CICS.NOVA.IPLeiria - Artigos internacionais com Peer Review
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- Ciência, teoria social contemporânea e educaçãoPublication . Vieira, Ricardo; Vieira, Ana MariaOs modelos científicos vigentes acabam por refletirem sempre nas práticas escolares, nas pedagogias dominantes, na educação. O objetivo principal deste ensaio é correlacionar os paradigmas científicos com os paradigmas pedagógicos e mostrar como, em parte, “somos filhos de Descartes”. Foi com ele que aprendemos o que era a ciência, o método científico, no singular, e a objetividade como valor sagrado da ciência. Foi o seu Discurso do Método que marcou a ciência do século XX e, também, a pedagogia escolar e a educação em geral. Aprendemos a pensar com a cabeça e não com o coração; desumanizamos, desantropomorfizamos a ciência, o que teve efeitos diretos na educação, essencialmente durante toda a primeira metade do século XX. As Ciências da Educação são assim, a nosso ver, no seu início, mais filhas das ciências experimentais e naturais do que das próprias ciências humanas e sociais. De resto, também elas buscavam para si o estatuto de ciências, procurando generalizar o por vezes não generalizável; procurando leis em que imperam a especificidade e a idiossincrasia do humano. Então, o positivismo do século XIX e do início do século XX, que marca as Ciências Sociais e as Ciências da Educação, que se recusam a ser subjetivas, a serem simplesmente humanas, e, logo, não científicas, vigorou e vigora, ainda, na ciência e na educação.
- Identidades, aprendizagem e mediação intercultural: uma análise antropológicaPublication . Vieira, Ana Maria; Vieira, Ricardo
- Usos e abusos do formal e não formal em educaçãoPublication . Vieira, Ana Maria; Vieira, Ricardo
- La educación intercultural bilingüe en la educación superior Argentina: identidades juveniles, diversidad cultural y políticas públicasPublication . Macarena Ossola, María; Vieira, Ricardo
- The inclusion of the other in ourselves: reception and comprehension of refugees in PortugalPublication . Vieira, Ana Maria; Marques, José Carlos; Gomes, Miguel Prata; Vieira, Ricardo
- Migrants’ chances or choices in a sub-protective welfare regime?Publication . Valadas, Carla; Góis, Pedro; Marques, José Carlos LaranjoEven more intensely since the recession, employment conditions deteriorated, and welfare systems continued their reforming processes. Southern European countries saw their labour market situation worsened. Immigrants were one of the social groups more affected by high unemployment, informal and precarious working conditions. The article focuses on the main groups of immigrants in Portugal (Brazilians, Ukrainians and Cape Verdeans). It aims to test if and how, depending on their different forms of insertion into the labour market and relationship with the social protection system, these groups of immigrants coped with massive unemployment and precarious working conditions in different ways. According to the country of origin, weak/strong networks, secure/insecure position at work or personal circumstances, they could either choose to stay, re-emigrate or return to their origin countries. Empirical analysis is based on focus groups with unemployed immigrants, an online survey, and statistical data analysis. Findings suggest that, in a highly segmented labour market, under a weak and fragmented social protection system, the migrants’ individual decision is induced by the social structure, and not so much by individual agency.
- Seleções de leituras extensivas em português feitas por estudantes asiáticosPublication . Nobre, CristinaQuais os livros selecionados pelos estudantes chineses da UC de Leitura Extensiva em Português I, da licenciatura em TIPC-CP, quando as suas competências linguísticas se aproximam do nível A2 de proficiência? Síntese sobre a importância de elementos intertextuais e iconográficos nos contextos multiculturais da educação literária e abertura para uma estética da multidisciplinaridade.
- Children’s use of ICT, family mediation, and social inequalitiesPublication . Diogo, Ana Matias; de Carvalho da Silva, Pedro; Viana, JoanaChildren have increasing access, and at younger ages, to ICT. This results from state policy measures, or from families having progressively provided ICT access to their children, or both of these influences. As a critical approach to the impact of technology in the construction of social change, this paper seeks to understand how children's relationships are built with ICT, and how family background and mediation affects this relationship, within the context of socialisation and a certain position in social space. From two case studies we present results of a multivariate analysis as well as qualitative data. The data suggest that the democratisation of access to ICT, amplified by the wide distribution of a laptop computer to children in elementary schools, has resulted in distinct profiles of use by children. These profiles appear linked to different (academic and digital) family resources and diverse parental involvement concerning these uses (regulation and support).
- Institucionalização de pessoas idosas e adaptação ao quotidiano institucional: qual o papel da animação sociocultural?Publication . Sousa, JennyNum momento em que a institucionalização permanente em estruturas de acolhimento é uma das respostas sociais mais utilizadas pelos indivíduos idosos e suas famílias, pretendeu-se, com este estudo, perceber qual a importância da existência de programas de animação sociocultural e, mais concretamente, do profissional de animação, no que se refere à adaptação dos sujeitos institucionalizados ao quotidiano institucional. De forma mais pragmática, procurou-se perceber se estes dois elementos condicionam a forma como as pessoas idosas institucionalizadas mobilizam respostas adaptativas na (re)composição do seu quotidiano, desde a perspetiva dos próprios sujeitos. Assim, foi desenvolvida uma investigação de carácter qualitativo, com contornos etnográficos, onde se analisaram 15 histórias de vida de indivíduos com mais de 75 anos de idade, residentes a título permanente em estruturas residenciais para idosos, pertencentes ao concelho de Leiria. Os dados apurados revelam que, embora se verifiquem alguns padrões diferenciados na adaptação ao quotidiano institucional, consoante os sujeitos residem em instituições com ou sem projeto de animação sociocultural, a verdadeira condição crítica parece estar na existência, ou não, de técnico de animação sociocultural.
- O contributo da Universidade Sénior de Pombal na promoção do envelhecimento ativo dos seus estudantesPublication . Santos, Virgínia; Lopes, Sara; Lobão, CatarinaIntrodução: O envelhecimento não deve ser encarado como um problema, mas antes como um processo natural, universal e inelutável que ocorre ao longo do ciclo de vida de cada indivíduo. Enquadradas no pilar “aprendizagem ao longo da vida” encontram-se as Universidades Senior, uma resposta socioeducativa que opera num regime informal, ausente de certificações e onde são dinamizadas atividades de cariz social, educativo, cultural e de convívio, para um público com idade a partir dos 50 anos (Jacob 2012). A investigação realizada teve como grande objetivo compreender a importância da Universidade Sénior de Pombal (USP) na vida dos seus estudantes e as mudanças que daí surgiram nos seus quotidianos. Métodos: A opção metodológica assentou numa perspetiva qualitativa ou interpretativa (Coutinho, 2011), tendo a USP sido o estudo de caso escolhido, constituindo o objeto de investigação seis estudantes desta instituição, com idade compreendidas entre os 64 e os 83 anos. Privilegiou-se, como técnicas de recolha de dados, a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada. Resultados: Os dados obtidos permitiram concluir que a USP assume inexoravelmente um papel fundamental na promoção do envelhecimento ativo dos seus estudantes. Devolve um novo significado ao tempo e à própria vida daqueles que viram, através da entrada na reforma, alterados os ritmos dos seus dias. É um espaço que permite transformar vidas de inatividade, solidão ou de isolamento em vidas ativas, cujo desempenho de novos papéis, estudante e/ou docente, lhes trouxe sentimentos de maior utilidade, autorrealização e ainda uma maior valorização e desenvolvimento pessoal.