ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 25
Results Per Page
Sort Options
- Passo a passo…no rumo certoPublication . Pedrosa, Ana Maria Baptista Alves; Gomes, José Carlos Rodrigues; Catarino, Helena da Conceição Borges PereiraO presente relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatria foi desenvolvido no âmbito do 2º Mestrado de Saúde Mental e Psiquiatria da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, reportando-se aos ensinos clínicos decorridos no Centro de Saúde Dr. Arnaldo Sampaio, Leiria e no Centro Hospitalar de Leiria-Hospital Santo André, entre o dia 4 de Março a 12 de Julho de 2013. Foram definidos como objetivos centrais para este trabalho: Refletir e analisar criticamente as atividades desenvolvidas na prática profissional em ensino clínico, no âmbito da aquisição de competências especializadas em Enfermagem de Saúde Mental; adquirir competências na área de análise e divulgação de resultados obtidos a partir da prática especializada fundamentada na evidência científica. De forma a facilitar a compreensão, do contexto onde se realizou os ensinos clínicos, foi feita uma breve caracterização dos serviços onde estes se realizaram. De seguida realizou-se uma apresentação e análise reflexiva/crítica sobre as atividades desenvolvidas para aquisição das competências comuns e específicas inerentes à especialidade em enfermagem de saúde mental, de acordo com as orientações da Ordem dos Enfermeiros. Foi igualmente desenvolvido um estudo de investigação-ação para dar resposta à prática especializada baseada na evidência, com o título “ Saúde Pessoal do Líder”, cujo objetivo principal foi avaliar o impacto de um programa de intervenções psicoeducativas na saúde pessoal de um grupo de dirigentes escutistas da Região de Leiria. O estudo evidenciou que o programa foi eficaz, tendo tido um impacto positivo na saúde pessoal dos dirigentes escutistas.
- Relatório de estágio: relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mentalPublication . Rocha, Ricardo Nuno Silva; Gomes, José Carlos RodriguesO presente relatório enquadra-se no 2º curso de mestrado em enfermagem de saúde mental da Escola Superior de Saúde de Leiria e refere-se à reflexão da prática especializada em enfermagem de saúde mental desenvolvida nos ensinos clínicos. Com esse propósito, apresenta-se um breve enquadramento conceptual e normativo que orientaram a prática especializada; uma breve contextualização dos locais onde se desenvolveram os ensinos clínicos; e cinco incidentes críticos que dão enfase às intervenções desenvolvidas em contexto comunitário e que são analisados com base no regulamento das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e no Regulamento dos Padrões de Qualidade dos Cuidados Especializados em Enfermagem de Saúde Mental. A prática especializada baseada na evidência centrou-se num estudo de casos múltiplos, quase experimental, do tipo pré teste e pós teste sem grupo de controlo, com o título “Intervenção psicoeducativa na saúde mental dos cuidadores informais de idosos com dependência física residentes no concelho de Coruche”. A amostra compreendeu quatro cuidadoras informais de idosos com dependência física há pelo menos 6 meses de forma contínua, os quais foram avaliados segundo os instrumentos: MHI (Menthal Health Inventory), CADI (Carers Assessment of Difficulties Index) e o CAMI (Carers' Assessment of Managing Index). A estas cuidadoras foi aplicado um programa psicoeducativo composto por 5 sessões, 4 em grupo e uma sessão final individual no domicílio dos cuidadores. Os resultados mostram que em dois casos houve melhoria do nível de saúde mental e noutros dois casos não houve alteração dos níveis de saúde mental. Com a realização deste trabalho não conseguimos provar a efetividade deste programa psicoeducativo, pois as limitações da metodologia adotada e da dimensão da amostra, não fundamentaram resultados mais efetivos, denotando, ainda assim, a boa aceitação do programa por parte das cuidadoras.
