Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola Superior de Educação e Ciências Sociais by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem ativa no ensino superior: estratégias pedagógicas para um trabalho colaborativoPublication . Mangas, CatarinaIntrodução: O ensino superior está normalmente associado a uma formação mais tradicional/expositiva que não se enquadra com o atual processo de Bolonha, as características dos jovens estudantes ou as exigências que advêm das constantes transformações da sociedade. Hoje em dia, os estudantes devem estar preparados com um elevado nível de competências sociais e conhecimentos que são necessários num mercado de trabalho que se altera permanentemente. Objetivos: Descrever estratégias de aprendizagem cooperativas, desenvolvidas em grupos, aplicadas em cursos superiores nas áreas das ciências sociais e das ciências da educação. Métodos: A investigação desenvolvida é caracterizada como sendo qualitativa, sendo um estudo essencialmente descritivo, já que apresenta, de forma holística, estratégias específicas aplicadas junto de duas turmas de estudantes do ensino superior. Resultados: A investigação sugere que os estudantes aprendem melhor quando estão ativamente envolvidos em atividades onde o pensamento crítico e criativo é cultivado, resultando em melhores classificações, numa maior satisfação com o seu percurso académico e numa menor probabilidade de abandono. Conclusões: É essencial refletir sobre as práticas pedagógicas e, consequentemente, adotar novas estratégias desenvolvidas em ambientes de aprendizagem centrados nos estudantes, que aumentem a qualidade do ensino superior, tornando-o mais adequado à realidade laboral atual.
- ARTE E SUSTENTABILIDADE – EXPERIÊNCIAS DE CRIAÇÃO PLÁSTICA REALIZADAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃOPublication . Magueta, Lúcia GraveIntrodução: Na formação de professores, a abordagem à expressão plástica pode incidir sobre o conhecimento de materiais e a sua transformação e extensão de vida, o upcycling e a upcycled art, perspetivando práticas de educação para a sustentabilidade em diferentes contextos. Objetivo: Compreender em que medida as experiências de criação plástica através da reutilização criativa de materiais preparam os futuros professores para educarem para a sustentabilidade. Métodos: Investigação-ação, com os seguintes momentos e ações: 1. Diagnóstico – aplicação de um questionário inicial; 2. Planificação – planeamento das aulas práticas e dos recursos necessários; 3. Implementação – realização de aulas de experimentação e criação plástica; 4. Reflexão – aplicação de um questionário final. Posteriormente, procedeu-se à análise de conteúdo para tratamento dos dados recolhidos. Resultados: Emergiram as categorias «Aprendizagens no domínio das artes visuais», «Aprendizagens sobre desenvolvimento sustentável» e «Aprendizagens sobre práticas de educação para a sustentabilidade». Conclusão: Os estudantes evidenciaram aprendizagens no domínio das artes visuais; relativas à prática artística enquanto meio de reflexão sobre sustentabilidade, pelos materiais que se transformam e pelas mensagens veiculadas; e relativas à transferibilidade do processo vivenciado para diferentes contextos educativos.
- Be The Change – Centro de Treino e Reabilitação FísicaPublication . Sousa, Alice Margarida Godinho de; Salvador, Rogério Paulo JoaquimO presente relatório de estágio descreve todo o trabalho desenvolvido durante o estágio curricular na entidade acolhedora Be The Change, no âmbito do plano curricular do Mestrado em Prescrição do Exercício e Promoção da Saúde. Este documento serve de suporte a todas as atividades realizadas ao longo de 588 horas de estágio, que decorreu de outubro de 2024 a maio de 2025, em contexto clínico. Este relatório está estruturado em três partes principias: a caracterização da entidade acolhedora, a definição de objetivos e planeamento de estágio, e, por fim, a análise de três casos de estudo reais, cada um com diferentes patologias e necessidades. Nesta perspetiva, constituiu uma etapa fundamental no processo de consolidação e aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica, inserido num contexto profissional orientado para o exercício físico, saúde e bem-estar. Permitiu o contacto com diferentes perfis de utentes, desde jovens, até populações seniores ou em processo de reabilitação. Esta diversidade proporcionou uma compreensão mais ampla das necessidades individuais.
