ESTG - Mestrado em Gestão
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - Mestrado em Gestão by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
Now showing 1 - 10 of 138
Results Per Page
Sort Options
- ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA SUPORTE ÀS ATIVIDADES DE COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO DE SERVIÇOS EM PSICOLOGIAPublication . Costa, Evaldo Pereira da; Marques, Alzira Maria da Ascensão; Pinto, Filipe Jorge da MotaEste projeto tem como objetivo apresentar um Plano Estratégico de Marketing Digital, para suporte às atividades de comunicação e promoção, de uma clínica de psicologia, com início de atividade no mercado. O exercício desta atividade pode acontecer de duas formas: presença física ou online. A proposta delineada no plano tem um foco no digital, com tendência de convergência para o físico. O mercado está em constante mudança, isso porque o ser humano não é estático, está sempre à procura de mais conhecimentos e com comportamentos voláteis. O consumidor do século XXI é aquele que quer mais informação, por isso não compra um produto, ou adquire um serviço, sem antes consultar outros consumidores, sobre esse mesmo produto ou serviço. Assim, a forma como as empresas destacam a sua presença digital é um fator influenciador na hora da tomada de decisão. Ao pensar no comportamento atual dos consumidores, e nas oportunidades de negócio, devido às realidades sociais na área da saúde mental, é que definimos o modelo de negócio e estratégia de marketing digital, para alcançar um público-alvo abrangido pelos serviços de psicologia. O desenvolvimento do projeto segue em linha de continuidade apresentada nas ações de comunicação e promoção definidas nas campanhas de marketing. No lançamento da marca a comunicação com o consumidor passa pela divulgação de um novo serviço no mercado; no seu seguimento o objetivo da comunicação e promoção é tornar a marca reconhecida e com credibilidade. Depois de fixar a marca na mente dos consumidores, o próximo passo na comunicação, com as campanhas promocionais, é levá-lo a uma tomada de decisão. O objetivo final na construção do projeto de marketing digital para a clínica de psicologia é: atrair o potencial cliente, com a publicação de conteúdos, envolvê-lo por meio dos canais digitais e gerar conversão com a tomada de decisão pelos serviços de psicologia.
- Análise da qualidade do serviço na satisfação do cliente no processo de compra online: estudo de caso VertbaudetPublication . Félix, Sandrina Pedrosa; Rodrigues, Susana Cristina Serrano FernandesNos dias de hoje, uma empresa não pode desenvolver um negócio sustentável limitando-se à oferta de um produto, é necessário compreender que muitas vezes o cliente recorre ao consumo de determinado bem devido ao serviço ao cliente que este tem associado (Grönroos, 2007). As empresas atualmente deparam-se com uma concorrência no serviço ao cliente prestado, sendo que a difusão da informação tecnológica e o aumento do uso de internet oferece às empresas oportunidades de desenvolver a sua oferta de serviço ao cliente e de se diferenciar da concorrência (Grönroos, 2007). Com vista a aprofundar e melhorar o conhecimento sobre o serviço ao cliente e o seu impacto na sua satisfação online surgiu a presente investigação. O objetivo principal da investigação é retratar esse impacto numa empresa portuguesa. Para o efeito foi utilizada a metodologia de Estudo de Caso. Neste estudo é feita uma caracterização da empresa, apresentação e desenvolvimento do conceito de serviço ao cliente e o seu impacto na satisfação do cliente no contexto online. A metodologia usada permitiu aplicar as dimensões da qualidade do serviço em contexto real, analisando o desempenho da Vertbaudet comparativamente aos seus maiores concorrentes: Zippy e Zara Kids. Por fim é descrito o período de estágio que originou o presente relatório, apresentando os objetivos e as atividades desenvolvidas.
