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Advisor(s)
Abstract(s)
Esta dissertação tem como tema: Atividades Educativas no Processo de Envelhecimento.
A ideia deste tema surgiu no decorrer da realização de Estágio Profissional, numa
Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) pertencente a uma Misericórdia do centro do
Portugal, uma vez que se constata que a maioria dos idosos institucionalizados têm uma
escolaridade baixa ou inexistente. O objetivo desta dissertação foi perceber de que forma
o contacto com atividades de leitura e escrita tem impacto na vida dos idosos
institucionalizados.
A partir da questão investigativa: de que forma a participação numa Oficina de Letras, no
contexto de uma ERPI, tem impacto na vida de alguns idosos institucionalizados? Foi
pensada a criação de uma oficina de letras numa ERPI da Santa Casa da Misericórdia,
onde a estudante estava a realizar o seu estágio profissional. Esta Oficina de Letras teve
o propósito de desenvolver atividades de cariz lúdico práticas para alguns clientes
analfabetos ou com poucas habilitações académicas abordando temáticas como o
alfabeto, as vogais, os números, as horas, entre outras atividades, no sentido de promover
atividades de leitura e escrita e potenciar a aprendizagem ao longo da vida.
Neste de estudo de caso, privilegiou-se o método qualitativo com a utilização de
observação direta e entrevistas semiestruturadas aos clientes e a algumas técnicas que
trabalham na Instituição. A análise dos dados recolhidos permitem compreender que o
utente que participou regularmente na Oficina de Letras realizou mudanças na sua forma
de estar quotidianamente na ERPI, na forma como passou a traçar projetos de vida e no
seu relacionamento mais dinâmico com os outros dentro da instituição.
Description
Keywords
Aprendizagem ao longo da vida Envelhecimento Educação de adultos e idosos Alfabetização