Escola Superior de Saúde
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- European Respiratory Society International Congress 2021: highlights from best-abstract awardeesPublication . Ramakrishnan, Sanjay; Beaufils, Fabien; De Brandt, Jana; Viney, Kerri; Bradley, Claire; Cottin, Vincent; Hassan, Maged; Cruz, JoanaEvery year, the European Respiratory Society (ERS) offers grants to recognise the best overall abstracts of the 14 ERS Assemblies submitted for the ERS International Congress, covering all respiratory areas. The authors of the best abstract (i.e. the highest average score of abstract reviewers and only those who have not applied or were not eligible for a sponsored award) were invited to write a short summary about their virtual Congress experience and view on the evolving field of research in light of their respective Assembly. This article provides an overview of some of the Congress highlights and gives the stage to the promising best-abstract awardees as they are the future of the ERS.
- Tetramer Dissociation and Monomer Partial Unfolding Precedes Protofibril Formation in Amyloidogenic Transthyretin VariantsPublication . Quintas, Alexandre; Vaz, Daniela C.; Cardoso, Isabel; Saraiva, Maria João M.; Brito, Rui M. M.Amyloid fibril formation and deposition is a common feature of a wide range of fatal diseases including spongiform encephalopathies, Alzheimer's disease, and familial amyloidotic polyneuropathies (FAP), among many others. In certain forms of FAP, the amyloid fibrils are mostly constituted by variants of transthyretin (TTR), a homotetrameric plasma protein. Recently, we showed that transthyretin in solution may undergo dissociation to a non-native monomer, even under close to physiological conditions of temperature, pH, ionic strength, and protein concentration. We also showed that this non-native monomer is a compact structure, does not behave as a molten globule, and may lead to the formation of partially unfolded monomeric species and high molecular mass soluble aggregates (Quintas, A., Saraiva, M. J. M., and Brito, R. M. M. (1999) J. Biol. Chem. 274, 32943–32949). Here, based on aging experiments of tetrameric TTR and chemically induced protein unfolding experiments of the non-native monomeric forms, we show that tetramer dissociation and partial unfolding of the monomer precedes amyloid fibril formation. We also show that TTR variants with the least thermodynamically stable non-native monomer produce the largest amount of partially unfolded monomeric species and soluble aggregates under conditions that are close to physiological. Additionally, the soluble aggregates formed by the amyloidogenic TTR variants showed morphological and thioflavin-T fluorescence properties characteristic of amyloid. These results allowed us to conclude that amyloid fibril formation by some TTR variants might be triggered by tetramer dissociation to a compact non-native monomer with low conformational stability, which originates partially unfolded monomeric species with a high tendency for ordered aggregation into amyloid fibrils. Thus, partial unfolding and conformational fluctuations of molecular species with marginal thermodynamic stability may play a crucial role on amyloid formationin vivo.
- Sexualidade na adolescência : diagnóstico de situação de Penalva do CasteloPublication . Sousa, Pedro Miguel Lopes; Gomes, Carla; Ribeiro, Mónica; Rocha, Marisa; Almeida, Micaela; Ferreira, Hélia; Ferreira, HélderA adolescência é marcada pela descoberta da sexualidade, podendo conduzir a problemas de saúde pública como a gravidez na adolescência e as infecções sexualmente transmissíveis. Assim, com o apoio do Centro de Saúde local desenvolveu-se um diagnóstico de situação dos adolescentes de Penalva do Castelo, com o intuito de identificar os principais factores de risco, conhecimentos e comportamentos associados à sexualidade na adolescência. Espera-se, no futuro, delinear um plano de intervenção sustentado que permita alcançar ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem.
- A esperança em cuidados paliativosPublication . Querido, Ana Isabel FernandesA esperança tem sido considerada como um dos elementos essenciais na vivência das pessoas com doença oncológica. Em contexto de doença terminal, quando a cura não é possível, o “focus” da esperança assume uma importância fundamental na forma como as pessoas doentes vivem o período de fim da vida. O objectivo deste estudo foi: Explorar o processo de manutenção da esperança para o doente oncológico de um Hospital da região centro, tendo sido formulada a seguinte questão orientadora: Como é que os doentes oncológicos submetidos a quimioterapia paliativa mantém a esperança? O estudo baseou-se numa metodologia qualitativa, segundo a abordagem da “Grounded Theory” apresentada e desenvolvida por Glaser & Strauss (1967), na qual o princípio fundador é a indução, orientando-se assim de uma forma exploratória como um meio de descoberta. Para a obtenção dos dados utilizámos entrevistas semi-estruturadas, realizadas a onze participantes do estudo, adultos, seleccionados de acordo com critérios de intencionalidade previamente definidos. As entrevistas foram posteriormente transcritas e analisadas. A estrutura do fenómeno é composta por quatro temas: A percepção da esperança enquanto força interior, fé, resistindo no sentido de atingir os objectos de esperança; A percepção da dimensão temporal, perspectivando o futuro, o tempo e o ciclo de vida; Vivências da esperança, caracterizadas por comportamentos, emoções, pensamentos e relações vivenciadas durante o processo de manutenção da esperança; e Mantendo a esperança representando o viver um dia de cada vez, tendo a morte como limite presente, em que foram identificados factores que influenciam a esperança, promotores e inibidores. Os resultados obtidos pretendem contribuir para a melhor compreensão da esperança, não sendo generalizáveis, mas uma base para novas pesquisas neste âmbito.
