ESSLei - Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica
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- Construção e validação da first-check para avaliação primaria do doente na sala de emergênciaPublication . Ferraria, Joana Barata; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesIntrodução: A elaboração de registos de enfermagem na Sala de Emergência constitui um desafio, havendo necessidade de documentar a avaliação inicial, as intervenções de enfermagem e a evolução do estado do doente. Metodologia: Os principais objectivos deste estudo descritivo foram: construir uma checklist de avaliação primária na Sala de Emergência, a First-Check; validar o seu conteúdo através de um painel Delphi e avaliar, na perspectiva dos enfermeiros, a usabilidade e utilidade da First-Check. Foi assim criada uma checklist de avaliação primária do doente na Sala de Emergência, a First-Check, baseada no ABCDE, como método facilitador dos registos de enfermagem, mas também da avaliação do doente e das próprias intervenções de enfermagem. A amostra foram 20 enfermeiros peritos em urgência e emergência e 35 enfermeiros que exerciam funções num serviço de urgência.Resultados: Inicialmente foi criado um painel de Delphi com um grupo de 20 peritos que num total de duas rondas procedeu à validação dos conteúdos da checklist. Posteriormente foi aplicado um questionário a uma amostra de 35 enfermeiros para estudar o instrumento quanto à sua usabilidade e utilidade. Estes participantes estão descontentes quanto ao modelo de registos de enfermagem actual e confirmam a usabilidade e utilidade da First-Check. Na sua opinião a First-Check vai promover o grau de satisfação dos enfermeiros quanto aos registos na Sala de Emergência, trazendo vantagens em relação ao modelo anterior e facilitando os registos de enfermagem. A First-Check é util para a avaliação primária do doente na Sala de Emergência, para a promoção da continuidade de cuidados, para melhorar a comunicação com a equipa multidisciplinar e para facilitar as intervenções de enfermagem ao doente na Sala de Emergência. Conclusão: A First-Check é válida e útil para a avaliação primária do doente na Sala de Emergência promovendo a qualidade dos cuidados prestados ao doente.
- DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEMPublication . Carvalho, Andreia Isabel Marques Afonso; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesNa vivência dos processos complexos de doença é exigido ao enfermeiro especialista competências no destaque de cuidados de enfermagem altamente qualificados e prestados de forma contínua como resposta ás necessidades afectadas quer na pessoa quer na família. O presente relatório descreve detalhadamente a análise e reflexão das atividades realizadas nos ensinos clínicos, Serviço de Urgência do Hospital Santa Maria, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital da Luz e no Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistência aos Antimicrobianos do Hospital de São José, no desenvolvimento de competências científicas, técnicas, humanas e culturais adequadas à prestação de cuidados de qualidade e diferenciados ao cliente em estado crítico ou em situações de maior complexidade e respetiva família, desde o momento da sua admissão na unidade hospitalar até à sua alta clínica. De forma a evidenciar uma constante análise crítica e reflexiva na e sobre a prática de cuidados foi também realizada uma revisão sistemática da literatura que pretende identificar os instrumentos de medida disponíveis para avaliar a qualidade do sono na pessoa adulta internada.