- Relatório da prática especializada em enfremagem de saúde mental e psiquiatriaPublication . Neves, Marco Alexandre Santos das; Gomes, José Carlos RodriguesA prática baseada na evidência, é essência dos cuidados de enfermagem. O presente relatório pretende garantir a competência na área de especialidade de saúde mental e psiquiatria, suportando as intervenções com uma base científica, e com avaliações no sentido de perceber os ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem. Com a psicoterapia podemos obter ganhos em saúde mental utilizando a teoria cognitivo-comportamental. A reunião Comunitária pode ser uma terapia psicossocial e simultaneamente uma socioterapia, melhorando o ambiente em que os utentes vivem quando internados, e simultaneamente criando competências que promovam comportamentos socialmente adequados. Técnicas de relaxamento desenvolvidas antes do dormir, pode ser potenciador do sono e repouso e simultaneamente adjuvante no controlo da ansiedade ou hipertensão. No CJPII em Fátima foi realizada uma avaliação da Saúde Mental dos profissionais cuidadores dos utentes com deficiência profunda, com o objetivo de caracterizar a Saúde Mental destes profissionais. Para a realização deste estudo, foi utilizado um estudo quase-experimental do tipo pré-teste / pós-teste, sem grupo de controlo. Foi aplicada uma intervenção psicoeducativa de grupo para promover a saúde mental aos profissionais que cuidam da pessoa com deficiência profunda. Na primeira avaliação pode-se concluir que quanto maior for o tempo de serviço menor é a saúde mental dos cuidadores formais. A intervenção foi curta e não garantiu ganhos em saúde mental no entanto melhorou a satisfação profissional. Foi ainda avaliada a satisfação com o suporte social dos mesmos cuidadores, e não se provou qualquer relação com a saúde mental ou com a satisfação profissional.
- Relatório de estágio: “à descoberta de mim e dos outros…”Publication . Moita, Verónica Brites CorreiaO presente relatório procura transmitir, de uma forma clara e objetiva, o percurso desenvolvido ao longo dos ensinos clínicos em dois contextos diferentes da prática: comunidade e internamento de Psiquiatria. Para além disso, procura descrever a reflexão feita sobre as intervenções desenvolvidas, contribuindo para um melhor conhecimento e compreensão da saúde e da doença mental e de forma a responder às competências comuns do enfermeiro especialista e às competências específicas do enfermeiro especialista em Saúde Mental definidas pela Ordem dos Enfermeiros. No ensino clínico em contexto de internamento de Psiquiatria o principal objetivo foi o acompanhamento do doente mental, procurando utilizar estratégias que reduzissem o isolamento social, tendo sido este um dos principais focos identificados recorrendo para isso atividades que promovessem a interação grupal, como exercícios para treino de competências sociais e reuniões comunitárias. No ensino clínico em contexto comunitário as intervenções tiveram como objetivo prioritário a promoção de Saúde Mental tendo como principal grupo alvo os idosos. Foi desenvolvido um estudo de investigação baseado num programa concebido em contexto comunitário no Centro de Bem Estar Social de Alcanena – Programa Estimul@r. Este programa consistiu em, sessões de estimulação cognitiva, psicoterapia de grupo, sessões de Reminiscência, sessões de psicoeducação e sessões socioterapeuticas e psicossociais. O nível de saúde mental dos idosos foi avaliado através do seu funcionamento cognitivo e dos seus níveis de depressão através da aplicação de duas escalas, escala de Avaliação Breve do estado Mental (MMS) e a Escala de Depressão Geriátrica (GDS), tendo- se verificado diferenças estatisticamente significativas em ambos os casos, concluindo assim pela eficácia do programa de estimulação cognitiva Estimul@r.
- Relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatriaPublication . Graça, Margarida Isabel dos Santos; Gomes, José Carlos Rodrigues; Cordeiro, Marina Sofia SilvaO presente relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental foi desenvolvido no âmbito do 2.º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Leiria, reportando-se aos ensinos clínicos decorridos no Lar de São José, em Tomar e no Serviço de Ambulatório de Psiquiatria do Hospital Nossa Senhora da Graça, Tomar – Centro Hospitalar Médio Tejo, entre o dia 4 de março e 12 de julho de 2013. Foram definidos como objetivos centrais para este trabalho: refletir e analisar criticamente as experiências e atividades desenvolvidas na prática especializada em enfermagem de saúde mental, que constituíram a base da aquisição de competências; e desenvolver competências na área da comunicação de resultados de evidência científica. No sentido de facilitar a compreensão do contexto onde se realizaram os ensinos clínicos, foi inicialmente realizada uma breve caracterização dos serviços onde estes decorreram, seguida da reflexão crítica sobre as atividades efetuadas para aquisição de competências comuns e especificas do enfermeiro especialista em saúde mental. No âmbito da prática especializada baseada na evidência foi desenvolvido um estudo de investigação, com o objetivo de avaliar o impacto de um projeto de promoção de saúde mental intitulado “VivaMente”, a nível do funcionamento cognitivo, da dependência nas atividades de vida diárias e da sintomatologia depressiva de idosos institucionalizados no Lar de São José em Tomar. Desta forma, o presente relatório constitui o produto final de uma caminhada, que engloba todo o trabalho desenvolvido ao longo dos ensinos clínicos e que permitiu cumprir com os objetivos previamente delineados.
