ESTG - Mestrado em Empreendedorismo e Inovação
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- Impacto do Investimento em Investigação e Desenvolvimento no Desempenho das Empresas em PortugalPublication . Neves, Telmo Emanuel Pedro; Santos, João Neves de Carvalho ; Reis, Nuno Manuel Rosa dosO investimento em investigação e desenvolvimento (I&D), é um dos motores para a criação de conhecimento e para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, com vista ao desenvolvimento empresarial, económico e social. O desempenho das empresas é um indicador capaz de refletir a saúde de uma empresa e dos seus respetivos negócios. A relação entre o investimento em investigação e desenvolvimento e o desempenho das empresas, é um tema referido em vários estudos, que apresentam resultados por vezes dispares, porque são influenciados por vários fatores, sejam eles internos ou externos às empresas. Por isso, este estudo foi feito para compreender impacto do investimento em investigação e desenvolvimento no desempenho das empresas em Portugal, recorrendo a dados de empresas portuguesas. O principal objetivo foi analisar quais as consequências na rentabilidade, através do indicador retorno sobre os ativos, quando as empresas investem em investigação e desenvolvimento. Os resultados do estudo indicam que, existe um impacto positivo do investimento em investigação e desenvolvimento no retorno sobre os ativos das empresas portuguesas, numa análise em que não são diferenciados setores de atividade. Numa análise mais detalhada, onde as empresas são segmentadas por tamanho, os resultados variam entre elas.
- A influência de laços internos e externos no empreendedorismo de empresas familiares equatorianasPublication . Coba, Pamela Estefanía Freire; Lisboa, Ana Catarina CadimaA importância das empresas familiares é reconhecida na literatura, bem como as suas características únicas. Embora tenham vantagens como a adaptabilidade estratégica ou foco no longo prazo, também enfrenta desafios como a tendência para menores recursos ou potenciais disputas família-empresa, o que poderá interferir com as suas operações e atividades de empreendedorismo. Estes desafios poderão ser ainda mais evidentes em países em desenvolvimento. Esta investigação evidencia a importância de analisar simultaneamente elementos internos e externos de empresas familiares em países em desenvolvimento, uma vez que a sua cultura organizacional poderá impulsionar o empreendedorismo e as limitações de recursos poderão ser minimizadas ou ultrapassadas através de redes. Deste modo, este estudo analisa o impacto de laços internos – em particular a cultura organizacional – e externos – laços de rede externos – na atividade empreendedora das empresas familiares no Equador. Com base em dados de empresas familiares do Equador recolhidos via questionário e analisados com SEM-PLS, o estudo conclui que a cultura interna da organização, marcada por valores familiares e práticas de gestão desempenha um papel essencial na capacidade destas empresas para serem empreendedoras. Adicionalmente, as empresas familiares Equatorianas beneficiam dos laços de rede com a comunidade, mas não com as ligações com o mercado ou o governo. A investigação oferece implicações significativas para a gestão das empresas familiares nas economias em desenvolvimento, sublinhando a importância de reforçar tanto a cultura empresarial interna como as relações externas para promover um empreendedorismo sustentável.
- Estudo dos determinantes da inovação nas empresas portuguesas: aplicação ao Cluster Engineering & ToolingPublication . Ramos, Liliana Amaral Silvestre; Moreira, Jacinta Raquel MiguelA inovação empresarial desempenha um papel fundamental na competitividade das empresas e no desenvolvimento económico. Esta dissertação tem como objetivo identificar e analisar os determinantes da inovação nas empresas portuguesas, com especial enfoque no Cluster Engineering & Tooling, setor estratégico para a indústria nacional. O estudo investiga a relação entre a inovação e fatores como o Investimento em I&D, a Colaboração Externa, as Políticas Governamentais, a Qualificação da Força de Trabalho e a Internacionalização & Comércio Externo. Para alcançar este objetivo, recorreu-se a uma abordagem quantitativa, com base nos dados do Inquérito Comunitário à Inovação (CIS 2022). Através da aplicação de regressão linear múltipla, foi possível avaliar o impacto das variáveis explicativas na inovação empresarial. Os resultados obtidos demonstram que o Investimento em I&D é o fator com maior influência na inovação, reforçando a necessidade de um esforço contínuo em investigação para impulsionar o desenvolvimento de novos produtos e processos. A Colaboração Externa também se revela um elemento essencial, evidenciando que empresas que estabelecem parcerias estratégicas, seja com universidades, centros de investigação ou outras empresas, têm maior capacidade inovadora. Além disso, as Políticas Governamentais, nomeadamente incentivos fiscais e apoios financeiros, exercem um impacto significativo na inovação empresarial, destacando a importância de um suporte institucional adequado. A Qualificação dos Recursos Humanos confirma-se como um fator relevante para a inovação, uma vez que empresas com trabalhadores altamente qualificados apresentam maior propensão para desenvolver soluções inovadoras. Por fim, a Internacionalização & Comércio Externo demonstram uma relação positiva com a inovação, indicando que a participação em mercados globais favorece a absorção de novos conhecimentos e práticas inovadoras. Conclui-se que a inovação no Cluster Engineering & Tooling resulta da interação entre investimento, conhecimento e colaboração, sendo essencial fomentar um ambiente favorável ao desenvolvimento tecnológico. Os resultados reforçam a necessidade de políticas públicas eficazes, incentivos à inovação e estratégias que promovam a cooperação entre empresas e entidades do sistema de inovação.
- Metodologias participativas na gestão das Matas do Litoral – o uso do Mapeamento Cognitivo de Lógica DifusaPublication . Souza, Marciell Ximenes de; Fernandes, Maria Eduarda da Silva TeixeiraEsta dissertação examina a importância do uso de metodologias inovadoras na gestão participativa, ou seja, em processos de tomada de decisão e gestão com o envolvimento ativo das partes interessadas. Para o efeito, foca o caso da gestão florestal e, em concreto, das Matas Litorais, na região centro de Portugal, testando a aplicação do Mapeamento Cognitivo de Lógica Difusa (FCM), através da utilização do software Mental Modeler. Este trabalho investiga como os stakeholders percebem a gestão das matas litorais em Portugal, utilizando o Mapeamento Cognitivo de Lógica Difusa (FCM) como principal metodologia de avaliação. Para isso, diferentes grupos de stakeholders das Matas do Litoral (Organizações Governamentais, Organizações Não Governamentais, Empresas do Setor Privado e Entidade Gestora) foram convidados a participar em workshops dinâmicos para mapear e analisar as perceções e conhecimentos dos participantes sobre a gestão das matas litorais, identificando e quantificando as relações causais entre variáveis críticas do sistema de gestão. O uso bem-sucedido do FCM, através da ferramenta Mental Modeler, evidencia que a aplicação de metodologias participativas e inovadoras pode contribuir para melhorar a compreensão das perceções dos diferentes atores envolvidos na gestão florestal que, por sua vez, podem ser exploradas no desenvolvimento de políticas e práticas de gestão sustentável.
- A utilização da Inteligência Artificial para a criação de conhecimento: Impacto na tomada de decisão de marketing e performance do negócioPublication . Santos, Pedro Miguel Catarino dos; Vitorino, Liliana CoutinhoA indústria de retalho de eletrónica, de consumo e eletrodomésticos caracteriza-se por um ambiente de elevada inovação e competitividade. Neste setor, as Pequenas e Médias Empresas (PME's) enfrentam um desafio acrescido devido à disparidade de recursos em relação às grandes empresas. Com a limitação de recursos, as PME's, devem desenvolver estratégias de marketing eficazes para competir no mercado, podendo obter vantagens competitivas ao aproveitar as oportunidades que a tecnologia proporciona. Este estudo avalia o impacto que as ferramentas de inteligência artificial (IA) têm na criação de conhecimento interno e externo, nas PME's retalhistas de eletrónica de consumo e eletrodomésticos. Além disso, explora a relação entre a criação de conhecimento e a tomada de decisão de marketing baseada em dados, bem como o impacto dessas decisões de marketing na performance do negócio destas empresas. Para tal, foi desenvolvido um questionário que foi aplicado às PME’s do setor referido, totalizando uma amostra de 57 gestores de PME's. Os resultados revelaram que as ferramentas de IA são aliadas importantes na recolha e tratamento de dados, favorecendo a criação de conhecimento interno e externo. A relação entre o conhecimento e a tomada de decisão de marketing teve um resultado surpreendente, já que se verificou um impacto positivo apenas no caso do conhecimento interno. Não se constatou uma relação positiva entre a tomada de decisão de marketing e a performance do negócio. As conclusões deste trabalho destacam a importância de criar uma cultura "data-driven" nas PME's, desenvolvendo competências adequadas para implementar estratégias centradas em dados. O desenvolvimento empresarial passa pela conjugação de tecnologia, formação e estratégia, fomentando um ambiente orientado por dados que possa ser a chave para a competitividade e crescimento das PME's.
