ESTM - Mestrado em Turismo e Ambiente
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTM - Mestrado em Turismo e Ambiente by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Análise da potencialidade turística inexplorada – Caminha, entre a natureza e a históriaPublication . Simões, Alexandra Daniela Soares; Mouga, Teresa Margarida Lopes da SilvaO presente relatório insere-se no plano curricular do 2º ano de Mestrado de Turismo e Ambiente e consiste no estudo das potencialidades turísticas não exploradas no município. Caminha é um município litoral, onde, existe uma de grande variedade de produtos, sejam eles naturais, culturais ou até mesmo gastronómicos. A procura turística, porém, centra-se bastante no Turismo de Sol & Mar, sendo os produtos acima referidos desvalorizados pelos turistas. Esta problemática verifica-se ao longo do ano, onde por um lado existe uma crescente procura durante os meses de época balnear, e por outro lado uma baixa procura turística nos restantes meses e, consequentemente, pequenos comércios locais são particularmente afetados por esta sazonalidade. Sendo esta região, portanto, uma zona bastante sazonal, é nosso dever combater esta problemática, expandindo a oferta turística do município, através da obtenção de, por exemplo, novos trilhos pedestres que permitam conhecer melhor o património existente e portanto aumentar a oferta turística. Assim, foi desenvolvido um estágio de mestrado, com o objetivo de identificar e caracterizar os recursos que o município de Caminha tem para oferecer, bem como definir as formas sustentadas de exploração destes recursos. Para que estes trabalhos pudessem ser desenvolvidos tendo em conta os objetivos inicialmente delineados, foi feita uma revisão bibliográfica para poder sustentar as várias atividades desenvolvidas durante o estágio, que proporcionaram, ao mesmo tempo, a aquisição e o desenvolvimento de diferentes competências técnicas e científicas, na área de turismo e ambiente. Conclui-se que os resultados alcançados foram positivos, tendo-se percebido, após a identificação dos recursos, quais os que exibem uma má exploração, de forma a ser traçado um plano de gestão sustentada desses recursos. Por último, para uma maior compreensão e ajuste da oferta turística da região, caracterizou-se o perfil do turista que visita o município bem como as suas motivações. Este relatório é, assim, o produto final da aprendizagem das competências obtidas ao longo da licenciatura e consolidadas no mestrado, bem como de nove meses de trabalho de estágio na Câmara Municipal de Caminha, gabinete da Cultura e Turismo, os quais no seu conjunto contribuíram para a realização do presente relatório de estágio.
- Contributo do ecoturismo para a conservação das tartarugas marinhas e o desenvolvimento das comunidades locais : Estudo de caso de Morro Peixe, São Tomé e Príncipe -Publication . Martins, Joana Margarida Carvalho; Mouga, Teresa Margarida Lopes da Silva; Mendes, Susana Luísa da Custódia MachadoQuestões como as alterações climáticas, a exploração excessiva dos recursos e atividades humanas danosas têm conduzido a problemas ambientais graves, designadamente ao declínio populacional de muitas espécies relevantes para os ecossistemas, muitas das quais se encontram já em perigo de extinção. Algumas das atividades danosas mais comuns, como o turismo desregrado, bem como a captura ilegal de “espécies-bandeira” para consumo humano, comércio ilegal e produção de artesanato, podem ser substituídas pelo Ecoturismo baseado na observação dessas espécies, gerando desta forma rendimento económico para as populações locais, através do desenvolvimento de atividades que, efectuadas de uma forma adequada e ambientalmente responsável, não causam impactos negativos nas espécies nem nos ecossistemas. Desta forma o Ecoturismo, através da exploração sustentada de “espécies-bandeira”, como seja a observação de tartarugas marinhas, conseguirá promover atividades turísticas responsáveis, o desenvolvimento económico de um país e, simultaneamente, poderá sensibilizar as populações locais para a promoção de atividades económicas mais sustentáveis. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi conhecer a realidade de São Tomé e Príncipe e compreender quais as suas potencialidades para se tornar num destino sustentável com base no desenvolvimento do Ecoturismo em torno da observação de tartarugas marinhas. A observação destes animais tem suscitado interesse crescente por parte de numerosos turistas, sobretudo portugueses, que visitam o país entre os meses de novembro a abril, que coincide com o período de desova e de eclosão dos ovos. Como resultado destas atividades, foram analisadas possíveis soluções mais sustentáveis para a promoção e desenvolvimento do turtle watching integradas nas comunidades piscatórias locais. Desenvolveu-se, assim, um projeto de ecoturismo, para observação de tartarugas marinhas, na zona Norte da ilha de São Tomé, comunidade local de Morro Peixe, Guadalupe. O estudo envolveu inquéritos à comunidade local (n=56) de Morro Peixe e à população turística (n=55) que realizou estas atividades, de forma a criar um plano de desenvolvimento sustentável para o centro de visitas local – o Museu do Mar e da Pesca Artesanal.
- Estratégia turística em áreas protegidas caso de estudo - ilha da berlengaPublication . Salvador, Manuel Quinta Martins; Leandro, Sérgio Miguel Franco Martins; Dias, Francisco Teixeira PintoA razão principal e o que motivou a escolha do tema para esta dissertação de mestrado assentou no interesse pessoal e intrínseco que, desde há muito tempo, temos vindo a sentir pela problemática do turismo e do património natural como fenómenos potenciadores de desenvolvimento do país, regiões e concelhos. Os benefícios económicos prestados pelas áreas protegidas são um fator importantíssimo para garantir que estes sejam devidamente considerados na política e na tomada de decisões. Há relativamente poucos estudos que fornecem uma visão abrangente dos benefícios económicos proporcionados pelas áreas protegidas portuguesas. Desta forma e após uma observação de anos da área protegida da Ilha da Berlenga colocou-nos interrogações relativas à inexistência de uma estratégia de desenvolvimento ancorado em práticas de atividades turísticas, lado a lado com a sua riqueza patrimonial levou-nos a estudar se a sua compatibilidade estará em consonância com a estratégia desenvolvida até aos dias de hoje. Determinaram-se metodologias de estudo e fatores estratégicos tendo em conta as características do local escolhido e as diretrizes definitas a nível nacional para a sua proteção. No entanto a oferta turística do local em estudo leva-nos a crer que o mesmo deixou de ser um produto de turismo de natureza, para se enquadrar num produto de turismo de sol e mar, não sendo este tipo de enquadramento que é definido pela procura turística. Tendo em conta a crescente oferta e procura pelos serviços empresariais e a sua atuação em ecossistemas sensíveis, requerem uma abordagem particularmente cuidada, uma vez que maioria das empresas deverá ter em conta os princípios e objetivos principais do conceito de Turismo de Natureza, para assim contribuírem para a conservação dos valores naturais, e ajudarem a desenvolverem comportamentos que se centram na preservação e na consciência ambiental. Neste sentido, esta análise baseia-se na revisão de literatura sobre o tema, incluindo instrumentos de apreciação do desempenho ambiental e nos dados obtidos através de um questionário cuidadosamente elaborado e executado aos visitantes e excursionistas que se dirigiram ao local.Argumenta-se nesta tese que a prossecução da sustentabilidade do turismo é um processo contínuo, que requer a constante monitorização de impactes e a atempada introdução das medidas necessárias em termos preventivos e/ou corretivos. O destino deve oferecer uma experiência turística de qualidade, de modo a satisfazer os turistas, contribuindo para a repetição da visita e a recomendação do destino e, paralelamente, deve estimular a adoção de práticas mais sustentáveis e influenciar o comportamento dos turistas, tendo em vista a proteção do ambiente e a preservação da identidade cultural da comunidade local.