- Relatório de estágio: relatório da pratica especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatriaPublication . Leal, Vera Lúcia Carvalho; Gomes, José Carlos Rodrigues; Henriques, Carolina Miguel da GraçaO presente relatório contempla uma reflexão crítica referente aos Ensinos Clínicos I, II e III realizados no âmbito do Curso de Pós-Licenciatura em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria da Escola Superior de Enfermagem de Leiria, bem como à minha atividade profissional atual. Os objetivos consistem em refletir acerca das intervenções realizadas ao longo dos ensinos clínicos, tendo por base uma prática de enfermagem especializada, bem como contribuir para o desenvolvimento e inovação em Enfermagem, através da realização de um estudo de investigação intitulado: "O impacto da psicoterapia na diminuição da ansiedade em doentes deprimidos". A depressão é considerada pelo Plano Nacional de Saúde 2000-2010 como um problema primordial de saúde pública, em que uma em cada quatro pessoas em todo o mundo sofre, irá sofrer ou sofreu de depressão, assim como um em cada cinco dos utentes dos cuidados de saúde primários portugueses se encontra deprimido aquando da primeira consulta. O estudo realizado é quantitativo do tipo longitudinal, quase experimental antes e depois, sem grupo de controlo. Caracteriza-se pela aplicação de um questionário de avaliação de dados sociodemográficos e clínicos de cada utente, bem como da escala HDA, seguindo-se a aplicação de 8 sessões de psicoterapêuticas individual e, por fim, aplicação final da escala HDA para avaliação da depressão e ansiedade. A amostra consistiu numa amostra não probabilística constituída por doentes com diagnóstico de depressão que se encontravam internados no serviço de psiquiatria do Hospital Distrital de Santarém. No tratamento de dados foi utilizado um estudo quase experimental tipo pré-teste, pós-teste, sem grupo de controlo, com recurso a uma metodologia de estudo de caso múltiplo, contemplando uma investigação aprofundada de cada indivíduo, num total de 4 casos. Concluiu-se que nos casos apresentados, uma abordagem cognitivocomportamental apresentou um impacto positivo na redução da ansiedade, bem como na depressão, nos doentes com diagnóstico de depressão.
- Sentir e saber, para melhor ser e fazer: autoavaliação de aprendizagens e competências especializadasPublication . Martins, Carla Marisa Cordeiro da Cunha; Gomes, José Carlos RodriguesNeste documento apresenta-se o percurso académico desenvolvido nos ensinos clínicos I e III – Enfermagem de Saúde Mental, e ensino clínico II – Enfermagem Psiquiátrica; integrados no Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria ministrado pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Os ensinos clínicos foram desenvolvidos no Centro de Saúde Dr. Arnaldo Sampaio, Extensão de Ortigosa e no Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – Sobral Cid, Unidade de Patologia Dual. É também apresentado o estudo de investigação que a autora levou a cabo, com o objetivo de avaliar o impacto da terapia de grupo a nível de Saúde Mental e Autoconceito nos adolescentes. De acordo com o Modelo de Desenvolvimento Profissional (OE, 2010) é intenção deste relatório Reconhecer e Validar1 a aquisição de competências especializadas da autora, na área de Saúde Mental, através da exposição crítico-reflexivo da prática clínica desenvolvida nos contextos já identificados, sua defesa e discussão perante o Júri designado, para posterior Certificação2 dessas competências no Grau de Mestre.
