Percorrer por data de Publicação, começado por "2025-12-10"
A mostrar 1 - 10 de 11
Resultados por página
Opções de ordenação
- Avaliação da dor na pessoa não comunicante em contexto de cuidados pós-anestésicosPublication . Oliveira, João Pedro; Costeira, CristinaIntrodução: No processo de heteroavaliação de dor em contexto de cuidados pós-anestésicos, os enfermeiros deparam-se com diversas dificuldades. Acresce a este desafio a falta de uniformização e treino neste processo. Objetivos: Identificar as dificuldades dos enfermeiros na avaliação de dor em pessoas não comunicantes; implementar a utilização de instrumentos de heteroavaliação; comparar a satisfação dos enfermeiros na avaliação de dor após implementação de medidas. Métodos: Projeto de melhoria contínua da qualidade realizado num serviço de cuidados pós anestésicos de uma instituição de Saúde de Portugal. Desenvolvido em 3 fases: I: identificação do problema e avaliação; II: implementação de medidas; III: avaliação após implementação de medidas. Participaram 37 enfermeiros. Dados colhidos nas fases I e III através de aplicação de questionários eletrónicos, analisados por estatística descritiva e inferencial. Cumpridos pressupostos éticos. Resultados: Principais dificuldades identificadas na heteroavaliação: défice de conhecimento (32,87%), défice de treino (26,03%) e recursos materiais/logísticos desadequados (23,29%). Correlação positiva de 97% entre o tempo de experiência profissional e a satisfação na utilização de instrumentos de heteroavaliação. Após implementação de medidas verifica-se diferença estatisticamente significativa (p = 0,002) na satisfação dos enfermeiros na heteroavaliação de dor. Conclusões: A avaliação de dor é afetada por diversos fatores (profissionais, organizacionais e mistos). A heteroavaliação de dor exige formação contínua, melhorando o conhecimento, treino e satisfação dos profissionais, suportada por políticas institucionais que uniformizem práticas clínicas.
- Pentesting Augmented Reality Devices and Mobile Applications: A Dual-Method Approach Using OWASP MSTGPublication . Alves, Manuel José Batista; Santos, Leonel Filipe Simões; Costa, Rogério Luís de CarvalhoA Realidade Aumentada (RA) tem-se expandido rapidamente em domínios como o entretenimento, a saúde, a educação, a indústria e a defesa, transformando a forma como indivíduos e organizações interagem com conteúdos digitais. Ao fundir ambientes reais e virtuais, a RA potencia novas experiências e aplicações inovadoras. No entanto, a sua dependência constante de sensores, câmaras e processamento de dados em tempo real torna estes sistemas particularmente vulneráveis a riscos de segurança e de privacidade. Problemas como acessos não autorizados, armazenamento inseguro ou uso indevido de dados ambientais e biométricos aumentam significativamente as consequências de vulnerabilidades em plataformas de RA, tornando essencial a adoção de abordagens de segurança desde a fase inicial de design. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto SafeAR, cujo objetivo é criar ferramentas automáticas para proteger a privacidade e a confidencialidade em ambientes de RA, assegurando experiências contínuas e em tempo real. O projeto identifica classes principais de riscos associados à captura de dados em RA e aplica técnicas de aprendizagem automática para os detetar, validando as suas soluções em dois cenários de aplicação: um jogo de RA baseado em localização (LootAR) e uma aplicação de treino e manufatura industrial (UnitySafe). Estes dois casos de estudo serviram como base para esta dissertação. Para avaliar a sua robustez em termos de segurança, aplicou-se uma metodologia de testes de penetração estruturada com base no OWASP Mobile Application Security Testing Guide (MSTG), no OWASP Mobile Top 10 (2024) e no OWASP Top 10 Web Application Security Risks (2021). A análise incidiu sobre aspetos como armazenamento, autenticação, permissões da aplicação e tráfego de rede, com especial foco no tratamento de comunicações TLS. Recorreu-se a técnicas de análise estática e dinâmica e a ferramentas especializadas para uma avaliação sistemática das vulnerabilidades em ambientes móveis e HoloLens. Este projeto contribui com uma metodologia estruturada de testes de penetração adaptada a aplicações de RA, identificando riscos específicos e propondo estratégias de mitigação. Ao fazê-lo, reforça a missão do projeto SafeAR, apoiando o desenvolvimento de ecossistemas de RA fiáveis e respeitadores da privacidade.
