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  • Duvidário: 100 dúvidas da Língua Portuguesa
    Publication . Ferreira, Paula Cristina; Jorge, Noémia
    O Duvidário: 100 dúvidas da língua portuguesa é um e‐book que resulta de um projeto que surgiu no início do ano académico 2020‐2021 para dar resposta às dúvidas que os estudantes de 1.º ano, dos cursos de Serviço Social (2020) e de Educação Básica (2019 e 2020), da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria, sentiam.
  • Afinal, o que é uma apresentação oral?
    Publication . Jorge, Noémia de Oliveira; Carreira, Inês
    A apresentação oral é um género de texto que, pode convocar outros géneros textuais (por exemplo, a síntese, a apreciação crítica ou o texto de opinião…), e implicar a ativação de diferentes capacidades de linguagem (narrar, argumentar, expor…), no âmbito do “oral formal”. Depois de sintetizarmos as principais características da apresentação oral (a nível temático-estrutural, linguístico e extralinguístico), apresentamos uma proposta de modelo didático deste género, destinada ao 5.º ano de escolaridade e orientada para o desenvolvimento de três capacidades de linguagem distintas, no âmbito da disciplina de Português: exposição, reconto e tomada de posição (cf. Aprendizagens Essenciais de Português – 5.º ano).
  • O funcionamento discursivo dos textos de contracapa da "Coleção Vampiro"
    Publication . Jorge, Noémia de Oliveira
    The present article presents a comprehensive study on the discursive functioning of the detective novels back cover texts of the Coleção Vampiro (CV), published every month in Portugal between 1947 and 2008. From a descriptive and linguistic perspective which assumes the discourse types (Bronckart 1997, 2008) as a category of analysis, they are analysed the back cover texts of 104 volumes from the CV (14,6% of the collection), adopting a mixed methodology which integrates both quantitative and qualitative methods. It is concluded that, in the first part of the collection, the book cover texts present a predominantly expositive dimension as well as a strong implication of both the speaker and the receiver, which contributes to the dissemination and popularization of the detective novel genre. In the second part, the texts present a predominantly narrative dimension and they are marked by the erasure of the speaker and the receiver, corresponding almost entirely to the synopsis of the detective novel in question
  • Ler e apreciar um texto poético: relato de uma experiência de E@D no 2.º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Jorge, Noémia de Oliveira; Sousa, Maria Vitória de; Viegas, Filomena
    Apresenta-se, neste artigo, o relato de uma experiência de Ensino realizada com uma turma de 6.º ano de escolaridade (2.º Ciclo do Ensino Básico), centrada na leitura e apreciação do texto poético “Lágrima de preta”, de António Gedeão. Trata-se de uma sequência desenvolvida em aulas síncronas, estruturada em duas etapas, a primeira focada na compreensão do poema, a segunda, no relacionamento do poema com outras formas de manifestação artística de e na produção textual como modo de construção de conhecimento, compartilhamento de sentidos e expressão de mundividências pessoais.
  • Sequência de aprendizagem em cursos profissionais
    Publication . Carmona, Diana; Alves, Dina; Viegas, Filomena; Sousa, Maria Vitória de; Jorge, Noémia de Oliveira
    A ficha pedagógica deste número da Palavras é fruto de trabalho conjunto desenvolvido no contexto da ação de formação “Supervisão em Português nos 1.º, 2.º e 3º ciclos do Ensino Básico”. Esta ação da APP foi realizada na Casa Pia de Lisboa, no início do ano letivo de 2017/2018, e as sequências didáticas produzidas pelas docentes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, nos CED com ensino regular, depois dos necessários ajustamentos, integraram a secção Fichas Pedagógicas do último número da Palavras, o n.º 52-53. Nessa secção, procurou-se reproduzir a maioria dos trabalhos desenvolvidos nos diferentes CED, pelas docentes que tinham participado na ação de formação. Nesse sentido, procedeu-se à apresentação integral de três sequências, as que foram objeto de observação partilhada em sala de aula, e à apresentação sumária das restantes cinco sequências produzidas.
