| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 324.17 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Adotando uma metodologia qualitativa, o presente estudo apresenta
as aprendizagens que as crianças realizaram com a participação de um
familiar (pai de uma das crianças do grupo) no projeto “Os Faróis”, realizado
com 22 crianças (com idades compreendidas entre os 5 e os 6
anos) de um Jardim-de-Infância da rede pública da zona centro de Portugal.
Os dados dos registos pictóricos realizados pelas crianças foram
sujeitos a uma análise de conteúdo que revelou que as crianças, com a
participação da figura parental, aprenderam sobre as caraterísticas e
funcionalidades dos faróis. Estes dados corroboram o papel da relação
escola-família no processo de aprendizagem das crianças em Educação
Pré-Escolar e sustentam a pertinência do trabalho colaborativo numa
lógica de metodologia de trabalho de projeto.
Description
Keywords
Educação de infância Metodologia de trabalho de projeto Relação escola-família
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