- A importância das manifestações culturais para a sustentabilidade dos territórios Capeia Arraiana: um produto turísticoPublication . Paula, Tomás Inácio De; Carvalho, Mário João Paulo de Jesus; Vasconcelos, João Viljoen de; Mendes, Susana Luísa da Custódia MachadoA Capeia Arraiana é uma tradição tauromáquica popular levada a efeito em algumas localidades do concelho do Sabugal. Esta tradição é única no mundo, uma vez que a lide do touro é feita com recurso ao Forcão, um objeto em madeira, por um grupo de trinta homens. Esta investigação resultou do interesse por esta manifestação tauromáquica e pelo facto de esta nunca ter sido estudada sob o ponto de vista turístico. Por essa mesma razão foi desenvolvida a presente investigação para se perceber se a Capeia Arraiana é um produto turístico com dimensão motivacional para promover a chegada de visitantes e turistas ao concelho do Sabugal. A investigação iniciou-se com uma pesquisa e revisão bibliográfica que permitiu perceber o estado da arte em relação ao concelho do Sabugal e às tauromaquias. Posteriormente foi desenvolvido e aplicado um questionário que serviu como base metodológica para a obtenção dos resultados. Os inquéritos, aplicados em Agosto de 2015, permitiram identificar as dimensões que explicam os motivos que levam os turistas a escolher o concelho do Sabugal como destino de férias, bem como a importância da Capeia enquanto fator motivacional para a chegada de visitantes e turistas ao concelho do Sabugal. Dos resultados obtidos foi evidente a opção dos inquiridos pelo “Regresso às Origens” como o principal fator de motivação para visitar o concelho do Sabugal, sendo que a Capeia alcançou o segundo lugar como principal fator de motivação para visitar o concelho.
- A incorporação sociocultural como Fator Intensificador da Experiência Turística – o caso do Mercado Medieval de ÓbidosPublication . Ribeiro, Ricardo José Pedras Rodrigues; Almeida, António Sérgio Araújo de; Dias, Francisco Teixeira PintoA Gestão da Experiência Turística Global dos Destinos tem vindo a assumir-se nas Ciências do Turismo como uma base incontornável no âmbito da atratividade e consequentemente da própria Imagem Turística. O diagnóstico e compreensão dos mecanismos culturais, sociais, económicos e espaciais que influenciam o processo de intensificação da Experiência Turística é uma matéria em aberto, fazendo jus ao imenso campo de estudo que define a intangibilidade como elemento diferenciador da oferta turística de outros tipos de produtos. Mercê do seu percurso nos últimos anos, o Mercado Medieval de Óbidos (MMO) surgiu-nos como um estudo de caso, suscetível de evidenciar num curto espaço temporal e numa área territorial totalmente definida, Fatores Intensificadores da Experiência Turística, cuja estratificação estará ainda numa fase embrionária. Com recurso a uma metodologia quantitativa e qualitativa, o presente estudo evidenciou a Incorporação sociocultural por parte do Turista ou Visitante como uma ferramenta de apropriação e integração na realidade local, perspetivando-a como Fator Intensificador da Experiência Turística no MMO.
- Influências dos audiovisuais na adoção de comportamentos turísticos – repensando os destinos a partir do imaginário turístico coletivoPublication . Carvalho, Ana Paula dos Santos; Almeida, António Sérgio Araújo deA presente dissertação teve como objetivo compreender efeitos mediáticos de produções audiovisuais na adoção de especificidades comportamentais coletivas, e, por esta via, na possibilidade de afirmação de destinos turísticos. Para tal, recorreu-se à análise bibliográfica e entrevistas e realizou-se um inquérito por questionário no âmbito do Carnaval de Torres Vedras, tendo-se concluído que a atividade turística induzida pelas produções audiovisuais assume um papel de influência na tipologia de visita aos locais de filmagem e que a especificidade dos meios audiovisuais influencia a segmentação de fluxos turísticos. Compreender relações entre a motivação e a atratividade a partir das produções audiovisuais e as suas repercussões no imaginário coletivo e na influência deste no âmbito dos fatores intensificadores da experiência turística, foram outros propósitos do presente trabalho que enfatiza assim o primado dos pressupostos de educação não formal/informal no âmbito do Destino Turístico. Equacionam-se assim vantagens estratégicas e limites do cariz mediático dos audiovisuais, tendo em vista novos modelos emancipadores, proporcionando uma desejada convergência de vantagens mútuas, entre as necessidades dos Turistas e o desenvolvimento sustentável dos territórios.
