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Authors
Abstract(s)
O empreendedorismo é um conceito complexo e é influenciado por uma variedade de fatores. Esta dissertação tem o propósito de investigar o impacto da educação no empreendedorismo, considerando o efeito moderador da cultura. Por outras palavras, a dissertação pretende compreender de que forma os valores de uma sociedade moldam a propensão dos indivíduos a se tornarem empresários, investigando a relação existente entre a dimensão cultural do individualismo/coletivismo, por Geert Hosftede, o nível de educação de um determinado país e a decisão pelo desenvolvimento de atividades empreendedoras. Os resultados obtidos, através da recolha de dados de bases de dados certificadas como o World Bank e o PNUD englobam mais de 200 países no total e demonstram que existe, de facto, uma correlação, ainda que negativa, entre a taxa de conclusão do ensino superior e o número de empresas criadas, isto é, quanto maior for o número de indivíduos bem-sucedidos na educação superior num determinado país, teoricamente menor serão os níveis de empreendedorismo para a mesma amostra. Infelizmente, não foi se chegou a nenhuma evidência de que o ensino secundário e a dimensão cultural do individualismo/coletivismo tivessem algum tipo de influência no empreendedorismo. Ainda assim, esta dissertação contribuiu para o conhecimento existente, uma vez que foi verificada uma discrepância de resultados na literatura existente em relação aos tópicos analisados. Contudo, foram registadas algumas limitações à análise devido à disponibilidade limitada de dados recentes e à complexidade das matérias em estudo. Por fim, foi detetada uma necessidade de se desenvolver um quadro teórico consistente que possa orientar investigações futuras e esclarecer a verdadeira relação entre a educação, o empreendedorismo e o efeito moderador da cultura.
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Keywords
Empreendedorismo Educação secundária Educação superior Cultura Individualismo