ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Médicas::Ciências da Saúde"
Now showing 1 - 10 of 21
Results Per Page
Sort Options
- Competência emocional do enfermeiro e a comunicação terapêutica face à pessoa com manifestações de perturbação mental: estudo num hospital geralPublication . Moreira, Dorine Joana Gomes; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusA competência emocional é fundamental na comunicação que o enfermeiro estabelece com as pessoas com que se relaciona, sendo a comunicação terapêutica uma ferramenta crucial no cuidar em enfermagem. O presente estudo tem como objetivo conhecer a influência da competência emocional do enfermeiro na comunicação terapêutica face à pessoa com manifestações de perturbação mental num hospital geral. É um estudo descritivo-correlacional, transversal e exploratório. A amostra foi de 171 enfermeiros de um hospital geral dos Açores. Os dados foram colhidos entre maio e julho de 2021, através de um instrumento que inclui o questionário sociodemográfico e profissional, Escala Veiga de Competência Emocional – Reduzida [EVCE-Reduzida] (Veiga-Branco, 2021) e questionário “Comunicação terapêutica: utilização pelos enfermeiros” (adaptado de Coelho, 2015). Os enfermeiros, maioritariamente do sexo feminino, com idades entre 20 e 40 anos, revelam níveis moderados de competência emocional. Os enfermeiros especialistas com mais tempo de exercício profissional demonstram ser mais literatos emocionalmente. A EVCE-Reduzida demonstra uma boa fiabilidade interna. A Automotivação foi a capacidade mais preditiva da competência emocional, e a Autoconsciência a capacidade com maior média. Delinearam-se 3 perfis comunicacionais, sendo o Perfil 1 (Enfermeiro centrado na pessoa e em si) o mais representativo. Apesar de não se verificar correlação entre a competência emocional e a comunicação terapêutica, evidenciou-se que quanto mais empáticos os enfermeiros se percecionam, mais utilizam as técnicas de comunicação terapêutica; e quanto melhor gerem as emoções, mais mobilizam as técnicas de comunicação terapêutica e atitudes face à pessoa com manifestações de perturbação mental. Face aos resultados importa aprofundar o modo como a comunicação terapêutica e a competência emocional se manifestam na prática profissional, o que facilita ou inibe a sua expressão, e como se pode potenciar o seu desenvolvimento. Neste sentido, as instituições de saúde devem implementar ações de formação dos enfermeiros, através do contributo da prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental, permitindo aprimorar a literacia emocional e performance nos contextos de trabalho.
- A Esperança nos Pais de Criança Com Perturbação do Espectro do AutismoPublication . Marques, Silvina Maria Leite; Querido, Ana Isabel Fernandes; Tavares, Márcio Filipe MonizO diagnóstico de Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) tem um grande impacto nos pais da criança, alterando as dinâmicas familiares com repercussões a vários níveis, onde a esperança parental sofre diversas oscilações ao longo do processo de transição entre o papel parental e o papel de cuidador. A esperança é um fator protetor da saúde mental, que impele a pessoa em direção aos seus objetivos, sendo importante que os profissionais de saúde compreendam de que forma esta é vivenciada pelos pais ao longo do processo de transição de papéis. O presente estudo, incide sobre a esperança dos pais de criança com PEA, tendo como objetivo compreender a perceção do fenómeno esperança pelos mesmos no processo de transição do papel parental para o papel de cuidador. Optou-se por um estudo de cariz qualitativo assente no Modelo de Transições de Afaf Meleis e na metodologia da Grounded Theory, para representar as variações e tipicidades do fenómeno, dirigida intencionalmente pelo processo de análise e comparação de dados. Neste sentido, os participantes do estudo foram selecionados de forma intencional através da técnica de bola de neve, a partir de uma associação de apoio a crianças com PEA. Foram entrevistadas no total sete mães. Como instrumento de colheita de dados recorreu-se à entrevista semiestruturada, à Escala de Esperança de Herth (HHI-PT) e ao Genograma da Esperança. No tratamento e análise dos achados foi utilizada a análise comparativa e codificação com recurso ao software de análise de dados qualitativos, WebQda. Desta análise emergiram seis categorias: Perceção de esperança, Impacto da situação de doença na esperança, fatores inibidores de esperança, fatores promotores de esperança, recursos de esperança e esperanças para a criança. Após a análise e comparação das mesmas, emergiu a categoria central: Vivendo a minha esperança em ti. Foi possível perceber que a perceção de esperança pelas mães é influenciada pelo impacto que a situação de doença tem nas mesmas. Este impacto traduz-se em reações emocionais, em necessidade de conhecimento e de habilidades parentais e em desesperança. A gestão deste impacto é facilitada por fatores promotores e recursos de esperança, mas também pode ser dificultada por fatores inibidores de esperança. A esperança das mães é projetada na sua criança, sendo influenciada pelo impacto que a situação de doença tem nas mães.
