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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Na Unidade Curricular (UC) de Multiculturalidade e Diversidade
Educativa (MDE) dos Mestrados em Pré Escolar; Mestrado em Pré Escolar e
1.º Ciclo do Ensino Básico; 1.º Ciclo e 2.º Ciclo de Matemática e Ciências; 1.º
Ciclo e 2.º Ciclo de Português, História e Geografia da Escola Superior de
Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS IPLeiria), foi proposto às estudantes aderir ao projeto FYT-ID “Cinquenta
anos de docência: fatores de mudança e diálogos intergeracionais
(https://fytid.net/), financiado pela FCT (PTDC/CED-EDG/1039/2021),
tornando-se, assim, também investigadoras do projeto. As conclusões da
análise das vozes dos entrevistadores de professores que começaram a
sua atividade próximo do 25 de abril de 74, mostram que a organização
de seminários regulares, a par das práticas pedagógicas, com antigos
professores, professoras e educadoras, poderia ser uma forma de
estreitar ainda mais os conhecimentos e saberes intergeracionais e
evitar o esquecimento de tanto saber prático acumulado e não
partilhado. Seminários ou encontros intergeracionais mais informais,
tipo “rodas de conversa” com antigos professores, professoras, e
educadores e educadoras parece ser vital para colmatar as
descontinuidades entre as práticas pedagógicas de ontem, hoje e amanhã e para minimizar o desperdício do saber pedagógico não
partilhado.
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Leiria: CRIA e CIEQV; ESECS - Politécnico de Leiria; Universidade Federal do Alagoas; Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal do Rio Grande do Norte.