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ESTG - Mestrado em Empreendedorismo e Inovação

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  • Metodologias participativas na gestão das Matas do Litoral – o uso do Mapeamento Cognitivo de Lógica Difusa
    Publication . Souza, Marciell Ximenes de; Fernandes, Maria Eduarda da Silva Teixeira
    Esta dissertação examina a importância do uso de metodologias inovadoras na gestão participativa, ou seja, em processos de tomada de decisão e gestão com o envolvimento ativo das partes interessadas. Para o efeito, foca o caso da gestão florestal e, em concreto, das Matas Litorais, na região centro de Portugal, testando a aplicação do Mapeamento Cognitivo de Lógica Difusa (FCM), através da utilização do software Mental Modeler. Este trabalho investiga como os stakeholders percebem a gestão das matas litorais em Portugal, utilizando o Mapeamento Cognitivo de Lógica Difusa (FCM) como principal metodologia de avaliação. Para isso, diferentes grupos de stakeholders das Matas do Litoral (Organizações Governamentais, Organizações Não Governamentais, Empresas do Setor Privado e Entidade Gestora) foram convidados a participar em workshops dinâmicos para mapear e analisar as perceções e conhecimentos dos participantes sobre a gestão das matas litorais, identificando e quantificando as relações causais entre variáveis críticas do sistema de gestão. O uso bem-sucedido do FCM, através da ferramenta Mental Modeler, evidencia que a aplicação de metodologias participativas e inovadoras pode contribuir para melhorar a compreensão das perceções dos diferentes atores envolvidos na gestão florestal que, por sua vez, podem ser exploradas no desenvolvimento de políticas e práticas de gestão sustentável.
  • A utilização da Inteligência Artificial para a criação de conhecimento: Impacto na tomada de decisão de marketing e performance do negócio
    Publication . Santos, Pedro Miguel Catarino dos; Vitorino, Liliana Coutinho
    A indústria de retalho de eletrónica, de consumo e eletrodomésticos caracteriza-se por um ambiente de elevada inovação e competitividade. Neste setor, as Pequenas e Médias Empresas (PME's) enfrentam um desafio acrescido devido à disparidade de recursos em relação às grandes empresas. Com a limitação de recursos, as PME's, devem desenvolver estratégias de marketing eficazes para competir no mercado, podendo obter vantagens competitivas ao aproveitar as oportunidades que a tecnologia proporciona. Este estudo avalia o impacto que as ferramentas de inteligência artificial (IA) têm na criação de conhecimento interno e externo, nas PME's retalhistas de eletrónica de consumo e eletrodomésticos. Além disso, explora a relação entre a criação de conhecimento e a tomada de decisão de marketing baseada em dados, bem como o impacto dessas decisões de marketing na performance do negócio destas empresas. Para tal, foi desenvolvido um questionário que foi aplicado às PME’s do setor referido, totalizando uma amostra de 57 gestores de PME's. Os resultados revelaram que as ferramentas de IA são aliadas importantes na recolha e tratamento de dados, favorecendo a criação de conhecimento interno e externo. A relação entre o conhecimento e a tomada de decisão de marketing teve um resultado surpreendente, já que se verificou um impacto positivo apenas no caso do conhecimento interno. Não se constatou uma relação positiva entre a tomada de decisão de marketing e a performance do negócio. As conclusões deste trabalho destacam a importância de criar uma cultura "data-driven" nas PME's, desenvolvendo competências adequadas para implementar estratégias centradas em dados. O desenvolvimento empresarial passa pela conjugação de tecnologia, formação e estratégia, fomentando um ambiente orientado por dados que possa ser a chave para a competitividade e crescimento das PME's.
