Browsing by Issue Date, starting with "2015-03-04"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágioPublication . Gomes, João Manuel Ferreira; Gomes, José Carlos RodriguesO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do 2º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e refere-se aos estágios realizados no âmbito do Curso de Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da mesma escola, que decorreram no Serviço de Intervenção Intensiva do Hospital de Magalhães Lemos e no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria entre 5 de Março e 17 de Julho de 2012. Este trabalho teve como objetivos efetuar uma reflexão crítica fundamentada sobre o desenvolvimento das competências especializadas e desenvolver competências na área da comunicação de resultados de evidência científica. Realizámos uma breve contextualização dos serviços onde decorreram os estágios, à luz do referencial para a acreditação dos contextos da prática clínica, seguida de uma análise fundamentada e crítico-reflexiva das competências desenvolvidas em ensino clínico tendo como referência os regulamentos n.º 122/2011 e 129/2011 de 18 de Fevereiro. Apresentámos ainda um estudo de investigação, realizado com o objetivo de conhecer o impacto de uma intervenção de promoção da esperança em indivíduos com comportamentos suicidários. Trata-se de um estudo de caso múltiplo, quaseexperimental, do tipo pré-teste – pós teste, sem grupo de controlo. A intervenção versa a promoção da esperança e a redução da desesperança. É composta de 3 sessões, uma das quais face-a-face, no serviço de urgência, no momento da alta, as seguintes efetuadas por através de contacto telefónico, 1 e 3 semanas após a alta. Os resultados obtidos não são extrapoláveis, mas podem potenciar o surgimento de novas formas de intervenção especializada em enfermagem de saúde mental
- Redescobrindo a enfermagem de saúde mentalPublication . Carvalho, Daniel Ricardo Simões de; Gomes, José Carlos RodriguesO presente relatório está inserido no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria tendo como objetivos a descrição das atividades desenvolvidas e a demonstração das competências e o planeamento, desenvolvimento, comunicação e apresentação de resultados de evidência. As atividades descritas reportam-se aos ensinos clínicos realizados no Centro de Saúde Arnaldo Sampaio e no Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatra e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém bem como à experiência de prática especializada realizada desde então no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria. Foi adotada uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva que pretende partir do conhecimento científico existente para a prática clínica e desta para as competências desenvolvidas com a realização de cada uma das atividades. Realizou-se uma breve contextualização teórica seguida de uma caraterização dos contextos da prática especializada e de uma análise crítico-reflexiva sobre as competências desenvolvidas. Foi ainda realizada uma reflexão sobre limites e desafios futuros para a prática especializada. Apresentou-se um estudo de investigação intitulado “A utilização de metodologia B-learning numa intervenção psicoeducativa com doentes deprimidos”, que pretendeu determinar o nível de depressão e de conhecimentos sobre a mesma, antes e após a realização da intervenção psicoeducativa com recurso à metodologia B-learning. A intervenção realizada permitiu melhorar os níveis de depressão e os conhecimentos da participante, dando mostras que a metodologia B-learning possa ser utilizada com sucesso em intervenções psicoeducativas.
- Relatório da prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiatriaPublication . Tomás, Catarina Cardoso; Gomes, José Carlos Rodrigues; Catarino, Helena da Conceição Borges PereiraA prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental, sobre a qual versa esta Relatório, foi realizada em dois contextos da prática clínica, permitindo aprofundar conhecimentos e desenvolver atividades e intervenções em contexto comunitário e em contexto de internamento. Em contexto comunitária as atividades foram desenvolvidas na Escola Básica 2+3 D. Dinis e em contexto de internamento no Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Médio Tejo, tendo sido possível, em ambos os contextos, desenvolver as competências de Enfermeiro Especialista e Enfermeiro especialista de Saúde Mental. As competências desenvolvidas, quer de Enfermeiro Especialista, quer de Enfermeiro Especialista de Saúde Mental foram possíveis de desenvolver ao longo da prática clínica realizada, através de uma metodologia de intervenção, utilizada em ambos os contextos. Num primeiro momento realizou-se o diagnóstico de necessidades de intervenção, sendo depois planeada a intervenção adequada às necessidades dos utentes, serviços e comunidade. Realizado o planeamento adequado, foram realizadas as intervenções e atividades especializadas com vista à obtenção de ganhos em saúde nos utentes e grupos de utentes selecionados, procurando responder às necessidades identificadas. A avaliação das intervenções e atividades realizadas permitiu uma monitorização dos ganhos em saúde adquiridos com a aplicação das técnicas psico e socio terapêuticas e educacionais. Para além da prática especializada, foi realizada investigação no sentido de contribuir de forma científica para uma prática baseada na evidência, importante para a melhoria e construção positiva das práticas especializadas, visando a melhoria dos seus resultados e a adequabilidade das mesmas.