| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 209.03 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O estudo decorre de um processo de reflexão crítica dos seus autores sobre
as reconfigurações que ocorrem na profissionalidade docente, num
contexto de modernidade tardia.
Utilizando como material empírico reflexões individuais escritas e discursos
orais produzidos em grupo no desenvolvimento de um conjunto
de sessões de reflexão sobre a prática, envolvendo professoras do 1º ciclo
do ensino básico (CEB) num agrupamento de escolas, orientadas por
um dos investigadores, os autores tentam compreender quais os sentidos
que a autonomia profissional está a tomar e como se está a reconfigurar o
papel do profissional reflexivo.
Na interpretação de dados ficou patente que as professoras refletem
sobre diversos temas e problemas para resolver situações que estão
muitas vezes relacionadas com uma racionalidade técnica. No entanto, a
reflexão é usada igualmente em situações que envolvem preocupações
pedagógicas, éticas, culturais e de desenvolvimento pessoal, fundadas na
sua prática pedagógica, e que legitimam opiniões marcadas sobre as mais
diversas temáticas. Como conclusão fica patente que o grupo profissional dos professores
do 1.º CEB poderá assumir-se como agência através das suas reflexões
fundadas no calor da prática e que lhe conferem uma identidade própria,
rejeitando os discursos sobre eles, passando eles próprios a ser os portadores
da sua própria narração, tendo em vista uma oportunidade de
mudança.
Description
Keywords
Reflexão Trabalho colaborativo 1.º CEB
Pedagogical Context
Citation
Correia, D. V. (2016). O papel crucial da leitura e do processamento da informação na resolução de problemas de matemática. Revista de Investigação em Educação e Ciências Sociais, 1, 9-35.
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