- As empresas de trabalho temporário enquanto alternativa para resolver os problemas de recrutamento de recursos humanos das organizações do terceiro setorPublication . Santos, Fábio Alexandre Ferreira dos; Oliveira, Márcio José Sol Pereira deNa atualidade, estamos perante um cenário altamente competitivo, que interfere diretamente com o mercado laboral, que privilegia a reposta rápida às suas necessidades. Esta investigação, pretendeu compreender se as Empresas de Trabalho Temporário (ETT), poderiam ser uma parceria eficaz para as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), no que respeita aos seus processos de recrutamento de mão-de obra. Para o efeito, desenvolveu-se um estudo de caso, com uma amostra de oito Diretores/as Técnicos/as, que exercem funções em Organizações do Setor Solidário. Para obter os dados, utilizou-se a técnica da entrevista semiestruturada, por se utilizar a metodologia qualitativa. Conclui-se que as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), enfrentam bastantes dificuldades no recrutamento e posterior retenção de profissionais, devido a inúmeros fatores, tais como o salário e as parcas condições laborais. Como tal, as Empresas de Recrutamento, aprofundando o seu conhecimento acerca das especificidades do setor social, poderão ser uma parceria interessante para o mesmo, apresentando inúmeras vantagens como a rapidez e redução dos encargos administrativos associados à contratação de pessoal, que terão a possibilidade de se concretizar como cruciais no momento de maior necessidade de mão-de-obra, apesar de esta consultoria ter um custo associado, que poderá se revelar pouco comportável para o Instituições Solidárias. A literatura, no que respeita às Empresas de Trabalho Temporário (ETT), nos serviços que oferecem e, por conseguinte, como estas poderiam se materializar no setor solidário, tem sido desenvolvida de forma pouco consistente, denotando-se a existência de muitos poucos estudos acerca da temática, estando estes, voltados essencialmente para o setor privado, existindo por esse motivo, pouca evidência conceptual e empírica, o que se constitui como uma limitação, para esta investigação.
- ESTRATÉGIAS DE ENVOLVIMENTO PARENTALPublication . Pedrosa, Érica Sousa; Silva, Pedro de Carvalho daDiversos investigadores sustentam que o envolvimento parental em casa tende a ter um impacto positivo mais forte no desempenho escolar dos alunos do que a participação física dos pais e encarregados de educação (EE) na escola. Neste sentido, importa referir que o principal objetivo da presente investigação passa por compreender qual o tipo de estratégias e práticas utilizadas pelos pais e encarregados de educação no que respeita ao acompanhamento e envolvimento ativo na vida escolar dos seus educandos, algo que tende a ficar invisível em muitas investigações. A bibliografia existente relativa ao tema investigado neste estudo é já bastante extensa; no entanto, considerou-se que, sendo esta uma temática relevante e significativa, é fundamental dar continuidade a pesquisas neste âmbito de forma que cada vez mais seja possível intervir e implementar medidas e estratégias que fomentem o envolvimento e participação ativa dos pais e EE ao longo de todo o percurso escolar das crianças. A pesquisa empírica implicou o uso de duas técnicas de recolha de dados. Num primeiro momento, foi implementado um inquérito por questionário aos encarregados de educação, de forma a compreender se existe um envolvimento ativo na vida escolar das crianças por parte destes, bem como perceber quais as estratégias utilizadas pelos mesmos no que respeita ao acompanhamento realizado aos seus educandos. Num segundo momento, foram realizadas entrevistas semiestruturadas a alguns encarregados de educação, cujo principal objetivo recaía em entender a opinião dos mesmos no que respeita à importância do seu envolvimento na vida escolar dos seus filhos, bem como percecionar se os mesmos realizam um acompanhamento regular aos seus educandos e através de que estratégias o fazem. Os dados foram posteriormente analisados através de análise estatística descritiva e de análise de conteúdo e confrontados com os autores e conceitos inventariados ao longo do enquadramento teórico.
