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Authors
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Abstract(s)
Estudos empíricos sobre leitura e compreensão de problemas verbais de
matemática permitiram evidenciar, através da análise do desempenho de
sujeitos com diferentes níveis de instrução (4º, 6º e 9º anos de escolaridade),
que as dificuldades na resolução de problemas não residem apenas
ou exclusivamente nas estratégias e nos procedimentos de resolução,
ainda que estes assumam um papel relevante, mas no processamento da
informação e na compreensão dos enunciados com características discursivas
e estruturais distintas e na relação do resultado dessa compreensão
com os restantes processos de resolução.
A extensão dos enunciados textuais, as propriedades dos constituintes
frásicos e a diversidade de sistemas semióticos (a língua natural, as
escritas algébricas e formais, as figuras geométricas, as representações
gráficas e as ilustrações) presentes nos problemas implicam a mobilização
de mais recursos cognitivos e, portanto, uma maior sobrecarga na
memória de trabalho que resulta em custos mais elevados do processamento
da informação com impacto na compreensão e, consequentemente,
no planeamento e na execução das restantes etapas de resolução.
Description
Keywords
Problemas de matemática Compreensão da leitura Processamento da informação Memória de trabalho
Pedagogical Context
Citation
Correia, D. V. (2016). O papel crucial da leitura e do processamento da informação na resolução de problemas de matemática. Revista de Investigação em Educação e Ciências Sociais, 1, 9-35.
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
