Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.86 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A escolha de um destino turístico relaciona-se com a tomada de decisão das pessoas que encontram uma necessidade e atuam de forma a satisfazê-la. Para a tomada de decisão tem que haver uma motivação que solicite uma pessoa a agir, podendo entender-se como um estimulo. O estudo da motivação turística é importante para compreender o comportamento turístico e assim ajudar as empresas de turismo a trabalhar de uma forma sustentável dentro de um segmento específico, neste caso o turismo de natureza e ecoturismo. Sendo o elemento base do turismo baseado na natureza o meio natural é importante encontrar soluções de turismo sustentável e ao mesmo tempo ir ao encontro das motivações turísticas.
Os atributos de um destino são também importantes para o processo de tomada de decisão, sendo um dos objetivos centrais deste estudo. Para além disso, pretende-se caraterizar o perfil do turista de natureza que visita Gullfoss, os fatores implícitos da sua motivação turística e a segmentação de mercado. As análises destas questões são importantes para um melhor desempenho, competitividade e promoção de um destino de natureza.
A recolha de dados por via de um inquérito feito aos turistas de natureza permite concluir que atributos o turista valoriza na escolha de um destino de natureza. Permite ainda a segmentação do mercado através da análise de clusters, importante para a identificação de mercados.
Description
Keywords
Turismo de natureza motivações turísticas fatores push&pull ecoturismo