- Relatório de estágio: refletindo sobre a prática baseada na evidênciaPublication . Matias, Carla Alexandra Calisto; Gomes, José Carlos RodriguesO presente relatório de estágio pretende identificar e descrever as competências adquiridas enquanto enfermeira especialista em saúde mental e psiquiatria, com o objetivo de obter o grau de mestre em enfermagem de saúde mental e psiquiatria. Ao longo deste relatório serão apresentados vários capítulos correspondentes a várias intervenções realizadas ao longo do curso de especialização em enfermagem de saúde mental e psiquiatria, da Escola Superior de Saúde de Leiria, e que demonstram a aquisição de competências nesta área. Deste modo, apresentar-se-á o trabalho de investigação realizado no grupo terapêutico ComunicAr’te, as intervenções realizadas no grupo da dor, os jogos terapêuticos dinamizados, as intervenções no autoconceito, autocuidado e autoestima, um estudo de caso realizado e as intervenções realizadas no âmbito da melhoria da qualidade.
- Relatório de estágio: um percurso… positivo!Publication . Cruz, Tânia Catarina Gomes da; Gomes, José Carlos Rodrigues; Cordeiro, Marina Sofia SilvaO presente relatório de estágio surge no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria ministrado pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, sendo relativo à prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatria, realizada em contexto de ensino clínico, nomeadamente em contexto de internamento de saúde mental e psiquiatria e em contexto comunitário. Todas as atividades desenvolvidas durante o ensino clínico foram elaboradas e executadas de forma a responder às competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros para o Enfermeiro Especialista em Saúde Mental. No ensino clínico em contexto de internamento de Psiquiatria o principal foco foi o acompanhamento do doente com doença mental, identificando as suas necessidades, elaborando diagnósticos de enfermagem e executando o plano de cuidados. Em contexto comunitário foram desenvolvidas várias atividades com colaboradores de uma empresa, no sentido de promover a saúde mental em meio laboral. Neste mesmo ensino clinico foi desenvolvido um estudo de investigação baseado num estudo de caso sobre uma intervenção psicoterapêutica positiva realizada com uma cliente com sintomatologia depressiva. A intervenção psicoterapêutica positiva foi personalizada para a cliente e baseada em evidência científica, especialmente na psicoterapia positiva desenvolvida por Martin Seligman. O referido estudo apresentou fortes indícios da eficácia deste tipo de intervenção na sintomatologia depressiva da cliente estudada, verificada através da observação e análise da sua evolução clínica mesmo considerando o curto espaço de tempo em que foi aplicada.
- Relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatriaPublication . Brogueira, Joana Margarida da Silva; Gomes, José Carlos Rodrigues; Cordeiro, Marina Sofia SilvaEste relatório reúne todas as atividades desenvolvidas referentes à prática especializada em enfermagem de saúde mental tanto em contexto de internamento, como em contexto comunitário, de forma a demonstrar a aquisição das competências comuns aos enfermeiros especialistas, bem como das específicas para os enfermeiros especialistas em saúde mental. Em contexto de internamento foram desenvolvidas atividades maioritariamente no âmbito da reabilitação psicossocial, muito viradas para o treino de competências sociais e com a utilização da intervenção em grupo. No contexto comunitário as intervenções foram maioritariamente direcionadas para a promoção da saúde mental na Unidade de Cuidados Continuados (UCC) de Fátima, com intervenções desenvolvidas em contexto escolar, em contexto laboral e outros contextos comunitários, havendo também uma vertente direcionada para o cuidado ao doente mental na comunidade. Ainda em contexto comunitário as atividades desenvolvidas na Comunidade Vida e Paz (CVP) também foram diversas, destacando-se aqui o desenvolvimento de um estudo de investigação baseado na intervenção em grupo para a diminuição da ansiedade, do stresse e da depressão dos utentes com adição, que estavam em processo de recuperação naquela comunidade terapêutica. Foi aplicada uma escala que avaliou estes parâmetros antes e após a intervenção, que recorreu a uma combinação de técnicas, de onde se destaca a terapia cognitivo-comportamental. O estudo apresentou indícios de melhoria, estatisticamente significativa, da sintomatologia depressiva daqueles utentes, mas não foi tão eficaz na melhoria dos sintomas de ansiedade e stresse.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »