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- Refletir e investigar sobre a Prática Pedagógica: do poder dos livros às estratégias de promoção da leitura no Jardim de InfânciaPublication . Cordeiro, Gabriela Marina Ferreira; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Luís, Joana Alexandra Soares de FreitasO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educa-ção e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Este pretende descre-ver reflexões fundamentadas sobre as experiências vivenciadas no contexto das suas Práticas Pedagógicas, bem como apresentar um estudo investigativo rea-lizado na valência de Educação Pré-Escolar. Desta forma, este trabalho encon-tra-se dividido em duas partes, a saber, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A primeira parte versa sobre as experiências práticas vivenciadas, nos contex-tos quer de Creche e Jardim de Infância, quer de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º ano e 3.º ano), bem como sobre as aprendizagens realizadas, acerca, no-meadamente, da importância da observação, da planificação, da agência e voz da criança, da avaliação, dos desafios deparados e ultrapassados ao longo do percurso de intervenção e da educadora/professora que ambiciono ser. A segunda parte apresenta a investigação desenvolvida num Jardim de Infân-cia, junto de um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. O estudo, assumindo a importância dos livros no desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar, teve como principal objetivo analisar os efeitos da implementação de duas estratégias estimuladoras do seu interesse e da sua motivação para a leitura. Partindo de um estudo de caso de natureza mista, a recolha de dados incidiu na observação participante apoiada em registos variados (notas de campo, foto-gráficos e videográficos) e no preenchimento de grelhas de observação com-plementada com a aplicação de questionários, às suas famílias e ao educador cooperante do grupo. Os dados recolhidos foram analisados com recurso à aná-lise de conteúdo, a partir da elaboração de uma árvore categorial e à sua trian-gulação posterior com os registos de observação e a revisão literária efetuada. O estudo sugere que a implementação de estratégias diversificadas e originais de aproximação das crianças aos livros são suscetíveis de aumentar o seu inte-resse e os seus hábitos de leitura, favorecendo o seu desenvolvimento holístico.
- Impacto do Investimento em Investigação e Desenvolvimento no Desempenho das Empresas em PortugalPublication . Neves, Telmo Emanuel Pedro; Santos, João Neves de Carvalho ; Reis, Nuno Manuel Rosa dosO investimento em investigação e desenvolvimento (I&D), é um dos motores para a criação de conhecimento e para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, com vista ao desenvolvimento empresarial, económico e social. O desempenho das empresas é um indicador capaz de refletir a saúde de uma empresa e dos seus respetivos negócios. A relação entre o investimento em investigação e desenvolvimento e o desempenho das empresas, é um tema referido em vários estudos, que apresentam resultados por vezes dispares, porque são influenciados por vários fatores, sejam eles internos ou externos às empresas. Por isso, este estudo foi feito para compreender impacto do investimento em investigação e desenvolvimento no desempenho das empresas em Portugal, recorrendo a dados de empresas portuguesas. O principal objetivo foi analisar quais as consequências na rentabilidade, através do indicador retorno sobre os ativos, quando as empresas investem em investigação e desenvolvimento. Os resultados do estudo indicam que, existe um impacto positivo do investimento em investigação e desenvolvimento no retorno sobre os ativos das empresas portuguesas, numa análise em que não são diferenciados setores de atividade. Numa análise mais detalhada, onde as empresas são segmentadas por tamanho, os resultados variam entre elas.