ESECS - Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor
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Browsing ESECS - Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor by Subject "Acessibilidade"
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- Inclusão SocialPublication . Vicente, Luís Ricardo Silva Montez; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar deEm Portugal não existe uma legislação específica a aplicar em espaços de restauração para os tornar acessíveis a todas as pessoas, independentemente do seu grau de capacidade motora, sensorial, comunicativa, intelectual e desenvolvimental. O Decreto-Lei n.º 163/2006 de 8 de agosto aprova o regime da acessibilidade de edifícios e estabelecimentos que recebem público, no entanto existem várias lacunas no que diz respeito a um espaço tão específico como um restaurante, tais como as distâncias que devem existir entre mesas para que os funcionários e clientes com e sem mobilidade condicionada possam circular livremente ou a obrigatoriedade destes espaços possuírem ementas que possam ser acessíveis a todos. O presente estudo centra-se na avaliação das acessibilidades de um restaurante. O estudo é de natureza qualitativa e avalia se o referido restaurante apresenta acessibilidades arquitetónicas, comunicacionais, atitudinais, instrumentais e digitais que permitam a sua frequência por pessoas com necessidades específicas. Os resultados finais deste estudo mostram que é possível ter um espaço físico que permite receber todas as pessoas com comodidade e a segurança necessárias para realizar uma refeição com dignidade. Verificam-se fragilidades no atendimento a pessoas com deficiência por inexistência de formação adequada, mas existe disponibilidade e convicção de que é possível fazer um atendimento de excelência a qualquer pessoa quando há sensibilização para tratar o cliente como um ser único que tem necessidades e comportamentos únicos.
- Jogos de Tabuleiro Acessíveis para Promoção da Inclusão no 2º CicloPublication . Pereira, Helena de Jesus; Santos, Filipe Alexandre da SilvaOs jogos de tabuleiro promovem aprendizagem, interação, socialização, diversão. Existe uma certa lacuna a nível de jogos para crianças com deficiências que se vêm limitadas e excluídas dos jogos de tabuleiro. Em Portugal, existem vários jogos adaptados, contudo os jogos acessíveis de origem são escassos ou mesmo inexistentes. O objetivo deste presente trabalho visa a inclusão em contexto escolar de crianças com Necessidades Educativas Específicas através de elaboração de dois jogos de tabuleiro desenhados para serem acessíveis e promoverem a inclusão. Os jogos foram concebidos numa lógica de Investigação-Ação, a partir de recomendações já consolidadas da revisão da literatura, seguida de uma avaliação por dois especialistas na área da Educação Especial e posterior validação por parte de crianças com Necessidades Educativas Específicas. A capacidade de inclusão em contexto escolar dos dois jogos elaborados foi avaliada através de um estudo de caso. Os resultados deste estudo nos revelam que é possível um jogo ser acessível a todos, sendo elaborado em vários formatos, pois permitiu que todas as crianças envolvidas jogassem juntas independentemente da sua deficiência e se sentissem incluídas.