  • Semana de Trabalho de 4 dias e o Empreendedorismo Híbrido
    Publication . Rodrigues, Marta Alexandra Antunes; Rodrigues, Susana Cristina Serrano Fernandes
    A semana de 4 dias de trabalho tem ganho cada vez mais dimensão em Portugal e no estrangeiro. São muitos os países que têm testado este formato de trabalho e que têm reportado bons resultados, do ponto de vista dos trabalhadores e da empresa. Por sua vez, o empreendedorismo híbrido é um conceito que esteve sempre presente na cultura portuguesa, pois trata-se de uma forma de empreendedorismo que concilia um trabalho por conta de outrem com um trabalho por conta própria. Nos últimos anos, têm surgido vários estudos e artigos sobre a semana de 4 dias de trabalho e o empreendedorismo híbrido. No entanto, não existem estudos ou pesquisas que liguem os dois temas. O presente estudo tem como objetivo compreender de que forma a semana de 4 dias de trabalho incentiva ou não o empreendedorismo híbrido em Portugal. A partir dos relatórios resultantes do estudo da semana de 4 dias de trabalho, conduzido em Portugal, e de dados primários obtidos através de uma amostra de trabalhadores portugueses, esta dissertação pretende mostrar de que forma estes trabalhadores percecionam o formato de trabalho de 4 dias e a possibilidade de criação de um negócio próprio.
  • O Impacto da Corrupção no Empreendedorismo
    Publication . Andrade, Adriano Galante de; Reis, Nuno Manuel Rosa dos; Santos, João Neves de Carvalho
    A literatura aborda a relação entre níveis de corrupção e empreendedorismo nos países. Considera-se como Grande Corrupção aquela que ocorre a nível governamental, e a Pequena Corrupção aquela a nível individual. Dentre as teorias científicas pode-se identificar que a corrupção pode ser tanto benéfica (“lubrificante nas engrenagens”) quanto prejudicial (“areia nas engrenagens”) para os níveis de empreendedorismo. O objetivo deste estudo foi identificar a relação entre os níveis de corrupção e empreendedorismo nos países. Dados de 127 países foram coletados abrangendo o período entre 2006 e 2022. Foram coletados os dados do projeto Entrepreneurship Database do The World Bank, que possui um indicador para medir a densidade de novos negócios e níveis de empreendedorismo, e confrontados com os dados do Corruption Perceptions Index (CPI). As variáveis de controlo consideradas foram níveis de educação, produto interno bruto, comércio, taxa de desemprego, procedimentos e tempo para iniciar uma nova empresa. Para analisar a correlação entre as variáveis foram realizadas análises descritivas e análise de regressão linear múltipla. Os testes das hipóteses permitiram identificar que, tanto a Grande Corrupção quanto a Pequena Corrupção tem impactos negativos na taxa de empreendedorismo. Estes achados permitem contribuir com outras pesquisas, e pode ser utilizado por empreendedores que pretendam iniciar um novo negócio em algum dos países analisados nesse estudo.
  • Liderança inclusiva como catalisador da criatividade nas organizações: explorando o impacto na redução de intenção de turnover
    Publication . Rodrigues, Josiane de Araujo; Ribeiro, Neuza Manuel Pereira
    A liderança inclusiva é um estilo de liderança que valoriza e promove a diversidade, equidade e inclusão dentro de um ambiente de trabalho ou em qualquer contexto de liderança. Este modelo de liderança reconhece e celebra as diferenças individuais entre os membros de uma equipa, incluindo suas origens étnicas, culturais, de género, orientações sexuais, habilidades e perspectivas. Neste sentido, o objetivo do presente estudo empírico passou por, em primeiro lugar, analisar a relação entre a liderança inclusiva e a criatividade, liderança inclusiva e intenção de turnover, e em segundo lugar, investigar se a criatividade atuava como mediador na relação entre a liderança inclusiva e a intenção de turnover. A amostra do estudo foi recolhida através de um inquérito por questionário, divulgado via LinkedIn, onde foi obtida a participação de 156 indivíduos de diferentes organizações. Os resultados indicam a existência de relações significativas entre as variáveis: 1) A liderança inclusiva relaciona-se positivamente e significativamente com a criatividade; 2) A liderança inclusiva está negativamente relacionada com a intenção de turnover. Assim sendo, este estudo sugere que ao adotar a liderança inclusiva, as organizações podem colher uma série de benefícios, incluindo o aumento da criatividade e retenção de talentos. A liderança inclusiva não apenas reconhece a diversidade, mas também a valoriza e a utiliza como uma vantagem competitiva.