- Balancing Image Quality and Attack Effectiveness in Computer VisionPublication . Areia, José António Portela; Santos, Leonel Filipe Simões; Costa, Rogério Luís de CarvalhoÉ bem estabelecido que a inteligência artificial é uma presença duradoura, oferecendo diversas aplicações no nosso quotidiano. No domínio da visão computacional, tais aplicações incluem o reconhecimento facial, a deteção de objetos — utilizados na indústria e em veículos autónomos — bem como a análise de imagens médicas. Contudo, estas aplicações permanecem suscetíveis a vulnerabilidades de segurança, particularmente a ataques adversariais, que introduzem perturbações impercetíveis capazes de enganar as classificações dos modelos. Com base nestas características, esta dissertação investiga a utilização de modelos generativos para produzir exemplos adversariais capazes de enganar múltiplos modelos de classificação. Como estudo preliminar, foi utilizado uma Deep Convolutional Generative Adversarial Network (DCGAN) com a adição de um codificador para gerar imagens adversariais capazes de enganar cinco modelos de classificação distintos. Posteriormente, foi desenvolvida uma nova arquitetura multiobjetivo, com o nome Multi-Objective Superstar Adversarial GAN (MOSA-GAN) concebida para gerar exemplos adversariais ao mesmo tempo que preserva elevada qualidade e fidelidade de imagem. A robustez da MOSA-GAN foi ainda avaliada contra mecanismos de defesa de última geração, para aferir a sua eficácia em contextos adversariais mais amplos. Os experimentos foram conduzidos em conjuntos de dados perturbados por quatro ataques distintos, em cinco níveis de magnitude de perturbação, e avaliados em cinco modelos de classificação. As métricas de desempenho incluíram a Fooling Rate (FR), juntamente com métricas que aferem a qualidade de imagem Fréchet Inception Distance (FID) e Learned Perceptual Image Patch Similarity (LPIPS). Os resultados indicam que a abordagem inicial atingiu um FR de até 91,21%, mas com fraca qualidade de imagem. Em contraste, a MOSA-GAN alcançou um equilíbrio eficaz, atingindo uma FR de de 89,63% enquanto mantinha elevada qualidade de imagem, com valores de LPIPS e FID tão baixos quanto 0,23 e 0,25, respetivamente. Com defesas, a FR reduziu ligeiramente, enquanto um cenário preservou melhor a qualidade de imagem. Os resultados mostram que modelos generativos são viáveis para gerar imagens adversariais, e que a MOSA-GAN equilibra a eficácia adversarial e a qualidade de imagem, validando a abordagem multiobjetivo, com e sem defesas.
- O potencial das atividades artísticas no Desenvolvimento da autodeterminação e Autonomia com jovens com necessidades Educativas específicasPublication . Luís, Alice Anastácio; Proença, Ana Paula Coelho Pina; Rodrigues, Filipa Alexandra dos Reis MachadoO presente estudo pretendeu conhecer o potencial das artes no desenvolvimento da autodeterminação e da autonomia em adolescentes com necessidades educativas específicas. A investigação foi feita no contexto de sala de aula numa Instituição da região Centro, na zona Oeste de Portugal, na qual foi possível organizar um grupo de 4 alunos jovens entre os 13 e os 19 anos, frequentando o mesmo ano de escolaridade, que demonstravam pouca autonomia e poucas experiências em educação artística . Desta forma, delineou-se uma intervenção e a sua implementação, articulando propostas nas diferentes linguagens: plástica, musical e dramática . Recorreu-se a uma metodologia de carácter qualitativo de investigação-ação com recurso a estudo de caso, com o objetivo de verificar os processos de envolvimento e o nível da autonomia dos jovens bem como verificar as mudanças geradas pela intervenção. Este estudo de carácter exploratório procurou utilizar uma diversidade de estratégias por forma a motivar os alunos, promover a sua participação e envolvimento nas propostas, a fim de proporcionar aprendizagens significativas. As técnicas de registo e de recolha de dados como etapa fundamental da construção da investigação foram a observação participante e o diário de bordo da investigadora, as sessões implementadas, a análise documental, as respostas dos alunos e as entrevistas aplicadas à professora titular e à professora do ensino especial. Os resultados demonstram que os jovens procuraram soluções criativas para as questões que surgiram em grupo, alteraram o seu percurso escolar com a envolvência nas atividades artísticas e demonstraram capacidade de tomar decisões individualmente e em grupo . O interesse deste estudo situa-se ao nível da promoção da educação artística na sala de aula com jovens adolescentes com NEE, e da consolidação do potencial das áreas artísticas como contributo para a sua a u tonomi a e autodeterminação.