Browsing by Issue Date, starting with "2024-08-22"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Educar para os direitos humanos: uma vivência de intervenção socioeducativa e artística entre paresPublication . Sousa, Jenny Gil; Madureira, Cristiana Pizarro; Silva, Patrícia Ferreira da; Dias, Sara Isabel SilvaEste texto tem como temática principal a educação para os direitos humanos, centrando-se numa experiência de intervenção socioeducativa desenvolvida por estudantes de uma instituição de ensino superior e alunos de uma escola secundária, situadas na região centro de Portugal. No trabalho que aqui se apresenta, discute-se a importância de ações de educação para os direitos humanos, enquadradas numa visão transformadora da educação, em que se valoriza a educação entre pares desenvolvida em articulação com instituições da comunidade. Deste modo, procurou-se dar resposta à seguinte questão de investigação: em que medida a intervenção socioeducativa entre pares pode contribuir para a educação para os direitos humanos? Para dar resposta a esta questão, foi utilizado como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário, aplicado aos estudantes e aos alunos que participaram na intervenção socioeducativa. Como principais conclusões destaca-se que esta experiência de educação entre pares, que decorreu apoiada em linguagens artísticas, proporcionou aos alunos da escola secundária ganhos substanciais na aquisição de conhecimentos e habilidades, bem como, a construção de uma maior capacidade reflexiva e crítica. Por seu lado, os jovens estudantes do ensino superior reconheceram a importância desta ação na construção do seu saber-fazer, especialmente no âmbito da promoção da educação para os direitos humanos, mas também ao nível do saber-ser, enquanto cidadãos mais esclarecidos e interventivos. Por fim, é de destacar que tanto os jovens alunos como os jovens estudantes reconheceram que a utilização destas metodologias de intervenção socioeducativa possibilita a criação de espaços de educação e de empoderamento, imprescindíveis na construção de uma sociedade mais justa.
- Emotions, arts and intervention: trends, synergies and perspectives through a bibliometric analysisPublication . Cantú, William; Milhano, Sandrina; Magueta, LúciaThe connection between the arts, intervention and emotions promotes reflective thinking about new ways of intervening in society to improve socio-cultural relations. This article presents an analysis that seeks to understand the intersection of the concepts of intervention, arts and emotions, helping to map the relationships and scientific developments linked to these concepts. A descriptive and exploratory study was carried out using a bibliometric analysis with performance analysis and science mapping approaches to analyze scientific production on these concepts, identifying trends, influential authors, emerging themes and collaboration networks. The results of this investigation show the potential of the research field, the thematic synergies and the multidisciplinarity involved in the research, making it possible to understand the dynamism of these concepts and the impact they have on the relationship with the ‘human being’. The combination of these concepts results in scattered data and less concrete relationship networks, underlining the specificity of research in this context. Through this research, it is possible to observe broad patterns in diverse subjects such as ‘human’, ‘performance’, ‘art’, ‘education’, ‘emotions’, ‘mental health’, among others, with possibilities for future application. These results seek to open doors for further research and present the most important works, the authors and the fields of action with growth potential.
- Notas etnográficas sobre práticas de cidadania ativa numa escola multiculturalPublication . Catela, Joana; Lopes, SaraNas últimas décadas registou-se um aumento dos movimentos migratórios, causador de mudanças significativas na composição populacional da sociedade portuguesa e num acentuar da sua diversidade. Essas transformações são particularmente evidentes em contexto escolar, onde a presença de diversos grupos com origens geográficas, culturais e linguísticas distintas salienta a sua heterogeneidade e incita a escola a assumir um papel crucial na inclusão destes alunos. Devido ao seu pouco domínio da língua portuguesa, frequentam a disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM) e participam nas outras disciplinas em sala de aula com a restante turma. A partir da experiência de lecionação no Agrupamento de Escolas de Lisboa, incluída num projeto de investigação mais alargado sobre as perceções dos alunos PLNM em relação ao sistema educativo português, pretende-se refletir sobre a importância do envolvimento destes estudantes em processos pedagógicos participativos e criativos, capazes de contribuir para uma escola efetivamente multicultural. Adotou-se uma abordagem etnográfica, de cariz participativa e multimodal, cujos dados evidenciam que uma intervenção socioeducativa não só deve ser multidisciplinar, como deve considerar a participação ativa dos indivíduos. Deve, ainda, potenciar e valorizar o envolvimento das crianças no seu processo educativo e na sua formação enquanto cidadãos
- Educar para os direitos humanos: uma vivência de intervenção socioeducativa e artística entre paresPublication . Sousa, Jenny; Madureira, Cristiana; Silva, Patrícia Ferreira da; Dias, Sara Isabel SilvaEste texto tem como temática principal a educação para os direitos humanos, centrando-se numa experiência de intervenção socioeducativa desenvolvida por estudantes de uma instituição de ensino superior e alunos de uma escola secundária, situadas na região centro de Portugal. No trabalho que aqui se apresenta, discute-se a importância de ações de educação para os direitos humanos, enquadradas numa visão transformadora da educação, em que se valoriza a educação entre pares desenvolvida em articulação com instituições da comunidade. Deste modo, procurou-se dar resposta à seguinte questão de investigação: em que medida a intervenção socioeducativa entre pares pode contribuir para a educação para os direitos humanos? Para dar resposta a esta questão, foi utilizado como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário, aplicado aos estudantes e aos alunos que participaram na intervenção socioeducativa. Como principais conclusões destaca-se que esta experiência de educação entre pares, que decorreu apoiada em linguagens artísticas, proporcionou aos alunos da escola secundária ganhos substanciais na aquisição de conhecimentos e habilidades, bem como, a construção de uma maior capacidade reflexiva e crítica. Por seu lado, os jovens estudantes do ensino superior reconheceram a importância desta ação na construção do seu saber-fazer, especialmente no âmbito da promoção da educação para os direitos humanos, mas também ao nível do saber-ser, enquanto cidadãos mais esclarecidos e interventivos. Por fim, é de destacar que tanto os jovens alunos como os jovens estudantes reconheceram que a utilização destas metodologias de intervenção socioeducativa possibilita a criação de espaços de educação e de empoderamento, imprescindíveis na construção de uma sociedade mais justa.