  • A deixis como ferramenta de análise do texto literário
    Publication . Jorge, Noémia de Oliveira; Viegas, Filomena; Clemente, Lurdes; Castelão, Maria Manuela; Almeida, Paulo Duarte de
    Apresentamos, neste texto, uma breve reflexão sobre a forma como a deixis pode ser encarada não (apenas) como mero conteúdo gramatical a abordar explicitamente nas aulas de Português do 11.º ano de escolaridade, mas também como “ferramenta” a ser colocada ao serviço da análise de textos literários contribuindo para o desenvolvimento da competência de leitura literária1. Assim, num primeiro momento faremos um breve enquadramento teórico do fenómeno da deixis. De seguida, evidenciaremos as potencialidades didáticas desta noção teórica, recorrendo, como exemplo, ao soneto camoniano “Tanto de meu estado me acho incerto”.
  • A síntese como género escolar transdisciplinar
    Publication . Jorge, Noémia de Oliveira
    A síntese é um género textual cujo domínio se revela fundamental para o desempenho de tarefas socioprofissionais e académicas. A sua apropriação não é feita de forma espontânea, mas decorre essencialmente da aprendizagem formal, em contexto escolar, sobretudo no ensino secundário, nomeadamente na disciplina de Português. Neste artigo apresenta-se uma reflexão sobre a didatização do género textual síntese, focando-se o funcionamento social do género e a sua transposição didática nos programas curriculares do ensino secundário e em manuais escolares de Português. Por fim, apresentar-se-ão algumas propostas de didatização do género, assentes em três pilares: observação/análise de textos autênticos; produção textual regulada pelas características do género; reflexão metalinguística.
  • Autores, textos e modos literários nos programas curriculares e nas provas de avaliação externa - que relação?
    Publication . Leitão, M. A.; Jorge, Noémia de Oliveira
    Apresenta-se, neste artigo, uma reflexão sobre a representatividade de autores, textos e modos literários nas provas de avaliação externa de Português de 2.º e 3.º CEB realizadas entre 2009 e 2021 e nos documentos curriculares por que as mesmas se regeram. Assim, depois de contextualizada a relação entre textos literários, avaliação externa e programas curriculares, analisa-se a presença (vs. ausência) e o predomínio (vs. esquecimento) de autores, expressões de literatura (portuguesa, de língua portuguesa, estrangeira) e modos literários (narrativo, lírico, dramático) nos dois tipos de documentos, estabelecendo-se relações com fenómenos como o pluricentrismo da língua portuguesa e com a interculturalidade que caracteriza, cada vez mais, o sistema de ensino português.
  • Funcionamento e potencialidades do percurso didático enquanto dispositivo de ensino da leitura e da escrita: o género entrevista no 3.º ano de escolaridade
    Publication . Jorge, Noémia de Oliveira; Marques, J.; Bastos, S.
    Neste artigo pretendemos apresentar um dispositivo didático orientado para o ensino de géneros textuais: o percurso didático (AUTOR1, 2019; AUTOR1, GONÇALVES & COUTINHO, 2022). Concebido no programa de trabalhos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1997), este dispositivo inspira-se na sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEUWLY, 2004) e na sequência de ensino (PEREIRA & CARDOSO, 2013; PEREIRA, CARDOSO & GRAÇA, 2013). Depois de explicitarmos os contornos conceptuais do percurso didático, apresentaremos os resultados de uma investigação desenvolvida em torno deste dispositivo de ensino, em Portugal, no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal (3.º ano de escolaridade), em 2022, com enfoque no género entrevista (impressa, destinada ao público infantojuvenil). Ao longo do artigo, daremos conta das três etapas que nortearam a investigação: i) descrição prévia do género a focar (com base na revisão de literatura e na análise das práticas sociais de referência); ii) relato da experiência didática realizada (com recurso à observação participante, em contexto de investigação sobre a própria prática – PONTE, 2002); iii) análise da entrevista produzida coletivamente pelos alunos, no momento final do percurso didático, tendo em conta três dimensões de análise: temático-estrutural, linguística, gráfica. Esperamos, assim, não apenas ilustrar o funcionamento do percurso didático, como também evidenciar as potencialidades deste dispositivo de ensino-aprendizagem, sobretudo a dois níveis: compreensão e produção de textos e de géneros textuais; atividade metalinguística.
  • Práticas Textuais 17/18 - Um exemplo de apropriação de géneros textuais no Ensino Superior
    Publication . Jorge, Noémia de Oliveira; Coutinho, A.; Fidalgo, M.; Rosa, R.; Caels, Fausto; Barbeiro, L.; Santos, J.