- Dificuldades percecionadas e grau de Satisfação dos enfermeiros que fazem triagem de manchester nos serviços de urgênciaPublication . Freitas, Maria Madalena Andrade Mendes de; Gaspar, Pedro João SoaresOs serviços de urgência (SU) devem ser dotados de características específicas, estruturais e humanas, com capacidades para dar respostas às necessidades dos doentes que ali recorrem. Verifica-se constantemente nos SU o atendimento quer a doentes emergentes/urgentes quer a doentes não urgentes. Torna-se então imprescindível a existência de um sistema de triagem de forma a garantir a assistência adequada, no tempo certo, consoante o grau de gravidade da situação. Este estudo analisa as Dificuldades e a Satisfação dos Enfermeiros que fazem Triagem de Manchester nos Serviços de Urgência em Hospitais de Portugal Continental, e quais os fatores que interferem de forma favorável ou desfavoravelmente no desempenho das suas funções. O estudo foi orientado segundo uma abordagem quantitativa, correlacional e transversal. O instrumento de colheita de dados utilizado foi um questionário constituído por 32 questões de resposta fechada, utilizando-se a escala de Likert composta por 5 categorias de resposta (Discordo totalmente; Discordo; Nem concordo nem discordo; Concordo; Concordo totalmente) às quais foram atribuídas pontuações de 1, 2, 3, 4 e 5 respetivamente, em que a pontuações mais elevadas conotam-se perceções mais elevadas, quer de dificuldades quer de satisfação. Com estes itens procedeu-se à construção e validação de uma escala para mensurar as Dificuldades e a Satisfação dos Enfermeiros que fazem Triagem de Manchester nos Serviços de Urgência. Com base numa amostra de 183 enfermeiros triadores, de 3 centros hospitalares diferentes, concluiu-se que de um modo geral é maior a satisfação do que as dificuldades percecionadas. A utilização da Triagem de Manchester em sistema informático, a possibilidade de contacto com doentes com diferentes queixas e as condições físicas do gabinete de triagem foram os aspetos onde foram reportados maiores graus de satisfação. Em contrapartida os enfermeiros percecionam mais dificuldade em lidar com as queixas dos doentes relativamente ao tempo de espera para atendimento e com o facto de os médicos questionarem o seu desempenho na triagem.
- Eficácia de uma intervenção estruturada de enfermagem forense realizada a estudantes de enfermagemPublication . Ribeiro, Gonçalo Pedro de Oliveira; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesEnquadramento: As ciências forenses têm um papel na sociedade atual cada vez mais relevante, na articulação entre o papel dos profissionais de saúde na preservação de provas e vestígios forenses e a aplicação da justiça. Os enfermeiros são muitas vezes os primeiros a contactar com as vítimas. Numa perspetiva de cuidados globais à vítima, necessitam de conhecimentos adequados em ciências forenses. Objetivo: Avaliar a eficácia de uma intervenção estruturada de enfermagem forense realizada em estudantes de enfermagem na melhoria dos conhecimentos sobre práticas forenses e as práticas de enfermagem a realizar perante situações forenses. Métodos: Estudo quasi-experimental, do tipo pré-teste e pós-teste, sem grupo controlo, realizado numa amostra não probabilística por conveniência, constituída por 84 estudantes do 3º e 4º ano do CLE. A amostra é constituída por 85,7% indivíduos do género feminino, com uma média de idades de 22,8±3,9 anos. Aplicou-se o QGEF e QCPEF, construídos por Cunha & Libório (2012) e o QPESF (Ribeiro & Dixe, 2016) baseado em três casos clínicos, construído pelos investigadores, antes e após a realização de um Curso Breve em Enfermagem Forense. Resultados: 98,8% dos participantes no estudo referem não ter recebido formação sobre enfermagem forense no CLE e 100% nunca realizou qualquer trabalho nesta área. Destes 97,6% não assistiram a situações que envolviam a colheita e preservação de provas forenses durante os estágios e 97,6% estudantes referem ser importante ou muito importante existência de enfermeiro forense em Portugal, bem como 96,4% referem a intervenção do enfermeiro forense como importante ou muito importante. Relativamente aos conhecimentos sobre práticas forenses num total de 74 questões verificamos que os valores após a formação (69,15±3,05) foram melhores que os obtidos antes da formação (62,95±4,47). Em relação aos conhecimentos sobre práticas de enfermagem a realizar perante situações forenses, num total de 49 questões, verificase que se obtém resultados superiores à mediana tanto no T0 (32,19±3,45) como no T1 (39,01±3,14), podendo pois dizer-se que a intervenção estruturada foi eficaz na melhoria das duas variáveis em estudo. Conclusão: Os resultados obtidos demonstram a importância da frequência de formação específica em Enfermagem Forense, tendo os estudantes participantes no estudo melhorado os seus conhecimentos em práticas forenses e nas práticas de enfermagem forense a realizar em situações forenses.
- O handover na sala de emergência entre o enfermeiro e a equipa de assistência pré-hospitalarPublication . Botelho, Patrícia dos Santos; Catarino, Helena da Conceição Borges Pereira; Almeida, Sónia Isabel Horta Salvo Moreira deUm Handover é um momento particularmente crítico num serviço de urgência, comprometendo a segurança e a qualidade dos cuidados (Joint Commission Perspectives, 2012). Para averiguar qual a perceção da qualidade e os fatores relacionados com Handover que ocorre numa sala de emergência, entre os enfermeiros e a equipa de assistência pré-hospitalar, validou-se para a população portuguesa o instrumento de medida Handover Quality Rating Form (HQRF) de Manser et al. (2010), construi-se e validou-se para a população portuguesa o instrumento de medida, Importância da Informação Transmitida Durante o Handover (IITDH) e identificaram-se as dificuldades durante o Handover. Desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal e correlacional e aplicou-se um questionário a 143 enfermeiros do serviço de urgência do Centro Hospitalar de Leira e Centro Hospitalar do Oeste. A consistência interna das escalas HQRF-PT e IITDH e ficou demonstrada por um alfa de Cronbach de 0,830. A HQRF-PT apresentou um score médio de 2,19 (DP=0,58). A IITDH demonstrou que todos os itens apresentam importância elevada, com valores médios compreendidos entre 3,25 e 4,92. As dificuldades durante a realização do Handover foram o “ruído”, o “difícil acesso ao relatório escrito da equipa de assistência pré-hospitalar”, a “escuta ativa perante um doente em deterioração” e o “ambiente stressante”. Por fim, concluímos que a qualidade do Handover é tanto maior quanto menor for a pressão do tempo da pessoa que entrega (rho= -0,244; p≤0,01) e da que assume a responsabilidade do doente (rho= -0,188; p≤0,05), da complexidade (rho=-0,166; p≤0,05) e da incerteza da situação (rho= -0,297; p≤0,05), e que existe uma correlação estatisticamente não significativa entre a perceção da qualidade do Handover e a importância da informação transmitida durante o Handover.
- A pessoa em situação crítica e a aquisição de competências para o seu cuidarPublication . Marques, Maíra Trindade de Assis; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesO presente relatório surge na sequência do 1º Curso de Mestrado em enfermagem à Pessoa em Situação crítica, da Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico de Leiria. Encontra-se aqui sistematizado o percurso desenvolvido durante este período na aquisição de Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Durante este período de aprendizagem, para além das diferentes unidades curriculares teóricas, houve oportunidade de realização de 3 ensinos clínicos, que tiveram lugar no Centro Hospitalar de Leiria - Hospital de Santo André. Estes tiverem um contributo fulcral no desenvolvimento destas competências. O Serviço de Urgência Médico- Cirúrgica, o Serviço de Medicina Intensiva e a Unidade de Cuidados Intensivos de Cardiologia foram os serviços que me acolheram durante este período de aprendizagem. A reflexão acerca das competências comuns e especificas, que se encontra aqui descrita, demonstrou ser muito construtiva e enriquecedora, contribuindo para a consciencialização das minhas capacidades enquanto futura Enfermeira Especialista, bem como dos domínios que carecem de maior investimento no futuro. Na segunda parte deste relatório tem lugar uma Revisão Sistemática da Literatura, um trabalho de investigação secundário, que pretende compreender os benefícios da realização da passagem de turno junto ao doente. Este modelo de passagem de turno tem demonstrado ser vantajoso tanto para o doente como para o enfermeiro, pelo que foram analisados alguns estudos neste âmbito.
- Protocolo de intervenções de enfermagem à pessoa com traumatismo vértebro-medular no Serviço de UrgênciaPublication . Santos, Mara Alexandra Timóteo; Coelho, José Carlos QuaresmaO traumatismo vértebro-medular é considerado uma causa frequente de morbilidade e mortalidade na sociedade moderna. A pessoa com TVM, é muitas vezes, alvo de lesão em cadeia, não só agravada pela condição hemodinâmica, mas também pela mobilização inapropriada da pessoa após o incidente, o que reforça a necessidade de uma equipa de enfermagem com competências na área de cuidados. Face ao exposto, este estudo teve por objetivo desenvolver um protocolo de intervenções de enfermagem à pessoa com TVM no Serviço de Urgência. Foi elaborada uma revisão da literatura sobre a temática em estudo, com base em literatura científica nacional e internacional, na qual foram desenvolvidas e justificadas as intervenções de enfermagem a incluir no protocolo. O estudo teve um desenho descritivo, inserido no paradigma quantitativo. Foi criado um painel de Delphi. As intervenções de enfermagem foram avaliadas por um grupo de peritos (enfermeiros especialistas), quanto à sua pertinência e compreensibilidade, através de um questionário online. Foram realizadas duas rondas até se obter o consenso do grupo. Analisados os resultados obtidos, no geral, pode-se inferir que o grupo de peritos considerou pertinentes e compreensíveis as intervenções de enfermagem que sustentam este protocolo.
- Qualidade dos cuidados em colonoscopia: ansiedade, dor, conforto e satisfação dos utentesPublication . Sequeira, Sara Raquel Fernandes Tavares; Querido, Ana Isabel FernandesA colonoscopia é o exame preferencial na deteção de patologias do cólon e do reto. Contudo, no nosso país a adesão dos utentes é baixa e isso pode estar relacionado com diversos fatores onde se incluem a ansiedade, a dor e o conforto, importantes focos de atenção dos enfermeiros. Importa que os cuidados de saúde prestados neste âmbito sejam de qualidade, sendo fulcral a avaliação da mesma através da satisfação do utente. Pretendeu-se com este estudo determinar os níveis de ansiedade, dor, conforto e satisfação das pessoas submetidas a colonoscopia, descrever as relações entre as variáveis e compará-las face à utilização de sedação. Pretendeu-se ainda identificar os fatores clínicos e sociodemográficos que interferem nos níveis de ansiedade, dor e conforto. Desenvolveu-se um estudo quantitativo, descritivo e correlacional, através da aplicação de questionários a 60 utentes submetidos a colonoscopia numa instituição de saúde na região de Leiria. Os resultados revelaram a presença de um nível moderado de ansiedade associado à colonoscopia, independentemente de esta ser realizada com sedação. A realização da colonoscopia sem sedação é desencadeadora da dor, que se revelou como um fator inversamente relacionado com a satisfação. Concluímos assim que a colonoscopia é um exame causador de ansiedade, dor e desconforto, onde os enfermeiros podem intervir de forma a aumentar a satisfação com os cuidados.
- Relatório de estágio a prática especializada em enfermagem à pessoa em situação críticaPublication . Ribeiro, Joana Filipa da Conceição; Coelho, José Carlos QuaresmaO presente relatório evidencia os principais contributos do estágio, no âmbito do Curso do Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Critica, realizado num Serviço de Urgência, numa Unidade de Cuidados Intensivos e no Bloco Operatório, para o desenvolvimento de competências clínicas especializadas na assistência à pessoa em situação crítica a vivenciar processos de saúde/doença. Tem por objetivos documentar a aprendizagem efetuada durante os estágios, através da capacidade de síntese e análise crítico-reflexiva. Como metodologia, apresenta o método descritivo e reflexivo. Estruturalmente, é constituído por três partes. O primeiro capítulo consiste numa reflexão sobre a aquisição de competências, de seguida uma caraterização dos contextos da prática clínica e por fim, face aos vários domínios de competências a adquirir/desenvolver, são apresentadas as competências e descritas as atividades realizadas, através da reflexão das situações vivenciadas, fundamentada em referenciação bibliográfica. A segunda parte consiste numa revisão sistemática da literatura. Descreve o processo de ensino/aprendizagem como estratégia, não só para o desenvolvimento de competências, mas também como meio para a partilha de informação proveniente da experiência profissional. Relata as atividades direcionadas à pessoa adulta, idosa e família, de acordo com a ética e deontologia profissional. Evidencia as dificuldades encontradas como momentos de aprendizagem e de reflexão, no âmbito das estratégias de comunicação com a família, e na utilização dos sistemas de informação em enfermagem. Expõe a importância da prática baseada na evidência, através da realização de uma revisão sistemática da literatura, segundo a análise de protocolos, normas e procedimentos de forma a verificar a sua validação científica, promovendo cuidados de saúde de qualidade e práticas seguras. Conclui que o Estágio proporcionou a aquisição/desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para a tomada de decisão na prestação de cuidados globais e humanizados ao doente/família, no contexto da área de especialização, valorização pessoal e profissional, com vista à melhoria da qualidade dos cuidados prestados.
- Segurança do doente: atitudes de segurança, perspetivas das equipas dos serviços de urgência do Centro Hospitalar de LeiriaPublication . Fonseca, Ana Rute Pereira da; Frade, João Manuel GraçaIntrodução: A segurança do doente, implícita na forma como os profissionais agem, encontra-se intimamente relacionada com a qualidade dos cuidados prestados, possuindo uma componente atitudinal e outra comportamental, que se interligam e influenciam mutuamente. Por forma a melhorar a cultura de segurança é necessário primariamente avaliá-la, sendo nesse âmbito o Safety Attitudes Questionnaire (SAQ) short form 2006 o instrumento mais utilizado e rigorosamente validado a nível internacional. Objetivos/Questões de investigação/Hipóteses: Os objetivos delineados para este estudo foram: Determinar a perceção das equipas que desempenham funções nos SU acerca das atitudes de segurança na sua prática; Determinar quais as dimensões das atitudes de segurança melhor e as pior percecionadas pelos profissionais; Comparar a perceção das atitudes de segurança entre os profissionais do sexo feminino e masculino; Comparar a perceção das atitudes de segurança consoante os anos no serviço; Comparar a perceção das atitudes de segurança entre os vários grupos profissionais; Comparar a perceção das atitudes de segurança entre o SUMC e os SUB; Recolher sugestões de melhoria tendo em vista a Segurança do Doente e Determinar a fidelidade e a validade do SAQ short form 2006 PT. Com base nestes objetivos definiram-se as questões e hipóteses subsequentes. Metodologia: Realizou-se um estudo descritivo, transversal, correlacional e analítico de abordagem quantitativa, com uma amostra não probabilística intencional, constituída por 188 profissionais dos Serviços de Urgência do Centro Hospitalar de Leiria. Os dados colhidos através do SAQ short form PT, foram codificados, lançados e analisados com recurso a um software estatístico adequado. Respeitaram-se todos os princípios éticos e legais inerentes ao estudo. Resultados: A escala revelou boas propriedades psicométricas, com muito boa consistência interna, com um α de 0,914, tendo a validade de constructo sido avaliada através da análise fatorial exploratória, com a obtenção de 6 fatores, possíveis de identificar face às dimensões definidas internacionalmente. Analisando as correlações entre as dimensões, detetaram-se correlações positivas e significativas entre todas, com exceção para o Reconhecimento do Stress. Relativamente à Perceção das Atitudes de Segurança, obteve-se uma média de 61%, sendo as dimensões Reconhecimento do Stress e Satisfação no Trabalho as melhor percecionadas e as dimensões Condições de Trabalho e Perceção da Gestão as pior percecionadas. Quanto às hipóteses de investigação, confirmou-se que a perceção das atitudes de segurança não varia de forma estatisticamente significativa com o género, nem com os anos no serviço, mas varia significativamente entre os vários grupos profissionais, e consoante os profissionais serem do SUMC ou do SUB. Discussão/Conclusão: Salientam-se os bons resultados atribuídos ao Reconhecimento do Stress (82,4%) e à Satisfação no Trabalho (71,3%), que se revelaram um ponto forte nos SU. Já as Condições de Trabalho (39,5%) e a Perceção da Gestão (53,6%) devem ser consideradas como oportunidades de melhoria e ser as áreas prioritárias a abordar em projetos a curto prazo. Também noutros estudos foram estas as dimensões melhor e pior percecionadas.