Browsing by Issue Date, starting with "2025-06-24"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio: Marketing Digital no Turismo de Surf - O caso da Cliff Surf HousePublication . Alves, Raquel Santos; Barroso, Célia Maria Ramos Serra Reis; Rafael, Célia Maria Conceição SalmimO presente relatório de estágio tem como principal objetivo analisar as estratégias de marketing digital aplicadas na Cliff Surf House, um alojamento especializado em turismo de surf localizado em Santa Cruz. Com o crescimento do turismo de surf em Portugal e a sua importância para o desenvolvimento económico das regiões costeias, torna-se indispensável perceber de que forma as estratégias digitais podem influenciar a captação e fidelização de clientes. Através da análise da presença digital da empresa, o presente estudo avalia o impacto das redes sociais, plataformas de reservas e outras formas de comunicação no desempenho comercial do alojamento. A metodologia utilizada incluiu a recolha e análise de dados provenientes de plataformas digitais, a identificação do perfil de clientes e a análise das ações promocionais implementadas focadas na notoriedade da marca. Os resultados obtidos revelam que a empresa tem uma presença digital consolidada junto do público alemão. Contudo, enfrenta desafios na diversificação do mercado e na mitigação da sazonalidade. Assim, são propostas estratégias inovadoras que incluem a otimização da comunicação digital, o reforço do marketing de influência e a expansão para novos mercados internacionais. Este estudo evidencia a importância do marketing digital no setor do turismo de surf e apresenta recomendações práticas que irão permitir que a Cliff Surf House melhore o seu posicionamento e competitividade no mercado global.
- Contribuição do Design para perceber e melhorar a experiência dos Cuidadores Informais de pessoas com DemênciaPublication . Sousa, Tatiana Patrícia Gonçalves; Ferreira, Elga Patrícia Maximiano; Lima, Cláudia Raquel Marques Martins deDe acordo com a Organização Mundial de Saúde, em 2021, estimava-se que, em todo o mundo, havia mais de 55 milhões de pessoas a viver com demência. Referindo ainda que se previa que esse número aumente para 78 milhões de pessoas em 2030 e para 139 milhões em 2050. Especialistas indicam que o número de casos pode aumentar significativamente devido ao envelhecimento da população e ao crescimento de fatores de risco associados às doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. A demência é considerada uma síndrome complexa associada às populações idosas, sendo progressiva e levando, em última instância, à morte. Esta caracteriza-se por distúrbios em várias funções, incluindo a memória, a cognição, a orientação, a compreensão, a linguagem, a capacidade de aprendizagem e de julgamento. A presente investigação tem como objetivo compreender a experiência dos cuidadores informais de pessoas com Demência. Identificar as dificuldades que estes cuidadores experienciam no cuidado quotidiano e as estratégias utilizadas. As metodologias utilizadas baseiam-se na aplicação de métodos qualitativos, incluindo observações de campo no centro de dia da entidade envolvida no estudo, na residência do paciente, bem como entrevistas com cuidadores e profissionais de saúde. O objetivo é identificar e reunir um conjunto de necessidades e estratégias para apoiar os cuidadores informais na prestação de cuidados a pessoas com demência e orientar os designers em futuras intervenções de design, com o intuito de auxiliar estes cuidadores.
- Projeto Lifting Wells.pt - Design Digital para a Saúde e Bem-EstarPublication . Gaudêncio, Ana do Mar Libório; Ferreira, Elga Patrícia Maximiano; Soares Dos Santos, EstêvãoEste documento ilustra a forma como apliquei as competências adquiridas ao longo do Mestrado em Design para a Saúde e Bem-Estar num contexto profissional. Durante o meu estágio, participei no projeto prático intitulado de Lifting Wells.pt e pude colaborar com a Wells, uma marca de retalho do Grupo Sonae focada em saúde, bem-estar e beleza. O panorama digital é complexo e composto por um público mais exigente, assim sendo, as empresas têm de encontrar formas de promover uma experiência de utilizador única. A informação deve ser transmitida de forma clara, direta, atrativa e através de uma navegação intuitiva. É essencial que a comunicação digital seja eficaz, inovadora e que proporcione aos utilizadores uma experiência positiva. Ao reconhecer o impacto profundo da comunicação digital na perceção e experiência do utilizador, o objetivo principal do projeto Lifting Wells.pt foi melhorar a estratégia de comunicação digital da marca. Para tal, realizei uma análise exaustiva do mercado da saúde, bem-estar e beleza, o que me permitiu desenvolver soluções fundamentadas com vista a melhorar a presença digital do website da Wells.
- Exploring the Association between Health Literacy and Diabetes Risk in Adults: Insights from a Pilot Study in LeiriaPublication . Batalha, Maria João; Gabriel, Tiago; Alves, Bartolomeu; Soledade, Ana; Passadouro, Rui; Dias, Sara SimõesIntroduction: Low levels of health literacy (HL) are related to behaviors that increase the risk of developing type 2 diabetes (T2D). However, in Europe, there is still little knowledge about this relationship, and whether improving HL could be an effective strategy for preventing the disease. Therefore, this study aims to measure the association between HL and the risk of developing T2D in adults living in the municipality of Leiria. Methods: Data from the Longitudinal Health Literacy Study of the Municipality of Leiria were used. The sample (pilot study) consists of 175 individuals aged 18 or over. The Finnish Diabetes Risk Score was used to determine an individual’s risk of developing T2D. The short version of the European Health Literacy Questionnaire was applied to assess participants’ HL levels. Descriptive statistics were calculated to describe participants’ sociodemographic characteristics (sex, age, education, and monthly income). The analysis of the relationship between the level of HL and FINDRISC score was performed using a multivariate linear analysis. The analysis was conducted in three nested Received: June 28, 2024 Accepted: March 24, 2025 Published online: June 24, 2025 c statistical models, and adjusted for age, sex, and educational level. Results: According to the FINDRISC, 35.7% of respondents have a low risk, 26.8% a slightly moderate risk, 8.3% a moderate risk, 24.2% a high risk, and 5.1% a very high risk of developing T2D diabetes in the next 10 years. In the statistical model adjusted for age, sex, and education, individuals with inadequate levels of HL presented an average of 4.62 points more on the FINDRISC scale than individuals with excellent levels of HL (95% confidence interval: 0.558–8.677). Discussion/ Conclusion: The risk of developing T2D is increased in people with lower levels of HL. It is important to invest in public health programs that empower citizens with knowledge to better manage their health.