- Semana de Trabalho de 4 dias e o Empreendedorismo HíbridoPublication . Rodrigues, Marta Alexandra Antunes; Rodrigues, Susana Cristina Serrano FernandesA semana de 4 dias de trabalho tem ganho cada vez mais dimensão em Portugal e no estrangeiro. São muitos os países que têm testado este formato de trabalho e que têm reportado bons resultados, do ponto de vista dos trabalhadores e da empresa. Por sua vez, o empreendedorismo híbrido é um conceito que esteve sempre presente na cultura portuguesa, pois trata-se de uma forma de empreendedorismo que concilia um trabalho por conta de outrem com um trabalho por conta própria. Nos últimos anos, têm surgido vários estudos e artigos sobre a semana de 4 dias de trabalho e o empreendedorismo híbrido. No entanto, não existem estudos ou pesquisas que liguem os dois temas. O presente estudo tem como objetivo compreender de que forma a semana de 4 dias de trabalho incentiva ou não o empreendedorismo híbrido em Portugal. A partir dos relatórios resultantes do estudo da semana de 4 dias de trabalho, conduzido em Portugal, e de dados primários obtidos através de uma amostra de trabalhadores portugueses, esta dissertação pretende mostrar de que forma estes trabalhadores percecionam o formato de trabalho de 4 dias e a possibilidade de criação de um negócio próprio.
- O Impacto da Corrupção no EmpreendedorismoPublication . Andrade, Adriano Galante de; Reis, Nuno Manuel Rosa dos; Santos, João Neves de CarvalhoA literatura aborda a relação entre níveis de corrupção e empreendedorismo nos países. Considera-se como Grande Corrupção aquela que ocorre a nível governamental, e a Pequena Corrupção aquela a nível individual. Dentre as teorias científicas pode-se identificar que a corrupção pode ser tanto benéfica (“lubrificante nas engrenagens”) quanto prejudicial (“areia nas engrenagens”) para os níveis de empreendedorismo. O objetivo deste estudo foi identificar a relação entre os níveis de corrupção e empreendedorismo nos países. Dados de 127 países foram coletados abrangendo o período entre 2006 e 2022. Foram coletados os dados do projeto Entrepreneurship Database do The World Bank, que possui um indicador para medir a densidade de novos negócios e níveis de empreendedorismo, e confrontados com os dados do Corruption Perceptions Index (CPI). As variáveis de controlo consideradas foram níveis de educação, produto interno bruto, comércio, taxa de desemprego, procedimentos e tempo para iniciar uma nova empresa. Para analisar a correlação entre as variáveis foram realizadas análises descritivas e análise de regressão linear múltipla. Os testes das hipóteses permitiram identificar que, tanto a Grande Corrupção quanto a Pequena Corrupção tem impactos negativos na taxa de empreendedorismo. Estes achados permitem contribuir com outras pesquisas, e pode ser utilizado por empreendedores que pretendam iniciar um novo negócio em algum dos países analisados nesse estudo.
