ESSLei - Outros documentos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSLei - Outros documentos by Title
Now showing 1 - 10 of 153
Results Per Page
Sort Options
- Addressing spiritual needs, facilities and barriers in portuguese palliative care: a cross-sectional surveyPublication . Laranjeira, Carlos A.; Querido, Ana IsabelBackground: Spiritual care is an essential component of Palliative Care (PC) and a dimension of holistic care that preserves dignity and helps sick people to find meaning in suffering and in life. The knowledge about its implementation is still scarce in the Portuguese context. This study aimed to evaluate the facilities, barriers and needs for spiritual care in PC. Method: We conducted a descriptive cross-sectional survey of 180 health professionals in the period November 2018 to September 2019 at PC units. The data were collected through an online questionnaire published on social networks, after approval by an Ethics Committee. Sociodemographic and professional data, spiritual beliefs and knowledge about the objectives and purposes of PCs were collected. These were evaluated using an instrument consisting of 26 statements of dichotomous response (true/false). Results: The average age of participants was 42.42 years (SD=11.35), most are female (82.2%), nurses (43.9%), and 70% work in the health field. The total sample has worked on average for 15.67 ± 10.28 years and more than half (58.9%) perform functions in palliative care. Most identify with a religious belief (87.8%), attaching great importance to spiritual/religious conviction (45% of participants). The results suggest that empathy and the therapeutic use of silence (82.2%) are facilitators of spiritual care. The key barriers refer to the lack of expert professionals and the organization of care (36.1%). The results also highlight the need for specific training in the area of spirituality, hope and intervention strategies (53.9%). Conclusion: This study has provided insight into spiritual care in PC in Portugal. Future studies are necessary to investigate the effects of spiritual care more fully, and to develop outcome measurements that appropriately capture the effects of the variety of spiritual care practices.
- Alimentos geneticamente modificados: a engenharia genética no nosso pratoPublication . Gaspar, PedroA Alimentação é um tema que envolve e interessa a todos os seres vivos. No caso dos humanos, e dada a sua racionalidade, este assunto reveste-se de particular importância, uma vez que lhe é reconhecido, de forma inequívoca, um papel determinante na sua sobrevivência, desenvolvimento, saúde e bem-estar. Na década de 60, milhões de pessoas, nomeadamente na China, Índia e Paquistão, estavam em risco de morrer de desnutrição, e foram salvos por uma combinação de herbicidas, adubos e sementes seleccionadas – período que ficou conhecido por Revolução Verde. Actualmente é o recurso à biotecnologia, nomeadamente à engenharia genética, que representa a esperança de que o crescimento da população humana seja acompanhado por um crescimento da produção de alimentos, numa estratégia que alguns consideram como a Revolução Verde II. É neste contexto que surgem os Alimentos Geneticamente Modificados e, entre eles, os Alimentos Transgénicos. Os Alimentos Transgénicos têm sido discutidos num clima de grande paixão e controvérsia, principalmente no que se refere aos aspectos relacionados com a biosegurança, a ética e a política de mercado que os envolve. Com este trabalho não se pretende resumir o estado da arte da transgenia, mas sim focar alguns aspectos relacionados com os riscos para a saúde do homem, que o consumo de Alimentos Transgénicos pode acarretar. Para tal procedeu-se a uma pesquisa de elementos bibliográficos que permitissem enquadrar esta temática numa perspectiva abrangente, e em que fossem abordados aspectos como a necessidade crescente de cada vez mais alimentos e o apontar da engenharia genética como solução, os processos técnicos e científicos que estão subjacentes à criação de uma planta transgénica, e também os motivos pelos quais subsistem tantas dúvidas e resistência aos alimentos transgénicos, numa perspectiva dos riscos para a saúde.