- Efectividade da educação para a saúde no comportamento alimentar dos adolescentes e jovens estudantesPublication . Gaspar, PedroCapacitar os indivíduos para identificarem os seus problemas e necessidades, utilizarem adequadamente os seus recursos, e promoverem uma vida saudável, implica esforços conjuntos dos vários agentes da promoção da saúde. A forma como os jovens acedem à informação de saúde, e o impacto que esta tem nas suas práticas e comportamentos constitui uma questão de interesse fulcral neste grupo, onde não se verificou diminuição na mortalidade e morbilidade nos últimos anos. O objectivo deste estudo quantitativo, longitudinal, pré-experimental, foi averiguar a efectividade da educação para a Saúde em contexto escolar no reconhecimento das fontes de informação de saúde, no impacto auto-percepcionado da informação de saúde e nas práticas e comportamentos alimentares em 117 adolescentes e jovens de ambos os sexos, do 3º Ciclo do Ensino Básico, 9º ano, que em dois momentos distintos (antes-após) responderam a um questionário construído para o efeito. A análise dos resultados revelou que: a) a auto-percepção do impacto da informação de saúde torna-se mais positivo com a participação em acções de Educação para a Saúde em contexto escolar; b) os Pais e os Pares são as fontes de informação de saúde mais reconhecidas; c) o reconhecimento da Escola como fonte de informação de saúde aumenta com o desenvolvimento de programas de Educação para a Saúde em contexto escolar; d) as práticas e comportamentos alimentares auto-relatados pelos estudantes adolescentes tornam-se mais salutogénicas com o desenvolvimento de programas de Educação para a Saúde relacionadas com a Alimentação Saudável, em contexto escolar; e) quanto mais positiva é a auto-percepção do impacto da informação de saúde, mais salutogénicas são as práticas e comportamentos alimentares dos estudantes. Os resultados globais são abonatórios do reconhecimento da efectividade do desenvolvimento de programas de Educação para a Saúde em contexto escolar no aumento do reconhecimento da Escola como fonte de informação de saúde,na melhoria do impacto auto-percepcionado da informação de saúde, e no desenvolvimento de práticas e comportamentos alimentares mais salutogénicos.
- Enthalpic and entropic contributions mediate the role of disulfide bonds on the conformational stability of Interleukin-4Publication . Vaz, Daniela C.; Rodrigues, J. Rui; Sebald, Walter; Dobson, Christopher M.; Brito, Rui M. M.The role of disulfide bridges in the structure, stability, and folding pathways of proteins has been the subject of wide interest in the fields of protein design and engineering. However, the relative importance of entropic and enthalpic contributions for the stabilization of proteins provided by disulfides is not always clear. Here, we perform a detailed analysis of the role of disulfidesin the conformational stability of human Interleukin-4 (IL4), a four-helix bundle protein. In order to evaluate the contribution of two out of the three disulfides to the structure and stability of IL4, two IL4 mutants, C3T-IL4 and C24T-IL4, were used. NMR and ANS binding experiments were compatible with altered dynamics and an increase of the nonpolar solventaccessible surface area of the folded state of the mutant proteins. Chemical and thermal unfolding experiments followed by fluorescence and circular dichroism revealed that both mutant proteins have lower conformational stability than the wild-type protein. Transition temperatures of unfolding decreased 14C for C3T-IL4 and 10C for C24T-IL4, when compared toWT-IL4, and the conformational stability, at 25C, decreased 4.9 kcal/mol for C3T-IL4 and 3.2 kcal/mol for C24T-IL4. Interestingly, both the enthalpy and the entropy of unfolding, at the transition temperature, decreased in the mutant proteins. Moreover, a smaller change in heat capacity of unfolding was also observed for the mutants. Thus, disulfide bridges in IL4 play a critical role in maintaining the thermodynamic stability and core packing of the helix bundle.
