ESECS - Comunicações em conferências e congressos internacionais
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Browsing ESECS - Comunicações em conferências e congressos internacionais by Subject "Acessibilidade"
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- Acessibilidade cultural a partir das experiências de museus do Brasil e de PortugalPublication . Negreiros, Dilma de Andrade; Sousa, Jenny Gil; Freire, Carla Sofia CostaO presente artigo tem por objetivo apresentar a Grade de Análise para Acessibilidade em Ambientes Culturais, resultante da investigação realizada em museus do Brasil e de Portugal. A pesquisa foi realizada no âmbito do Mestrado em Comunicação Acessível da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPLeiria/Portugal, a partir do cruzamento da literatura científica com os resultados do trabalho empírico, oriundo das experiências de experts responsáveis por projetos de acessibilidade, nos ambientes culturais pesquisados. Para tanto, objetivou-se disponibilizar diretrizes que possibilitem a iniciação do processo de acessibilidade em qualquer ambiente cultural que reconheça-se como promotor e potencializador de cidadania cultural.
- Distance sign language interpreting for deaf university studentsPublication . Neves, Josélia; Rodrigues, Vítor
- Inclusão no Envelhecimento: Avaliação das Acessibilidades na RestauraçãoPublication . Vicente, Luís; Olmos Migueláñez, Susana; Pocinho, Ricardo; Sousa, CéliaNão existe em Portugal uma legislação específica para que os espaços de restauração sejam acessíveis a todas as pessoas. As pessoas idosas apresentam muitas vezes algumas dificuldades nas suas capacidades motoras, sensoriais, comunicativas, intelectuais. O Decreto-Lei n.º 163/2006 de 8 de agosto aprova o regime da acessibilidade de edifícios e estabelecimentos que recebem público, mas um espaço tão específico como um restaurante necessita de uma legislação que indique as distâncias que devem existir entre mesas para que os funcionários e clientes com e sem mobilidade condicionada possam circular livremente, mas também indicações sobre como comunicar oralmente e digitalmente, prestar um atendimento personalizado, o tipo de instrumentos que devem estar ao dispor de clientes idosos e as atitudes a ter com esta população. Os resultados deste estudo mostram que as pessoas idosas podem frequentar um espaço de restauração com segurança e conforto para realizar a sua refeição com dignidade. Existem também algumas fragilidades, no entanto a gerência e os funcionários apresentam muita disponibilidade e sensibilidade para a população idosa.
- Inexactitudes sobre el subtitulado para sordos y discapacitados auditivosPublication . Neves, Josélia
- Soundpainting: audiodescription in another lightPublication . Neves, Josélia