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica e investigando sobre o brincar no exterior em jardim de infânciaPublication . Martin, Ana Sofia Rato de Oliveira; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada relata o meu percurso académico durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar. Este encontra-se dividido em duas partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche e ao contexto de Jardim de Infância e segunda parte refere-se à investigação desenvolvida. Na primeira parte apresenta-se a reflexão acerca do percurso e as aprendizagens vivenciadas em contexto de Creche, mais especificamente o contexto educativo, a rotina, a observação, planificação e intervenção e ainda, o espaço exterior. Em seguida, apresenta-se a reflexão acerca de todas as aprendizagens em contexto de Jardim de Infância, como relevância na metodologia de trabalho por projeto, na construção do portefólio, nas atividades orientadas e planificação e ainda, na rotina do almoço e da higiene pessoal. Na segunda parte é apresentado o ensaio investigativo sobre o espaço exterior e as brincadeiras aí desenvolvidas que visou: i) identificar as perceções de seis crianças da Educação Pré-Escolar da rede pública sobre a brincadeira no espaço exterior da instituição; ii) caracterizar as principais brincadeiras que seis crianças da Educação Pré-escolar da rede pública fazem no espaço exterior da instituição; iii) identificar as perceções da educadora responsável por um grupo de Educação Pré-Escolar da rede pública sobre a brincadeira no espaço exterior da instituição; iv) refletir sobre a importância de brincar no espaço exterior na Educação Pré-Escolar. Seguindo uma metodologia qualitativa, este estudo contou com a participação de seis crianças e uma educadora de infância. Os dados foram recolhidos através de entrevistas e análise documental. Os resultados revelaram que as conceções da educadora e das crianças indicam que o espaço exterior potencia o brincar e que organizar o mesmo em prol das necessidades e interesses das crianças também pode constituir um desafio para a ação educativa do educador de infância.
- Eficácia da Intervenção Precoce com Técnicas e Tecnologias Avançadas na Reabilitação de uma Fratura distal radiocubital: um estudo em Terapia da MãoPublication . Vieira, Tiziana Lopes; Ribeiro, Jaime Emanuel Moreira; Roldão, Elisabete Jorge da CostaAs fraturas mais comuns nos membros superiores ocorrem na região distal do rádio e do cúbito. Nos adultos, resultam frequentemente de acidentes desportivos, rodoviários ou de trabalho, enquanto, nos idosos ocorrem, geralmente, devido a quedas. A Terapia Ocupacional, sobretudo a Terapia da Mão, desempenha um papel importante na reabilitação funcional da mão e do punho, garantindo o restabelecimento de todos os movimentos após um trauma ou lesão. Visa a reabilitação desde o acompanhamento pós-cirúrgico até a reaquisição da independência nas atividades do dia-a-dia. Recorre a atividades diferenciadas e dirigidas, assim como a recursos terapêuticos especializados, para que o indivíduo possa obter o máximo de independência possível. O recurso ao uso da tecnologia gamificada permite promover a reabilitação aliada ao entretenimento, potenciando efeitos na motivação e adesão à intervenção terapêutica e, consequentemente, incrementando resultados. A presente investigação teve como objetivo analisar a eficácia da intervenção precoce da Terapia Ocupacional/ Terapia da Mão desenvolvida em contexto hospitalar na área da reabilitação, através de um estudo de caso prospetivo de análise mista. O estudo descreve todo o processo de intervenção da Terapia Ocupacional/ Terapia da Mão, complementado com técnicas e tecnologias avançadas, aplicado a um participante do sexo masculino de 31 anos, com o diagnóstico de fratura radiocubital distal, submetido a redução cruenta e osteossíntese rígida. Após 12 semanas de intervenção, aquando da alta, o participante apresentou melhorias significativas em todas as competências avaliadas: melhoria do aspeto das cicatrizes e sensibilidade; diminuição do edema e da dor; aumento da força muscular, força de preensão manual e das pinças; das amplitudes de movimento; e a otimização do desempenho e da satisfação nas atividades identificadas como significativas pelo participante. As melhorias identificadas possibilitaram a reaquisição de independência nas Atividades de Vida Diária. É possível referir que a intervenção da Terapia Ocupacional/ Terapia da Mão, iniciada de forma imediata após o procedimento cirúrgico e complementada com a utilização de equipamentos com base tecnológica, conduziu a melhores resultados assim como a uma recuperação mais rápida.
