ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria
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- A Esperança nos Pais de Criança Com Perturbação do Espectro do AutismoPublication . Marques, Silvina Maria Leite; Querido, Ana Isabel Fernandes; Tavares, Márcio Filipe MonizO diagnóstico de Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) tem um grande impacto nos pais da criança, alterando as dinâmicas familiares com repercussões a vários níveis, onde a esperança parental sofre diversas oscilações ao longo do processo de transição entre o papel parental e o papel de cuidador. A esperança é um fator protetor da saúde mental, que impele a pessoa em direção aos seus objetivos, sendo importante que os profissionais de saúde compreendam de que forma esta é vivenciada pelos pais ao longo do processo de transição de papéis. O presente estudo, incide sobre a esperança dos pais de criança com PEA, tendo como objetivo compreender a perceção do fenómeno esperança pelos mesmos no processo de transição do papel parental para o papel de cuidador. Optou-se por um estudo de cariz qualitativo assente no Modelo de Transições de Afaf Meleis e na metodologia da Grounded Theory, para representar as variações e tipicidades do fenómeno, dirigida intencionalmente pelo processo de análise e comparação de dados. Neste sentido, os participantes do estudo foram selecionados de forma intencional através da técnica de bola de neve, a partir de uma associação de apoio a crianças com PEA. Foram entrevistadas no total sete mães. Como instrumento de colheita de dados recorreu-se à entrevista semiestruturada, à Escala de Esperança de Herth (HHI-PT) e ao Genograma da Esperança. No tratamento e análise dos achados foi utilizada a análise comparativa e codificação com recurso ao software de análise de dados qualitativos, WebQda. Desta análise emergiram seis categorias: Perceção de esperança, Impacto da situação de doença na esperança, fatores inibidores de esperança, fatores promotores de esperança, recursos de esperança e esperanças para a criança. Após a análise e comparação das mesmas, emergiu a categoria central: Vivendo a minha esperança em ti. Foi possível perceber que a perceção de esperança pelas mães é influenciada pelo impacto que a situação de doença tem nas mesmas. Este impacto traduz-se em reações emocionais, em necessidade de conhecimento e de habilidades parentais e em desesperança. A gestão deste impacto é facilitada por fatores promotores e recursos de esperança, mas também pode ser dificultada por fatores inibidores de esperança. A esperança das mães é projetada na sua criança, sendo influenciada pelo impacto que a situação de doença tem nas mães.
- Burnout, ansiedade e depressão nos Enfermeiros no contexto de pandemia por COVID-19Publication . Ferreira, Luís Diogo Melo; Tomás, Catarina CardosoO surgimento de um surto pandémico por COVID-19, acresce aos enfermeiros momentos de insatisfação, tensões emocionais e relacionais que podem ser motivadoras para o desenvolvimento de burnout, ansiedade e depressão. Assim desenvolveu-se o estudo com base na temática “Burnout, ansiedade e depressão nos Enfermeiros no contexto de pandemia por COVID-19”. O objetivo deste estudo consiste em avaliar o impacto que a pandemia por COVID-19 tem nos enfermeiros, relativamente ao burnout, ansiedade e depressão. Este estudo enquadra-se na abordagem de caráter quantitativo descritivo-correlacional, transversal. A amostra, não probabilística por conveniência, foi constituída por um total de 234 enfermeiros. No processo de recolha de dados utilizou-se um questionário estruturado com caracterização sociodemográfica/questões gerais, avaliação dos níveis de ansiedade e depressão obtida através da aplicação da escala Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) - Versão Portuguesa (Pais-Ribeiro et al., 2007), e avaliação dos níveis de burnout através da escala de Copenhagen Burnout Inventory (CBI), adaptada para a população Portuguesa (Fonte, 2011). O local de recolha de dados foi no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada – EPER (HDES-EPER), nos serviços que cumpriam os critérios de inclusão e exclusão, a recolha de dados deu-se no mês de julho de 2021, após parecer favorável da comissão de ética e do conselho de administração da referida instituição. O tratamento dos dados foi efetuado com recurso ao programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 27 para Windows. Os resultados mostraram que a pandemia por COVID-19 teve um impacto nos enfermeiros relativamente ao burnout, ansiedade e depressão, com a manifestação de níveis de burnout, ansiedade e depressão, independentemente do serviço onde prestam cuidados, sexo e estado civil, não havendo relação direta. Denota-se uma relação entre o desenvolvimento de burnout, ansiedade e depressão com a falta e uso prolongado de material de proteção individual, condições de trabalho desfavoráveis, diminuição da realização profissional, medo de contrair a doença, medo de infetar familiares e amigos, isolamento social, relação com os superiores hierárquicos. Considerando ainda a remuneração como inadequada e a falta de práticas administrativas, como fatores contributivos para o desenvolvimento de burnout, ansiedade e depressão.