- O método psicodramático na preparação para a amamentaçãoPublication . Ramalho, Sónia
- Obesidade e alimentação na adolescência: estudo descritivo-correlacionalPublication . Sousa, Pedro Miguel Lopes; Santos, IsabelA obesidade, sobretudo quando é adquirida na adolescência, constitui um problema fulcral no desenvolvimento saudável do indivíduo, ao desencadear uma sucessão de consequências físicas e psicológicas. Neste sentido, realizou-se um estudo descritivo-correlacional com 1198 adolescentes do distrito de Viseu, tendo-se verificado que 8.8% dos adolescentes eram obesos e 91.2% não obesos. Procurou-se, ainda, correlacionar estes dados com o comportamento alimentar adoptado, constatando-se a existência de algumas relações significativas.
- Educação para a saúde e estudantes: as fontes e o impacto da informaçãoPublication . Gaspar, Pedro João SoaresCapacitar os indivíduos para identificarem os seus problemas e necessidades, utilizarem adequadamente os seus recursos, e promoverem uma vida saudável, implica esforços conjuntos dos vários agentes da promoção da saúde. A forma como os jovens acedem à informação de saúde, e o impacto que esta tem nas suas práticas e comportamentos constitui uma questão de interesse fulcral neste grupo, onde não se verificou diminuição na mortalidade e morbilidade nos últimos anos. O objectivo deste estudo quantitativo, correlacional, transversal, foi averiguar as fontes de informação de saúde, o impacto auto-percepcionado da informação de saúde e a sua relação com alguns comportamentos (rodoviários, sexuais, alimentares, actividade física, sono, alcool, tabaco, drogas) em 1166 jovens de ambos os sexos, dos ensinos secundário e superior que responderam a um questionário construído para o efeito. A análise dos resultados revelou que: a) os estudantes auto-percepcionam de forma positiva o impacto da informação de saúde; b) os pares, a informação audiovisual e a família são as fontes de informação de saúde mais reconhecidas pelos estudantes, e a escola e a comunidade em sentido lato são as menos reconhecidas; c) quanto mais positivo é o impacto da informação de saúde auto-percepcionado pelos estudantes, maior é o reconhecimento das fontes de informação de saúde; d) o reconhecimento das fontes de informação de saúde correlaciona-se positivamente, e de forma estatisticamente significativa, com práticas e comportamentos sexuais, alimentares, rodoviários, de actividade física e de fumo de substâncias mais salutogénicos; e) a auto-percepção do impacto da informação de saúde correlaciona-se de forma positiva e estatisticamente significativa com todas as práticas e comportamentos determinantes de saúde estudados, à excepção do fumo de substâncias; f) existem diferenças em função do sexo, escalão etário, local de residência, nível de ensino e frequência de actividades relacionadas com a saúde na escola, no reconhecimento das fontes de informação de saúde, na auto-percepção do impacto dessa informação e nas práticas e comportamentos. Os resultados realçam a importância de serem tomadas em consideração estas diferenças na escolha das melhores estratégias para a divulgação da informação, incrementação de níveis mais elevados de literacia em saúde e criação de grupos de trabalho motivantes e efectivos nos desígnios da promoção da saúde.
- Obesidade na adolescência : aspectos psicológicos e rendimento escolarPublication . Sousa, Pedro Miguel LopesA obesidade foi considerada pela Organização Mundial de Saúde a “epidemia do século XXI”. De facto, a maior parte dos estudos epidemiológicos divulgados apontam para um aumento exponencial dos casos de obesidade, assistindo-se à proliferação das múltiplas patologias que lhe estão associadas, com o consequente aumento de encargos para a qualidade de vida destes indivíduos e para o próprio Sistema Nacional de Saúde. O presente estudo visa aferir a relação entre a obesidade e determinados aspectos psicológicos (autoconceito, ansiedade e depressão), bem como entre a obesidade e o rendimento escolar, em adolescentes. O estudo foi aplicado em duas escolas secundárias (Viseu e Coimbra), numa amostra total de 193 indivíduos. Verificou-se que 5.2% dos adolescentes eram obesos e 11.4% possuíam excesso de peso, sendo ambas as prevalências superiores no sexo masculino. Não foi possível comprovar a existência de diferenças estatísticas significativas entre os três grupos de IMC (adolescentes obesos, com excesso de peso e sem peso excessivo) no que se refere aos índices de autoconceito, ansiedade e depressão. Contudo, no que se refere ao rendimento escolar, constatou-se uma correlação positiva entre o IMC e o número de reprovações e uma correlação negativa entre o IMC e a média escolar. Comprovou-se ainda que os adolescentes obesos e com excesso de peso eram aqueles que possuíam menor média escolar.