Escola Superior de Saúde
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Browsing Escola Superior de Saúde by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas"
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- A abordagem à obra de arte na promoção de um envelhecimento ativoPublication . Cunha, Ana Filipa Moniz; Magueta, Lúcia GraveUm dos fenómenos mais significativos da sociedade contemporânea, com tendência a acentuar-se, é o aumento da população idosa, que tem vindo a constituir um sério desafio, não só na área da saúde mas também no campo social, cultural, económico e político, ao qual ninguém pode ficar indiferente. Com o projeto que concebemos e implementámos pretendemos dar o nosso contributo na área da animação sociocultural, não apenas como agentes de mudança mas, sobretudo no desenvolvimento de ferramentas para enriquecer e formar os idosos promovendo o seu envelhecimento digno, saudável e ativo. Neste âmbito, pretendemos verificar que o contacto entre os idosos e as imagens de obras de arte lhes faculta a aquisição de novas aprendizagens, infundindo ânimo e participação crítica, favorecendo o crescimento não só pessoal mas também grupal. Seguindo uma metodologia de investigação-ação, desenvolvemos uma sequência de atividades, em contexto de lar, envolvendo idosos com idades entre os 59 e os 88 anos. A avaliação do projeto permitiu-nos constatar que os idosos que convivem com o mundo das artes (imagens de pinturas de obras de arte) aprendem não só a “olhar” mas sim a refletir e a apreciar, estimulando assim a sua capacidade cognitiva. De igual modo, através da promoção do diálogo, mantêm a sua vida social ativa.
- Adaptação e validação da escala GenCat de calidade de vida para a população adulta portuguesa com deficiênciaPublication . Silva, Cátia Margarida Santos; Coelho, José Carlos QuaresmaPara melhorar o apoio social prestado às pessoas com deficiência em Portugal, urge perceber como esta população perceciona a própria Qualidade de Vida (QV). Este trabalho tem como objetivos: adaptar e validar a escala Gencat de Calidade de vida à população portuguesa adulta com deficiência; estudar como se manifesta a Qualidade de Vida na população portuguesa adulta com deficiência; analisar a relação de QV com algumas variáveis socio demográficas da população portuguesa adulta com deficiência, tipos de incapacidades e gravidade da amostra. A escala Gencat foi aplicada a 303 pessoas com perturbações motoras, sensitivas e/ou do desenvolvimento. Foi realizada a caraterização sociodemográfica do informador e da pessoa avaliada e a caracterização da gravidade da perturbação sofrida. O estudo psicométrico resultou numa escala de 54 itens e 8 domínios: Autodeterminação, Suporte Institucional, Satisfação Ocupacional, Bem-Estar Emocional, Inclusão Social, Condições Habitacionais e Comunitárias, Auto-eficácia e Bem-estar Físico. A escala apresenta boas propriedades psicométricas. A idade está inversamente correlacionada com as dimensões apoio institucional e bemestar físico da escala de Gencat. A população analfabeta apresenta menor QV global, nomeadamente na autodeterminação, suporte institucional, inclusão social e bem-estar físico. As pessoas institucionalizadas relativamente às que vivem em contexto familiar apresentam valores mais baixos de QV, nomeadamente na autodeterminação, suporte institucional, inclusão social e auto-eficácia, mas apresentam pontuações melhores condições habitacionais e comunitárias. O grau de incapacidade e a intensidade das perturbações cognitiva, motora, autismo e cegueira correlaciona-se inversamente com a QV, nomeadamente na autodeterminação, no suporte institucional, na inclusão social e o bem-estar físico.