- Evaluation of anthropometric characteristics and physical abilities in a soccer season: comparison between U-15, U-17 and U-19Publication . Silva, Rui; Morouço, PedroThe aim of this study was to examine the development of anthropometric characteristics and physical capacities in a sports season, in young soccer players. A total of 50 players, U-15 (n= 16, 14.0±0.1 years), U-17 (n= 14, 15.6±0.5 years) and U-19 (n= 20, 17.2±0.7 years) were monitored in 3 different moments: after the preparation period (pre-season), after the 1st competitive phase (mid-season) and after the 2nd competitive phase (post-season). To the anthropometric analysis, the height, body mass, muscle mass, fat mass and body girths were evaluated. The aerobic resistance, the work developed by the lower limbs during a vertical jump, the power of the lower limbs during a sprint, the agility and the flexibility were evaluated for the physical capacity analysis. Along the season, there was an increase in body mass and a stabilization of the fat mass due to an increase of the muscle mass. In general, regardless the age group, physical abilities improved from pre-season to mid-season, and then stabilized till the post-season. Understanding the variations through a season, according to the competitive environment and their developmental age, may be a useful tool for control and evaluation of the training process.
- Livro de Atas: 12.ª Conferência Internacional de Mediação Intercultural e Intervenção Social – “50 anos de 25 de Abril: Transições e Transformações”Publication . Manuel Neves Vieira, Ricardo; Carlos Marques, José; de Carvalho da Silva, Pedro; Vieira, Ana Maria; Margarido, Cristóvão; Duarte Santos, Rui Miguel; Magalhães, Fernando; Pocinho, Ricardo Filipe da Silva; Ferreira, PatríciaEste livro dá conta das principais intervenções proferidas na 12.a Conferência de Mediação Intercultural e Intervenção Social, subordinada ao tema “50 anos do 25 de abril: transições e transformações”, que teve lugar nos dias 05 e 06 de dezembro de 2024 na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), com organização conjunta do CICS.NOVA.IPLeiria, da ESECS, do Instituto Politécnico de Leiria e do mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social e licenciaturas em Serviço Social e Educação Social.
- Mulheres em cargos de gestão escolar e a perceção do conflito trabalho-famíliaPublication . Rosa, Mónica Mafalda Pires Godinho Neto; Santos, Maria João Sousa Pinto dos; Sousa, Susana Manuela Franco Faria deO conflito entre as responsabilidades familiares e laborais tem vindo a ser apontado como uma barreira à liderança feminina. Em contexto escolar, não só o corpo docente apresenta uma taxa de feminização elevada, mas também os cargos de gestão escolar são desempenhados por um número significativo de mulheres. Paralelamente, as tarefas domésticas e de cuidados com a família continuam a recair maioritariamente sobre as mulheres. Neste contexto, os objetivos definidos para o presente estudo foram reconhecer a perceção do conflito trabalho-família pelas gestoras escolares, identificar as principais situações geradoras de conflito trabalho-família e assinalar as estratégias de âmbito pessoal e profissional mais valorizadas pelas gestoras escolares para promover o equilíbrio trabalho-família. Este estudo constitui-se como um estudo descritivo, integrado no paradigma interpretativo. Empregou-se a técnica de inquérito para a recolha de dados, sendo o instrumento utilizado o questionário, aplicado através de formulário eletrónico. A amostra constitui-se por participantes voluntárias dos distritos de Leiria e Lisboa, que assumem simultaneamente responsabilidades familiares e cargos de gestão escolar. Os resultados obtidos apontam para a perceção do conflito trabalho-família, relacionado maioritariamente com o tempo e a tensão, e com maior expressão no sentido do trabalho para a família do que da família para o trabalho. As situações identificadas pelas participantes como geradoras de conflito foram maioritariamente relacionadas com o tempo despendido no cumprimento das responsabilidades laborais. Também foram identificadas situações que provocavam tensão, com origem nos domínios do trabalho e da família. Relativamente às estratégias promotoras do equilíbrio trabalho-família, quer as de âmbito pessoal e familiar, como as de âmbito profissional e de políticas públicas, foram muito valorizadas pelas participantes. Os resultados apontaram para a valorização do apoio do cônjuge e do estabelecimento de uma rede de apoio ajustada às necessidades individuais. Já ao nível profissional, foram mais valorizadas as medidas de apoio à família, o suporte da liderança e dos colegas, e a existência de uma cultura organizacional que promova a participação na vida familiar e a desconexão do trabalho. Reconhecendo que o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal é uma perceção individual, ambos os tipos de estratégias são relevantes, sendo necessário articular os esforços pessoais e organizacionais, conforme as características e necessidades de cada contexto.