- Competência emocional do enfermeiro e a comunicação terapêutica face à pessoa com manifestações de perturbação mental: estudo num hospital geralPublication . Moreira, Dorine Joana Gomes; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusA competência emocional é fundamental na comunicação que o enfermeiro estabelece com as pessoas com que se relaciona, sendo a comunicação terapêutica uma ferramenta crucial no cuidar em enfermagem. O presente estudo tem como objetivo conhecer a influência da competência emocional do enfermeiro na comunicação terapêutica face à pessoa com manifestações de perturbação mental num hospital geral. É um estudo descritivo-correlacional, transversal e exploratório. A amostra foi de 171 enfermeiros de um hospital geral dos Açores. Os dados foram colhidos entre maio e julho de 2021, através de um instrumento que inclui o questionário sociodemográfico e profissional, Escala Veiga de Competência Emocional – Reduzida [EVCE-Reduzida] (Veiga-Branco, 2021) e questionário “Comunicação terapêutica: utilização pelos enfermeiros” (adaptado de Coelho, 2015). Os enfermeiros, maioritariamente do sexo feminino, com idades entre 20 e 40 anos, revelam níveis moderados de competência emocional. Os enfermeiros especialistas com mais tempo de exercício profissional demonstram ser mais literatos emocionalmente. A EVCE-Reduzida demonstra uma boa fiabilidade interna. A Automotivação foi a capacidade mais preditiva da competência emocional, e a Autoconsciência a capacidade com maior média. Delinearam-se 3 perfis comunicacionais, sendo o Perfil 1 (Enfermeiro centrado na pessoa e em si) o mais representativo. Apesar de não se verificar correlação entre a competência emocional e a comunicação terapêutica, evidenciou-se que quanto mais empáticos os enfermeiros se percecionam, mais utilizam as técnicas de comunicação terapêutica; e quanto melhor gerem as emoções, mais mobilizam as técnicas de comunicação terapêutica e atitudes face à pessoa com manifestações de perturbação mental. Face aos resultados importa aprofundar o modo como a comunicação terapêutica e a competência emocional se manifestam na prática profissional, o que facilita ou inibe a sua expressão, e como se pode potenciar o seu desenvolvimento. Neste sentido, as instituições de saúde devem implementar ações de formação dos enfermeiros, através do contributo da prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental, permitindo aprimorar a literacia emocional e performance nos contextos de trabalho.