- Perceção de qualidade do destino turístico Santa Cruz na ótica dos visitantesPublication . Rodrigues, Joana Inês André; Oliveira, Verónica Nobre deCom a competitividade entre destinos turísticos a crescer torna-se cada vez mais relevante avaliar a qualidade da oferta turística na ótica do visitante (turistas e excursionistas) de forma a identificar os pontos fracos e fortes da mesma. Conhecer a perceção do visitante relativamente à oferta turística, de um destino permite melhorar os atributos com menor avaliação, e por outro, identificar aqueles que mais se destacam e que contribuem para a sua satisfação. Apesar de Santa Cruz, se destacar-se como um destino de sol e mar na oferta global da NUT III Oeste do qual faz parte, nos últimos anos não tem conseguido aumentar a estada média nos estabelecimentos hoteleiros. Neste sentido, este relatório de estágio tem como principal objetivo conhecer a avaliação da qualidade do destino Santa Cruz na ótica do visitante. Pretende-se assim, avaliar a qualidade global do destino e dos seus atributos. Para tal, e com base na revisão da literatura, foram aplicados questionários aos visitantes (turistas e excursionistas) com o intuito de determinar as características sócio demográficas dos inquiridos, identificar quais as principais motivações que estiveram na base da escolha de Santa Cruz como destino de férias e lazer, e quais os principais atributos do destino que contribuem para a sua satisfação e fidelização do visitante. A análise dos resultados obtidos demonstrou que as principais motivações dos turistas e excursionistas são: o desejo de fuga à rotina, procura de tranquilidade e descanso, desfrutar do contacto com a natureza e a presença de amigos e/ou familiares. No que diz respeito à percepção por parte do visitante quanto à oferta turística global de Santa Cruz constatamos que está dentro da escala o “esperado”. A análise aos atributos do destino Santa Cruz com melhor desempenho segundo as respostas dos inquiridos estão relacionados com as seguintes dimensões: praias, acessibilidades, hospitalidade e informações. Com menor desempenho identificou-se as dimensões relacionadas com o alojamento, lazer & desporto e limpeza/segurança/serviços diversos e outros.
- Turismo baseado na natureza: motivação e escolha de um destino. O caso de Gullfoss, IslândiaPublication . Ribeiro, Vilma Isabel Alves; Viana, Ana Sofia da Costa; Jorge, João Paulo da Conceição SilvaA escolha de um destino turístico relaciona-se com a tomada de decisão das pessoas que encontram uma necessidade e atuam de forma a satisfazê-la. Para a tomada de decisão tem que haver uma motivação que solicite uma pessoa a agir, podendo entender-se como um estimulo. O estudo da motivação turística é importante para compreender o comportamento turístico e assim ajudar as empresas de turismo a trabalhar de uma forma sustentável dentro de um segmento específico, neste caso o turismo de natureza e ecoturismo. Sendo o elemento base do turismo baseado na natureza o meio natural é importante encontrar soluções de turismo sustentável e ao mesmo tempo ir ao encontro das motivações turísticas. Os atributos de um destino são também importantes para o processo de tomada de decisão, sendo um dos objetivos centrais deste estudo. Para além disso, pretende-se caraterizar o perfil do turista de natureza que visita Gullfoss, os fatores implícitos da sua motivação turística e a segmentação de mercado. As análises destas questões são importantes para um melhor desempenho, competitividade e promoção de um destino de natureza. A recolha de dados por via de um inquérito feito aos turistas de natureza permite concluir que atributos o turista valoriza na escolha de um destino de natureza. Permite ainda a segmentação do mercado através da análise de clusters, importante para a identificação de mercados.