ESECS - Comunicações em conferências e congressos internacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Comunicações em conferências e congressos internacionais by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 250
Results Per Page
Sort Options
- Escola e autonomiaPublication . Ferreira, José Brites
- La littérature pour l'enfance et la jeunesse : le classique et le modernePublication . Nobre, CristinaLa Littérature pour l'Enfance et la Jeunesse a fait un parcours qui va de la marginalité à l'acceptation pour l'institution scolaire, sous la forme d'une présence constante aux programmes de Français Langue Étrangère de nos jours. À partir d'une approche diachronique, synchronique et intertextuelle, et à l'aide de textes — dit classiques — et de textes modernes, parfois avant-gardistes, de la littérature enfantine et de jeunesse, on propose un atelier de travail où l'analyse littéraire structuraliste se lie à une approche de l'esthétique de la reception, sans oublier la production et transformation de texte comme exercice linguistique didactique et esthétique.
- Educação Intercultural e metamorfoses identitárias : uma visão antropológica do processo educativoPublication . Vieira, RicardoFalar de educação implica pensar na construção/reconstrução das identidades. Das identidades dos alunos e das identidades dos professores. A aprendizagem nunca se faz no vazio. O conhecimento novo integra-se (ou não) na matriz cultural dos indivíduos. O aluno é uma Pessoa, tem uma identidade pessoal, uma identidade social e uma identidade cultural. O puto não é tábua rasa, existe e pensa, sente e age de acordo com o seu background cultural. Aprender significa partir em relação à tradição, ao conhecimento e experiências já feitas. Portanto, um processo de aprendizagem leva a alterações da identidade pessoal. Implica partir para um novo todo, uma nova dimensão (...)
- To become a teacher is a metaphor : metamorphoses in teachers' identityPublication . Vieira, RicardoBy analyzing the life-histories of teachers, this paper attempts to describe the ways they lived their experiences from childhood to adulthood and how this process has affected their attitudes towards diversity. It also seeks to examine how these life-histories are conveyed and enacted in the classroom, and hence the possible ways teachers can integrate their cultural knowledge into the teaching-learning process. Socialization and learning experiences throughout life cause metamorphoses in their personal identities. Among the different forms of cultural metamorphoses occurring in teachers, this paper focuses on what I describe as cultural transfusion. By means of this process, I analyze two tendencies in personal identity: the „intercultural trânsfuga‟ and the „oblato‟, two concepts to be explained in my text. The former tendency among teachers integrates the culture of origin into the emerging cultural identity, both implicitly and explicitly. The latter denies the culture of origin and idealizes the target culture as its aim in life. Thus, this tendency leads to a „monocultural‟ teacher, as I shall argue.
- Identidades e interculturalidade : algumas reflexões a propósito da interacção entre escolas, famílias e comunidadesPublication . Vieira, Ricardo; Silva, PedroDois estudos etnográficos por nós levados a cabo (Silva, 2001; Vieira, 1999a) mostram como a interacção entre a pluralidade de actores que protagonizam a relação escola-família-comunidade corresponde ao urdir de teias múltiplas, donde sobressai uma clivagem sociológica que traduz relações de poder e relações entre culturas onde, para usar uma expressão de Tomaz Tadeu da Silva, a equivalência antropológica das culturas convive com a sua desigualdade sociológica. Estamos, assim, perante uma relação que equaciona não só o tipo de sociedade em que se insere, como o próprio conceito de democracia (...)
- Vidas revividas : etnografia, biografias e a descoberta de novos sentidosPublication . Vieira, RicardoNesta comunicação procuro mostrar como os professores, esses agentes sociais que constituem o meu objecto de estudo, se redescobrem, racionalizam experiências passadas, opções tomadas, etc., pela possibilidade de terem alguém que os ouve e os questiona a partir das suas próprias lógicas e contextos. Os sujeitos entrevistados reflectem, assim, também eles, sobre as intenções do inquiridor e sobre si próprios. Neste sentido tornam-se também investigadores de si próprios. O papel do investigador não é o de, por artes mágicas, encontrar o verdadeiro sentido das práticas dos sujeitos estudados (...)
- Metamorphoses in teacher’s identityPublication . Vieira, Ricardo; Silva, PedroBy analyzing the life-histories of teachers, this paper attempts to describe the ways they lived their experiences from childhood to adulthood and how this process has affected their attitudes towards diversity. It also seeks to examine how these life-histories are conveyed and enacted in the classroom, and hence the possible ways teachers can integrate their cultural knowledge into the teaching-learning process (...)
- A formação em contexto de trabalho e a experiência do IPLeiriaPublication . Silva, José ManuelA formação ministrada nas escolas do IPLeiria contempla períodos de formação em contexto de trabalho em todos os cursos, o que se tem vindo a revelar uma significativa mais valia, quer pelos efeitos positivos exercidos ao nível da procura das escolas do Instituto por parte dos alunos, quer em termos da inserção deste e das suas escolas no tecido empresarial da região e do país.