Browsing by Issue Date, starting with "2020-06-24"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Desafios na Aquisição de Competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica, vertente Pessoa em Situação CríticaPublication . Santo, Mariana Silveirinha; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesO presente relatório representa o culminar do curso de Mestrado em Enfermagem Médico- Cirúrgica, na vertente da Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde de Leiria do Instituto Politécnico de Leiria, visando a abordagem crítico-reflexiva das experiências vividas que contribuíram para a aquisição de competências no decurso de três ensinos clínicos entre 2018 e 2019 realizados no Centro Hospitalar de Leiria, no Serviço de Urgência Geral, Serviços de Medicina Intensiva e Bloco Operatório. Nesse sentido, na Parte I deste relatório consta a descrição de situações conducentes à aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica mediante diferentes domínios, bem como a reflexão que motivou. Na Parte II do relatório consta uma Revisão Sistemática da Literatura com temática subordinada às Intervenções de Enfermagem efetivas na diminuição dos níveis de ansiedade de familiares de utentes internados nas Unidades de Cuidados Pós-Anestésicos/Cirúrgicos. Atualmente, é inegável o papel crucial que os familiares assumem aquando da hospitalização de entes queridos, pelo que se torna imprescindível os enfermeiros reconhecerem o momento de fragilidade e, consequentemente, executar intervenções que permitam reduzir esse stress e ansiedade gerados pela necessidade de intervenção cirúrgica.
- Patient Safety in Primary CarePublication . Pedrosa, VPatient safety and the development of quality safety processes have been gaining prominence in business management in the public and political sector, particularly in Europe, after the Quality and Safety in European Hospitals project was driven by the support of the Lisbon strategy agenda. Scientific research has also followed this trend. However, the study of patient safety management and methods is still scarce.We have delimited factors that do not ensure a reliable environment and culture, to improve with a training plan and institutional coordination that supports notification. The complexity of the context impacts on the nature and dimension of adverse events due to stress, workload and organization. A Taxonomy of Adverse Events was constructed and its path from the source to the solution was mapped. It's our intention to share this Taxonomy with the professionals, with a strong expectation that will improve Quality and Safety in Portuguese Primary Care.
- Exoneração do passivo restantePublication . Santos, Marlene Isilda dos; Conceição, Ana Filipa Ferreira Colaço daA abertura do mercado de crédito ao consumo às pessoas singulares demonstrou-se inicialmente como vantajosa, permitindo-lhes melhorar as suas condições de vida, mas trouxe, em muitos casos, dificuldades no cumprimento das obrigações assumidas, assim como o sobre-endividamento e o aumento exponencial dos processos de insolvência das pessoas singulares. Com a entrada em vigor do CIRE introduziram-se dois modelos especiais para o tratamento das insolvências das pessoas singulares: o plano de pagamentos e a exoneração do passivo restante. A exoneração do passivo restante é o instituto jurídico mais utilizado em Portugal para as pessoas singulares, uma vez que quando se apresentam à insolvência os devedores já não dispõem de bens, nem conseguem recorrer a financiamentos, que lhes permitam assumir um compromisso com os credores, como sucede com o plano de pagamentos. Porém, a exoneração do passivo restante em Portugal surge como um modelo mitigado de fresh start submetendo os devedores a um período probatório demasiado longo para ficarem exonerados das dívidas ainda existentes, pese embora fiquem excluídas algumas delas. A redução desse período de cinco para três anos, assim como a sua inexistência para alguns casos deverá ser analisada e introduzida no sistema jurídico português. Deverá também ser considerada a introdução de opções de tratamento preventivo das situações de sobre-endividamento, como caminho para impedir a insolvência das pessoas singulares.
- DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ENFERMAGEMPublication . Carvalho, Andreia Isabel Marques Afonso; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesNa vivência dos processos complexos de doença é exigido ao enfermeiro especialista competências no destaque de cuidados de enfermagem altamente qualificados e prestados de forma contínua como resposta ás necessidades afectadas quer na pessoa quer na família. O presente relatório descreve detalhadamente a análise e reflexão das atividades realizadas nos ensinos clínicos, Serviço de Urgência do Hospital Santa Maria, na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital da Luz e no Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e de Resistência aos Antimicrobianos do Hospital de São José, no desenvolvimento de competências científicas, técnicas, humanas e culturais adequadas à prestação de cuidados de qualidade e diferenciados ao cliente em estado crítico ou em situações de maior complexidade e respetiva família, desde o momento da sua admissão na unidade hospitalar até à sua alta clínica. De forma a evidenciar uma constante análise crítica e reflexiva na e sobre a prática de cuidados foi também realizada uma revisão sistemática da literatura que pretende identificar os instrumentos de medida disponíveis para avaliar a qualidade do sono na pessoa adulta internada.