- Qualidade de Vida no Trabalho: Burnout e Comprometimento nos Diretores Técnicos de Organizações de Intervenção SocialPublication . Inácio, Beatriz Isabel Brito; Pocinho, Ricardo Filipe da Silva; Silva, Sílvia Clara Laurido daAs organizações de intervenção social ocupam um lugar de extrema importância na sociedade atual, colmatando as mais diversas necessidades identificadas, em prol do bem-estar de toda a sociedade no geral. Para o correto funcionamento destas é fundamental existir uma equipa multidisciplinar capaz de fornecer resposta aos objetivos de cada organização, da qual os diretores técnicos fazem parte. Estes profissionais representam uma peça fundamental, uma vez que dedicam a sua intervenção à gestão e funcionamento da organização, permitindo que a mesma continue a fazer face às necessidades da sua população alvo. O presente estudo foi efetuado tendo por base o objetivo geral definido, através do qual se pretende avaliar a qualidade de vida no trabalho dos diretores técnicos de organizações de intervenção social, analisando de que forma fatores como o burnout e o comprometimento influenciam o seu bem-estar e a sua qualidade de vida no trabalho. A definição deste objetivo permitiu criar as linhas mestras para o desenvolvimento do estudo, tendo sido criados diversos objetivos específicos aos quais se considerou importante responder, que visam compreender a perceção dos diretores técnicos sobre a qualidade de vida no trabalho, analisando quais os fatores que contribuem para o desenvolvimento do burnout e as consequências que deste advêm, analisar o perfil sociodemográfico dos diretores técnicos e a sua relação com a qualidade de vida no trabalho, avaliar o nível de comprometimento, quais as consequências do mesmo e investigar qual o impacto que causa na qualidade de vida no trabalho. Considera-se ainda pertinente compreender de que forma o comprometimento exerce influência no desenvolvimento da síndrome de burnout, investigar a relação entre as variáveis burnout e comprometimento e compreender quais os fatores organizacionais que ninfluenciam o comprometimento dos diretores técnicos. Para a obtenção de resultados significativos e concisos o estudo em questão contou com uma amostra total de 228 participantes, adquirindo assim conhecimento sobre a qualidade de vida no trabalho dos diretores técnicos das organizações de intervenção social, tema este que se reveste de uma importância extrema, dada a relevância destes profissionais para o correto funcionamento e sustentabilidade de todas as organizações que são imprescindíveis na sociedade atual.
- Fall Risk Management in Nursing Homes: A Scoping ReviewPublication . Gaspar, Cecília; Pedreira, Larissa; Reis, Neuza; Costa, Andreia; Ferreira, Ricardo; Henriques, Maria; Baixinho, Cristina LavaredaBackground: Population aging represents a growing public health challenge, with falls being one of the leading causes of morbidity, mortality, and loss of autonomy among older adults. In nursing homes, the risk is exacerbated by physical, cognitive, and environmental factors, yet which interventions are most actionable in nursing homes remains unclear, requiring effective and evidence-based prevention strategies. Objective: We aimed to map the evidence on interventions in fall risk management among institutionalized older adults, highlighting assessment, exercise, environmental, and educational strategies. Methods: A scoping review was conducted according to JBI guidelines. The search was carried out in MEDLINE, CINAHL, Scopus, Cochrane, and Web of Science. The review included studies, published between 2019 and 2024, involving older adults (≥65 years) in nursing homes, focusing on nursing interventions for fall risk management. Results: The initial search identified 1146 records across electronic databases and gray literature sources. After removing duplicates and screening titles, abstracts, and full texts, 18 studies met the inclusion criteria and were included in this scoping review. The inclusion criteria were as follows: (i) fall risk assessment, using functional and clinical scales such as the Timed Up and Go (TUG), Berg Balance Scale (BBS), Morse Fall Scale, to identify predisposing factors; (ii) exercise programs, such as the Otago Exercise Program and multicomponent training, which demonstrated benefits in strength, balance, and mobility; (iii) environmental modifications, aimed at reducing extrinsic risks and promoting safer surroundings; and (iv) educational programs, targeting professionals, residents, and families, with positive effects on adherence to preventive practices and on strengthening the safety culture. Conclusions: Effective fall risk management in nursing homes requires an integrated, multidisciplinary, and person-centered approach, with nurses playing a central role in assessment, coordination, and implementation of interventions. However, gaps remain regarding standardization, validation of assessment tools specific to the institutional context, and evaluation of long-term outcomes.