- Liderança inclusiva como catalisador da criatividade nas organizações: explorando o impacto na redução de intenção de turnoverPublication . Rodrigues, Josiane de Araujo; Ribeiro, Neuza Manuel PereiraA liderança inclusiva é um estilo de liderança que valoriza e promove a diversidade, equidade e inclusão dentro de um ambiente de trabalho ou em qualquer contexto de liderança. Este modelo de liderança reconhece e celebra as diferenças individuais entre os membros de uma equipa, incluindo suas origens étnicas, culturais, de género, orientações sexuais, habilidades e perspectivas. Neste sentido, o objetivo do presente estudo empírico passou por, em primeiro lugar, analisar a relação entre a liderança inclusiva e a criatividade, liderança inclusiva e intenção de turnover, e em segundo lugar, investigar se a criatividade atuava como mediador na relação entre a liderança inclusiva e a intenção de turnover. A amostra do estudo foi recolhida através de um inquérito por questionário, divulgado via LinkedIn, onde foi obtida a participação de 156 indivíduos de diferentes organizações. Os resultados indicam a existência de relações significativas entre as variáveis: 1) A liderança inclusiva relaciona-se positivamente e significativamente com a criatividade; 2) A liderança inclusiva está negativamente relacionada com a intenção de turnover. Assim sendo, este estudo sugere que ao adotar a liderança inclusiva, as organizações podem colher uma série de benefícios, incluindo o aumento da criatividade e retenção de talentos. A liderança inclusiva não apenas reconhece a diversidade, mas também a valoriza e a utiliza como uma vantagem competitiva.
- O Impacto da Educação no Empreendedorismo com o Efeito Moderador da CulturaPublication . Oliveira, Joana Rodrigues de; Reis, Nuno Manuel Rosa dos; Santos, João Neves de CarvalhoO empreendedorismo é um conceito complexo e é influenciado por uma variedade de fatores. Esta dissertação tem o propósito de investigar o impacto da educação no empreendedorismo, considerando o efeito moderador da cultura. Por outras palavras, a dissertação pretende compreender de que forma os valores de uma sociedade moldam a propensão dos indivíduos a se tornarem empresários, investigando a relação existente entre a dimensão cultural do individualismo/coletivismo, por Geert Hosftede, o nível de educação de um determinado país e a decisão pelo desenvolvimento de atividades empreendedoras. Os resultados obtidos, através da recolha de dados de bases de dados certificadas como o World Bank e o PNUD englobam mais de 200 países no total e demonstram que existe, de facto, uma correlação, ainda que negativa, entre a taxa de conclusão do ensino superior e o número de empresas criadas, isto é, quanto maior for o número de indivíduos bem-sucedidos na educação superior num determinado país, teoricamente menor serão os níveis de empreendedorismo para a mesma amostra. Infelizmente, não foi se chegou a nenhuma evidência de que o ensino secundário e a dimensão cultural do individualismo/coletivismo tivessem algum tipo de influência no empreendedorismo. Ainda assim, esta dissertação contribuiu para o conhecimento existente, uma vez que foi verificada uma discrepância de resultados na literatura existente em relação aos tópicos analisados. Contudo, foram registadas algumas limitações à análise devido à disponibilidade limitada de dados recentes e à complexidade das matérias em estudo. Por fim, foi detetada uma necessidade de se desenvolver um quadro teórico consistente que possa orientar investigações futuras e esclarecer a verdadeira relação entre a educação, o empreendedorismo e o efeito moderador da cultura.
- Reformulação Estratégica do Coworking no Município da Figueira da FozPublication . Rodrigues, João Pedro Abrino; Machado, Luís Miguel Porto RomãoNo presente relatório é descrita a minha experiência, ao longo do estágio curricular, onde fui integrado no espaço de Coworking - Mercado de Ideias - entre 2 de outubro de 2023 e 9 de fevereiro de 2024, no âmbito do Mestrado de Empreendedorismo e Inovação. Durante esse período de 640 horas, houve a oportunidade de aplicar os conhecimentos e competências teórico-práticas adquiridas ao longo do curso e de desenvolver habilidades essenciais no âmbito da formação profissional. Este estágio foi conduzido sob a supervisão do técnico superior, José Alberto, uma pessoa muito experiente e profissional na área, que proporcionou uma orientação valiosa e sábia ao longo de todo o estágio, e foi guiada pelo orientador Luís Miguel Machado, que com a sua mentoria e um verdadeiro comprometimento, mostrou-se sempre apto para ajudar e planear o percurso deste Estágio Curricular. Ao longo deste relatório, irão ser detalhadas as atividades desenvolvidas, os desafios enfrentados e as aprendizagens aprimoradas, destacando a relevância desta experiência para a minha formação profissional e de forma a contribuir significativamente para os principais objetivos do estágio. Serão abordados temas fundamentais no âmbito do tema do relatório “Reformulação Estratégica do Coworking”, como a administração pública, o Coworking e o seu enquadramento no Mercado de Ideias.