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ESECS - Revista de Investigação em Educação e Ciências Sociais (RIECS)

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Recent Submissions

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  • A relação com a família: uma experiência em contexto de Jardim-de-Infância
    Publication . Abel, Ana Paula; Lopes Correia, Sónia Cristina; Dias, Isabel Simões
    Adotando uma metodologia qualitativa, o presente estudo apresenta as aprendizagens que as crianças realizaram com a participação de um familiar (pai de uma das crianças do grupo) no projeto “Os Faróis”, realizado com 22 crianças (com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos) de um Jardim-de-Infância da rede pública da zona centro de Portugal. Os dados dos registos pictóricos realizados pelas crianças foram sujeitos a uma análise de conteúdo que revelou que as crianças, com a participação da figura parental, aprenderam sobre as caraterísticas e funcionalidades dos faróis. Estes dados corroboram o papel da relação escola-família no processo de aprendizagem das crianças em Educação Pré-Escolar e sustentam a pertinência do trabalho colaborativo numa lógica de metodologia de trabalho de projeto.
  • Clubes de leitura: construção e conquista de leitores
    Publication . Barbeiro, Luís Filipe; Gamboa, Maria José
    Assumida como um desafio das sociedades contemporâneas, a construção de leitores não pode circunscrever-se à esfera da aprendizagem curricular e ao tempo da escolaridade. Este desafio coloca a questão de saber o que a escola poderá fazer para ajudar os jovens estudantes, com experiências leitoras diversificadas, a tornarem-se e a permanecerem leitores e leitoras ao longo do seu ciclo vital. Conhecer as práticas de leitura dos alunos é um ponto de partida. (Re) pensar as potencialidades dos clubes de leitura enquanto lugares de construção e de conquista de (não)leitores poderá revelar meios para alcançar esse desafio. Este artigo apresenta alguns elementos de um estudo, realizado no âmbito do projeto Lectibe (Lectores Ibéricos - Clubes de Lectura), que baseou a sua estratégia para a construção de leitores nos clubes de leitura. Os dados obtidos por meio de um inquérito por questionário, aplicado aos participantes, jovens estudantes espanhóis e portugueses do ensino secundário, revelam os clubes de leitura como uma iniciativa que obteve a adesão e o envolvimento de estudantes com diferentes perfis de relação com a leitura. Aí se encontram aqueles jovens que já têm uma relação positiva com a leitura, mas também os que apresentam um perfil tendencialmente mais afastado de práticas e de fruição leitoras. Nessa diversidade, reside uma enorme potencialidade dos clubes de leitura: a conquista para a leitura como parte integrante de um projeto de vida.
  • Uma profissionalidade reclamada no 1º ciclo do ensino básico
    Publication . Pimenta, Paulo; Pereira, Fátima
    O estudo decorre de um processo de reflexão crítica dos seus autores sobre as reconfigurações que ocorrem na profissionalidade docente, num contexto de modernidade tardia. Utilizando como material empírico reflexões individuais escritas e discursos orais produzidos em grupo no desenvolvimento de um conjunto de sessões de reflexão sobre a prática, envolvendo professoras do 1º ciclo do ensino básico (CEB) num agrupamento de escolas, orientadas por um dos investigadores, os autores tentam compreender quais os sentidos que a autonomia profissional está a tomar e como se está a reconfigurar o papel do profissional reflexivo. Na interpretação de dados ficou patente que as professoras refletem sobre diversos temas e problemas para resolver situações que estão muitas vezes relacionadas com uma racionalidade técnica. No entanto, a reflexão é usada igualmente em situações que envolvem preocupações pedagógicas, éticas, culturais e de desenvolvimento pessoal, fundadas na sua prática pedagógica, e que legitimam opiniões marcadas sobre as mais diversas temáticas. Como conclusão fica patente que o grupo profissional dos professores do 1.º CEB poderá assumir-se como agência através das suas reflexões fundadas no calor da prática e que lhe conferem uma identidade própria, rejeitando os discursos sobre eles, passando eles próprios a ser os portadores da sua própria narração, tendo em vista uma oportunidade de mudança.
  • Cultura e Estratégias de Aprendizagem das Línguas: Aprendentes Chineses e Portugueses
    Publication . Gang, Liu
    O presente estudo visa refletir, à luz das teorias das estratégias de aprendizagem e das diferenças culturais, sobre o papel da cultura na aprendizagem das línguas estrangeiras, nomeadamente no que diz respeito ao emprego das estratégias de aprendizagem por influência de fatores culturais. Para este objetivo, foram recolhidos e analisados, através de questionário por inquérito, dados de dois grupos de amostra, constituídos respetivamente por aprendentes falantes de língua materna chinesa que estudam português e aprendentes falantes de língua materna portuguesa que estudam chinês. Com base nestes resultados, foram discutidos os seus significados nas aulas de língua estrangeira.
  • O papel crucial da leitura e do processamento da informação na resolução de problemas de matemática
    Publication . Correia, Deolinda Varela
    Estudos empíricos sobre leitura e compreensão de problemas verbais de matemática permitiram evidenciar, através da análise do desempenho de sujeitos com diferentes níveis de instrução (4º, 6º e 9º anos de escolaridade), que as dificuldades na resolução de problemas não residem apenas ou exclusivamente nas estratégias e nos procedimentos de resolução, ainda que estes assumam um papel relevante, mas no processamento da informação e na compreensão dos enunciados com características discursivas e estruturais distintas e na relação do resultado dessa compreensão com os restantes processos de resolução. A extensão dos enunciados textuais, as propriedades dos constituintes frásicos e a diversidade de sistemas semióticos (a língua natural, as escritas algébricas e formais, as figuras geométricas, as representações gráficas e as ilustrações) presentes nos problemas implicam a mobilização de mais recursos cognitivos e, portanto, uma maior sobrecarga na memória de trabalho que resulta em custos mais elevados do processamento da informação com impacto na compreensão e, consequentemente, no planeamento e na execução das restantes etapas de resolução.