- Multimodal creativity at the service of foreign language teaching in higher education in Portugal: the Jasm ProjectPublication . Delplancq, Véronique; Costa, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José Manuel de Almeida; Delplancq, Véronique.; Gillain, Romain; Relvas, Susana; Fidalgo, Susana; Amante, SusanaThe JASM project used the Korsakow6 platform to produce Storytelling in foreign languages (FL), by students of the Media Studies degree course (Higher Education-HE) of the Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV, Portugal). Objective: Look into the impact of non-linear digital narratives upon FL learning in HE, assessing the role of multimodal tools in fostering linguistic, cultural, and technological skills. Theoretical Framework: The study was grounded in active methodologies with a focus on integrating intercultural skills. Using new technologies is a catalyst for enhancing student motivation and autonomy. Method: The project, developed within the context of French and English, involved 25 voluntarily participating students attending the first year. Following language level tests, each group gathered information about the nationality and culture of migrants living in Viseu. Students conducted interviews and documented migrants’ life stories, traditions, using digital narratives. Final outputs included short films, social media posts, exhibitions, and an e-book. Results and Discussion: Students enhanced cognitive, emotional and aesthetic skills within collaborative environments, integrating experiences from multilingual and multicultural contexts with creative and multimodal abilities and increased autonomy and initiative. Challenges were identified, highlighting the need for ongoing teacher training. Research Implications: This project showed how digital and active pedagogies can foster the development of FL and intercultural competencies in HE students. Originality/Value: This study provides for an innovative approach relying on multimodal technologies for teaching FL in HE. The transformative potential of digital narratives as an impactful pedagogical tool is highlighted.
- O contributo da implementação de uma loja social na melhoria da qualidade de vida dos indivíduos em situação de vulnerabilidade social e económicaPublication . Alves, Helena Gabriela Fiusa; Santos, Tânia Cristina Simões de Matos dosO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão de Organizações de Intervenção Social, e visa apresentar o Pombal. Esta iniciativa nasce da constatação do agravamento das condições de vida de diversos segmentos da população portuguesa e daresposta limitada e burocratizada por parte do Estado face às situações de carência e vulnerabilidade social. -se como uma resposta de proximidade, ancorada no terceiro setor e orientada por princípios deeconomia circular e solidariedade social. Este projeto procurou compreender e demonstrar o impacto de uma estrutura deste tipo namelhoria da qualidade de vida de indivíduos em situação de fragilidadeeconómica e social. A intervenção visou ainda promover a dignidade dos beneficiários, estimular o voluntariado e fomentar o espírito de entreajuda na comunidade local. Ao longo deste relatório, procurar-se-á abordar teoricamente as temáticas do terceiro setor, os direitos humanos, as lojas sociais e a vulnerabilidade social e económica. Para a realização deste trabalho foi efetuado um diagnóstico social e organizacional e uma caracterização da população-alvo, elementos importantes para a compreensão econceção do projeto. A investigação empírica assenta na recolha e análise de dados quantitativos e qualitativos relativos à operação da lojasocial, às características dos beneficiários e doadores, e à dinâmica das vendas online.Os resultados obtidos evidenciam que a loja social teve um impacto positivo na vida das famílias apoiadas, contribuiu para o reforço das redes de solidariedade e revelou-se uma ferramenta eficaz no combate à exclusão social. A integração de princípios de reutilização e consumo.consciente reforça a sustentabilidade do projeto e alinha-o com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular os que visam a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades. Conclui-se que a implementação de lojas sociais, articuladas com redes comunitárias e estratégias de gestão eficazes, pode representar uma resposta complementar relevante às insuficiências do sistema de proteção social, promovendo não apenas o alívio de carências imediatas, mas também a coesão social e o desenvolvimento local.
