Repository logo
 

ESSLei - Outros documentos

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 152
  • Investigação em Enfermagem (caderno de exercícios)
    Publication . Frade, João
    Este manual é elaborado no âmbito da unidade de investigação em enfermagem para as turmas do curso de mestrado de enfermagem comunitária área de enfermagem de saúde familiar e para as turmas do curso de mestrado de enfermagem comunitária área de enfermagem de saúde comunitária e saúde pública da Escola superior de Saúde do Insti-tuto Politécnico de Leiria no sentido de apoiar o estudo dos estudantes nos conteúdos lecionados em aulas teóricas e teórico-práticas. O seu principal objetivo é sistematizar conhecimentos e facilitar a elaboração do protocolo do projeto de investigação que será fundamental para a consecução do relatório/dissertação/projeto final de curso. O caderno é composto por exercícios práticos a que o estudante deverá saber res-ponder no final dos conteúdos lecionados no sentido de dar cumprimento aos objetivos da Unidade Curricular.
  • Manual de Educação Clínica - Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional
    Publication . Gomes, Maria Dulce
    O presente Manual de Apoio à EC tem por objetivo a clarificação dos pressupostos para a orientação, supervisão e avaliação, visando a uniformização de procedimentos e procurando ser um instrumento de utilidade para todos os envolvidos neste processo. Encontra-se organizado por capítulos que remetem para os aspetos formais e comuns a todas as UC de EC, bem como as especificidades relativas a cada uma, salvaguardando que cada OC pode e deve proceder às adaptações consideradas necessárias para a promoção de aprendizagens significativas no âmbito do seu contexto de prática profissional.
  • Turismo inclusivo: A experiência Turística e a Terapêutica na Demência
    Publication . Rosa, Marlene; Martins, Rui; Silva, Emanuel
    [Introdução] Numa era marcada por desafios sem precedentes, a demência emerge como uma pandemia silenciosa, transpondo barreiras e convocando a necessidade de iniciar uma jornada por entendimento e respostas. Não limitada a fronteiras geográficas ou sociais, esta condição afeta uma parcela substancial da população mundial, sendo cada vez mais reconhecida como uma crise de saúde pública que exige uma resposta coordenada e compassiva. [Conclusão] Este guia foi meticulosamente concebido para fornecer orientações específicas e valiosas a diversos grupos que interagem com pessoas que vivem com demência, permitindo planear e realizar viagens seguras e confortáveis, e garantindo que as experiências turísticas sejam acessíveis e enriquecedoras para todos.
  • Inteligência Emocional: precisa-se no Sistema Educativo!
    Publication . Vidal-Barrantes, Francisco-Javier
    Educar a Inteligência Emocional (IE) dos estudantes tornou-se uma tarefa necessária no atual contexto educativo, e a maior parte dos docentes considera primordial o domínio destas competências para o adequado desenvolvimento socioemocional dos alunos. Este artigo pretende refletir sobre esta realidade.
  • Competências do Terapeuta Ocupacional em Cuidados Paliativos
    Publication . Costa, Ana Patrícia; Roldão, Elisabete J. C.; Vidal-Barrantes, Francisco-Javier; Brito, Inês; Cândido, Thais
    Com este documento o Grupo de Interesse em Cuidados Paliativos e Terapia Ocupacional pretende sistematizar as competências gerais do terapeuta ocupacional a exercer funções na área dos Cuidados Paliativos, tendo como referência de base as competências do terapeuta ocupacional, resultantes do Tunning Project. Este documento não altera a necessidade das competências de base para o terapeuta ocupacional vindo, sim, acrescer a estas, competências específicas para a prática profissional de excelência da Terapia Ocupacional em Cuidados Paliativos, nos diversos níveis da intervenção.
