ESECS - Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor
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Browsing ESECS - Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- A MATEMÁTICA E OS JOGOS TRADICIONAIS PORTUGUESES E BRASILEIROS: Uma proposta de intervenção inclusiva no 1.º CEBPublication . Barbosa, Márcio Soares; Oliveira, Ana Margarida Fernandes de; Antunes, Raúl de Sousa NogueiraEste relatório de Mestrado em Educação Especial visou a apresentação de uma proposta de intervenção como ferramenta pedagógica que integra conceitos matemáticos em jogos tradicionais portugueses e brasileiros. O objetivo central deste trabalho visou estudar a adaptação desses jogos para aumentar o interesse das crianças nas aprendizagens matemáticas, trabalhando, em conjunto, elementos que possam garantir a acessibilidade de todos, independentemente de suas particularidades. Após a revisão de literatura sobre o tema, foram identificados jogos e possíveis adaptações aos mesmos, de forma a poderem trabalhar os conteúdos pretendidos e identificados. Foi levada a cabo uma Sessão Piloto com uma turma do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, com 21 alunos entre 8 e 9 anos de idade (13 meninos e 8 meninas, sendo 4 alunos com necessidades educativas específicas). A sessão piloto correu de forma muito positiva, destacando-se por validar a proposta como ferramenta pedagógica e inclusiva, adequada para agregar os jogos tradicionais ao ambiente escolar de maneira dinâmica e envolvente. Além disso, procurou-se testar a sua viabilidade e adequação para os alunos, analisando o nível de satisfação da turma com as atividades. Assim, este trabalho buscou demonstrar que a matemática pode ser ensinada de forma atrativa e acessível, desconstruindo paradigmas tradicionais de ensino, compreendendo que este pode ser algo atrativo e interessante tanto para alunos quanto para professores.
- GUIA ACESSÍVEL PARA A COMUNICAÇÃO DE JOVENS EM CONTEXTO PRISIONALPublication . Pimenta, Rute Patrícia FerreiraA comunicação permite-nos adquirir competências pessoais, sociais e educativas, ter liberdade de escolha e poder participar. No meio prisional os dados estatísticos apontam para uma grande percentagem de jovens com pouca literacia. O estudo “Guia Acessível para a comunicação de jovens em contexto prisional” surge com o desafio em aumentar os níveis de literacia dos reclusos, mas também com a necessidade de superar barreiras linguísticas ao poder mostrar a importância da transparência na comunicação de informações. A investigação permite avaliar a perceção de vinte reclusos e de treze trabalhadores de diferentes áreas de intervenção prisional sobre a utilização da Comunicação Aumentativa na adaptação de um documento interno de um Estabelecimento Prisional destinado a jovens. Este estudo é um contributo importante para a comunicação acessível e inclusiva em geral, mas também para o contexto prisional, já que a comunicação é essencial para o desenvolvimento humano, mas também para o desenvolvimento de qualquer organismo ou organização. Com o objetivo de assegurarmos a continuidade na aprendizagem de Comunicação Aumentativa com qualidade e acessível a todas as pessoas, disponibilizamos à Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais o Guia Acessível do Recluso com toda a biblioteca de símbolos criados e validados pelo Centro de Recursos Para a Inclusão Digital. De igual modo, disponibilizamos esta investigação à Direção-Geral de Reeducação e Serviços Prisionais para integrar o espólio da sua biblioteca.
- JOGOS MOTORES COMO FERRAMENTA INCLUSIVA DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS PARA CRIANÇAS DO PRÉ- ESCOLARPublication . Barbosa, Elaine Rodrigues Machado; Oliveira, Ana Margarida Fernandes de; Antunes, Raúl de Sousa NogueiraO presente estudo busca propor a utilização de jogos motores como ferramenta pedagógica para contribuir para o desenvolvimento de competências matemáticas, de forma inclusiva, em crianças do préescolar. Para tanto, foi elaborada uma proposta de aula, com base em jogos motores, que abordem conteúdos matemáticos de contagem, sequência numérica, seriação e correspondência uma a um. A sessão piloto foi realizada num grupo do pré-escolar com 21 crianças, com idades entre 4 e 6 anos. A sessão piloto ocorreu positivamente entre as crianças, que participaram ativamente nas atividades, conseguindo executar todas as tarefas propostas, demonstrando entusiasmo. A pesquisa bibliográfica e a aplicação da sessão piloto, com uma abordagem exploratória e qualitativa, parecem indicar que os jogos motores podem ser importantes aliados no desenvolvimento de competências matemáticas. No entanto, em estudos futuros, o contributo destes jogos para a aprendizagem da matemática deve ser investigado de forma mais consistente.
- Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção - Estratégias de intervenção com crianças do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Amado, Vanessa Silva da Palma Teixeira; Oliveira, Luis Miguel Gonçalves deO presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Especial Domínio Cognitivo – Motor, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Trata-se de um estudo de caso realizado numa escola pública do 1.º CEB, com uma turma heterogénea, com o propósito de identificar e analisar estratégias pedagógicas adequadas neste ciclo de ensino, com evidências científicas, para apoiar uma criança diagnosticada com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Este estudo segue uma abordagem qualitativa, com base na recolha de dados provenientes de múltiplas fontes, nomeadamente observações diretas, entrevistas com docentes, e análises de documentos relevantes, nomeadamente Relatório Técnico Pedagógico, Relatório de Avaliação Psicológica e Informação Terapêutica Terapia da fala. O principal objetivo deste estudo consiste na análise do percurso escolar de uma criança com PHDA, explorando o impacto desta condição no seu desempenho académico, adaptação social e dinâmica familiar. Adicionalmente, pretende-se compreender as estratégias e as intervenções implementadas para mitigar os desafios associados a esta perturbação. A questão de partida que orienta este estudo formula-se da seguinte forma: Que estratégias de trabalho podem adotar os professores titulares de turma e professores de educação especial com alunos com PHDA em contexto de 1.º CEB? Para responder a esta questão, delinearam-se os seguintes objetivos específicos: Identificar e descrever estratégias educativas utilizadas em contexto sala de aula com um aluno com PHDA; conhecer a opinião de uma professora titular de turma sobre a PHDA e estratégias a mobilizar no contexto de turma; conhecer a opinião de uma professora de educação especial sobre a PHDA e as estratégias que mobiliza; perceber o papel da família no processo de aprendizagem do aluno com PHDA. As intervenções analisadas no presente estudo incluíram estratégias pedagógicas diferenciadas e adaptações curriculares, complementadas por uma estreita abordagem colaborativa entre escola, família e especialistas. Os resultados indicam melhorias na capacidade de autorregulação emocional e no desempenho escolar, ainda que persistam desafios significativos relacionados com a consistência das intervenções e a gestão de expectativas de pais e docentes. Conclui-se que a compreensão aprofundada das necessidades individuais da criança, aliada a uma abordagem interdisciplinar e colaborativa, é fundamental para a promoção da sua aprendizagem e do seu desenvolvimento integral. Este estudo contribui para a literatura existente ao fornecer um exemplo prático da aplicação de estratégias educativas ajustadas às especificidades da PHDA, oferecendo recomendações úteis para profissionais da educação e famílias envolvidas no acompanhamento de crianças com estas características.
- PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO BRASIL E EM PORTUGAL – Revisão TeóricaPublication . Saldanha, Naira Cristina Medeiros da Costa; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente estudo levado a cabo pretende através do seu enquadramento teórico assente nos conceitos de inclusão, Transtorno do Espectro do Autismo , bem como de uma perspetiva histórica das políticas de inclusão tanto no Brasil como em Portugal mapear as práticas pedagógicas que promovem a inclusão escolar de alunos com TEA nos dois países, com base na literatura científica produzida nos últimos cinco anos. Nesse contexto, enveredou-se por fazer uma revisão teórica definindo os principais conceitos e teorias que possam servir para fundamentar e compreender o problema, analisar e comparar o conteúdo dos dados coletados dos documentos selecionados para identificar semelhanças e dissemelhanças entre eles. A investigação procura responder à seguinte questão: “Que práticas de inclusão escolar para alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) do Pré-escolar ao Ensino Básico no Brasil e em Portugal a literatura científica e académica aponta nos últimos cinco anos?” Visa-se responder aos seguintes objetivos de investigação: Mapear práticas pedagógicas inclusivas descritas na literatura científica e académica dos últimos cinco anos no Brasil e em Portugal; identificar estratégias de intervenção pedagógica que promovam a inclusão e a aprendizagem de alunos com TEA em ambientes escolares inclusivos; analisar os objetivos e intencionalidades educativas que norteiam as práticas inclusivas; compreender a aplicação da avaliação para o sucesso de práticas pedagógicas inclusivas no contexto de alunos com TEA. A trajetória das práticas de inclusão escolar para alunos com TEA no Brasil e em Portugal aqui analisada resulta em factos que ainda precisam de muitos estudos a respeito da necessidade de uma prática docente eficaz para o sucesso na inclusão escolar e no desenvolvimento educacional desses alunos devido a mudanças no quadro do TEA, novas leis de inclusão e mudanças no paradigma escolar.
