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Os jogos de tabuleiro promovem aprendizagem, interação, socialização, diversão. Existe uma certa lacuna a nível de jogos para crianças com deficiências que se vêm limitadas e excluídas dos jogos de tabuleiro. Em Portugal, existem vários jogos adaptados, contudo os jogos acessíveis de origem são escassos ou mesmo inexistentes.
O objetivo deste presente trabalho visa a inclusão em contexto escolar de crianças com Necessidades Educativas Específicas através de elaboração de dois jogos de tabuleiro desenhados para serem acessíveis e promoverem a inclusão. Os jogos foram concebidos numa lógica de Investigação-Ação, a partir de recomendações já consolidadas da revisão da literatura, seguida de uma avaliação por dois especialistas na área da Educação Especial e posterior validação por parte de crianças com Necessidades Educativas Específicas. A capacidade de inclusão em contexto escolar dos dois jogos elaborados foi avaliada através de um estudo de caso.
Os resultados deste estudo nos revelam que é possível um jogo ser acessível a todos, sendo elaborado em vários formatos, pois permitiu que todas as crianças envolvidas jogassem juntas independentemente da sua deficiência e se sentissem incluídas.
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Keywords
Acessibilidade Jogos de tabuleiro Inclusão Necessidade educativas específicas Ensino Básico do 2º Ciclo