- Refletir e Investigar Sobre a Compreensão Histórica: O Papel das Narrativas no 1.º CicloPublication . Rodrigues, Sofia Ferreira; Costa, Adriana Maria Lage daO presente relatório foi elaborado no âmbito no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, e organiza-se em dois capítulos complementares: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva apresenta de uma forma organizada e sistemática o percurso desenvolvido ao longo das Práticas Pedagógicas, realizadas nos anos letivos 2023-2024 e 2024-2025, procurando evidenciar, de forma teoricamente fundamentada, as experiências educativas vivenciadas, os desafios encontrados, as estratégias implementadas e as aprendizagens construídas nos diferentes contextos educativos. Este exercício de reflexão crítica permitiu-me problematizar as práticas, identificar necessidades de adaptação e promover o desenvolvimento de competências profissionais. A dimensão investigativa centra-se na análise do papel das narrativas enquanto recurso pedagógico no ensino da História, com particular incidência no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Partindo da sua utilização intencional em sala de aula, exploraram-se as potencialidades das narrativas para o estímulo da curiosidade, empatia histórica e da apreensão de conceitos de temporalidade e causalidade. Constatou-se que o uso intencional e orientado das narrativas potenciou a compreensão histórica dos alunos, revelando-se um recurso didático de grande valor pedagógico para a promoção de aprendizagens neste domínio disciplinar.
- Cores que falam - Cor e narrativa num livro-poster a favor de uma mensagem de sustentabilidade para a infânciaPublication . Arriegas, Mariana Sofia Martins; Marques, Nuno Alexandre FragataNas últimas décadas, o mundo tem demonstrado uma crescente preocupação com o meio ambiente, consequência dos problemas ambientais gerados pelas atividades humanas (Dias, 2008). Por esse motivo, torna-se necessário que exista uma maior reflexão coletiva sobre práticas responsáveis, de modo a promover mudanças de comportamento que contribuam para a preservação do meio ambiente. Nesse contexto, torna-se importante educar desde cedo para a consciência ambiental. Assim, partindo da necessidade de consciencialização, esta investigação tem como foco principal explorar, de que forma o uso da cor numa narrativa ilustrada, pode desempenhar um papel relevante na comunicação de valores e na forma como as crianças percebem a temática da sustentabilidade. Será utilizada uma metodologia qualitativa, com o intuito de analisar diferentes aspetos na comunicação de conceitos sobre sustentabilidade através da cor para crianças dos 6-10 anos. Entre estes aspetos estão: a cor enquanto elemento visual que influencia a perceção da mensagem; as ilustrações e a sua capacidade de representar conceitos ambientais de forma percetível; e o livro-poster como suporte dinâmico, capaz de propor múltiplas formas de leitura e interação com o conteúdo. A análise procurará ainda explorar casos de estudo relevantes que permitam compreender o formato do livro poster; identificar padrões e estratégias do uso da cor; e de que forma os elementos como cor e ilustração interagem para transmitir uma mensagem. Após uma investigação fundamentada, serão conduzidos testes com crianças, para observar as reações emocionais e respostas que cada um terá perante o objeto gráfico, a fim de perceber se compreenderam a mensagem que se pretendia transmitir e se a cor teve influência nas respostas. Espera-se que este estudo forneça uma compreensão sobre como a cor pode ser estrategicamente utilizada para comunicar conceitos de sustentabilidade a crianças através de uma narrativa ilustrada.