  • O Impacto da Educação no Empreendedorismo com o Efeito Moderador da Cultura
    Publication . Oliveira, Joana Rodrigues de; Reis, Nuno Manuel Rosa dos; Santos, João Neves de Carvalho
    O empreendedorismo é um conceito complexo e é influenciado por uma variedade de fatores. Esta dissertação tem o propósito de investigar o impacto da educação no empreendedorismo, considerando o efeito moderador da cultura. Por outras palavras, a dissertação pretende compreender de que forma os valores de uma sociedade moldam a propensão dos indivíduos a se tornarem empresários, investigando a relação existente entre a dimensão cultural do individualismo/coletivismo, por Geert Hosftede, o nível de educação de um determinado país e a decisão pelo desenvolvimento de atividades empreendedoras. Os resultados obtidos, através da recolha de dados de bases de dados certificadas como o World Bank e o PNUD englobam mais de 200 países no total e demonstram que existe, de facto, uma correlação, ainda que negativa, entre a taxa de conclusão do ensino superior e o número de empresas criadas, isto é, quanto maior for o número de indivíduos bem-sucedidos na educação superior num determinado país, teoricamente menor serão os níveis de empreendedorismo para a mesma amostra. Infelizmente, não foi se chegou a nenhuma evidência de que o ensino secundário e a dimensão cultural do individualismo/coletivismo tivessem algum tipo de influência no empreendedorismo. Ainda assim, esta dissertação contribuiu para o conhecimento existente, uma vez que foi verificada uma discrepância de resultados na literatura existente em relação aos tópicos analisados. Contudo, foram registadas algumas limitações à análise devido à disponibilidade limitada de dados recentes e à complexidade das matérias em estudo. Por fim, foi detetada uma necessidade de se desenvolver um quadro teórico consistente que possa orientar investigações futuras e esclarecer a verdadeira relação entre a educação, o empreendedorismo e o efeito moderador da cultura.
  • Reformulação Estratégica do Coworking no Município da Figueira da Foz
    Publication . Rodrigues, João Pedro Abrino; Machado, Luís Miguel Porto Romão
    No presente relatório é descrita a minha experiência, ao longo do estágio curricular, onde fui integrado no espaço de Coworking - Mercado de Ideias - entre 2 de outubro de 2023 e 9 de fevereiro de 2024, no âmbito do Mestrado de Empreendedorismo e Inovação. Durante esse período de 640 horas, houve a oportunidade de aplicar os conhecimentos e competências teórico-práticas adquiridas ao longo do curso e de desenvolver habilidades essenciais no âmbito da formação profissional. Este estágio foi conduzido sob a supervisão do técnico superior, José Alberto, uma pessoa muito experiente e profissional na área, que proporcionou uma orientação valiosa e sábia ao longo de todo o estágio, e foi guiada pelo orientador Luís Miguel Machado, que com a sua mentoria e um verdadeiro comprometimento, mostrou-se sempre apto para ajudar e planear o percurso deste Estágio Curricular. Ao longo deste relatório, irão ser detalhadas as atividades desenvolvidas, os desafios enfrentados e as aprendizagens aprimoradas, destacando a relevância desta experiência para a minha formação profissional e de forma a contribuir significativamente para os principais objetivos do estágio. Serão abordados temas fundamentais no âmbito do tema do relatório “Reformulação Estratégica do Coworking”, como a administração pública, o Coworking e o seu enquadramento no Mercado de Ideias.