- O apoio aos idosos pelas forças de segurança GNR – OurémPublication . Marques, Marta Ferreira de Oliveira Castro; Pimentel, Luísa Maria Gaspar; Maurício, Cezarina da Conceição SantinhoO presente trabalho é resultado de um estudo exploratório no âmbito do Mestrado em Intervenção para um Envelhecimento Ativo que incidiu sobre o Programa da GNR Apoio 65 – Idosos em Segurança no concelho de Ourém. Face ao grande número de pessoas idosas a viverem sós ou em companhia de outra pessoa idosa são muitos os riscos que afetam esta camada da sociedade. As necessidades aumentam perante as vulnerabilidades sentidas pelos idosos e torna-se urgente implementar medidas para as colmatar. Diante da situação apresentada, a GNR tem em curso o Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança, pondo em prática um trabalho que consiste em acompanhar aqueles que vivem sós ou isolados. Esse Programa permite detetar situações de vulnerabilidade a que os idosos estão sujeitos, proteger, prevenir, sinalizar e encaminhar os casos que possam comportar algum risco, nomeadamente o isolamento, maus tratos, abandono por parte dos familiares, falta de cuidados específicos e más condições de habitabilidade. Para a realização deste trabalho recorreu-se à metodologia qualitativa. Foram realizadas entrevistas ao comandante do Destacamento Territorial de Tomar, aos guardas que atuam no âmbito do Programa e a alguns idosos, principais atores desta intervenção. Os objetivos estabelecidos foram conhecer e descrever o Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança no concelho de Ourém, e compreender as implicações que esta intervenção tem na vida dos idosos. Os resultados permitiram perceber como se estrutura esse Programa de acordo com a perceção dos vários intervenientes, que o trabalho realizado pela Guarda cria um sentimento de segurança e contribui de forma positiva informando os idosos e sensibilizando para os riscos que correm. Ainda permitiu compreender a importância que o Programa tem e a articulação que a Guarda estabelece com as redes sociais para dar respostas às situações encontradas sendo a primeira a detetar situações de risco. A principal limitação e constrangimento detetada no Programa foi a necessidade de mais recursos humanos e tempo dos profissionais para se atingir mais resultados positivos.
- Atividades educativas no processo de envelhecimento – estudo de casoPublication . Silva, Catarina Leocádio Castanheira da; Lopes, Sara Mónico; Ribeiro, Jaime Emanuel MoreiraEsta dissertação tem como tema: Atividades Educativas no Processo de Envelhecimento. A ideia deste tema surgiu no decorrer da realização de Estágio Profissional, numa Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) pertencente a uma Misericórdia do centro do Portugal, uma vez que se constata que a maioria dos idosos institucionalizados têm uma escolaridade baixa ou inexistente. O objetivo desta dissertação foi perceber de que forma o contacto com atividades de leitura e escrita tem impacto na vida dos idosos institucionalizados. A partir da questão investigativa: de que forma a participação numa Oficina de Letras, no contexto de uma ERPI, tem impacto na vida de alguns idosos institucionalizados? Foi pensada a criação de uma oficina de letras numa ERPI da Santa Casa da Misericórdia, onde a estudante estava a realizar o seu estágio profissional. Esta Oficina de Letras teve o propósito de desenvolver atividades de cariz lúdico práticas para alguns clientes analfabetos ou com poucas habilitações académicas abordando temáticas como o alfabeto, as vogais, os números, as horas, entre outras atividades, no sentido de promover atividades de leitura e escrita e potenciar a aprendizagem ao longo da vida. Neste de estudo de caso, privilegiou-se o método qualitativo com a utilização de observação direta e entrevistas semiestruturadas aos clientes e a algumas técnicas que trabalham na Instituição. A análise dos dados recolhidos permitem compreender que o utente que participou regularmente na Oficina de Letras realizou mudanças na sua forma de estar quotidianamente na ERPI, na forma como passou a traçar projetos de vida e no seu relacionamento mais dinâmico com os outros dentro da instituição.
- Burnout, ansiedade e depressão nos Enfermeiros no contexto de pandemia por COVID-19Publication . Ferreira, Luís Diogo Melo; Tomás, Catarina CardosoO surgimento de um surto pandémico por COVID-19, acresce aos enfermeiros momentos de insatisfação, tensões emocionais e relacionais que podem ser motivadoras para o desenvolvimento de burnout, ansiedade e depressão. Assim desenvolveu-se o estudo com base na temática “Burnout, ansiedade e depressão nos Enfermeiros no contexto de pandemia por COVID-19”. O objetivo deste estudo consiste em avaliar o impacto que a pandemia por COVID-19 tem nos enfermeiros, relativamente ao burnout, ansiedade e depressão. Este estudo enquadra-se na abordagem de caráter quantitativo descritivo-correlacional, transversal. A amostra, não probabilística por conveniência, foi constituída por um total de 234 enfermeiros. No processo de recolha de dados utilizou-se um questionário estruturado com caracterização sociodemográfica/questões gerais, avaliação dos níveis de ansiedade e depressão obtida através da aplicação da escala Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) - Versão Portuguesa (Pais-Ribeiro et al., 2007), e avaliação dos níveis de burnout através da escala de Copenhagen Burnout Inventory (CBI), adaptada para a população Portuguesa (Fonte, 2011). O local de recolha de dados foi no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada – EPER (HDES-EPER), nos serviços que cumpriam os critérios de inclusão e exclusão, a recolha de dados deu-se no mês de julho de 2021, após parecer favorável da comissão de ética e do conselho de administração da referida instituição. O tratamento dos dados foi efetuado com recurso ao programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 27 para Windows. Os resultados mostraram que a pandemia por COVID-19 teve um impacto nos enfermeiros relativamente ao burnout, ansiedade e depressão, com a manifestação de níveis de burnout, ansiedade e depressão, independentemente do serviço onde prestam cuidados, sexo e estado civil, não havendo relação direta. Denota-se uma relação entre o desenvolvimento de burnout, ansiedade e depressão com a falta e uso prolongado de material de proteção individual, condições de trabalho desfavoráveis, diminuição da realização profissional, medo de contrair a doença, medo de infetar familiares e amigos, isolamento social, relação com os superiores hierárquicos. Considerando ainda a remuneração como inadequada e a falta de práticas administrativas, como fatores contributivos para o desenvolvimento de burnout, ansiedade e depressão.