- Análise e Descrição de Funções na empresa Vitor MonteiroPublication . Marques, Inês; Pedrosa, António José PintoDe forma a melhorarem os processos integrados na área de gestão de recursos humanos, as organizações devem implementar com alguma frequência processos de análise de funções, verificando as alterações que os postos de trabalho sofreram e definindo os requisitos e competências exigidos em cada função. Posto isto, o presente relatório aborda o desenvolvimento de uma análise e descrição de funções na empresa Vitor Monteiro, Lda, atividade realizada durante o estágio curricular integrado no Mestrado de Gestão, que teve a duração de quatro meses. Neste período procedeu-se à reformulação das descrições de funções e à identificação e descrição de competências ajustadas à realidade atual da empresa. Para o efeito, aplicaram-se questionários e entrevistas de análise de funções a trabalhadores e supervisores e consultaram-se documentos internos, como o manual de descrições de funções anterior. Este trabalho permitiu à equipa de gestão munir-se das ferramentas imprescindíveis a uma gestão eficiente das pessoas possuindo agora um manual de descrição de funções, um dicionário de competências e uma matriz de competências.
- Análise e medição do processo de gestão do conhecimento e formação: o caso da La RedoutePublication . Clemente, Ana Rita Fernandes; Fernandes, Maria Eduarda da Silva TeixeiraO presente trabalho resulta do estágio curricular desenvolvido no âmbito do Mestrado em Gestão do Instituto Politécnico de Leiria, realizado no departamento de Recursos Humanos da La Redoute – Vendas à Distância, S.A. Este relatório contém um descritivo das principais tarefas desenvolvidas na La Redoute onde a principal tarefa consistiu na elaboração de um “book” de Recursos Humanos. Contudo, este relatório também contém uma breve descrição de tarefas administrativas desempenhadas no decorrer do estágio como o controlo de assiduidade dos colaboradores, processamento salarial, gestão e resposta de candidaturas, registo de correio diverso e a elaboração de mapas de horas. Sendo que um dos temas apresentado no “book” de Recursos Humanos é a questão da formação e uma vez que este foi estudado durante o percurso académico decidiu-se focar a análise no processo de formação da organização. No decorrer da elaboração do “book” concluiu-se que os departamentos de informática eram aqueles que apresentavam maior número de formações e resolveu-se evidenciar a análise de processos de formação na área das Tecnologias de Informação. Com o objetivo de analisar e medir o processo de formação dos colaboradores optou-se por utilizar modelos de maturidade, visto que estes são reconhecidos na literatura como um dos métodos mais fortes para avaliar e medir a implementação de um processo de negócio. Este relatório detalha a análise do processo de formação na La Redoute, os níveis de maturidade resultantes da análise e aponta o caminho de melhoria sugerido para atingir níveis de maturidade mais elevados.
- Aplicação da metodologia DMAIC ao processo de comunicação da empresa CODIPublication . Oliveira, Verónica Reis; Marques, Alzira Maria AscensãoNo contexto atual, o valor de uma marca tornou-se um fator fundamental a ser considerado no sucesso das organizações. Assim, é importante a criação de estratégias que permitam comunicar uma proposta de valor diferenciadora, contribuindo para o aumento da notoriedade e para os resultados das organizações. O presente relatório de estágio centra-se na empresa CODI, com atuação no mercado da comercialização de equipamentos de Impressão 3D. Este estudo visa criar propostas de melhoria na comunicação do valor da marca em Portugal, incidindo particularmente no mercado B2B. Procurou-se sustentação na revisão de literatura sobre os fatores determinantes da criação de valor no contexto business-to-business e na comunicação desse valor, apostando na convergência dos canais de comunicação tradicionais e digitais. Para tal, e com base nas atividades realizadas ao longo do estágio no departamento de marketing, desenvolveu-se um estudo de caso sobre o processo de comunicação adotado pela empresa, com o intuito de propor ações de melhoria para a comunicação da marca. Para o efeito, aplicou-se a metodologia DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control) e um conjunto de ferramentas que visam determinar as causas que estão na origem da dificuldade em comunicar o valor da marca CODI e das impressoras 3D, e posteriormente foram propostas ações de melhoria. Concluiu-se que a empresa facilitadora de estágio não apresentava uma estratégia de comunicação consistente e eficaz para a comunicação do seu valor no mercado, sendo necessário realizar melhorias na produção de conteúdos altamente segmentados e na sua divulgação em meios de comunicação que permitam um maior alcance e mais eficaz. Posto isto, foi sugerida uma maior aposta da presença da marca nos meios digitais, visando contribuir para uma aproximação com os potenciais clientes, fornecendo informação útil e relevante com o objetivo de tornar a marca um sucesso no mercado.
- Aplicação da técnica EVM na gestão de projetos de desenvolvimento informático: o caso de estudo da La RedoutePublication . Marques, Gabrielle; Carvalho, Henrique Amado; Marques, Alzira Maria AscensãoO presente relatório tem por base um estágio curricular do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) realizado na La Redoute Portugal, no departamento de desenvolvimento informático (CDI), no período de 19 de setembro de 2016 a 20 de janeiro de 2017. Este departamento desenvolve software que suporta toda a atividade operacional desta multinacional francesa, localizada no mercado das vendas online de vestuário, têxteis lar e mobiliário. Para o efeito, adota uma abordagem organizativa de gestão de projetos (GP), que ao contrário das abordagens tradicionais, permite integrar esforços complexos e reduzir o nível de buro-cracia, dando respostas mais efetivas e adequadas às elevadas exigências dos clientes, que frequentemente se traduzem em solicitações de alterações no decorrer da execução dos pro-jetos. Nesse contexto, o plano de estágio visava conhecer e perceber as práticas de gestão de pro-jetos na La Redoute, analisar o nível de maturidade em GP com base no modelo de Prado, identificar as ferramentas de gestão dos custos utilizadas e implementar a técnica Earned Value Management (EVM). Foi realizada uma revisão da bibliografia publicada sobre gestão de projetos, que serviu de suporte à realização de um estudo empírico baseado na aplicação da metodologia de estudo de caso, onde a recolha de dados foi efetuada por observação par-ticipativa e através de um questionário. Foram também analisados documentos facilitados pela empresa e conteúdos de páginas da internet. A La Redoute não tem uma metodologia única definida, utilizando simultaneamente, o Kan-ban, as reuniões CAB e o conjunto de processos definidos para o desenvolvimento dos soft-ware. O nível de maturidade da La Redoute em GP avaliada através do modelo de Prado, a partir dos dados recolhidos do universo dos responsáveis pela gestão dos projetos, evidencia um nível de maturidade acima da média, um bom relacionamento com os colaboradores e preocupação extrema no alinhamento dos projetos com as estratégias. Todavia, nas restantes dimensões apresenta elementos que precisam de algumas melhorias. A análise causal relevou que a informatização da metodologia explica 24,5% do cumpri-mento dos prazos dos projetos. Não existindo no modelo variáveis independentes que te-nham capacidade de explicar variações nos custos. A proposta de valor acrescentado deste relatório, a simulação da técnica EVM com base em dados reais permitirá uma diminuição dos desvios dos prazos e custos, proporcionando uma melhoria do nível de maturidade da empresa e exigindo um aumento do rigor na atualização dos dados dos projetos.
- Aplicação das árvores de falhas no processo de produção de paletesPublication . Gonçalves, Sandra Filipa Martins; Silva, Carlos Manuel Gomes da; Simões, Paula Marisa NunesO presente relatório refere-se ao estágio curricular realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio inserida no Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão pertencente ao Instituto Politécnico de Leiria. O estágio teve a duração de aproximadamente quatro meses e foi realizado na Martos & Cia, Lda. A Martos é um grupo de empresas que atuam na área da transformação de madeira e seus derivados, sendo os seus principais produtos paletes e pellets. Face a um mundo empresarial cada vez mais competitivo e desenvolvido em termos tecnológicos e de conhecimento, torna-se crucial que as empresas se tornem o mais eficientes possível, não só para manterem a sua posição no mercado, mas também para conseguirem crescer de forma contínua e sustentável. Para que a Martos consiga manter-se competitiva é importante que as paletes, a sua principal fonte de receitas, sejam cada vez mais rentáveis. Para tal, é importante que a produção se processe de modo que se observe o mínimo de defeitos no produto final, as chamadas não conformidades. Neste relatório investigam-se as causas que podem estar na origem das não conformidades das paletes, para que a empresa possa atuar de forma a desenvolver ações preventivas e diminuir a produção não conforme. Para a análise das causas que estão na origem de paletes não conformes foi utilizada a metodologia das árvores de falhas. Através da sua construção e posterior análise, consegue-se chegar às suas causas e saber com exatidão onde atuar na sua prevenção.
- Apoio organizacional percebido e os seus efeitos no desempenho, felicidade e empenhamento afetivo dos colaboradoresPublication . Silva, Marta Nobre Soares da; Marcelino, Neuza Manuel Pereira RibeiroAtualmente, o ambiente organizacional está cada vez mais exigente como consequência da globalização e das tecnologias de informação, sendo que as organizações estão constantemente a competir entre si para conseguirem maiores margens de lucro. Contudo, a crise financeira observada nos últimos anos afetou as organizações e os seus colaboradores que se depararam com a inexistência de incentivos monetários ou mesmo sem emprego, perdendo, consequentemente, parte da sua motivação, diminuindo assim a sua produtividade. Face ao exposto, torna-se importante o estudo do apoio organizacional e a sua perceção pelos colaboradores, para que seja possível compreender a sua influência nos comportamentos e atitudes dos mesmos. Dada a referida importância do apoio organizacional percebido (AOP) no contexto organizacional, esta investigação tem como objetivo determinar a sua relação com o desempenho individual (DI), a felicidade e o empenhamento afetivo (EA) dos colaboradores. Assim, pretende-se verificar as seguintes hipóteses: 1) o AOP relaciona-se positivamente com o DI; 2) o AOP relaciona-se positivamente com a felicidade e 3) o AOP relaciona-se positivamente com o EA. Desta forma, foi realizado um estudo com base nas perceções de 186 indivíduos relativas ao apoio organizacional e às suas próprias emoções, atitudes e comportamentos, sendo que estes indivíduos admitiram ter trabalhado numa organização durante um período de, pelo menos, seis meses. Os resultados obtidos indicaram que o AOP explica 5% do DI, 24,6% da felicidade e 52,4% do EA dos colaboradores. Tendo em conta os resultados obtidos, é possível concluir que o AOP é bastante importante para as respostas emocionais, atitudinais e comportamentais dos colaboradores, mais concretamente no que diz respeito à felicidade, EA e DI, dado que foram apresentados resultados positivos. Neste sentido, quanto mais o colaborador se sentir apoiado pela organização onde labora, maior será a probabilidade de o seu desempenho individual ser superior, se sentir mais feliz e apresentar maior empenhamento afetivo para com a organização, permanecendo na mesma porque efetivamente o deseja.
- Árvore de Falhas aplicada às Reclamações do Cliente na Bourbon Automotive PlasticsPublication . Neves, Edite Gonçalves; Simões, Paula Marisa Nunes; Silva, Carlos Manuel Gomes da
- Atitudes e comportamentos dos consumidores portugueses perante soluções de consumo mais circularesPublication . Seiça, Daniela Sofia Cardoso; Fernandes, Maria Eduarda da Silva TeixeiraUm modelo de economia circular pressupõe a implementação de novas práticas de gestão, impulsionando o recurso a métodos que tornam possível, essencialmente, a amenização do esgotamento de recursos naturais. Deste modo, revela-se urgente que os consumidores estejam também consciencializados para a responsabilidade que o seu comportamento detém, de forma a desenvolverem práticas que resultem no menor impacto ambiental possível. O objetivo da presente dissertação consiste em perceber quais as atitudes e comportamentos dos consumidores portugueses perante soluções de consumo mais circulares. Para o efeito, foi aplicado um questionário online a 524 consumidores portugueses. Os resultados obtidos revelam que o conhecimento do impacto ambiental dos consumidores relativamente aos produtos é ainda baixo, bem como as práticas circulares que os consumidores portugueses têm desenvolvido, nomeadamente a aquisição de produtos usados, partilha de bens/serviços, aluguer de produtos, compra de produtos reciclados, compra de produtos ecológicos e as formas de descarte e eliminação adotadas, não são ainda suficientes para garantir a obtenção de um modelo de economia circular. Constatámos também, que a consciencialização das pessoas perante as preocupações ambientais é ainda baixa, uma vez que os consumidores referem apenas ter conhecimento sobre os impactos mais significativos dos produtos no ambiente ou simplesmente saber pouco sobre os mesmos. De facto, são ainda várias as barreiras que se torna necessário ultrapassar para que a aquisição de produtos usados e de produtos reciclados, bem como a prática da partilha e aluguer de bens e serviços passem a ser mais habituais entre os consumidores portugueses.