ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas
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Browsing ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
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- Cultura, Arte e ComunidadePublication . Neves, Lénia Isabel Amorim Ronca; Sousa, Jenny Gil; Lopes, Maria de São Pedro Santos SilvaO presente relatório analisa as relações existentes entre os conceitos cultura, artes e comunidades, estabelecendo um paralelismo com a animação e educação artísticas. As artes e a cultura interligam as pessoas ao mundo conferindo-lhes capacidades, experiências e vivências porque possuem um poder pedagógico, persuasivo e independente. A educação pela arte assume assim um papel preponderante na formação integral do ser humano ao permitir-lhe conhecer-se a si mesmo, conhecer o seu passado, e projetar o seu futuro. A partir do conhecimento de si próprio, o sujeito vai conhecendo e compreendendo as suas conceções e ideias que vão determinar o seu comportamento, a sua interação e o seu papel na sociedade. Tendo por base estes pressupostos, foi realizado um estudo de caráter qualitativo, com caraterísticas de investigação-ação. Assim, numa primeira etapa analisaram-se os interesses e as motivações da comunidade da freguesia de Pontével a nível cultural, privilegiando-se também a visão das associações culturais locais, principalmente no que concerne aos desafios que se colocam nas suas esferas de atuação. A investigação realizada neste primeiro momento denunciou algumas fragilidades ao nível da inovação cultural da freguesia, assim como da vontade da comunidade de poder ter acesso a novos espaços que aproximassem pessoas e que viabilizassem novas aprendizagens. Assim, e partindo deste primeiro momento, foi construído o restante processo de investigação e ação, tendo como premissa compreender e analisar se um edifício centenário localizado na freguesia, que estava desabitado, poderia ser reaproveitado para a criação de um espaço cultural aberto e dinamizado pela comunidade, utilizando as diversas linguagens artísticas como instrumentos de intervenção social e comunitária. Neste contexto, surgiu a pergunta de partida: Quais os contributos das Artes no desenvolvimento de processos comunitários? Os destinatários do Projeto foram crianças entre os 3 e os 10 anos de idade e os seus familiares (mães, pais, avós, irmãos, tios); foram também seniores entre os 60 e os 85 anos e uma associação - Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense, em articulação com o Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados a entrevista semiestruturada às pessoas da comunidade e aos membros dirigerentes das associações culturais locais, e os diários de bordo da investigadora e dos participantes. Os resultados apurados indiciam que as Artes detêm um papel importante no desenvolvimento do ser humano e dos locais onde este se integra, ao permitir aperfeiçoar competências pessoais, sociais e culturais catalisadoras da transformação e renovação dos seus contextos e das suas realidades.
- Influências da linguagens artísticas na promoção do bem-estar em idosos em contexto institucionalPublication . Pereira, Liliana Sofia Pires do Carmo; Sousa, Jenny GilCom o envelhecimento vão surgindo alterações na vida do indivíduo, muitas vezes associadas a deteriorações psíquicas e motoras, que levam a que os familiares acabem por recorrer a uma segunda ajuda, designadamente, à institucionalização de longa permanência do idoso. Aquando do momento da entrada definitiva na estrutura residencial, o indivíduo passa por um conjunto de transformações pessoais e sociais, que diretamente influenciam a sua forma de ser e de estar. Face ao exposto, procurou-se compreender de que modo as práticas artísticas podem influenciar o bem-estar dos idosos em contexto institucional. De modo a dar resposta a esta questão, foi desenvolvida uma investigação-ação, no âmbito das linguagens artísticas, que decorreu ao longo de nove sessões e contou com a participação de nove idosos da Casa de Repouso da Crocha. No que se refere aos instrumentos de recolha de dados, optou-se pela utilização de entrevistas semiestruturadas, que foram realizadas, antes e após a intervenção, à animadora sociocultural, às funcionárias e aos idosos, bem como o recurso ao diário de bordo da investigadora, fundamentado e apoiado pela observação participante. Os dados obtidos através dos instrumentos de recolha de dados foram tratados por meio da análise de conteúdo. Analisados os resultados constata-se que as práticas artísticas influenciam diretamente o bem-estar dos idosos institucionalizados, uma vez que promovem um conjunto de fatores pessoais e sociais que contribuem para um envelhecimento bem-sucedido.
- PROMOÇÃO DA LEITURA ATRAVÉS DA ANIMAÇÃOPublication . Carvalho, Sara João Rodrigues; Fonseca, Marta Sofia Abreu daO presente relatório analisa a importância de promover a leitura nos mais novos, estabelecendo um paralelismo com a animação e educação artística. A animação artística promove a imaginação e a criatividade no indivíduo e quando ligada à promoção da leitura consegue cativar as crianças a ler e a explorar o mundo da leitura de forma autónoma e lúdica. A educação pela arte assume um papel importante na formação integral do ser humano, ao permitir que ele se conheça a si próprio, conheça o seu passado e possa projetar o seu futuro. A partir do conhecimento de si, vai compreendendo as suas ideias e conceções, que o irão ajudar a perceber o seu papel na sociedade. Tendo por base estas ideias, realizou-se um estudo de carácter qualitativo com características de investigação-ação. Numa etapa inicial foi realizado um questionário onde se pretendia descobrir a relação das crianças com a leitura e com o processo de aprenderem algo novo, enquanto se pretendia também conhecer a relação delas com algumas técnicas que seriam usadas ao longo do projeto e o seu à-vontade com as mesmas. Os resultados apontam para algumas disparidades: no grupo das 14 crianças que iniciaram o projeto, apenas 2 responderam que não gostavam de ler, um número inferior ao esperado. Contudo, o que se veio a verificar é que entre os que gostavam de ler eram poucos os que realmente liam ou conseguiam ler bem, ou seja, eram poucos os que realmente tinham interesse em pegar num livro próprio para a sua idade e lê-lo de uma ponta à outra, percebendo a história do livro. Assim, ao longo do projeto conseguiu-se, através da utilização das diversas linguagens artísticas como instrumentos de intervenção social, promover o interesse das crianças pela leitura, permitindo-lhes perceber que com um simples livro podem fazer muita coisa, e que esta não tem de ser monótona e servir apenas para situações de avaliação. Surgiu a seguinte pergunta de partida enquanto se pesquisava sobre o tema: De que forma se poderá promover a leitura, através do elemento lúdico, nos alunos de uma turma do 6.º ano? Os destinatários do projeto foram crianças do 6º ano de uma escola da Região Centro. Como instrumento de recolha de dados foram utilizados o registo fotográfico, o diário de bordo, vídeos e áudios, questionários e a observação participante. Os resultados obtidos indicam que as artes têm um papel muito importante na promoção da leitura.