- Caraterísticas miofuncionais orofaciais de indivíduos a envelhecer e com Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS): adaptação de um protocolo de avaliaçãoPublication . Almeida, Sónia Cristina Cerveira Dias de; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Ieto, VanessaIntrodução: Existem caraterísticas miofuncionais orofaciais inerentes à Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), doença gradualmente mais prevalente no decorrer do envelhecimento. É essencial um instrumento para avaliação pormenorizada destas caraterísticas. Objetivos: Realizar a adaptação para o Português Europeu do Protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial MBGR - adaptado para AOS e Ronco; Realizar a validação cultural da adaptação realizada; Identificar as caraterísticas miofuncionais orofaciais de um grupo de indivíduos com SAOS. Metodologias: A adaptação do protocolo referido para o Português Europeu e respetiva validação cultural, foi realizada por peritas em Motricidade Orofacial (MO) e por peritas em Língua Portuguesa tendo o mesmo sido aplicado a 16 indivíduos com SAOS. Resultados: Após a primeira fase da adaptação para o Português Europeu do Protocolo, durante a validação cultural realizada por peritas em MO através de um “Focus Group” houve necessidade de proceder a alterações. Na aplicação aos indivíduos verificou-se que 15 são do sexo masculino. 100% da amostra de indivíduos com SAOS apresentou alterações na postura em repouso da língua e alterações relativas à sua altura e largura, bem como aumento do comprimento do palato e úvula, com alterações significativas nas funções que recrutam a sua contração isométrica. Conclusões: Existem caraterísticas miofuncionais orofaciais prevalentes na SAOS, como a hipotonia e hipofunção da musculatura da língua, palato mole, úvula, lábios e bochechas. O Terapeuta da Fala deve efetuar a avaliação padronizada destas caraterísticas para realizar uma intervenção que vise modificá-las.
- Caraterísticas miofuncionais orofaciais de indivíduos com roncopatia a envelhecer: adaptação de um protocolo de avaliaçãoPublication . Pedrosa, Emanuel Estêvão; Dixe, Maria dos Anjos Coelho Rodrigues; Ieto, VanessaIntrodução: Vários estudos afirmam que a hipotonia das estruturas orofaríngeas está diretamente relacionada com a Roncopatia, sendo esta altamente prevalente em idosos. Um instrumento que avalie as caraterísticas miofuncionais orofaríngeas vai proporcionar um melhor conhecimento das alterações inerentes ao Ronco. Objetivos: Realizar a adaptação, para o Português Europeu, do protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial MBGR - adaptado para AOS e Ronco; Realizar a validação cultural da adaptação, para o Português Europeu, do protocolo de Avaliação Miofuncional Orofacial MBGR – adaptado para AOS e Ronco; Identificar as caraterísticas Miofuncionais Orofaciais de um grupo de indivíduos com Roncopatia. Metodologias: Adaptação do referido instrumento para o Português Europeu e consequente validação cultural, realizada por peritas de Língua Portuguesa e peritas em Motricidade Orofacial tendo sido igualmente aplicado a 8 indivíduos com Roncopatia. Resultados: Após as várias fases de adaptação do protocolo e aplicação a 8 elementos chegou-se ao protocolo adequado para medir o constructo a que se propõe. 6 indivíduos com Roncopatia são do sexo feminino. 100% da amostra apresenta a língua no assoalho da boca, como posição habitual, sendo que 87% tem uma largura de língua aumentada. 6 elementos da amostra têm o palato duro alto e estreito. O palato mole é identificado com assimetria e uma grande extensão. Metade da amostra apresenta úvula muito longa. Conclusões: O protocolo padronizado, aqui apresentado, é fundamental para nortear o tratamento, diminuindo as alterações Miofuncionais Orofaciais, reduzindo o ronco e melhorando a qualidade de sono do indivíduo.
