Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.24 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Enquadramento: As ciências forenses têm um papel na sociedade atual cada vez mais
relevante, na articulação entre o papel dos profissionais de saúde na preservação de
provas e vestígios forenses e a aplicação da justiça. Os enfermeiros são muitas vezes os
primeiros a contactar com as vítimas. Numa perspetiva de cuidados globais à vítima,
necessitam de conhecimentos adequados em ciências forenses.
Objetivo: Avaliar a eficácia de uma intervenção estruturada de enfermagem forense
realizada em estudantes de enfermagem na melhoria dos conhecimentos sobre práticas
forenses e as práticas de enfermagem a realizar perante situações forenses.
Métodos: Estudo quasi-experimental, do tipo pré-teste e pós-teste, sem grupo controlo,
realizado numa amostra não probabilística por conveniência, constituída por 84
estudantes do 3º e 4º ano do CLE. A amostra é constituída por 85,7% indivíduos do
género feminino, com uma média de idades de 22,8±3,9 anos. Aplicou-se o QGEF e
QCPEF, construídos por Cunha & Libório (2012) e o QPESF (Ribeiro & Dixe, 2016)
baseado em três casos clínicos, construído pelos investigadores, antes e após a
realização de um Curso Breve em Enfermagem Forense.
Resultados: 98,8% dos participantes no estudo referem não ter recebido formação sobre
enfermagem forense no CLE e 100% nunca realizou qualquer trabalho nesta área.
Destes 97,6% não assistiram a situações que envolviam a colheita e preservação de
provas forenses durante os estágios e 97,6% estudantes referem ser importante ou muito
importante existência de enfermeiro forense em Portugal, bem como 96,4% referem a
intervenção do enfermeiro forense como importante ou muito importante.
Relativamente aos conhecimentos sobre práticas forenses num total de 74 questões
verificamos que os valores após a formação (69,15±3,05) foram melhores que os
obtidos antes da formação (62,95±4,47). Em relação aos conhecimentos sobre práticas
de enfermagem a realizar perante situações forenses, num total de 49 questões, verificase
que se obtém resultados superiores à mediana tanto no T0 (32,19±3,45) como no T1
(39,01±3,14), podendo pois dizer-se que a intervenção estruturada foi eficaz na
melhoria das duas variáveis em estudo.
Conclusão: Os resultados obtidos demonstram a importância da frequência de
formação específica em Enfermagem Forense, tendo os estudantes participantes no
estudo melhorado os seus conhecimentos em práticas forenses e nas práticas de
enfermagem forense a realizar em situações forenses.
Description
Keywords
Ciências forenses Conhecimentos Eficácia Enfermagem Forense Estudantes de enfermagem