- Abordagem Especializada do Doente CríticoPublication . Garcia, Elisabete Guerra; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesO desenvolvimento das competências profissionais e pessoais em enfermagem emergem de processos complexos de ação e reflexão sobre todo o agir, no qual o saber empírico e o conhecimento científico são estruturados e alvo constante de reflexão, permitindo assim, a articulação dos conceitos teóricos com a dinâmica do quotidiano do “cuidar”. Torna-se fulcral no contexto de enfermagem a atualização constante de “saberes”, tornando-os saberes cada vez mais especializados. O presente relatório descreve, com recurso a um processo reflexivo, os contributos fundamentais de três ensinos clínicos realizados em contexto de um serviço de urgência geral, Unidade de Cuidados Intensivos e Unidade de Cuidados Intermédios, para o desenvolvimento e aquisição de competências na Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. A prestação de Cuidados à Pessoa em Situação Crítica centra-se na antevisão da instabilidade hemodinâmica e no risco de falência orgânica, focando a atenção do profissional para a gestão e administração de protocolos terapêuticos complexos, a gestão da dor e a comunicação com o doente/família. Não esquecendo, também, a fulcral importância da prevenção e controlo da infeção e dinamização da resposta em situações de catástrofe. A segunda parte do relatório é composta por uma Revisão Sistemática da Literatura que teve como objetivo avaliar a eficácia da formação dos profissionais de saúde no aumento de conhecimento teórico e prático na resposta a situações de Catástrofe. O Curso de Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, revelou-se enriquecedor no desenvolvimento de competências especializadas, conduzindo assim, a um aumento da qualidade dos cuidados de enfermagem por mim prestados, no que respeita à abordagem ao doente crítico.
- Cybersecurity risk analysis in healthcare institutionsPublication . Nunes, P; Antunes, M; Silva, CIntroduction The growing digitization of businesses and its increasing dependence on Internet infrastructure has boosted the concerns related to data privacy and confidentiality. Healthcare institutions have been challenged with specific issues, namely the sensitivity of data, the specificity of networked equipment and the average information technology skills held by of healthcare professionals in Portugal.
- Desenvolvimento de Competências em Enfermagem à Pessoa em Situação CríticaPublication . Ribas, Vando Alexandre Dias; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesServe o seguinte relatório como forma de descrição do processo de desenvolvimento de conhecimentos e competências especializadas adquiridas através da conclusão de três ensinos clínicos, no âmbito do 6º Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, com posterior acesso ao título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica no âmbito da Pessoa em Situação Crítica. Os três ensinos clínicos decorreram no 2º semestre de 2018 e 1º semestre de 2019, nomeadamente no Serviço de Urgência, na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente do Hospital Distrital de Santarém e na Clínica de Hemodiálise DaVita – Gaeiras, tendo tido cada ensino clínico 180 horas cada um. Numa primeira parte, são descritos de forma sumária as atividades, reflexões e conhecimentos adquiridos no contexto de aquisição e domínio das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica à Pessoa em Situação Crítica ao longo dos ensinos clínicos. Na segunda parte deste relatório, será apresentada uma Revisão Sistemática da Literatura relativamente a uma temática que pode vir a ser uma mais valia no âmbito da qualidade e segurança dos cuidados de Enfermagem prestados, relativamente à eficácia da utilização da Canadian C-Spine Rule por Enfermeiros em vítimas de trauma.