  • Startups e novos modelos de negócio: Estudo sobre o impacto das ferramentas de IA e das metodologias ágeis no ecossistema da Startup Leiria
    Publication . Ramos, Inês Silva; Ferreira, Vítor Hugo dos Santos
    O presente relatório insere-se no âmbito do estágio curricular desenvolvido na incubadora e aceleradora de empresas Startup Leiria. A duração do estágio foi de 640h e teve como propósito a obtenção do grau de Mestre em Empreendedorismo e Inovação, pelo Politécnico de Leiria. O relatório de estágio aborda o tema das startups e novos modelos de negócio, baseando-se na revisão de literatura de vários autores. O documento inicia com o enquadramento teórico ao tema e discute conceitos como inovação, empreendedorismo, startup, modelos de negócio. Também destaca o papel das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na introdução de inovações nos modelos de negócio e das metodologias ágeis como fator de sucesso das startups. O objetivo geral de investigação, prende-se assim com o estudo do impacto das ferramentas de IA e das metodologias ágeis nas startups incubadas no ecossistema da Startup Leiria. Em concreto, pretende-se investigar de que forma é que a utilização de ferramentas de inteligência artificial e a utilização de metodologias ágeis estão relacionadas com o sucesso e a inovação dos modelos de negócio. Em relação ao objetivo do estágio, este consistiu no apoio à mentoria de incubação e aceleração, apoio administrativo e participação no plano de atividades da organização para o ano de 2023. Em suma, este relatório além de descrever a entidade onde o estágio foi realizado e as tarefas/atividades desenvolvidas no mesmo, faz um estudo empírico com base numa amostra de startups incubadas na Startup Leiria, partindo da revisão de literatura.
  • O Impacto da Liderança Inclusiva no Comportamento Inovador e na Felicidade dos Colaboradores
    Publication . Oliveira, Vera Lúcia Lagoa de; Ribeiro, Neuza Manuel Pereira
    A liderança inclusiva é um estilo de liderança que promove um ambiente de trabalho diversificado, equitativo e inclusivo, valorizando as diferenças e potencializando as habilidades e talentos de todos os colaboradores. Neste sentido, a presente investigação tem como principal objetivo estudar o impacto da Liderança Inclusiva (LI) no Comportamento Inovador (CI) e na Felicidade Organizacional (FO). Essencialmente, a investigação pretende compreender a relação entre: (a) Liderança Inclusiva e o Comportamento Inovador; (b) a Liderança Inclusiva e Felicidade Organizacional; e (c) o Comportamento Inovador e a Felicidade Organizacional. A amostra do estudo foi recolhida através de um inquérito por questionário, divulgado através de plataformas de redes sociais e profissionais online. Neste estudo participaram 109 indivíduos de diferentes organizações. Os resultados indicam a existência de relações significativas entre variáveis: 1) A Liderança Inclusiva relaciona-se positivamente e significativamente com o Comportamento Inovador; 2) A Liderança Inclusiva relaciona-se positivamente com a Felicidade Organizacional; 3) O Comportamento Inovador relaciona-se positivamente com a Felicidade Organizacional. A liderança inclusiva é um tema cada vez mais relevante no mundo empresarial e tem como objetivo criar um ambiente onde todos os membros de uma equipa se sintam respeitados, valorizados e capazes de contribuir para o sucesso e crescimento de uma organização, consequentemente melhorando o comportamento inovador e a felicidade dos seus membros.
  • Estudo do impacto da co-criação no processo de inovação das empresas, na satisfação e na fidelização do cliente: O caso das agências de viagens
    Publication . Ferreira, Beatriz Quintanilha; Moreira, Jacinta Raquel Miguel
    O crescimento dos mercados globais verificado nos últimos anos, fez com que as empresas, nomeadamente as agências de viagens, reinventassem os seus bens e serviços através da implementação de processos de co-criação. A existência de um processo colaborativo entre a empresa e o cliente, ou até mesmo outras partes interessadas, agiliza e potencia a satisfação do cliente bem como a sua fidelização. Com base neste pressuposto e na literatura existente, o presente trabalho tem como objetivo principal estudar o impacto da co-criação no processo de inovação das empresas, na satisfação do cliente e na sua fidelização, tendo em consideração as empresas de prestação de serviços de viagens. Para tal, foi definido um conjunto de variáveis e hipóteses que permitiu pôr em prática tal pretensão. Mediante a construção e aplicação de um questionário e posterior análise empírica aos resultados obtidos, foi possível confirmar que o processo de co-criação está positivamente associado à inovação, à satisfação e à fidelização do cliente, pelo que as empresas que se empenham no desenvolvimento de processos de co-criação com os seus clientes apresentam maiores probabilidades em desenvolver atividades inovadoras para além de contribuírem para o aumento da satisfação e fidelização dos seus clientes.