SequĆŖncia de aprendizagem em cursos profissionaisPublication . Carmona, Diana; Alves, Dina; Viegas, Filomena; Sousa, Maria Vitória de; Jorge, NoĆ©mia de OliveiraA ficha pedagógica deste nĆŗmero da Palavras Ć© fruto de trabalho conjunto desenvolvido no contexto da ação de formação āSupervisaĢo em PortugueĢs nos 1.Āŗ, 2.Āŗ e 3Āŗ ciclos do Ensino BaĢsicoā. Esta ação da APP foi realizada na Casa Pia de Lisboa, no inĆcio do ano letivo de 2017/2018, e as sequĆŖncias didĆ”ticas produzidas pelas docentes dos 1.Āŗ, 2.Āŗ e 3.Āŗ ciclos, nos CED com ensino regular, depois dos necessĆ”rios ajustamentos, integraram a secção Fichas Pedagógicas do Ćŗltimo nĆŗmero da Palavras, o n.Āŗ 52-53. Nessa secção, procurou-se reproduzir a maioria dos trabalhos desenvolvidos nos diferentes CED, pelas docentes que tinham participado na ação de formação. Nesse sentido, procedeu-se Ć apresentação integral de trĆŖs sequĆŖncias, as que foram objeto de observação partilhada em sala de aula, e Ć apresentação sumĆ”ria das restantes cinco sequĆŖncias produzidas.
- A deixis como ferramenta de anĆ”lise do texto literĆ”rioPublication . Jorge, NoĆ©mia de Oliveira; Viegas, Filomena; Clemente, Lurdes; CastelĆ£o, Maria Manuela; Almeida, Paulo Duarte deApresentamos, neste texto, uma breve reflexĆ£o sobre a forma como a deixis pode ser encarada nĆ£o (apenas) como mero conteĆŗdo gramatical a abordar explicitamente nas aulas de PortuguĆŖs do 11.Āŗ ano de escolaridade, mas tambĆ©m como āferramentaā a ser colocada ao serviƧo da anĆ”lise de textos literĆ”rios contribuindo para o desenvolvimento da competĆŖncia de leitura literĆ”ria1. Assim, num primeiro momento faremos um breve enquadramento teórico do fenómeno da deixis. De seguida, evidenciaremos as potencialidades didĆ”ticas desta noção teórica, recorrendo, como exemplo, ao soneto camoniano āTanto de meu estado me acho incertoā.
- A sĆntese como gĆ©nero escolar transdisciplinarPublication . Jorge, NoĆ©mia de OliveiraA sĆntese Ć© um gĆ©nero textual cujo domĆnio se revela fundamental para o desempenho de tarefas socioprofissionais e acadĆ©micas. A sua apropriação nĆ£o Ć© feita de forma espontĆ¢nea, mas decorre essencialmente da aprendizagem formal, em contexto escolar, sobretudo no ensino secundĆ”rio, nomeadamente na disciplina de PortuguĆŖs. Neste artigo apresenta-se uma reflexĆ£o sobre a didatização do gĆ©nero textual sĆntese, focando-se o funcionamento social do gĆ©nero e a sua transposição didĆ”tica nos programas curriculares do ensino secundĆ”rio e em manuais escolares de PortuguĆŖs. Por fim, apresentar-se-Ć£o algumas propostas de didatização do gĆ©nero, assentes em trĆŖs pilares: observação/anĆ”lise de textos autĆŖnticos; produção textual regulada pelas caracterĆsticas do gĆ©nero; reflexĆ£o metalinguĆstica.
- Autores, textos e modos literĆ”rios nos programas curriculares e nas provas de avaliação externa - que relação?Publication . LeitĆ£o, M. A.; Jorge, NoĆ©mia de OliveiraApresenta-se, neste artigo, uma reflexĆ£o sobre a representatividade de autores, textos e modos literĆ”rios nas provas de avaliação externa de PortuguĆŖs de 2.Āŗ e 3.Āŗ CEB realizadas entre 2009 e 2021 e nos documentos curriculares por que as mesmas se regeram. Assim, depois de contextualizada a relação entre textos literĆ”rios, avaliação externa e programas curriculares, analisa-se a presenƧa (vs. ausĆŖncia) e o predomĆnio (vs. esquecimento) de autores, expressƵes de literatura (portuguesa, de lĆngua portuguesa, estrangeira) e modos literĆ”rios (narrativo, lĆrico, dramĆ”tico) nos dois tipos de documentos, estabelecendo-se relaƧƵes com fenómenos como o pluricentrismo da lĆngua portuguesa e com a interculturalidade que caracteriza, cada vez mais, o sistema de ensino portuguĆŖs.
- Funcionamento e potencialidades do percurso didĆ”tico enquanto dispositivo de ensino da leitura e da escrita: o gĆ©nero entrevista no 3.Āŗ ano de escolaridadePublication . Jorge, NoĆ©mia de Oliveira; Marques, J.; Bastos, S.Neste artigo pretendemos apresentar um dispositivo didĆ”tico orientado para o ensino de gĆ©neros textuais: o percurso didĆ”tico (AUTOR1, 2019; AUTOR1, GONĆALVES & COUTINHO, 2022). Concebido no programa de trabalhos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1997), este dispositivo inspira-se na sequĆŖncia didĆ”tica (DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEUWLY, 2004) e na sequĆŖncia de ensino (PEREIRA & CARDOSO, 2013; PEREIRA, CARDOSO & GRAĆA, 2013). Depois de explicitarmos os contornos conceptuais do percurso didĆ”tico, apresentaremos os resultados de uma investigação desenvolvida em torno deste dispositivo de ensino, em Portugal, no 1.Āŗ Ciclo do Ensino BĆ”sico em Portugal (3.Āŗ ano de escolaridade), em 2022, com enfoque no gĆ©nero entrevista (impressa, destinada ao pĆŗblico infantojuvenil). Ao longo do artigo, daremos conta das trĆŖs etapas que nortearam a investigação: i) descrição prĆ©via do gĆ©nero a focar (com base na revisĆ£o de literatura e na anĆ”lise das prĆ”ticas sociais de referĆŖncia); ii) relato da experiĆŖncia didĆ”tica realizada (com recurso Ć observação participante, em contexto de investigação sobre a própria prĆ”tica ā PONTE, 2002); iii) anĆ”lise da entrevista produzida coletivamente pelos alunos, no momento final do percurso didĆ”tico, tendo em conta trĆŖs dimensƵes de anĆ”lise: temĆ”tico-estrutural, linguĆstica, grĆ”fica. Esperamos, assim, nĆ£o apenas ilustrar o funcionamento do percurso didĆ”tico, como tambĆ©m evidenciar as potencialidades deste dispositivo de ensino-aprendizagem, sobretudo a dois nĆveis: compreensĆ£o e produção de textos e de gĆ©neros textuais; atividade metalinguĆstica.
- PrÔticas Textuais 17/18 - Um exemplo de apropriação de géneros textuais no Ensino SuperiorPublication . Jorge, Noémia de Oliveira; Coutinho, A.; Fidalgo, M.; Rosa, R.; Caels, Fausto; Barbeiro, L.; Santos, J.