- A prática de enfermagem especializada em saúde mental e psiquiatriaPublication . Gariso, Maria Elisa Carraca; Gomes, José Carlos Rodrigues; Mourão, CláudiaO presente relatório pretende evidenciar a integração de saberes e competências desenvolvidas nos dois locais de ensino clínico onde desenvolvi a minha prática especializada em saúde mental e psiquiatria. Os contextos de ensino clínico apresentaram-se como uma oportunidade fundamental de crescimento pessoal e profissional, implicando a mobilização de várias competências, revestindo-se de um elevado potencial formativo nesta área. O ensino clínico no serviço de ambulatório de psiquiatria do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) permitiu-me a aquisição de conhecimentos e competências específicas para a intervenção na doença mental grave. E o ensino clínico desenvolvido no hospital de dia de oncologia do CHMT, devido à multiplicidade de situações encontradas mobilizou conhecimentos e saberes mais amplos e diversificados na área da promoção da saúde mental. Foi especialmente importante porque potenciou oportunidades de crescimento pessoal únicas, motivando reflexões e debates, permitindo alcançar um conhecimento pessoal elevado Foi desenvolvido um estudo de investigação com o objetivo de avaliar o impacto dos grupos de encontro na promoção da saúde mental dos familiares de pessoas com doença oncológica. As sessões desenvolvidas visavam a capacitação de estratégias de coping com o intuito de diminuir a ansiedade, a depressão e o stress e promover a saúde mental dos familiares de pessoas com doença oncológica. Da intervenção composta por quatro sessões, participaram quatro familiares do sexo feminino, que foram avaliadas, antes das sessões e após as sessões, utilizando a Escala de Depressão, Ansiedade e Stress (EADS – 21) e o Inventário de Saúde Mental (MHI – 5). Concluiu-se que após as sessões houve uma melhoria significativa para os elementos do grupo, adquirindo estratégias de coping que levaram à diminuição da depressão, da ansiedade e do stress, havendo o aumento da saúde mental de todos os participantes.
- A prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatria – uma vivênciaPublication . Simões, Ana Susete de Abreu; Gomes, José Carlos Rodrigues; Pereira, Marina HelenoO presente documento retrata a prática da autora enquanto enfermeira especialista em saúde mental e psiquiatria, enquadrada: na Teoria de Hildegard Peplau; e documentos legais e regulamentares vigentes em Portugal. Pretendendo demonstrar competências e conhecimentos aprofundados na sua área de especialidade; refletir criticamente sobre a prática desenvolvida; e desenvolver competências na área da comunicação de resultados resultantes da prática especializada fundamentada em evidência científica. Os contextos da prática clínica são apresentados e analisados com base no sexto enunciado descritivo dos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem. Assim, são identificados critérios que permitem a cada contexto iniciar o processo de certificação da prática clínica de Enfermagem conforme regulamentado pela Ordem dos Enfermeiros. A defesa da prática especializada é realizada utilizando a análise de incidentes críticos, realçando o desenvolvimento de competências realizado, de acordo com os regulamentos mais recentes da Ordem dos Enfermeiros. Recorreu-se à prática especializada baseada na evidência para avaliar a influência da terapia de grupo na promoção da saúde mental de pessoas com consumo de substâncias psicoativas. É estudo do tipo longitudinal, descritivo, analítico e quase-experimental. A amostra foi constituída por oito elementos no grupo experimental e seis elementos no grupo controlo. Os resultados obtidos indiciam o contributo da terapia de grupo na diminuição do consumo de substâncias psicoativas (ASSIST-versão 3) e melhoria da saúde mental das pessoas que participaram no grupo terapêutico, através da análise do Sentido de Coerência (SoC-13), Energia e vitalidade (EVI SF-36), o Suporte social (OSS-3).