- QUALIDADE DOS CUIDADOS AO DOENTE COM AVC: O IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROTOCOLO FESS (FEVER, SUGAR, SWALLOW)Publication . Oliveira, Diana Isabel Dias; Coelho, José Carlos QuaresmaIntrodução: O acidente vascular cerebral (AVC) é considerado a segunda causa de morte a nível mundial e a principal responsável pela incapacidade adquirida. A febre, a hiperglicemia e a disfagia são complicações frequentes nos doentes com AVC e indicadores de pior prognóstico. O estudo QASC (Quality in Acute Stroke Care), na Austrália, concluiu que a iniciativa de Enfermagem na implementação de protocolos para avaliar e gerir a febre, a hiperglicemia e a deglutição contribui para a redução da morte e a dependência após AVC. O presente documento apresenta os resultados de um estudo que teve por objetivo avaliar o impacto da implementação dos protocolos FeSS (Fever, Sugar, Swallow) nos doentes com AVC internados numa Unidade de AVC de uma instituição da zona Centro de Portugal. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo-comparativo, longitudinal prospetivo, quase experimental. As amostras foram constituídas por 46 doentes antes da implementação do protocolo e por 42 doentes após a implementação do protocolo. Resultados e Conclusões: Verificou-se uma reduzida percentagem de cumprimento do protocolo FeSS mesmo após a sua implementação. Ainda assim, destaca-se uma relação estatisticamente significativa (p<0,05) entre os grupos relativamente ao cumprimento do protocolo de monitorização da temperatura, com maior número de doentes monitorizados de acordo com o protocolo no segundo grupo. Foi constatado que existem diferenças estatisticamente muito significativas dos valores do índice de Barthel entre o momento da alta e três meses após o AVC, tanto nos doentes em que foi implementado o protocolo FeSS como nos que não foi aplicado. Os doentes dos dois grupos apresentaram valores significativamente mais elevados do índice de Barthel após 3 meses da ocorrência do AVC. Relativamente aos valores da escala de Rankin modificada (funcionalidade) entre o momento da alta e o dos três meses após o AVC, constatou-se que não existem diferenças estatisticamente significativas em ambos os grupos. Em conclusão podemos referir que, na amostra estudada, não se verificaram benefícios significativos nos graus de independência e funcionalidade dos doentes com AVC com a implementação do protocolo FeSS.
- Relatório de estágio: Rumo a um cuidado seguroPublication . Bento, Célia Maria Monteiro; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesEste relatório de natureza profissional, no âmbito do Mestrado de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica a decorrer na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, incide sobre o trabalho desenvolvido nos ensinos clínicos, sendo os contextos da prática locais excecionais de observação e de aprendizagem, permitindo a aplicação dos conhecimentos e capacidades direcionados para a prática de cuidados de excelência. Assim, numa primeira parte analisa-se e descreve-se, com base numa reflexão crítica, as atividades desenvolvidas ao longo dos ensinos clínicos, com a finalidade de desenvolver competências e práticas do cuidado à pessoa em situação crítica. O ensino clínico I decorreu no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do Hospital das Caldas da Rainha e os ensinos clínicos II e III decorreram no Hospital Santo André, em Leiria. Na segunda parte, referente à componente de investigação, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura sobre a segurança do doente, cuja questão norteadora foi estabelecida através do método PI(C)OD: Quais os programas de formação sobre segurança do doente destinados aos profissionais de saúde? Recorreu-se a várias plataformas eletrónicas de bases de dados nacionais e internacionais, tendo o corpus de estudo ficado constituído por 4 estudos, segundo os quais a segurança do doente é um constructo que exige comportamentos que minimizem o risco de causar dano no doente, através quer da eficácia do sistema, quer do desempenho individual, o que implica que os profissionais de saúde tenham formação adequada. Os programas de formação para os profissionais de saúde em ambiente hospitalar assumem-se como um método para melhorar os conhecimentos, atitudes e práticas de segurança do doente e instituir uma verdadeira cultura de segurança.
- A proteção de dados em contexto laboral: a necessidade do consentimento do trabalhadorPublication . Saragoça, Ana Rafaela Marto; Costa, Ana Isabel LambelhoA presente dissertação tem como objetivo estudar o consentimento enquanto fundamento do tratamento dos dados pessoais do trabalhador na relação de trabalho. A questão, embora não seja nova, ganhou acuidade com a entrada em vigor do RGPD e, posteriormente, com a Lei n.º 58/2019, de 08 de agosto. Para atingir o objetivo a que nos propusemos, dividimos a presente dissertação em dois capítulos. No primeiro capítulo fizemos uma breve exegese pelos diplomas legais, nacionais e internacionais, que regulam os direitos de personalidade do trabalhador, por forma a enquadrarmos a temática do consentimento que explorámos, no capítulo seguinte. No segundo capítulo, analisámos diversos cenários do quotidiano da relação laboral, desde a celebração do contrato de trabalho, até à sua cessação, visando identificar o fundamento mais adequado a utilizar, em cada situação, para o tratamento dos dados e, em particular, se o consentimento o poderia ser. A questão do consentimento, enquanto fundamento legitimador do tratamento de dados na relação laboral, é particularmente sensível em virtude da especial relação de subordinação em que o trabalhador se encontra, o que impede, na maioria das vezes, um consentimento livre e esclarecido. Por assim ser, depois de analisarmos várias situações em que se impõe ao empregador o tratamento de dados do trabalhador, e de averiguarmos qual é, no caso, o fundamento para o seu tratamento, concluímos que, em princípio, o consentimento não é fundamento bastante para o tratamento de dados pessoais do trabalhador.