- Relatório da Prática Especializada em Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiatriaPublication . Balau, João Paulo Branco Gaspar Dias; Gomes, José Carlos Rodrigues; Henriques, Carolina Miguel da GraçaCom este relatório pretende-se evidenciar a integração de saberes e competências desenvolvidas no âmbito da prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatria, inserido nos diversos contextos onde realizei ensinos clínicos e posteriormente como enfermeiro especialista. Estes apresentaram-se como uma essencial oportunidade de crescimento pessoal e profissional, tendo como pressuposto o cuidar do cliente na sua globalidade, inserido na família, no grupo e na comunidade. Tendo como objetivo a análise reflexiva das competências adquiridas (comuns e especificas) do enfermeiro especialista em saúde mental, este trabalho traduz-se no culminar de todo o processo formativo no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria. Foi realizada uma breve caracterização do contexto da prática especializada, uma análise crítica das atividades desenvolvidas, e, por fim, apresenta-se a prática especializada com base na evidência científica. Como refere Hawkins, Catalano e Artur (2002), citado por Tavares et al., (2009), é na adolescência que normalmente se começam a manifestar os comportamentos de risco. Estes geralmente estão associados à adição, à sexualidade, à alimentação, bem como aos comportamentos antissociais. Foi desenvolvido um estudo que pretende avaliar a eficácia de uma intervenção destinada a adolescentes com idades compreendidas entre os 13 e 14 anos. O estudo revelou a necessidade de uma intervenção prioritária em adolescentes com níveis baixos de autoconceito, devendo a mesma incidir na perceção da aparência física e da ansiedade. O autoconceito é uma das competências pessoais a desenvolver e a promover na adolescência como forma de promover a saúde mental prevenindo a doença mental. Assim, como enfermeiro a intervir na comunidade, as ações realizadas visaram, promover a autonomia dos adolescentes capacitando-os com estratégias para lidar com problemas associados à doença mental. O trabalho desenvolvido, pela sua diversidade, implicou a mobilização de competências múltiplas, conferindo um grande potencial formativo na área de saúde mental e psiquiatria. A nível pessoal, penso que foi fundamental ter um contacto contínuo com a prática para melhor poder refletir acerca da minha preferência pela especialidade.
- Relatório da prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiatriaPublication . Tomás, Catarina Cardoso; Gomes, José Carlos Rodrigues; Catarino, Helena da Conceição Borges PereiraA prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental, sobre a qual versa esta Relatório, foi realizada em dois contextos da prática clínica, permitindo aprofundar conhecimentos e desenvolver atividades e intervenções em contexto comunitário e em contexto de internamento. Em contexto comunitária as atividades foram desenvolvidas na Escola Básica 2+3 D. Dinis e em contexto de internamento no Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Médio Tejo, tendo sido possível, em ambos os contextos, desenvolver as competências de Enfermeiro Especialista e Enfermeiro especialista de Saúde Mental. As competências desenvolvidas, quer de Enfermeiro Especialista, quer de Enfermeiro Especialista de Saúde Mental foram possíveis de desenvolver ao longo da prática clínica realizada, através de uma metodologia de intervenção, utilizada em ambos os contextos. Num primeiro momento realizou-se o diagnóstico de necessidades de intervenção, sendo depois planeada a intervenção adequada às necessidades dos utentes, serviços e comunidade. Realizado o planeamento adequado, foram realizadas as intervenções e atividades especializadas com vista à obtenção de ganhos em saúde nos utentes e grupos de utentes selecionados, procurando responder às necessidades identificadas. A avaliação das intervenções e atividades realizadas permitiu uma monitorização dos ganhos em saúde adquiridos com a aplicação das técnicas psico e socio terapêuticas e educacionais. Para além da prática especializada, foi realizada investigação no sentido de contribuir de forma científica para uma prática baseada na evidência, importante para a melhoria e construção positiva das práticas especializadas, visando a melhoria dos seus resultados e a adequabilidade das mesmas.
- Relatório de estágio: “à descoberta de mim e dos outros…”Publication . Moita, Verónica Brites CorreiaO presente relatório procura transmitir, de uma forma clara e objetiva, o percurso desenvolvido ao longo dos ensinos clínicos em dois contextos diferentes da prática: comunidade e internamento de Psiquiatria. Para além disso, procura descrever a reflexão feita sobre as intervenções desenvolvidas, contribuindo para um melhor conhecimento e compreensão da saúde e da doença mental e de forma a responder às competências comuns do enfermeiro especialista e às competências específicas do enfermeiro especialista em Saúde Mental definidas pela Ordem dos Enfermeiros. No ensino clínico em contexto de internamento de Psiquiatria o principal objetivo foi o acompanhamento do doente mental, procurando utilizar estratégias que reduzissem o isolamento social, tendo sido este um dos principais focos identificados recorrendo para isso atividades que promovessem a interação grupal, como exercícios para treino de competências sociais e reuniões comunitárias. No ensino clínico em contexto comunitário as intervenções tiveram como objetivo prioritário a promoção de Saúde Mental tendo como principal grupo alvo os idosos. Foi desenvolvido um estudo de investigação baseado num programa concebido em contexto comunitário no Centro de Bem Estar Social de Alcanena – Programa Estimul@r. Este programa consistiu em, sessões de estimulação cognitiva, psicoterapia de grupo, sessões de Reminiscência, sessões de psicoeducação e sessões socioterapeuticas e psicossociais. O nível de saúde mental dos idosos foi avaliado através do seu funcionamento cognitivo e dos seus níveis de depressão através da aplicação de duas escalas, escala de Avaliação Breve do estado Mental (MMS) e a Escala de Depressão Geriátrica (GDS), tendo- se verificado diferenças estatisticamente significativas em ambos os casos, concluindo assim pela eficácia do programa de estimulação cognitiva Estimul@r.
- Relatório de estágio: reconhecimento de competênciasPublication . Lopes, Vera Lúcia Marques Mendes; Gomes, José Carlos RodriguesA formação contínua dos Enfermeiros demonstra o seu impacto no crescimento da Enfermagem enquanto disciplina e profissão. A elaboração deste relatório de estágio, centrada no reconhecimento de competências - processo pelo qual o enfermeiro analisa as suas aprendizagens e competências para a valorização profissional - surge com o intuito de, através do desempenho, demonstrar o desenvolvimento de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista de saúde mental e psiquiatria. A análise da prática clínica é fundamentada na assistência do enfermeiro especialista, de acordo com o alvo de intervenção, identificando as necessidades e delineando intervenções de forma a proporcionar respostas organizativas e inovadoras, e exercer cuidados diferenciados. A reflexão desta análise permitiu-nos encontrar e construir como enfermeiros especialistas. No âmbito da Pedopsiquiatria, a necessidade de intervenção e formação de profissionais é notória. Adolescentes com défices no funcionamento social devido a um comportamento interativo comprometido, permitiu identificar um foco de atenção com relevância para a Enfermagem. Contribuiu-se para esta área específica, desenhando uma intervenção da esfera autónoma do enfermeiro especialista, segundo as premissas de uma intervenção efetiva - Treino de Habilidades Sociais -. Posteriormente, com recurso à metodologia de estudo de caso analisou-se o impacto da intervenção elaborada na prática especializada em contexto clínico. Dos resultados deste impacto, observou-se uma melhoria nos ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem, o que reforça a implementação da intervenção o mais precoce possível. Contribuiu-se, para a evolução dos cuidados de enfermagem especializados em saúde mental e para investigações futuras, deixando em aberto a implementação de uma intervenção com maior impacto.
- Relatório de estágio: relatório da pratica especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatriaPublication . Leal, Vera Lúcia Carvalho; Gomes, José Carlos Rodrigues; Henriques, Carolina Miguel da GraçaO presente relatório contempla uma reflexão crítica referente aos Ensinos Clínicos I, II e III realizados no âmbito do Curso de Pós-Licenciatura em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria da Escola Superior de Enfermagem de Leiria, bem como à minha atividade profissional atual. Os objetivos consistem em refletir acerca das intervenções realizadas ao longo dos ensinos clínicos, tendo por base uma prática de enfermagem especializada, bem como contribuir para o desenvolvimento e inovação em Enfermagem, através da realização de um estudo de investigação intitulado: "O impacto da psicoterapia na diminuição da ansiedade em doentes deprimidos". A depressão é considerada pelo Plano Nacional de Saúde 2000-2010 como um problema primordial de saúde pública, em que uma em cada quatro pessoas em todo o mundo sofre, irá sofrer ou sofreu de depressão, assim como um em cada cinco dos utentes dos cuidados de saúde primários portugueses se encontra deprimido aquando da primeira consulta. O estudo realizado é quantitativo do tipo longitudinal, quase experimental antes e depois, sem grupo de controlo. Caracteriza-se pela aplicação de um questionário de avaliação de dados sociodemográficos e clínicos de cada utente, bem como da escala HDA, seguindo-se a aplicação de 8 sessões de psicoterapêuticas individual e, por fim, aplicação final da escala HDA para avaliação da depressão e ansiedade. A amostra consistiu numa amostra não probabilística constituída por doentes com diagnóstico de depressão que se encontravam internados no serviço de psiquiatria do Hospital Distrital de Santarém. No tratamento de dados foi utilizado um estudo quase experimental tipo pré-teste, pós-teste, sem grupo de controlo, com recurso a uma metodologia de estudo de caso múltiplo, contemplando uma investigação aprofundada de cada indivíduo, num total de 4 casos. Concluiu-se que nos casos apresentados, uma abordagem cognitivocomportamental apresentou um impacto positivo na redução da ansiedade, bem como na depressão, nos doentes com diagnóstico de depressão.
- Relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatriaPublication . Felisberto, Tânia Filipa de Oliveira; Gomes, José Carlos Rodrigues; Soares, Sérgio CunhaO relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental insere-se no âmbito do 2.º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Leiria, e engloba uma criteriosa análise crítica das intervenções da prática de enfermagem especializada ao longo dos ensinos clínicos decorridos no Ambulatório de Psiquiatria e Departamento de Saúde Mental do Hospital Nossa Senhora da Graça, Tomar – Centro Hospitalar Médio Tejo, entre o dia 4 de março e 12 de julho de 2013. Pretendeu-se com o presente trabalho desenvolver também competências na área da comunicação de resultados de evidência científica, pelo que se apresenta um trabalho de investigação sobre a Supervisão em Ensino Clínico de Enfermagem de Saúde Mental, na perspetiva dos tutores. Assim, foi desenvolvido um estudo Transversal, um tipo de estudo quantitativo, descritivo, cujo objetivo centrou-se em avaliar a perceção dos tutores nas estratégias mais eficazes no processo de supervisão de enfermagem em saúde mental, e ainda perceber as dificuldades sentidas do seu exercício. Os resultados obtidos demonstraram na perspetiva da amostra em estudo a capacidade de análise e supervisão e a capacidades de comunicação assertiva, salientaram-se como as competências essenciais em supervisão clínica, sendo a estratégia de supervisão a avaliação como promotora da reflexão a considerada mais eficaz na supervisão em Saúde Mental e Psiquiatria. O ambiente clínico surgiu como a principal dificuldade no processo de supervisão, para os entrevistados
- Relatório de estágio: um percurso… positivo!Publication . Cruz, Tânia Catarina Gomes da; Gomes, José Carlos Rodrigues; Cordeiro, Marina Sofia SilvaO presente relatório de estágio surge no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria ministrado pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, sendo relativo à prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatria, realizada em contexto de ensino clínico, nomeadamente em contexto de internamento de saúde mental e psiquiatria e em contexto comunitário. Todas as atividades desenvolvidas durante o ensino clínico foram elaboradas e executadas de forma a responder às competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros para o Enfermeiro Especialista em Saúde Mental. No ensino clínico em contexto de internamento de Psiquiatria o principal foco foi o acompanhamento do doente com doença mental, identificando as suas necessidades, elaborando diagnósticos de enfermagem e executando o plano de cuidados. Em contexto comunitário foram desenvolvidas várias atividades com colaboradores de uma empresa, no sentido de promover a saúde mental em meio laboral. Neste mesmo ensino clinico foi desenvolvido um estudo de investigação baseado num estudo de caso sobre uma intervenção psicoterapêutica positiva realizada com uma cliente com sintomatologia depressiva. A intervenção psicoterapêutica positiva foi personalizada para a cliente e baseada em evidência científica, especialmente na psicoterapia positiva desenvolvida por Martin Seligman. O referido estudo apresentou fortes indícios da eficácia deste tipo de intervenção na sintomatologia depressiva da cliente estudada, verificada através da observação e análise da sua evolução clínica mesmo considerando o curto espaço de tempo em que foi aplicada.
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