- Redescobrindo a enfermagem de saúde mentalPublication . Carvalho, Daniel Ricardo Simões de; Gomes, José Carlos RodriguesO presente relatório está inserido no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria tendo como objetivos a descrição das atividades desenvolvidas e a demonstração das competências e o planeamento, desenvolvimento, comunicação e apresentação de resultados de evidência. As atividades descritas reportam-se aos ensinos clínicos realizados no Centro de Saúde Arnaldo Sampaio e no Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatra e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém bem como à experiência de prática especializada realizada desde então no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria. Foi adotada uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva que pretende partir do conhecimento científico existente para a prática clínica e desta para as competências desenvolvidas com a realização de cada uma das atividades. Realizou-se uma breve contextualização teórica seguida de uma caraterização dos contextos da prática especializada e de uma análise crítico-reflexiva sobre as competências desenvolvidas. Foi ainda realizada uma reflexão sobre limites e desafios futuros para a prática especializada. Apresentou-se um estudo de investigação intitulado “A utilização de metodologia B-learning numa intervenção psicoeducativa com doentes deprimidos”, que pretendeu determinar o nível de depressão e de conhecimentos sobre a mesma, antes e após a realização da intervenção psicoeducativa com recurso à metodologia B-learning. A intervenção realizada permitiu melhorar os níveis de depressão e os conhecimentos da participante, dando mostras que a metodologia B-learning possa ser utilizada com sucesso em intervenções psicoeducativas.
- Relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatriaPublication . Graça, Margarida Isabel dos Santos; Gomes, José Carlos Rodrigues; Cordeiro, Marina Sofia SilvaO presente relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental foi desenvolvido no âmbito do 2.º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Leiria, reportando-se aos ensinos clínicos decorridos no Lar de São José, em Tomar e no Serviço de Ambulatório de Psiquiatria do Hospital Nossa Senhora da Graça, Tomar – Centro Hospitalar Médio Tejo, entre o dia 4 de março e 12 de julho de 2013. Foram definidos como objetivos centrais para este trabalho: refletir e analisar criticamente as experiências e atividades desenvolvidas na prática especializada em enfermagem de saúde mental, que constituíram a base da aquisição de competências; e desenvolver competências na área da comunicação de resultados de evidência científica. No sentido de facilitar a compreensão do contexto onde se realizaram os ensinos clínicos, foi inicialmente realizada uma breve caracterização dos serviços onde estes decorreram, seguida da reflexão crítica sobre as atividades efetuadas para aquisição de competências comuns e especificas do enfermeiro especialista em saúde mental. No âmbito da prática especializada baseada na evidência foi desenvolvido um estudo de investigação, com o objetivo de avaliar o impacto de um projeto de promoção de saúde mental intitulado “VivaMente”, a nível do funcionamento cognitivo, da dependência nas atividades de vida diárias e da sintomatologia depressiva de idosos institucionalizados no Lar de São José em Tomar. Desta forma, o presente relatório constitui o produto final de uma caminhada, que engloba todo o trabalho desenvolvido ao longo dos ensinos clínicos e que permitiu cumprir com os objetivos previamente delineados.
- Relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatriaPublication . Graça, Vera Lúcia dos Santos; Gomes, José Carlos RodriguesEste relatório descreve a aquisição das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de saúde Mental, em dois contextos da prática clínica, em Internamento de Psiquiatria e na Comunidade em Centro de Saúde, e a reflexão sobre a prática especializada. Assim é feita a contextualização dos dois locais escolhidos para o desenvolvimento das referidas competências de acordo com o definido pela Ordem dos Enfermeiros, bem como a descrição e reflexão do planeamento, desenvolvimento e avaliação das intervenções desenvolvidas com intuito de permitir ganhos em saúde para os utentes, família e comunidade. É também abordada a formação feita aos profissionais no âmbito da Saúde Mental e Psiquiatria em ambos os contextos da prática clínica. Foi também desenvolvido um trabalho de investigação em que se questionou a promoção e avaliação da adesão à terapêutica neuroléptica de ação prolongada num ambulatório de psiquiatria e sua relação com os internamentos em utentes com esquizofrenia, de forma a contribuir para a evidência da importância da intervenção de enfermagem, e para o desenvolvimento da enfermagem.
- Relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatriaPublication . Brogueira, Joana Margarida da Silva; Gomes, José Carlos Rodrigues; Cordeiro, Marina Sofia SilvaEste relatório reúne todas as atividades desenvolvidas referentes à prática especializada em enfermagem de saúde mental tanto em contexto de internamento, como em contexto comunitário, de forma a demonstrar a aquisição das competências comuns aos enfermeiros especialistas, bem como das específicas para os enfermeiros especialistas em saúde mental. Em contexto de internamento foram desenvolvidas atividades maioritariamente no âmbito da reabilitação psicossocial, muito viradas para o treino de competências sociais e com a utilização da intervenção em grupo. No contexto comunitário as intervenções foram maioritariamente direcionadas para a promoção da saúde mental na Unidade de Cuidados Continuados (UCC) de Fátima, com intervenções desenvolvidas em contexto escolar, em contexto laboral e outros contextos comunitários, havendo também uma vertente direcionada para o cuidado ao doente mental na comunidade. Ainda em contexto comunitário as atividades desenvolvidas na Comunidade Vida e Paz (CVP) também foram diversas, destacando-se aqui o desenvolvimento de um estudo de investigação baseado na intervenção em grupo para a diminuição da ansiedade, do stresse e da depressão dos utentes com adição, que estavam em processo de recuperação naquela comunidade terapêutica. Foi aplicada uma escala que avaliou estes parâmetros antes e após a intervenção, que recorreu a uma combinação de técnicas, de onde se destaca a terapia cognitivo-comportamental. O estudo apresentou indícios de melhoria, estatisticamente significativa, da sintomatologia depressiva daqueles utentes, mas não foi tão eficaz na melhoria dos sintomas de ansiedade e stresse.
- Relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatriaPublication . Matos, Marlene Alexandra Gonçalves de; Gomes, José Carlos Rodrigues; Cordeiro, Marina Sofia SilvaO presente relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental surgiu no âmbito do 2.º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, reportando-se aos Ensinos Clínicos decorridos no Lar de São José, em Tomar e no serviço de Ambulatório de Psiquiatria do Hospital Nossa Senhora da Graça - Centro Hospitalar Médio Tejo, também em Tomar, num período compreendido entre 4 de março e 12 de julho de 2013. Este trabalho teve como objetivos principais: refletir e analisar criticamente sobre todas experiências e atividades desenvolvidas na prática profissional durante os ensinos clínicos, no âmbito da aquisição de competências especializadas em Enfermagem de Saúde Mental; desenvolver competências na área de análise e comunicação de resultados obtidos a partir da prática especializada fundamentada em evidência científica. Para facilitar a compreensão do contexto onde se realizaram os Ensinos Clínicos foi inicialmente realizada uma breve caraterização dos serviços onde estes decorreram, seguindo-se uma reflexão crítica sobre as atividades efetuadas para a aquisição de competências comuns e especificas do enfermeiro especialista em saúde mental, e por fim, a prática especializada baseada na evidência. Para dar resposta à prática baseada na evidência, foi desenvolvido um estudo Quase- Experimental com um desenho de pré e pós teste sem grupo de controlo, com o objetivo de avaliar o impacto do projeto “VivaMente”, desenvolvido no Lar de São José durante os Ensinos Clínicos I e III, a nível da cognição, na sintomatologia depressiva e na dependência das atividades de vida diária dos idosos institucionalizados nesse mesmo Lar. Os resultados obtidos demonstraram diferenças estatisticamente significativas nos dois momentos de avaliação, pelo que se considerou que o projeto teve um impacto positivo na saúde mental dos idosos institucionalizados no Lar de S. José.
- Relatório da prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiatriaPublication . Tomás, Catarina Cardoso; Gomes, José Carlos Rodrigues; Catarino, Helena da Conceição Borges PereiraA prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental, sobre a qual versa esta Relatório, foi realizada em dois contextos da prática clínica, permitindo aprofundar conhecimentos e desenvolver atividades e intervenções em contexto comunitário e em contexto de internamento. Em contexto comunitária as atividades foram desenvolvidas na Escola Básica 2+3 D. Dinis e em contexto de internamento no Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Médio Tejo, tendo sido possível, em ambos os contextos, desenvolver as competências de Enfermeiro Especialista e Enfermeiro especialista de Saúde Mental. As competências desenvolvidas, quer de Enfermeiro Especialista, quer de Enfermeiro Especialista de Saúde Mental foram possíveis de desenvolver ao longo da prática clínica realizada, através de uma metodologia de intervenção, utilizada em ambos os contextos. Num primeiro momento realizou-se o diagnóstico de necessidades de intervenção, sendo depois planeada a intervenção adequada às necessidades dos utentes, serviços e comunidade. Realizado o planeamento adequado, foram realizadas as intervenções e atividades especializadas com vista à obtenção de ganhos em saúde nos utentes e grupos de utentes selecionados, procurando responder às necessidades identificadas. A avaliação das intervenções e atividades realizadas permitiu uma monitorização dos ganhos em saúde adquiridos com a aplicação das técnicas psico e socio terapêuticas e educacionais. Para além da prática especializada, foi realizada investigação no sentido de contribuir de forma científica para uma prática baseada na evidência, importante para a melhoria e construção positiva das práticas especializadas, visando a melhoria dos seus resultados e a adequabilidade das mesmas.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »