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Advisor(s)
Abstract(s)
Os serviços de urgência (SU) devem ser dotados de características específicas, estruturais
e humanas, com capacidades para dar respostas às necessidades dos doentes que ali
recorrem. Verifica-se constantemente nos SU o atendimento quer a doentes
emergentes/urgentes quer a doentes não urgentes. Torna-se então imprescindível a
existência de um sistema de triagem de forma a garantir a assistência adequada, no tempo
certo, consoante o grau de gravidade da situação.
Este estudo analisa as Dificuldades e a Satisfação dos Enfermeiros que fazem Triagem de
Manchester nos Serviços de Urgência em Hospitais de Portugal Continental, e quais os
fatores que interferem de forma favorável ou desfavoravelmente no desempenho das suas
funções.
O estudo foi orientado segundo uma abordagem quantitativa, correlacional e transversal.
O instrumento de colheita de dados utilizado foi um questionário constituído por 32
questões de resposta fechada, utilizando-se a escala de Likert composta por 5 categorias
de resposta (Discordo totalmente; Discordo; Nem concordo nem discordo; Concordo;
Concordo totalmente) às quais foram atribuídas pontuações de 1, 2, 3, 4 e 5
respetivamente, em que a pontuações mais elevadas conotam-se perceções mais elevadas,
quer de dificuldades quer de satisfação. Com estes itens procedeu-se à construção e
validação de uma escala para mensurar as Dificuldades e a Satisfação dos Enfermeiros
que fazem Triagem de Manchester nos Serviços de Urgência.
Com base numa amostra de 183 enfermeiros triadores, de 3 centros hospitalares
diferentes, concluiu-se que de um modo geral é maior a satisfação do que as dificuldades
percecionadas. A utilização da Triagem de Manchester em sistema informático, a
possibilidade de contacto com doentes com diferentes queixas e as condições físicas do
gabinete de triagem foram os aspetos onde foram reportados maiores graus de satisfação.
Em contrapartida os enfermeiros percecionam mais dificuldade em lidar com as queixas
dos doentes relativamente ao tempo de espera para atendimento e com o facto de os
médicos questionarem o seu desempenho na triagem.
Description
Keywords
Enfermeiro Triagem Serviço de Urgência Satisfação Dificuldades