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Advisor(s)
Abstract(s)
As experiências que o ser humano vivencia em sociedade ao longo da sua vida desempenham
um papel muito importante na construção do seu conhecimento. A aprendizagem é, portanto,
uma atividade socialmente mediada por diferentes intervenientes, entre os quais se destacam,
os professores, os colegas de turma e o uso de tecnologias. Deste modo, pretende-se averiguar
se o uso do software GeoGebra é um elemento facilitador na aprendizagem e de melhoria do
desempenho dos estudantes na área de Matemática. Participaram neste estudo, 80 estudantes
da licenciatura de Educação Básica. Os estudantes realizaram atividades em grupos com e sem
a utilização de software e, participaram também no preenchimento de um questionário que
analisava a sua perceção acerca do uso do referido software, no estudo de funções. Os
resultados evidenciam que a perceção dos estudantes sobre a utilização do software é positiva
e que o seu desempenho melhora significativamente quando o utilizam para a resolução de
atividades em grupo, havendo interação entre o professor e os estudantes. Assim, constata-se
que, no ensino com recurso a software, o professor desempenha um papel de facilitador do
processo de aprendizagem e que, os estudantes enquanto futuros professores consideram
também utilizar o software no ensino, pois consideram-no um instrumento potencializador da
aprendizagem. Perante estes resultados, espera-se que os futuros professores recorram à
utilização de tecnologias atuais, em contexto de sala de aula, de modo a melhorar a confiança e
o entusiasmo dos estudantes na Matemática.
Description
Keywords
Professor Ensino Aprendizagem Software Tecnologia GeoGebra
Citation
Santos, Eulália & Oliveira, Margarida & Tavares, Fernando. (2022). "A Tecnologia como facilitador no processo ensino-aprendizagem da Matemática". in Livro de Resumos: XXXIV Congresso Internacional da SIPS (Sociedade Iberoamericana de Pedagogia Social) e 10.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social.