- CLC-CPC Creating learning communities for compassionate palliative care cultures - Train-the-trainer-course CurriculumPublication . Schuchter, Patrick; Buchegger, Marianne; Jurka, Johannes; Fupun, Claudia; Adascalitei, Irina; Dreglea , Ina; Gaicu, Elena; Lazar, Alina; Dixe, Maria dos Anjos; Querido, Ana; Laranjeira, CarlosiCare - an International Integrated perspective in palliative CARE for dignity and proper support in ageing and approaching end of life" is an interprofessional and participatory project led by Organizatia Umanitaria Concordia, Romania, in cooperation with the Kardinal König Haus, Vienna and the Polytechnic University of Leiria, Portugal. The European Union financially supports this initiative under the Erasmus+ program (Grant No. 2023-1-RO01-KA220-VET-000166902). The Train-the-Trainers (TOT) course curriculum in Palliative care is focused on Death Literacy and Creating Learning Communities from the Plublic Health Palliative Care perspective. The document presents TOT conceptual foundations, adult learning Philosophy, learning fields and objectives, learning outcomes per content, and evaluation.
- Construção e validação da first-check para avaliação primaria do doente na sala de emergênciaPublication . Ferraria, Joana Barata; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesIntrodução: A elaboração de registos de enfermagem na Sala de Emergência constitui um desafio, havendo necessidade de documentar a avaliação inicial, as intervenções de enfermagem e a evolução do estado do doente. Metodologia: Os principais objectivos deste estudo descritivo foram: construir uma checklist de avaliação primária na Sala de Emergência, a First-Check; validar o seu conteúdo através de um painel Delphi e avaliar, na perspectiva dos enfermeiros, a usabilidade e utilidade da First-Check. Foi assim criada uma checklist de avaliação primária do doente na Sala de Emergência, a First-Check, baseada no ABCDE, como método facilitador dos registos de enfermagem, mas também da avaliação do doente e das próprias intervenções de enfermagem. A amostra foram 20 enfermeiros peritos em urgência e emergência e 35 enfermeiros que exerciam funções num serviço de urgência.Resultados: Inicialmente foi criado um painel de Delphi com um grupo de 20 peritos que num total de duas rondas procedeu à validação dos conteúdos da checklist. Posteriormente foi aplicado um questionário a uma amostra de 35 enfermeiros para estudar o instrumento quanto à sua usabilidade e utilidade. Estes participantes estão descontentes quanto ao modelo de registos de enfermagem actual e confirmam a usabilidade e utilidade da First-Check. Na sua opinião a First-Check vai promover o grau de satisfação dos enfermeiros quanto aos registos na Sala de Emergência, trazendo vantagens em relação ao modelo anterior e facilitando os registos de enfermagem. A First-Check é util para a avaliação primária do doente na Sala de Emergência, para a promoção da continuidade de cuidados, para melhorar a comunicação com a equipa multidisciplinar e para facilitar as intervenções de enfermagem ao doente na Sala de Emergência. Conclusão: A First-Check é válida e útil para a avaliação primária do doente na Sala de Emergência promovendo a qualidade dos cuidados prestados ao doente.
- Construção e Validação de Conteúdo de Questionário relativo à relação entre o tempo utilizado em tecnologias e o surgimento de dedo em gatilho em crianças em idade pré-escolar e escolarPublication . Ferreira, Diana Leirião; Teixeira, Liliana Fernanda da Conceição; Guijo Blanco, ValerianaIntrodução: A tenossinovite estenosante, ou dedo em gatilho, é definida como a inibição de deslizamento do tendão flexor devido ao espessamento da bainha sinovial sobre o tendão. No decorrer da intervenção clínica, têm vindo a aumentar os casos de tenossinovite estenosante, em crianças. Este aumento poderá estar relacionado com o uso excessivo de tecnologias, que tem vindo a aumentar entre a população pediátrica, podendo conduzir a uma sobrecarga para os dedos e mãos. Objetivo: Este estudo teve como objetivo construir e realizar a validação de conteúdo de um questionário de avaliação relativo à relação entre o tempo utilizado em tecnologias e o surgimento de dedos em gatilho em crianças em idade pré-escolar e escolar. Método: Estudo fenomenológico, com abordagem mista, observacional, descritivo e transversal. Para validação de conteúdo submeteu-se o questionário a um painel de doze especialistas, pelo método de Delphi. Resultados: Na primeira ronda de validação de conteúdo, 66,7% dos especialistas considerava o questionário apto para aplicação e após a segunda ronda todos os parâmetros de IVC foram superiores a 0,80. Considera-se, portanto, que o instrumento de avaliação está apto para a fase seguinte, a de pré-teste.