  • Recurso Pedagógico I - Exemplo de programa de intervenção em comportamentos aditivos em contexto escolar – Nicotina
    Publication . Vidal-Barrantes, Francisco-Javier
    A Unidade Curricular Optativa de “Programas de Intervenção em Comportamentos Aditivos”, visa a aquisição de conhecimentos gerais no âmbito dos comportamentos aditivos, de forma o aluno integrar conceitos específicos, estratégias e ferramentas para a elaboração de planos de intervenção preventivos, em contexto comunitário, com base na evidência científica atual. Neste primeiro recurso pedagógico, apresenta-se o exemplo de um programa fictício de Intervenção em Comportamentos Aditivos (nicotina), a implementar junto de alunos do Ensino Secundário.
  • Recurso Pedagógico II - Exemplo de programa de intervenção em comportamentos aditivos em contexto escolar – Cocaína
    Publication . Vidal-Barrantes, Francisco-Javier
    A Unidade Curricular Optativa de “Programas de Intervenção em Comportamentos Aditivos”, visa a aquisição de conhecimentos gerais no âmbito dos comportamentos aditivos, de forma o aluno integrar conceitos específicos, estratégias e ferramentas para a elaboração de planos de intervenção preventivos, em contexto comunitário, com base na evidência científica atual. Neste segundo recurso pedagógico para esta Unidade Curricular, apresenta-se o exemplo de um programa fictício de Intervenção em Comportamentos Aditivos (cocaína), a implementar junto de estudantes do Ensino Secundário.
  • Caderno nº 1 - Texto de Apoio à Unidade Curricular de Análise e Adaptação de Atividades III
    Publication . Vidal-Barrantes, Francisco-Javier
    O objetivo fundamental deste primeiro caderno para a UC de Análise e Adaptação de Atividades III, é permitir que o aluno consiga analisar as tarefas e ocupações relacionadas com as diferentes áreas de desempenho ocupacional, tendo em conta as competências de desempenho e os fatores inerentes ao cliente, de forma a identificar e selecionar as atividades e ocupações adaptadas e graduadas, relevantes e significativas, que suportam os objetivos da intervenção. Desta forma, apresenta-se um exemplo de programa de intervenção no âmbito da estimulação sensorial e cognitiva para idosos, com o objetivo de aplicar os conteúdos teórico-práticos integrados em contexto de sala. No entanto, caso o aluno pretender utilizar este Caderno nº 1, deverá realizar as adaptações pertinentes, conforme avaliação prévia efetuada aos clientes ou potenciais utilizadores.
  • Caderno nº 1 - Texto de Apoio à Unidade Curricular de Análise e Adaptação de Atividades II
    Publication . Vidal-Barrantes, Francisco-Javier
    O objetivo fundamental deste caderno, para a UC de Análise e Adaptação de Atividades II, é permitir que o aluno consiga analisar as tarefas e ocupações relacionadas com as diferentes áreas de desempenho ocupacional, tendo em conta as competências de desempenho e os fatores inerentes ao cliente, de forma a identificar e selecionar as atividades e ocupações adaptadas e graduadas, relevantes e significativas, que suportam os objetivos da intervenção. Este Caderno nº 1 está direcionado para intervir junto de pessoas com moderado grau de incapacidade psicossocial por doença mental grave e estabilizados clinicamente. O programa apresentado deverá ser aplicado após uma adequada contextualização da intervenção clínica. Pretende-se, desta forma, favorecer o processo de recuperação, com recurso à intervenção ocupacional no âmbito das Atividades da Vida Diária e, desta forma, facilitar ainda mais a integração comunitária e consequentemente, a qualidade de vida dos participantes.
  • Caderno nº 1 - Texto de Apoio à Unidade Curricular de Terapia Ocupacional em Saúde Mental: Técnicas de Relaxamento
    Publication . Vidal-Barrantes, Francisco-Javier
    Um dos objetivos desta Unidade Curricular passa por selecionar teorias, modelos e métodos de prática que vão ao encontro das necessidades ocupacionais do indivíduo com perturbação mental. Desta forma, as Técnicas de Relaxamento, popularmente utilizadas na intervenção ocupacional no âmbito da Saúde Mental são recursos terapêuticos de extrema importância para permitir o desenvolvimento de competências que suportem a participação ocupacional e, consequentemente, a funcionalidade do indivíduo.