Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A relação com a família: uma experiência em contexto de Jardim-de-Infância

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Adotando uma metodologia qualitativa, o presente estudo apresenta as aprendizagens que as crianças realizaram com a participação de um familiar (pai de uma das crianças do grupo) no projeto “Os Faróis”, realizado com 22 crianças (com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos) de um Jardim-de-Infância da rede pública da zona centro de Portugal. Os dados dos registos pictóricos realizados pelas crianças foram sujeitos a uma análise de conteúdo que revelou que as crianças, com a participação da figura parental, aprenderam sobre as caraterísticas e funcionalidades dos faróis. Estes dados corroboram o papel da relação escola-família no processo de aprendizagem das crianças em Educação Pré-Escolar e sustentam a pertinência do trabalho colaborativo numa lógica de metodologia de trabalho de projeto.

Description

Keywords

Educação de infância Metodologia de trabalho de projeto Relação escola-família

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

CC License

Altmetrics