- Análise de Vídeos em Reabilitação PediátricaPublication . Rosa, Marlene Cristina Neves
- Análise e discussão do Código Ético e Deontológico da Ordem dos NutricionistasPublication . Pereira, Cidália
- Atividade física adaptada: Estratégias de intervenção com a deficiênciaPublication . Rosa, Marlene Cristina Neves; Antunes, Raul
- A atuação da Terapia Ocupacional-Exercícios PedagógicosPublication . Pedrosa, Vanda VarelaO presente Manual baseia-se em casos e exercícios adaptados da prática em Terapia Ocupacional, sobretudo num contexto comunitário, adequando-se á realidade e às necessidades do programa de unidade curricular de Terapia Ocupacional III. Os exercícios teórico-práticos, ajustados á realidade local e internacional são um excelente formato tanto para introdução de conteúdos teóricos como o seu ajuste/ligação à prática da Terapia Ocupacional.
- A atuação da Terapia Ocupacional: casos clínicos exemploPublication . Pedrosa, Vanda VarelaNo âmbito do Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional e por conta do processo de acreditação submetido à World Federation of Occupational Therapist (WFOT) é prioritário que se incorpore nas unidades curriculares metodologias de ensino e aprendizagem que apoiem as competências e atitudes dos futuros terapeutas ocupacionais, sobretudo ajustadas à realidade local, mas também internacional. Os casos clínicos, ajustados á realidade local e internacional são um excelente formato tanto para introdução de conteúdos teóricos como o seu ajuste/ligação à prática da Terapia Ocupacional. O presente Manual baseia-se em casos fictícios (adaptados da prática). Estes são adaptados em imagem (mais apelativo ao estudante).
- Avaliação e intervenção em défices de desempenho ocupacional em mulheres com cancro da mamaPublication . Viegas, Cláudia Sofia; Martins, Joana Sofia Arêde Richa; Barosa, Sofia Lisete Carvalho; Jorge, Sara Isabel Barros; Pedrosa, Vanda Cristina Barrocas VarelaO Cancro da Mama (CM) é uma das neoplasias mais diagnosticadas nas mulheres e a segunda causa de morte por cancro. Anualmente, em Portugal, aproximadamente 1500 mulheres morrem com esta patologia e 4500 novos casos de CM engrossam as estatísticas. Estudos a nível mundial, elaborados em 2012, demonstram que Portugal e Espanha têm uma estimativa de incidência e mortalidade de CM semelhantes. Observa-se uma lacuna de informação sobre a atuação da Terapia Ocupacional (TO) em mulheres com CM a nível ibérico, desenvolveu-se um projeto internacional entre a ESSLei, Portugal, e Universidad de Burgos (UBU), Espanha. O projeto assenta numa metodologia descritiva e multicêntrica, com abordagem mista e desenho transversal, que pretende averiguar quais as alterações do Desempenho Ocupacional (DO) em 200 mulheres (100 portuguesas e 100 espanholas) com este diagnóstico há menos de quatro anos, e ausência de outra patologia associada. A recolha de dados concretiza-se através do questionário “Desenvolvimento de instrumento de avaliação das implicações no desempenho ocupacional em mulheres com cancro da mama”, originalmente desenvolvido pela UBU. Em conformidade com o que foi proposto, ficou a cargo da ESSLei a aplicação e análise de dados de 100 questionários preenchidos por mulheres portuguesas com os critérios supracitados, de diferentes pontos do país. Prevê-se que os questionários sejam aplicados até ao final do ano. De momento, temos três questionários preenchidos, averigua-se que a idade, tratamentos efetuados e tempo de diagnóstico é semelhante nas três participantes. Constata-se que, a nível de ocupações, têm mais dificuldades no Descanso e sono, Atividades de Vida Diária (AVD’s) e Atividades de Vida Diária Instrumentais (AVDI’s). Numa fase posterior, é esperado analisar os resultados obtidos no estudo português e estudo espanhol, com intuito de averiguar a presença de uma relação e construir de um instrumento de avaliação na temática para Terapeutas Ocupacionais.
- Avaliação Postural - Manual de apoio à UC de Estudo do Movimento Humano do Curso de Licenciatura em FisioterapiaPublication . Moura, Carla; Cruz, Joana; Alves-Guerreiro, José; Carrão, Luís; Morais, Nuno
- Bioética e Deontologia: Caderno nº 3Publication . Roldão, ElisabeteEste Caderno de Bioética e Deontologia surge assim como texto de apoio e suporte à Unidade Curricular de Bioética e Deontologia, lecionada no Curso de Licenciatura em Terapia Ocupacional, da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria.